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Cinemateca Brasileira apresenta Retrospectiva Alfred Hitchcock

São Paulo, por Kleber Patricio

“A diferença entre suspense e surpresa é muito simples e costumo falar muito sobre isso. Mesmo assim, é frequente que haja nos filmes uma confusão entre essas duas noções. Estamos conversando, talvez exista uma bomba debaixo desta mesa e nossa conversa é muito banal, não acontece nada de especial e, de repente: bum, explosão. O público fica surpreso, mas, antes que tenha se surpreendido, mostram-lhe uma cena absolutamente banal, destituída de interesse. Agora, examinemos o suspense. A bomba está debaixo da mesa e a plateia sabe disso, provavelmente porque viu o anarquista colocá-la. A plateia sabe que a bomba explodirá à uma hora e sabe que faltam quinze para a uma – há um relógio no cenário. De súbito, a mesma conversa banal fica interessantíssima porque o público participa da cena.” (Hitchcock/Truffaut – Entrevistas: Edição definitiva, 1983)

Esse domínio sobre a narrativa é uma das muitas lições de cinema que o mestre do suspense oferece na Retrospectiva Alfred Hitchcock entre os dias 6 e 16 de março, na Cinemateca Brasileira. A mostra apresenta a obra de Hitchcock com uma seleção de 14 longas-metragens emblemáticos do cineasta, como ‘Janela indiscreta’, ‘Psicose’, ‘Os pássaros’ e ‘Intriga internacional’. A abertura é no dia 6 de março, às 20h, com uma sessão ao ar livre de ‘Um corpo que cai’. Mais cedo, a partir das 18h, haverá um brinde de abertura.

Hitchcock era um diretor meticuloso, que controlava cada detalhe de suas cenas. Seus enquadramentos não sugerem nada além do que está dentro do quadro, guiando a atenção do espectador de maneira precisa. Sua habilidade para manipular a linguagem cinematográfica fica evidente em cada um dos filmes selecionados para a mostra.

Em Interlúdio, um simples movimento de câmera – do plano geral ao plano próximo da chave na mão de Grace Kelly – eleva o suspense e estabelece a identificação da protagonista com o público ao revelar sua missão e os desafios a serem superados. Já em Ladrão de casaca, a incerteza sobre se Cary Grant está abrindo ou fechando a porta do carro reforça a dúvida de sua inocência até o último segundo. Em Os pássaros, o campo/contracampo durante o trajeto de Tippi Hedren na lancha cria um ponto de vista dos pássaros, dando a impressão de que se tornam cientes dos humanos. E em Festim diabólico, a tensão cresce com a ilusão de um plano-sequência, reforçando a imersão do espectador.

A psicanálise também teve grande influência sobre Hitchcock. Janela indiscreta explora o voyeurismo de forma única ao tornar seu protagonista um espectador e seus espectadores observadores de um espectador. Em Psicose, a casa dos Bates reflete a psique do protagonista: o térreo representa o ego (onde Norman habita), o segundo andar simboliza o superego (onde vive a mãe) e o porão, o id (onde está o cadáver da mãe). Já Um corpo que cai aprofunda a psicanálise freudiana, explorando a dinâmica entre Eros (pulsão de vida) e Thanatos (pulsão de morte). A obsessão de Scottie em transformar Judy em Madeleine ilustra a compulsão à repetição, conforme descrito por Freud: um ciclo de reviver traumas passados em busca de controle. Essa transformação forçada também reflete a idealização narcísica, em que Scottie não ama Judy, mas sua capacidade de se encaixar em sua fantasia idealizada.

O tema do ‘homem errado’ é recorrente em Hitchcock, como visto em Intriga internacional, O homem que sabia demais, Os 39 degraus, Ladrão de casaca, Frenesi e em Disque M para matar – nesse caso, a ‘mulher errada’. Hitchcock acreditava que o público se identificava mais com um inocente injustamente acusado do que com um criminoso fugindo. Essa fixação pode estar ligada a um dos poucos episódios de sua vida pessoal que compartilhou com seu público: quando tinha cinco anos, havia se comportado mal e seu pai o enviou à delegacia com um bilhete; o policial leu o bilhete e o trancou na cadeia por alguns minutos, dizendo: “É isso que fazemos com meninos travessos”.

