“Não se combate a violência com um único modelo de enfrentamento. Cada geração exige uma abordagem diferente”, segundo advogado criminalista Davi Gebara


São Paulo
Depois da apresentação da Renato Vieira Cia de Dança no início de fevereiro e no fim de semana de Carnaval, o Palco Carioca, primeiro circuito do projeto Dança em Trânsito de 2023, termina o mês com o espetáculo do Grupo Tápias “Casa de Abelha”, nos dias 25 e 26 de fevereiro, às 20h. O projeto conta com importantes companhias e grupos cariocas de dança, aos sábados e domingos, na Sala de Espetáculos Maria Thereza Tápias, situada no Espaço Tápias, na Barra da Tijuca. A proposta é levar espetáculos diferenciados para quem está conectado ao mundo artístico.
Sobre “Casa de Abelha”
O espetáculo “Casa de Abelha” foi apresentado como Work in Progress em 2012 no Festival Interplay e teve estreia internacional em forma de solo em novembro dE 2013 na França – La Briqueterie – CDC du Val-de-Marne.
A miçanga, todos veem. Mas ninguém nota o fio que, em colar vistoso, vai compondo as miçangas. Não por acaso, a maioria dos contos do fio das miçangas adentra, com fina sensibilidade, o universo feminino, dando voz e tessitura a almas condenadas à não existência, ao esquecimento.
“É a esse campo que se refere a fala. A fala é um estímulo predisposto a qualquer movimento imprevisível da alma e está no fundo desse campo, para onde tende a formação de linhas de fuga e a transformação da própria paisagem. A alma está no lugar do infinito e o infinito não é lugar nenhum, é um ‘movimento para’ algum lugar”, diz a coreógrafa Flávia Tápias, que assina a concepção do espetáculo e atua sozinha no palco.
Ficha técnica
Concepção e Coreografia: Flávia Tápias
Colaboração Artística: Giselle Tápias
Intérprete: Flávia Tápias
Cantora: Chiara Santoro
Desenho de luz: Paulo Cesar Medeiros
Sonoplastia: Marcio Schwartz
Cenografia: Pollo Design | Milão
Produção: CDPDRJ e Rosane Alves
Coprodução: Festival Interplay 2012
Apoio: Bocciofila Piemonte
Em tempo: O projeto de aulas de manutenção para profissionais de dança, que acontecem todas as sextas-feiras no Espaço Tápias, das 13h às 14h30, de forma gratuita para participação de profissionais de dança e artes cênicas, também contará com artistas cariocas em parceria com o Dança em Trânsito.
Sobre o Dança em Trânsito | Há 20 anos, o projeto Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. O festival, realizado em circuitos, possibilita trocas de experiências entre artistas nacionais e internacionais convidados e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança. Em 2023, o Dança em Trânsito circulará, durante o ano inteiro, por aproximadamente 33 cidades brasileiras e uma cidade estrangeira. Vai selecionar artistas e companhias brasileiras de norte a sul do Brasil para compor a programação das cidades e receber artistas e companhias internacionais.
Sobre o Espaço Tápias
O novo Espaço Tápias, inaugurado em 30/4/2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.
O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.
A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.
A nova sede inaugurou uma etapa inovadora da jornada do Espaço Tápias, abarcando o que já é realizado até agora e lançando-o em novas empreitadas, para que todos os amantes de dança e de outras artes possam trilhar novos caminhos e oferecer mais espaço à arte.
Programação Palco Carioca – primeiro circuito do projeto Dança em Trânsito:
FEVEREIRO
25 e 26/2 – Grupo Tápias com “Casa de Abelha”
MARÇO
4-5-11-12-18-19/3 – Núcleo Arte Ofício (infantil) com “Nem Sim, Nem Não”
4 e 5/3 – Cia Híbrida – Renato Cruz com “Dança Frágil”
11 e 12/3 – Renata Costa e Samuel Frare com “Balão de oxigênio para mergulhos amorosos”
18 e 19/3 – Paula Águas, Toni Rodrigues e Betina Guelmann
“Seis Propostas para o Silêncio”
25 e 26/3 – Bruno Cezario com “Triz”
ABRIL
1-2-8-9-15-16-22-23/4 – Grupo Tápias (infantil) com “Creme do Céu”
1 e 2/4 – Marcia Milhazes Companhia de Dança com “Paz e Amor”
8 e 9/4 – Cia Étnica de Dança – Carmen Luz com “Sankofa”
15 e 16/4 – Laso Cia de Dança – Carlos Laerte
22 e 23/4 – Esther Weitzman Companhia de Dança com “O que imagino sobre a morte”
29 e 30/4 – Regina Miranda e Atores Bailarinos com “Naitsu- Noites com Murakami”
Serviço:
Palco Carioca – primeiro circuito do projeto Dança em Trânsito
Temporada: 11 de fevereiro a 30 de abril
Local: Espaço Tápias – Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias
Dias 25 e 26/2 – Grupo Tápias com “Casa de Abelha”
Dias: sábados e domingos – às 20h (espetáculos adultos) e 16h (espetáculos infantis)
80 lugares
Ingressos: Inteira $30,00 / Meia $15,00 – pela plataforma Sympla
Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ).
