‘Eu parei de andar e aprendi a voar’ chega ao público com uma mensagem poderosa sobre autonomia e transformação


São Paulo
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro encerra a temporada de 2022 com um dos maiores clássicos do ballet: “Don Quixote”, baseado no romance de Miguel de Cervantes, com música de Ludwig Minkus, libreto e coreografia de Marius Petipa. Com realização AATM, a versão em 3 atos contará com a concepção, remontagem e adaptação de Hélio Bejani e Jorge Texeira. Nos papéis principais, as primeiras bailarinas do Ballet do TMRJ, Claudia Mota, Márcia Jaqueline e Juliana Valadão e as solistas Marcella Borges e Manuela Roçado, além dos primeiros bailarinos do BTM Cícero Gomes, Filipe Moreira e os solistas Alyson Trindade, José Ailton e Rodrigo Hermesmeyer. No comando da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o maestro Jésus Figueiredo.
As apresentações acontecem nos dias 13/12 (ensaio aberto), 14, 15, 16, 17, 21, 22 e 23/12 às 19h. No dia 18/12 o horário será às 17h e no dia 20/12 haverá um espetáculo fechado para as escolas. Será realizada uma palestra gratuita sobre o espetáculo antes de todas as apresentações.
“Don Quixote” teve sua estreia no palco do Teatro Bolshoi, em Moscou, no ano de 1869, com música do compositor austríaco Ludwig Minkus. Desde sua primeira apresentação, o balé tornou-se um imenso sucesso. Com sua melodia brilhante e sabor espanhol, Don Quixote conquistou as plateias do mundo todo, tornando-se o carro-chefe do repertório de muitas companhias internacionais e levou diversos bailarinos ao estrelato com inesquecíveis e memoráveis interpretações. “O ano de 2022 do Theatro Municipal foi marcado por apresentações emocionantes. Com a estreia do ballet ‘Don Quixote’, vamos fechar essa temporada com chave de ouro, levando o ‘sonho impossível’ de Cervantes para as plateias do Rio de Janeiro”, destaca a presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.
“Encerrando a temporada artística de 2022, que tem sido um enorme sucesso de público, cumprindo nossa missão de promover o reencontro deste com o seu Theatro e seus artistas, apresentaremos mais um importante título de ballet: ‘Don Quixote’. São muitas as opções de dias de apresentações para que todos possam vir assistir, se emocionar e abraçar nossos grandes artistas da mais tradicional companhia de ballet do país”, ressalta o diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Eric Herrero.
“O ballet Don Quixote traz para cena toda a competência de nossos bailarinos em unir técnica e interpretação, trazendo a possibilidade do público vivenciar a história como se fizesse parte dela”, complementa Hélio Bejani, regente interino do Ballet do Theatro Municipal e diretor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.
Ficha Técnica
Música: Ludwig Minkus
Libreto: Marius Petipa baseado no romance de Miguel de Cervantes
Coreografia: Marius Petipa
Solistas: dias 14 e 22/12 – Márcia Jaqueline e Cícero Gomes
Dias 15 e 17/ 12 – Juliana Valadão e Alyson Trindade
Dias 16 e 18/12 – Marcella Borges e Filipe Moreira
Dia 20/12 – Manuela Roçado e Rodrigo Hermesmeyer
Dias 21 e 23/12 – Cláudia Mota e José Ailton
Concepção, remontagem e adaptação: Hélio Bejani e Jorge Texeira
Ensaiadores: Hélio Bejani, Jorge Texeira, Aurea Hammerli, Cristiane Quintan, Monica Barbosa, Priscila Albuquerque
Figurino: Tania Agra e João Corrêa
Cenografia: Pará Produções, Glauco Bernardi e Manoel Puoci
Iluminação: Paulo Ornellas
Diretor Artístico BTM: Hélio Bejani
Maître convidado e ensaiador: Jorge Teixeira
Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Regência Jésus Figueiredo
Diretor Artístico TMRJ: Eric Herrero.
Serviço:
Don Quixote – Ballet em 3 atos
Regência: Jésus Figueiredo
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Datas e horários:
13/12 – 19h – ensaio aberto
14, 15, 16, 17, 21, 22 e 23/12 – 19h
18/12 – 17h
20/12 – 14h (fechado para escolas)
Duração do ballet: 2h com 15 minutos de intervalo
Antes de cada espetáculo, haverá uma palestra gratuita sobre o balé e suas curiosidades.