Embora fosse reservado sobre sua vida pessoal, considerar que sua direção rígida, mise-en-scène calculada e narrativa meticulosamente construída são reflexo de um artista que preza pelo objetivo será um erro. O controle de Hitchcock, na verdade, revela sua visão de mundo. Assim, podemos repensar os cameos do diretor como mais do que meras aparições divertidas; eles reforçam sua presença subjetiva nos filmes. Seus filmes são sua assinatura: inconfundíveis, inimitáveis e uma verdadeira janela para o autor.

A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes das sessões. Para as sessões na área externa, não há distribuição de ingressos. Em caso de chuva, as sessões ao ar livre são transferidas para a sala de cinema.

CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana – São Paulo, SP

Horário de funcionamento:

Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h

Salas de cinema: conforme a grade de programação.

Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados

Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)

Sala Oscarito (104 lugares)

Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão

Quinta-feira, 6 de março

18h – Foyer Grande Otelo – brinde de abertura

20h – Área externa – UM CORPO QUE CAI (Vertigo)

EUA, 1958, 128 min, cor, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes, Tom Helmore, Henry Jones, Raymond Bailey, Ellen Corby, Konstantin Shayne, Lee Patrick, Bess Flowers

Sinopse: O ex-detetive da polícia de San Francisco John “Scottie” Ferguson, assombrado por sua acrofobia, é contratado por um antigo conhecido para seguir sua enigmática esposa, Madeleine, que pode estar perdendo a sanidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, forçando Scottie a enfrentar seus piores medos. À medida que a investigação avança, ele se vê preso em uma teia de mistérios e turbulência psicológica.

Sexta-feira, 7 de março

20h – Área externa – JANELA INDISCRETA (Rear Window)

EUA, 1954, 112 min, cor, 12 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter, Raymond Burr, Judith Evelyn, Ross Bagdasarian, Georgine Darcy, Sara Berner, Frank Cady, Jesslyn Fax

Sinopse: Em Greenwich Village, Nova York, o fotógrafo profissional L.B. Jeffries fica confinado em seu apartamento após sofrer um acidente. Entediado, ele começa a observar a vizinhança com um binóculo. Quando começa a suspeitar que um vizinho tenha matado sua esposa, Jeff divide suas desconfianças com sua namorada, Lisa Fremont, e com sua enfermeira Stella. Juntos, eles iniciam uma investigação sobre o possível crime.

Sábado, 8 de março

16h – Sala Grande Otelo – OS 39 DEGRAUS (The 39 Steps)

Reino Unido, 1935, 86 min, p&b, 10 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Robert Donat, Madeleine Carroll, Lucie Mannheim, Godfrey Tearle, Peggy Ashcroft, John Laurie, Helen Haye, Frank Cellier, Wylie Watson, Gus McNaughton Jerry Verno

Sinopse: Richard Hannay, um canadense em Londres, ajuda uma mulher fugindo de agentes secretos, mas, quando ela é assassinada, ele se torna o principal suspeito. Fugindo para provar sua inocência, descobre uma conspiração de espionagem e tenta desmantelar a rede de espiões.

19h – Área externa – DISQUE M PARA MATAR (Dial M for Murder)

EUA, 1954, 105 min, cor, 16 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Ray Milland, Grace Kelly, Robert Cummings, John Williams, Anthony Dawson, Leo Britt, Patrick Allen, George Leigh

Sinopse: Em Londres, um ex-tenista profissional decide matar sua esposa para se vingar de um adultério e para herdar seu dinheiro. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, mas quando as coisas dão errado, ele vê uma oportunidade de reverter a situação a seu favor.

21h – Área externa – PSICOSE (Psycho)

EUA, 1960, 109 min, p&b, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam, John McIntire, Simon Oakland, Frank Albertson, Patricia Hitchcock, Vaughn Taylor

Sinopse: Marion Crane, uma secretária insatisfeita, rouba 40 mil dólares de seu chefe para fugir e começar uma nova vida com seu amante, Sam. Durante a fuga, ela se perde em uma forte tempestade e decide parar no Bates Motel, um hotel isolado administrado por Norman Bates, um jovem atencioso, mas dominado por sua mãe severa. O que parecia ser uma parada inocente se transforma em um pesadelo quando são revelados segredos perturbadores sobre a sra. Bates.