(Fonte: Claudia Tisato Assessoria de Imprensa)
O Conservatório de Tatuí abre inscrições para três cursos gratuitos na área de Artes Cênicas. As aulas serão presenciais, realizadas de março a julho deste ano. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam conforme a modalidade escolhida. Confira:
Curso de aperfeiçoamento – Tema: “Introdução ao Teatro Popular de Bonecos do Nordeste: Casimiro Coco, Babau, João Redondo, Mamulengo e Calunga” – Com Natália Siufi
O curso é uma introdução ao teatro de mamulengo. Um ponto de vista feminista sobre o brinquedo popular. Uma pesquisa compartilhada. Uma troca de experiências. Um estudo coletivo sobre as diferentes formas de brincar boneco, a partir de práticas corporais, cenas curtas, aulas de manipulação e voz, leituras e apresentação de materiais de vídeo. Vivência com alguns mestres(as) e docentes convidados(as). Um olhar contemporâneo e crítico sobre o brinquedo popular.
Participação: Danilo Cavalcante (professor convidado) e os mestres e mestras Cida e Neide Lopes (Glória de Goitá/PE), Gilberto Calungueiro (Icapuí/Ceará), Waldeck de Garanhuns (Guararema/SP)
Natália Siufi é artista, poeta, cordelista, dramaturga, artesã, cozinheira, palhaça, mamulengueira, diretora e produtora em quase todas as horas vagas. Há mais de 15 anos pesquisa e vivencia o teatro de rua e as matrizes tradicionais brasileiras – brinquedos populares, a partir de práticas e viagens pelo Brasil. Integrante do Grupo Xingó, Mamulengo da Folia e Mamulengo Riso Frouxo, respira teatro desde os 7 anos de idade. Articuladora da Rede Brasileira de Teatro de Rua e parceira de inúmeros movimentos sociais, realiza festivais importantes, como Curto-Circuito, Festa Xingó e Encontro de Mamulengo em São Paulo. Gestora da Casa-Sede Tekoha de Dança e Teatro na Zona Leste de São Paulo. Licenciada em Artes Cênicas pela Unesp, publicou o livro Mamulengo. “Não sou tradicional, mas respeito a tradição. Não existe tradição sem traição. Acima de tudo, brincar”, disse Natália Siufi.
Período do curso: 13 de março a 3 de julho de 2023
Aulas presenciais: segundas-feiras, das 19h às 22h
Local: Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (Rua Quinze de Novembro, 63/67, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 30
Público-alvo: artistas da cena, estudantes e pesquisadores de teatro, literatura e áreas afins a partir de 16 anos.
Pré-requisitos: ter concluído alguma formação em Artes da Cena, Literatura e áreas afins.
Critério de seleção: enviar currículo e carta de interesse
Prazo de inscrição: até 26 de fevereiro de 2023
Ficha de inscrição: Link.
Curso de curta duração – Tema: “Pukllay: Memória, jogo e teatralidades andinas” – Com Augusto Casafranca (Integrante do Grupo Cultural Yuyachkani – Peru)
O curso ministrado por Augusto Casafranca, que há 50 anos atua junto a um dos grupos mais emblemáticos da cena peruana, compartilhará práticas teatrais baseadas na categoria andina Pukllay, que, em Quéchua, significa jogo. Habitualmente relacionado aos dançantes, brincantes e mascarados das festividades andinas, as ações marcadas por Pukllay ironizam padrões canônicos da sociedade, gerando corpos extra cotidianos e preparados para os imprevistos do aqui e agora. Essa oficina trabalha o jogo a partir das memórias pessoais e coletivas dos(as) participantes e os(as) convida a exercitarem a escuta ao(à) outro(a). Além disso, símbolos, músicas e rituais da cosmovisão andina serão compartilhados e farão parte do trabalho.