Classificação: Livre
Ingressos:
(Na bilheteria do TMRJ ou através do site theatromunicipal.rj.gov.br)
Frisas e Camarotes – R$80,00 (ingresso individual)
Plateia e Balcão Nobre – R$60,00
Balcão Superior – R$40,00
Galeria – R$20,00
Lei de incentivo à cultura
Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM
Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal
Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
(Fonte: Assessoria de Imprensa TMRJ)
A Secretaria de Habitação de Indaiatuba publicou no último dia 7, na Imprensa Oficial do Município (IOM) de n° 2.511, a prorrogação das inscrições de todo o cronograma do processo de seleção para a Vila dos Idosos. Os interessados podem atualizar ou realizar seu cadastro até 12h, de 21 de janeiro de 2023 (sábado), presencialmente na Secretaria ou no Ponto Cidadão.
Com as mudanças, a seleção entre os beneficiários aptos ocorre em sorteio público, no auditório da Prefeitura, em 10 de fevereiro do próximo ano, a partir das 8h30. A entrega das chaves está prevista para o dia 18 de março de 2023.
A Secretaria de Habitação explicou que com o aumento pela procura para o cadastro no projeto decidiu ampliar o prazo e a oportunidade para a população. O sorteio foi normatizado pelo artigo 7º do decreto 14.179/2022, que define que os interessados serão identificados por nome e CPF separados em cinco urnas:
Urna 1 (30% ou 12 unidades): dividida em urnas A (vivência de violação – 4 unidades) e B (prioridades – 8 unidades)
Urna 2 (5% – 2 unidades) – PCD (Pessoa com Deficiência)
Urna 3 (10% – 4 unidades) – Superidoso
Urna 0 (55% – 22 unidades) – Geral.
O sorteio será realizado com o acompanhamento de membros do Comhabit (Conselho Municipal de Habitação), da Comissão de Normatização e Gestão do Projeto Vila dos Idosos e entidades convidadas. Será possível acompanhar também por transmissão online pelo canal da Prefeitura no Youtube.
Todos aqueles que não forem selecionados nas urnas de 1 a 3 serão incluídos no sorteio geral realizado na urna 4. Aqueles que não forem contemplados permanecem em banco de dados para futuros projetos habitacionais, inclusive de novos conjuntos habitacionais de Vila dos Idosos.
Cronograma
O cronograma previsto do processo seletivo para a Vila dos Idosos segue as datas abaixo:
21/1/2023 – Término das inscrições e atualizações de cadastro;
23 a 27/1/2023 – Período de bloqueio de atualização e novos cadastros;
27/1/2023 – Publicação na Imprensa Oficial do Município da lista dos inscritos aptos ao sorteio em ordem alfabética;
30/1 a 1/2/2023 – Prazo de recurso;
6 e 7/2/2023 – Análise do recurso;
8/2/2023 – Publicação da análise de recursos;
9/2/2023 – Republicação da lista de aptos ao sorteio após análise de recursos
10/2/2023 – Sorteio e publicação da listagem de sorteados
13/2 a 24/2 – Período de entrega de Convocação para apresentação de documentos e análise;
0/3/2023 – Publicação da listagem dos habilitados
18/3/2023 – Entrega das chaves.
Projeto | A obra da Vila dos Idosos, construída pela Prefeitura no Jardim Brescia, está concluída. O condomínio fechado, destinado a idosos solteiros ou casais a partir de 60 anos que sejam independentes para a realização de tarefas do dia a dia, é composto por 40 unidades habitacionais térreas, com sala, cozinha, área de serviço, banheiro acessível e dormitório. A área comum é composta por salão comunitário, Academia ao Ar Livre e uma área de praça para descanso e realização de atividades. O investimento no projeto habitacional foi mais de R$4,6 milhões.
Serviço:
Secretaria de Habitação e Auditório da Prefeitura – Paço Municipal – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800. Jardim Esplanada II.
Ponto Cidadão – Rua 24 de Maio, 1670. Centro.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)
Em virtude das fortes chuvas do último final de semana, a primeira apresentação da Parada de Natal 2022, marcada para 3 de dezembro em Indaiatuba, foi adiada. Desta maneira, a Parada acontece nos dias 10 e 17, sempre a partir das 19h30, na marginal esquerda da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, próximo ao Barco. Já o Encantos de Natal foi apresentado no último domingo, dia 4, e volta ao palco montado em frente à Prefeitura de Indaiatuba no próximo dia 11, às 19h.
Com o título “Memórias: Os Sonhos e a Esperança são os Caminhos”, o espetáculo Encantos de Natal conta com mais de 600 integrantes. No repertório, 22 faixas que são executadas por músicos da Camerata Filarmônica, Orquestra Sinfônica, Corporação Musical Villa-Lobos e Coral Cidade de Indaiatuba, com participação de Sonia Di Morais, Trio Dechris e Banda Superbad, além de alunos das oficinas culturais de Taikô.