Domingo, 9 de março

15h30 – Sala Grande Otelo – REBECA, A MULHER INESQUECÍVEL (Rebecca)

EUA, 1940, 130 min, p&b, 12 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Laurence Olivier, Joan Fontaine, George Sanders, Judith Anderson, Nigel Bruce, Reginald Denny, C. Aubrey Smith, Gladys Cooper, Florence Bates

Sinopse: Uma jovem tímida se casa com o rico Maxim de Winter, um nobre atormentado pela morte de sua primeira esposa, Rebecca. Ao se mudar para a propriedade de Max, ela descobre segredos sobre o passado dele e enfrenta a influência sobrenatural de Rebecca, que controla todos, especialmente a governanta Mrs. Danvers, que começa a levar a jovem esposa à loucura.

18h – Sala Grande Otelo – FRENESI (Frenzy)

Reino Unido, 1972, 116 min, cor, 12 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Jon Finch, Barry Foster, Barbara Leigh-Hunt, Anna Massey, Alec McCowen, Vivien Merchant, Billie Whitelaw, Clive Swift, Bernard Cribbins

Sinopse: O ‘Assassino da Gravata’ espalha terror em Londres, deixando um rastro de vítimas. Richard Ian Blaney, ex-piloto da Força Aérea Britânica, amargurado e alcoólatra, é apontado como principal suspeito, especialmente após o assassinato de sua ex-mulher. Com provas circunstanciais contra ele, tenta provar sua inocência enquanto a polícia, liderada por um inspetor obstinado, busca a verdade.

20h – Área externa – INTRIGA INTERNACIONAL (North by Northwest)

EUA, 1959, 136 min, cor, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Cary Grant, Eva Marie Saint, James Mason, Jessie Royce Landis, Leo G. Carroll, Josephine Hutchinson, Philip Ober, Martin Landau, Adam Williams, Edward Platt

Sinopse: Roger Thornhill, um executivo de publicidade de Nova York, é confundido com um agente secreto por espiões estrangeiros. Após tentativas de assassinato e uma acusação de homicídio, ele foge para Chicago, onde conhece a misteriosa Eve Kendall. Juntos, tentam escapar, mas Roger logo percebe que ainda está em perigo. Perseguido por espiões e pelo governo, ele busca provar sua inocência enquanto duvida das lealdades de Eve.

Quarta-feira, 12 de março

20h – Área externa – OS PÁSSAROS (The Birds)

EUA, 1963, 120 min, cor, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Tippi Hedren, Rod Taylor, Jessica Tandy, Suzanne Pleshette, Veronica Cartwright, Ethel Griffies, Charles McGraw, Ruth McDevitt, Lonny Chapman, Joe Mantell

Sinopse: Melanie Daniels, uma bela e rica socialite, conhece o advogado Mitch Brenner em um pet shop em São Francisco e se interessa por ele. Decidida a segui-lo, ela viaja até a tranquila cidade costeira de Bodega Bay, onde Mitch costuma passar os finais de semana com sua irmã e mãe. No entanto, Melanie não esperava se deparar com uma ameaça aterrorizante: após ser atacada por uma gaivota logo após sua chegada, ela se vê no meio de uma série de ataques violentos de pássaros que começam a assolar os moradores locais.

Quinta-feira, 13 de março

20h – Área externa – INTERLÚDIO (Notorious)

EUA, 1946, 102 min, p&b, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Cary Grant, Ingrid Bergman, Claude Rains, Leopoldine Konstantin, Louis Calhern, Alex Minotis, Reinhold Schünzel, Ivan Triesault, Eberhard Krumschmidt

Sinopse: Após a condenação de seu pai, um espião alemão, Alicia Huberman se entrega ao álcool e aos homens. Ela é abordada por T.R. Devlin, um agente do governo americano, que a recruta para espionar um grupo de nazistas amigos de seu pai, que operam no Rio de Janeiro. No processo, Alicia se casa com um espião nazista, mas se apaixona por Devlin. À medida que se envolve cada vez mais em sua missão, ela começa a questionar até onde está disposta a ir para se infiltrar na rede de espiões.