Oficina ministrada em espanhol, com tradução de Ana Julia Marko
Professora assistente: Ana Júlia Marko
Augusto Casafranca é ator e criador do Grupo Cultural Yuyachkani desde 1972, no qual, entre outros espetáculos, participou de “Discurso de promocion”, “Sin titulo tecnica mixta” e seu solo “Adios Ayacucho”. Pedagogo e teatro-educador, encabeçou diversos cursos com crianças, jovens e adultos e em comunidades periféricas de todo o Peru, enfocando o trabalho lúdico, corporal, com máscaras e objetos de memória. É instrutor de Tai Chi Tibetano, professor, tradutor e locutor de Quéchua.
Ana Julia Marko é doutora pela USP em Pedagogia das Artes Cênicas, com pesquisa dedicada às práticas pedagógicas do Grupo Cultural Yuyachkani, com quem participou em diversas ações artísticas. É docente na Faculdade de Artes Cênicas da Pontifícia Universidade Católica do Peru. Foi professora do Departamento de Artes Cênicas da USP. Atuou em projetos públicos no Brasil e em diversas escolas e espaços culturais com crianças, jovens e adultos, assinando a direção de mais de vinte espetáculos.
Período do curso: 8 a 10 de março 2023
Aulas presenciais: 14h às 18h
Local: Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (Rua Quinze de Novembro, 63/67, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 20
Público-Alvo: interessados(as) em geral, a partir de 15 anos
Pré-requisitos: não há
Critério de seleção: ordem de inscrição
Prazo de inscrição: até 5 de março de 2023
Ficha de inscrição: Link.
Curso livre – Tema: “Iniciação aos malabares e à perna-de-pau” – Com João Fabbro
O curso propõe dinâmicas gradativas que visam ampliar noções de ritmo, equilíbrio e coordenação motora e apresentará aos e às estudantes exercícios iniciais que visam desenvolver estas habilidades circenses.
João Fabbro é professor da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. Ator e arte educador, mestre em Artes Cênicas pela Unicamp, tendo como pesquisa práticas e poéticas relacionadas à voz e ao corpo. Graduado em Artes Cênicas pela UEL, estudou também na Escola Municipal de Circo de Londrina. É integrante da Nossa Trupe Teatral desde 2011, grupo sediado em Tatuí.
Período do curso: 4 de abril a 16 de maio de 2023
Aulas presenciais: terças e quintas-feiras, das 15h30 às 17h30
Local: Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (Rua Quinze de Novembro, 63/67, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: interessados(as) em geral, a partir de 15 anos
Pré-requisitos: não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: até 19 de março de 2023
Ficha de inscrição: Link.
Sobre o Conservatório de Tatuí | Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência) e Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil, e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
(Fonte: Máquina Cohn & Wolfe)
“Klift Kloft Still, a porta se abriu!” – neste domingo, (26) os alunos de teatro infantil da professora Laís Licco, da Yara Produções Artísticas, apresentam o espetáculo “De volta para o Castelo Rá Tim Bum”. Um elenco repleto de pequenos artistas talentosos que dão vida aos personagens mais marcantes dos anos 90. Um espetáculo para toda a família, que acontecerá no dia 26/02, às 19h, no Teatro Temec (Rua Cuiabá, 61, Bairro Brasil), com ingressos no valor único de R$30,00 e com indicação livre.
O “Castelo Rá-Tim-Bum” é uma obra televisiva clássica dos anos 90 e que ganhou uma adaptação atual pelas mãos da professora Laís Licco. A história narra o retorno de Biba, Pedro e Zequinha 20 anos depois, em uma nova aventura para ajudarem o Nino a proteger o Castelo. Outros personagens fazem parte desta trama, como por exemplo o entregador de pizza Bongô, a charmosa Penélope, a lenda folclórica Caipora, o Etevaldo, o Dr. Abobrinha e tantos outros que marcaram uma geração. Uma história para se emocionar.
Os ingressos podem ser garantidos antecipadamente no valor único de R$30,00 pelo WhatsApp (11) 93766-4982, com Renata Oliveira.