Em 2022, o evento encerra a celebração pelos 30 anos do cartão postal de Indaiatuba, o Parque Ecológico. Preservar a memória do lugar em que vivemos é manter a história viva, relembrando momentos através de trilhas sonoras marcantes e celebrando a magia desta época do ano. O roteiro é de Henrique Steve e a protagonista será a atriz Nina Vinagre. A direção artística é de Wellington Ayrton e Daniela Candello e a direção musical de Weber Marely e Ricardo Gazzi.
Desfile
A Parada de Natal contará com cerca de 800 integrantes, entre alunos das oficinas da Secretaria Municipal de Cultura, dos projetos da Educação, Esportes, Saúde, grupos da Funssol (Fundo Social de Solidariedade) e artistas locais. No total, o evento contará com 34 alas e cinco carros alegóricos, com destaque para a novidade: o Carro dos Presentes.
Natal Camerata
Este é o título do último concerto da Camerata Filarmônica de Indaiatuba (Acafi) na Temporada 2022. No palco, todos os projetos da Associação se reúnem: a orquestra profissional, Camerata Filarmônica Jovem, Camerata Filarmônica Aprendiz, Coros Adulto e Infanto-Juvenil e todas as turmas de Cordas Friccionadas e Encontros Musicais do Projeto Camerata Comunidade.
O repertório contará com solos da soprano Thayana Roverso e mais músicos convidados para integrar a orquestra, tocando clássicos das canções de Natal, como “Noël”, “Jingle Bells” e “Noite Feliz” com arranjos personalizados. O concerto conta com direção artística e regência de Natália Larangeira.
Derico Sciotti & Orquestra de Metais Londrina
O saxofonista Derico Sciotti se une a Orquestra de Metais Londrina para um concerto especial dentro do projeto Circuito Cultural Todas as Artes para Todas as Partes, do Instituto José Gonzaga Vieira, com sede na cidade de Londrina (PR).
Fundada em 2019, a Orquestra é resultado da junção de músicos que integravam bandas marciais de colégios públicos da cidade e pessoas apaixonadas pela música instrumental, que acreditam na arte como grande mobilizadora social. A regência é do sargento José Goulart Filho, a direção artística de Kleverson Sanches e a produção executiva de Leirton Marques.
PROGRAMAÇÃO
10 e 17 de dezembro, às 19h30
Parada de Natal
Local: marginal esquerda da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, próximo ao Barco
11 de dezembro, às 19 horas
Encantos de Natal, com Memórias: Os Sonhos e a Esperança são os Caminhos
Local: palco em frente à Prefeitura de Indaiatuba
16 de dezembro, às 20 horas
Natal Camerata, com clássicas canções de Natal
Direção artística e regência: Natália Laranjeira
Local: palco em frente à Prefeitura de Indaiatuba
17 de dezembro, às 20 horas
Derico Sciotti & Orquestra de Metais Londrina
Local: palco em frente à Prefeitura de Indaiatuba.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)
A cidade de Paulínia (SP) recebe, a partir de dezembro, o projeto Musicou, programa de educação musical que oferece aulas gratuitas de música para crianças, jovens e adultos. No total, são 173 vagas disponíveis, divididas entre os cursos de iniciação musical, canto coral, violão e percussão. Não há exigência de conhecimento prévio de música e nem de instrumento musical.
As matrículas para as oficinas inaugurais começam no dia 9 de dezembro e os interessados, a partir de 6 anos e sem limite de idade, devem se inscrever presencialmente no núcleo Musicou Paulínia. As aulas das oficinas inaugurais acontecerão até o dia 23 de dezembro. Antes da efetivação da matrícula é possível ainda agendar uma aula experimental. As aulas são coletivas, realizadas no formato presencial, e acontecem no contra turno escolar, às segundas e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30.
Apesar de novo na cidade de Paulínia, o Musicou já nasce com sólida experiência em música, educação e desenvolvimento social, pois trata-se de um programa criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura. A Sustenidos é responsável pelo Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal de São Paulo. Além dos projetos especiais Som na Estrada, MOVE e os festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. “O objetivo da Sustenidos é levar a nossa experiência cultural, educacional e social para outros lugares fora de São Paulo, e continuar mostrando que a música é um poderoso instrumento de identidade, inclusão e transformação”, conta Alessandra Costa, diretora executiva da Sustenidos.