Sábado, 15 de março

18h – Sala Grande Otelo – PACTO SINISTRO (Strangers on a Train)

EUA, 1951, 101 min, p&b, 16 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Farley Granger, Ruth Roman, Robert Walker, Leo G. Carroll, Patricia Hitchcock, Kasey Rogers, Marion Lorne, Jonathan Hale

Sinopse: Guy Haines, um tenista, encontra Bruno Antony, um psicótico e fã da ideia de crime perfeito, que sugere um plano no qual cada um deve matar a pessoa que o outro deseja eliminar: Bruno mataria Miriam, esposa de Guy, e Guy teria que matar o pai de Bruno em troca. Guy desconsidera a proposta como uma piada, mas Bruno leva o plano a sério, assassina Miriam e exige que Guy cumpra sua parte do acordo.

20h – Sala Grande Otelo – FESTIM DIABÓLICO (Rope)

EUA, 1948, 81 min, cor, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: John Dall, Farley Granger, James Stewart, Joan Chandler, Douglas Dick, Edith Evanson, Constance Collier, Cedric Hardwicke, Dick Hogan

Sinopse: Brandon e Philip, movidos pela ambição de cometer o crime perfeito, assassinam seu colega David e escondem seu corpo em um baú. Para celebrar, organizam um jantar com o pai da vítima, sua noiva Janet e o professor Rupert, servindo a refeição sobre o móvel onde repousa o cadáver. Durante a noite, deixam escapar indícios do crime, despertando a desconfiança de Rupert.

Domingo, 16 de março

18h – Sala Grande Otelo – LADRÃO DE CASACA (To Catch a Thief)

EUA, 1955, 106 min, cor, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Cary Grant, Grace Kelly, Jessie Royce Landis, John Williams, Charles Vanel, Brigitte Auber, Jean Martinelli, Georgette Anys, René Blancard, William ‘Wee Willie’ Davis

Sinopse: John Robie, ex-ladrão de joias aposentado, é suspeito de uma série de roubos na Riviera Francesa. Convencido de que um imitador está cometendo os crimes, ele se alia ao agente de seguros H.H. Hughson para capturar o verdadeiro ladrão. Robie se aproxima da viúva Jessie Stevens e sua filha Frances, e, quando as joias de Jessie são roubadas, ele elabora um plano para desmacarar o criminoso.

20h – Sala Grande Otelo – O HOMEM QUE SABIA DEMAIS (The Man Who Knew Too Much)

EUA, 1956, 120 min, cor, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: James Stewart, Doris Day, Brenda De Banzie, Bernard Miles, Ralph Truman, Daniel Gélin, Mogens Wieth, Alan Mowbray, Hillary Brooke, Christopher Olsen, Reggie Nalder

Sinopse: Durante as férias no Marrocos, o Dr. Ben McKenna, sua esposa Jo e seu filho Hank conhecem Louis Bernard, que é assassinado no dia seguinte. Antes de morrer, Bernard revela a Ben que há um plano de assassinato em Londres contra um político. Para garantir seu silêncio, os conspiradores sequestram Hank. Determinados a salvá-lo, Ben e Jo partem para Londres e acabam envolvidos em uma trama internacional.

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.

O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

(Fonte: Trombone Comunicação)

Falhas na assistência levam produtores paraenses de dendê a romper contratos com agroindústria

Pará, por Kleber Patricio

Produção de óleo de dendê é uma importante atividade econômica na Amazônia paraense. Foto: Onevillage Initiative/Wikimediacommons.

Após falhas no suporte à produção e comercialização de dendê, produtores do Pará passaram a romper contratos com agroindústrias que prometiam suporte técnico e financeiro. É o que aponta um estudo realizado em parceria entre a Embrapa Amazônia Oriental (Embrapa), as Universidades Federais do Pará (UFPA) e de São Carlos (Ufscar) publicado no último dia 14 na Revista de Economia e Sociologia Rural. O trabalho revela como a quebra de expectativas influenciou a decisão de ao menos quinze agricultores familiares e sugere adaptações na assistência às particularidades da produção.

A fim de investigar as razões que levaram à ruptura, assim como as implicações para os produtores de dendê, os pesquisadores entrevistaram quinze agricultores paraenses em cinco cidades do nordeste do estado — a principal região produtora de dendê do Brasil — entre 2019 e 2021. Todos haviam deixado parcerias com a agroindústria.

A pesquisa identificou quatro razões principais para os rompimentos: econômicas, familiares, produtivas e burocráticas.

A insuficiência de recursos para manter os plantios, em oposição à expectativa de conquistar estabilidade econômica com a dendeicultura, foi determinante para o fim da relação. “Os motivos econômicos foram o gatilho para a maioria das rupturas analisadas, mas em 12 dos 15 casos houve a convergência de duas ou mais razões”, explica Jamilly Brito Guimarães, autora do estudo.

A pesquisadora também destaca que os agricultores enfrentaram restrições de mão-de-obra, o que demandou contratações e elevou custos de manutenção. “O apoio prometido foi entregue de forma descontinuada; uma cadeia produtiva que chegou prometendo estabilidade e retorno econômico terminou por exigir muito mais investimento e volume de trabalho”, alerta.

Entre as dificuldades produtivas, o contraste entre a falta de colheitas e os esforços despendidos. Quatro dos 15 entrevistados não puderam responder às questões referentes à produção e comercialização por não terem efetuado nenhuma colheita durante a integração. Queimadas nas propriedades vizinhas que invadiram as plantações, a entrega de mudas doentes e o não recebimento de insumos, como adubos e parcelas do financiamento, também afetaram os resultados. “Esses recursos eram essenciais para que o itinerário técnico fosse realizado e, sem ele, o agricultor familiar precisaria dispor de capital reserva”, aponta Guimarães.

Após o rompimento dos contratos, dois dos produtores encerraram os vínculos com a terra, cinco arrendaram a área de dendê, três abandonaram o plantio, três venderam e dois retomaram as atividades de forma autônoma e integrada. “Alguns agricultores buscaram alternativas de comercialização com outras empresas de mesmo perfil, o que demonstra que o problema, em certas situações, estava relacionado com conflitos ou quebra de acordos pré-estabelecidos”, diz a pesquisadora.

Embora políticas de incentivo tenham sido fortes em meados dos anos 2000, ela diz que é necessário ajustar tais incentivos para oferecer um suporte efetivo para as necessidades locais. “A transparência sobre as cláusulas do contrato de forma mais acessível já diminuiria possíveis ruídos no decorrer da relação”, exemplifica.

Guimarães ressalta a importância da produção de dendê em um panorama mundial, incluindo seu papel ecológico, alimentar e até mesmo na geração de agrocombustíveis. “A dendeicultura converge com a demanda da política global de soluções sustentáveis ao agravamento climático, portanto, possui muitos espaços e holofotes; na Amazônia, foi apresentado e vendido como um reflorestamento eficaz, por exemplo”. 

(Fonte: Agência Bori)

Estudo revela gargalos na atenção nutricional domiciliar para crianças e adolescentes no SUS

Brasil, por Kleber Patricio

Sem recursos, atendimento nutricional ao público pode ser prejudicado. Foto: RawPixel.com.

A atenção nutricional domiciliar no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes está presente em todas as regiões brasileiras, embora o cuidado não esteja ainda uniformizado e existam importantes diferenças regionais, relata um artigo de pesquisadores da Fiocruz e do Ministério da Saúde publicado no último dia 15 na revista Saúde em Debate.

O estudo foi feito por meio de questionários eletrônicos respondidos por nutricionistas do Programa Melhor em Casa, do SUS, com dados do perfil dos profissionais, a população pediátrica atendida e as condições oferecidas para o acompanhamento nutricional. Foram analisados 70 questionários de todas as regiões do país.

“Os nutricionistas do programa ainda enfrentam desafios relacionados às condições necessárias para a avaliação, diagnóstico e tratamento nutricional pediátrico no domicílio”, explica Fernanda Simões, nutricionista e pesquisadora da Fiocruz. A pesquisa revelou que, além da ausência de protocolos específicos para a população pediátrica, o que orientaria a padronização do cuidado, os profissionais enfrentam condições adversas como o acesso a exames e disponibilidade limitada de instrumentos como balanças pediátricas e antropômetros (instrumento utilizado para medir dimensões e proporções do corpo humano, como altura e comprimento de membros).

Grande parte dos nutricionistas (77,2%) relata atuar nesta área há menos de cinco anos, o que demonstra uma atividade profissional recente. Eles também dizem ser os únicos nutricionistas do programa no seu município (78,6%). Por fim, acompanham, em média, 70,2 pacientes, de todas as idades, sendo que, desses, em média, 7,6 são pediátricos.

Segundo o estudo, a expansão da atuação deste profissional depende do reconhecimento, pelos gestores de saúde, de que o estado nutricional dos pacientes em atendimento domiciliar resulta em melhores desfechos clínicos e na redução de custos com reinternações hospitalares.