Além de Paulínia, outras cidades que também receberão o projeto Musicou neste ano são Quixeramobim, Quixadá, Recife e Santa Mariana. A realização do Musicou é feita de forma compartilhada. A Sustenidos entra com a expertise, os profissionais, equipamentos, materiais didáticos e atuação nas áreas administrativa e educacional. E o parceiro, poder público e privado, fica responsável pelo local (espaço e manutenção). Parceira da Sustenidos desde 2019, a Bayer acredita na transformação através da educação musical e é a patrocinadora do núcleo Musicou, inaugurado em Paulínia (SP).
Musicou – Núcleo Musicou Paulínia
Endereço: Av. Olivia Favero Piva, 671 – Alto de Pinheiros – São Paulo (SP)
Dias de horários de abertura do núcleo: 2ª a 4ª, das 13h às 17h
Dias e horários das aulas: 2ª e 4ª, 13h30 às 16h30
Patrocinador: Bayer
Parceria: Prefeitura Municipal de Paulínia.
(Fonte: Máquina Cohn & Wolfe)
Por Rede Penssan — A Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) apresenta por meio deste ensaio pontos para uma agenda de reflexões e trabalho de interesse de todos os brasileiros que experimentam a fome, mas também para aqueles que se sensibilizam e desejam contribuir para mudar esse cenário.
Nos últimos anos, milhões de brasileiras e brasileiros passaram a conviver com a fome ou com algum grau de insegurança alimentar, como denunciaram os Inquéritos da Insegurança Alimentar da Rede Penssan. Em 2022, mais de 33 milhões se encontravam nesta situação – uma realidade vergonhosa, que expõe violações ao direito constitucional à alimentação da população brasileira. Além da privação de acesso aos alimentos, há que se considerar que situações de insegurança alimentar comprometem fortemente a alimentação adequada e saudável, sendo este um determinante para a alta morbimortalidade por doenças crônicas não transmissíveis.
Com a eleição de um novo governo, é oportuno somar esforços para superar o flagelo da fome, denunciado desde os anos 40 por Josué de Castro e tão presente 80 anos depois. Diante deste cenário político, nós, da rede Penssan, destacamos os pontos que consideramos essenciais para fazer avançar a pauta de promoção da segurança alimentar e nutricional para todos.
O primeiro ponto se refere a compreender os processos históricos geradores da fome e insegurança alimentar no Brasil. É importante destacar que o cenário atual não é apenas consequência da pandemia, mas sim, reflete o tratamento político secundário dado às questões sociais no país consoante ao modelo de desenvolvimento que se fez hegemônico. O aumento da prevalência da insegurança alimentar no Brasil é um problema nacional; no entanto, se mostra mais sensível nas regiões norte e nordeste – e nos domicílios rurais, como denunciam os Inquéritos da rede. Além disso, existe um recorte de gênero e raça: mulheres da cor/raça preta ou parda são mais vulneráveis a situações mais severas de privação da alimentação.
O cenário de fome e insegurança alimentar generalizada resulta de forma direta do desmonte do Estado brasileiro, a partir de 2016, com a desarticulação de arranjos institucionais, de políticas públicas e de programas sociais fundamentais para redução da fome. É urgente retomar e fortalecer estruturas como o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e o Programa de Transferência de Renda conhecido como Bolsa Família. Além disso, é preciso recriar o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e reajustar o orçamento necessário ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dentre outros.
Além de fortalecer esses e outros mecanismos estruturantes para a superação das crises sistêmicas e redução da pobreza e fome no Brasil, é preciso investir em pesquisa para conhecer nossa realidade. O combate à fome exige produção, sistematização e disseminação de dados, censos, inquéritos, que orientem a ação pública e os movimentos sociais. Além do fomento científico, devem ser fortalecidas instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que gera informações riquíssimas sobre as nossas diversidades regionais, étnicas, raciais e de gênero – nossa diversidade de ocupação do território brasileiro.
Diante do que vivemos nos últimos anos, temos um enorme déficit democrático a ser superado – na ausência de uma prioridade governamental e de espaço de participação efetivo da sociedade civil no governo, milhões de brasileiros tiveram seu direito à alimentação negado. Agora, um novo governo traz esperanças e desafios. Nós, como Rede Penssan, continuamos atentos e abertos ao diálogo com aqueles que desejam reduzir efetivamente o cenário da fome no país.
Sobre a Rede Penssan | A Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) tem como missão promover e fortalecer a pesquisa e a produção do conhecimento na área da soberania e segurança alimentar e nutricional em relação com as ações de ensino, extensão, gestão, controle e participação social, com vistas a contribuir com a realização do direito humano à alimentação adequada e saudável.
(Fonte: Agência Bori)