O estudo conclui que a sistematização do cuidado nutricional poderia ser mais bem organizada com a elaboração de protocolos específicos para a população infantil, orientando as condições mínimas para o acompanhamento nutricional efetivo. “Os resultados podem contribuir para a área dando visibilidade a um segmento ainda pouco estudado e fornecendo dados que podem ser usados para melhorar a qualidade da atenção nutricional domiciliar”, afirma Fernanda.

(Fonte: Agência Bori)

‘Disney On Ice – Aventuras na Estrada’ fará passeio por histórias clássicas e sucessos recentes em SP, RJ e Porto Alegre

Brasil, por Kleber Patricio

Fotos: Feld Entertainment.

Prepare-se para uma viagem mágica sobre o gelo: o espetáculo Disney On Ice – Aventuras na Estrada chega ao Brasil para levar o público a uma experiência inesquecível, repleta de histórias clássicas e sucessos recentes do universo Disney. Com patrocínio da Alelo, referência em alimentação, cultura, transporte e saúde, e o apoio da Ram, a única marca premium e exclusiva de picapes do país, o show promete encantar famílias e grupos de amigos em três capitais brasileiras.

Com performances de patinação artística de alto nível, efeitos especiais deslumbrantes e a presença de personagens que estão presentes na memória de muitos brasileiros, o espetáculo multigeracional traz momentos mágicos e imersivos, que vão conquistar crianças e adultos.

A estreia nacional está programada para acontecer no dia 27 de maio, no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. Em seguida, a temporada desembarca em São Paulo, com apresentações a partir de 5 de junho no Ginásio do Ibirapuera. A última parada será no Rio de Janeiro, no dia 18 de junho, na Farmasi Arena. Os ingressos estão à venda em disneyonice.uhuu.com e nos pontos autorizados. Mais informações no serviço abaixo.

Disney On Ice: Aventuras na Estrada

Uma jornada cheia de aventuras na estrada com Mickey Mouse e seus amigos levará o público ao mundo mágico dos personagens favoritos de várias gerações. Plot twists emocionantes te esperam, enquanto Mickey, Minnie, Pateta e outros personagens se divertem no gelo.

Veja o mundo sobre os telhados de Londres com Mary Poppins, Jack e seu grupo de limpadores de chaminés. Ajude Moana em sua missão de restaurar o coração de Te Fiti na ensolarada ilha de Motu Nui. Junte-se aos Incríveis e vença o vilão que voltou a atacar. Se aventure em um safári e tire fotos inesquecíveis de chitas e macacos selvagens enquanto Simba, Timão e Pumba atravessam as Terras do Reino. Conheça montanhas cobertas de neve com a história de Ana e Elsa, as irmãs que aprendem sobre o amor verdadeiro. Descubra um mundo totalmente novo ao se transportar para o desfile de Aladdin, repleto de acrobacias deslumbrantes, momentos mágicos com o Gênio da Lâmpada e um grande sucesso interpretado pela princesa Jasmine que deixará o público fascinado. Junte-se a Woody e Betty em um divertido passeio pelo parque de diversões enquanto procuram seu novo amigo, Garfinho. Cante junto com Mickey e seus amigos e recebam Merida, Bela, Ariel, Mulan e Tiana em um lindo número sobre patins.

As famílias devem se preparar para uma experiência inesquecível e surpreendente, além de interações de pertinho com os personagens em Disney On Ice: Aventuras na Estrada.

Sobre a Feld Entertainment

A Feld Entertainment é líder mundial na produção e na apresentação de turnês de espetáculos ao vivo para toda a família, elevando o espírito humano e trazendo as pessoas para perto umas das outras. Entre os conteúdos trabalhados pela empresa estão: Monster Jam Monster Energy Supercross, Disney On Ice, Disney Live!, Marvel Universe LIVE!, Sesame Street Live!, e Jurassic World Live Tour. Através da sua carteira de marcas, a Feld Entertainment já ofereceu entretenimento a milhões de famílias em mais de 75 países nos seis continentes. Para mais informações, visite o site feldentertainment.com.

Sobre a Opus Entretenimento

Celebrando 49 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil. Comprometida com a excelência em todos os projetos em que se envolve e por acreditar no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, a empresa promove grandes produções nacionais e internacionais, além da carreira de artistas renomados.

Foi reconhecida pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape) e pela Ambev como umas das empresas que possui as melhores práticas, ações e contribuições para implementação de práticas Environmental, Social and Governance (ESG) em eventos públicos e privados. A Opus Entretenimento possui o selo Prese e é pioneira no Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – Prese 2023, que analisou e mapeou as iniciativas mais inovadoras em ESG no setor.

Administradora de dez casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, a marca se orgulha em ser a promotora responsável pela vinda de um dos conteúdos mais amados por gerações de brasileiros: o Disney On Ice. Com décadas de existência, a atração vem se renovando a cada ano e continua sendo um dos espetáculos preferidos de toda a família no Brasil e no mundo.

A Opus Entretenimento também realizou grandes turnês internacionais como Hanson, shows internacionais de Ray Charles, Norah Jones, Justin Bieber, Avril Lavigne, Paramore e Evanescence, entre outros. Para mais informações, acesse o site da Opus.

SERVIÇO:

Porto Alegre

Ministério da Cultura Apresenta Disney On Ice: Aventuras na Estrada

ProNAC 247318

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Alelo

Apoio: Ram

Planejamento Cultural: Opus Entretenimento

Realização: Ultreya e Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Data: 27 de maio a 1º de junho de 2025

Local: Ginásio Gigantinho (Av. Padre Cacique, 891, Praia de Belas, Porto Alegre)

Duração: 1h45 (com intervalo de 15 minutos)

Classificação: Livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. Crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.

Sessões:

27/5 – 19h30

28/5 – 19h30

29/5 – 19h30

30/5 – 14h00 e 19h30

31/5 – 11h00*, 15h00 e 19h00

1/6 – 10h00, 14h00 e 18h00

*Sessão acessível com recursos de Libras e audiodescrição.

Valores: Ingressos a partir de R$21 em disneyonice.uhuu.com

Pontos de venda:

Uhuu.com

Bilheteria do Teatro do Bourbon Country

Bilheteria Local •  Gigantinho •  Somente em dias de apresentações.

São Paulo

Disney On Ice – Aventuras na Estrada

Patrocínio: Alelo

Apoio: Ram

Data: 5 a 15 de junho de 2025

Local: Ginásio do Ibirapuera (Rua Manoel da Nóbrega, nº 1361, Ibirapuera, São Paulo

Duração: 1h45 (com intervalo de 15 minutos)

Classificação: Livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. Crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.

Sessões:

5/6 – 19h30

6/6 – 19h30 e 15h30*

7/6 – 11h, 15h* e 19h*

8/6 – 10h*, 14h* e 18h

*novas sessões

Valores: Ingressos a partir de R$70 em disneyonice.uhuu.com

Pontos de venda:

Uhuu.com

Bilheteria do Teatro Bradesco • Sem incidência de Taxa de Serviço

Bilheteria do Teatro Opus Frei Caneca • Sem incidência de Taxa de Serviço

Bilheteria Vibra São Paulo • Sem incidência de Taxa de Serviço

Bilheteria Local • Ginásio Ibirapuera • Sem incidência de Taxa de Serviço • Somente em dias de apresentações.

Rio de Janeiro

Disney On Ice – Aventuras na Estrada

Patrocínio: Alelo

Apoio: Ram

Data: 8 a 22 de junho de 2025

Local: Farmasi Arena (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)

Duração: 1h45 (com intervalo de 15 minutos)

Classificação: Livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. Crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.

Sessões:

18/6 – 19h30

19/6 – 11h (feriado) e 15h*

20/6 – 19h30 e 15h30*

21/6 – 11h e 19h

22/6 – 14h e 10h*

*novas sessões

Valores: Ingressos a partir de R$80 em disneyonice.uhuu.com

Pontos de venda:

Uhuu.com

Via Music Hall (São João do Meriti)

Bilheteria Local – Farmasi – Somente em dias de apresentações.

(Com Costábile Salzano Jr/Opus Entretenimento)

‘O caminho de Perséfone’ revela origem do mito da mulher eternamente jovem e sexualizada no mundo patriarcal

São Paulo, por Kleber Patricio

Publicada pela Goya, obra é resultado de estudo profundo sobre o mito. Fotos: Divulgação.

De onde vem a ideia de que as mulheres precisam ser eternamente jovens e que o envelhecimento deve ser evitado a qualquer custo? A resposta não é simples, mas parte dessa idealização pode estar relacionada à história de um mito de uma das principais deusas da mitologia grega, Perséfone, que até recentemente era contada por homens. Resultado de um profundo estudo, o livro ‘O caminho de Perséfone’, publicado pela editora Goya, mergulha na história e traz uma perspectiva diferente e necessária para nossos tempos. A obra, assinada pela Obsidiyana, traz uma leitura ampla da mitologia e destaca como o patriarcado congelou a imagem da deusa na representação feminina de uma donzela, muitas vezes complacente e submissa. A autora traz nas primeiras páginas essa reflexão de que “para muitas pessoas, Perséfone permaneceu trancada em uma redoma, condicionada a ficar estagnada eternamente no aspecto da inocência. Ela precisa ser juvenil – não importa quantas vezes tenha descido ao submundo em mais de quatro mil anos –, pois mudar isso significaria destruir o estereótipo milenar do feminino gracioso, romântico, fértil e virginal”.

Uma das ilustrações presentes na obra.

Apesar dessa imagem, Perséfone também carrega em sua lenda a força de uma mulher que atravessa o tempo e as mudanças, que é corajosa, o que a autora resgata brilhantemente em outras partes do livro e provoca o leitor. “Iniciar a devoção a Perséfone é como assumir o controle das transições e dos processos cíclicos vividos durante nossa jornada reencarnatória. Essa decisão nos faz perceber a vida de forma diferente: entendemos os momentos de fim e de recomeço como processos iniciáticos na energia de Perséfone. No entanto, embora a devoção nos proporcione muitas bênçãos, também vivemos muitos desafios que fazem com que duvidemos do caminho que estamos trilhando. Esses momentos são impulsionados pela energia de mudança e de renovação presente na natureza da deusa, tudo para que possamos aprender a exercer autonomia diante das dificuldades. Entretanto, é justamente durante os desafios que corremos o risco de cair no complexo da donzela vulnerável”, reflete a autora.

Quem quiser também pode conhecer na obra os ritos que marcam a conexão dos devotos com a deusa. Obsidiyana indica como fazer práticas de purificação, consagração de ambiente e como montar um altar, além de outras práticas.

A obra, com capa dura, tem mais de 230 páginas e traz também figuras históricas e outras curiosidades que completam a narrativa sobre o mito de Perséfone. O caminho de Perséfone está disponível nas principais livrarias do Brasil e também pela Amazon por R$89,90.

Sobre a autora

Obsidiyana é bruxa tônica, sacerdotisa de Perséfone, perfumista e estudante de arqueologia, atuando desde 2021 na condução de hereges ao caminho de conexão com a deusa através de grupos de estudos que mesclam conhecimentos teóricos, práticas helênicas e celebrações cíclicas ligadas a antigos festivais dedicados a Perséfone.

Autora traz reflexões importantes sobre o universo feminino.

Brasileira, nasceu e cresceu em Guarulhos, em São Paulo, entre o jardim e o canteiro das avós, vindo a consagrar sua devoção à deusa em 2015. Sempre focada em um sacerdócio e bruxaria de impacto social, em junho de 2023 publicou o Manifesto da Bruxaria Ctônica como uma forma de disseminar e popularizar a vertente que cultua e reverencia as divindades do submundo helênico.

Também é membro-fundadora do coven Rosa Rubea e criadora do Funesta Clube, uma comunidade focada em leituras sobre a morte, as sombras, o luto e tudo o que atravessa o mundo dos vivos e dos mortos. Seu principal devir como bruxa e sacerdotisa da deusa é difundir e preservar os mistérios de morte e renascimento de Perséfone a partir da ciclicidade, do ctonismo, da botânica oculta e da mitologia como caminho de transformação pessoal.

Sobre a Editora | A Goya é um selo dedicado ao autoconhecimento e ao desenvolvimento pessoal, pertencente ao grupo editorial Aleph. Com uma curadoria de livros e autores que exploram temas variados, como mitologia e inteligência artificial, o selo apresenta obras que não apenas relatam, mas também inspiram e contribuem para a transformação do mundo. Saiba mais em www.editoraaleph.com.br.

(Com Alexandre Poletto/Editora Aleph)