Serviço:
“De volta para o Castelo Rá Tim Bum”
Data: 26/2
Horário: 19h
Local: Teatro Temec – Rua Cuiabá, 61, Bairro Brasil – Itu/SP
Ingresso: R$30,00 valor único
Contato: (11) 93766-4982 – Renata Oliveira
(Fonte: Pino Assessoria de Imprensa Cultural)
A partir do dia 4 de março de 2023, o grupo Luara Oliveira e as Comadres (@luaraoliveira_oficial) realiza a temporada de circulação do projeto Samba de Maria, contemplado pelo Edital 16/2022, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e ProAC.
As apresentações serão gratuitas e realizadas no dia 4 de março na cidade de Ubatuba, 11 de março em Atibaia, 26 de março em São José dos Campos, 8 de abril em São Luiz do Paraitinga, 14 de abril em São Paulo e 19 de maio em Taubaté.
“Samba de Maria” é um show de música popular do grupo Luara Oliveira e as Comadres, feito em homenagem à forte e marcante influência das mulheres na história do samba e visando aumentar a visibilidade da força da mulher na música popular brasileira.
O projeto nasceu a partir das rodas de samba do grupo Luara Oliveira e as Comadres, na Ilha dos Pescadores, em Ubatuba (SP), com o objetivo de cantar e celebrar a vida e a contribuição de compositoras, ritmistas, intérpretes e trabalhadoras do samba – Ivones, Jovelinas, Ciatas e tantas Marias que não podem jamais ser apagadas ou esquecidas.
O grupo foi criado por Luara Oliveira (cantora, compositora e multi-instrumentista), em parceria com as instrumentistas Marilua Azevedo, Raquel Nascimento e Ludmila Santos. Para Luara Oliveira, idealizadora do projeto, “a participação das mulheres na história do samba sempre foi essencial, mas muitas vezes a atuação feminina foi pouco reconhecida. Infelizmente ainda é preciso ‘provar’ que podemos ocupar alguns espaços que são majoritariamente ocupados por homens. Por isso, é muito importante o reconhecimento dessa trajetória”.
“Samba de Maria” é um projeto organizado e realizado majoritariamente por mulheres, que se revezam nas funções de produtoras, cenógrafas, instrumentistas, cantoras e compositoras. Mulheres sensíveis e fortes, que se juntaram para homenagear outras mulheres que se tornaram grandes referências para a música popular brasileira, deixando seu legado para que novas gerações pudessem obter mais e mais êxito, espaço e reconhecimento. “Reconhecer que a mulher está inserida em todo o processo do samba, não como coadjuvante, é um passo essencial para a diminuição da descriminação no meio artístico”, comenta Luara Oliveira.
Além das apresentações gratuitas para a população de diversas cidades, “Samba de Maria” é um projeto que visa fortalecer uma cadeia produtiva apresentando novas sambistas, remunerando profissionais capacitadas e reafirmando o sentimento de pertencimento dessas artistas à essa cultura. “A mulher está onde ela quiser. E elas estão, como nunca, no samba”, finaliza Luara Oliveira.
Mais informações: www.instagram.com/luaraoliveira_oficial/.
Ficha Técnica: Musicistas: Luara de Oliveira, Raquel Nascimento, Ludmila dos Santos, Marilua Azevedo Soares, Laura Do Cavaco e Raquel D’ávila | Produção Musical: Luara Oliveira | Produtora executiva /coordenadora geral do Projeto: Luciana Passarini| Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini .
Serviço:
Temporada Samba de Maria
Com Luara Oliveira e as Comadres
Classificação livre – grátis
Sinopse: show em homenagem às grandes sambistas mulheres que fizeram história no samba. Um show de música popular do grupo Luara Oliveira e as Comadres que visa valorizar o protagonismo e a força da mulher na música popular brasileira.
Duração: 80 minutos
Quando: 4 de março de 2023 (sábado) – Horário: 20h
Onde: Sobradão do Porto – Endereço: Praça Anchieta n° 38 – Ubatuba (SP)
Quando: 11 de março de 2023 (sábado) – Horário: 15h
Onde: Estação SESI de Cultura de Atibaia (SP) – Endereço: R. da Meca, 360 – Jardim das Cerejeiras, Atibaia – SP
Quando: 26 de março de 2023 (domingo) – Horário: 10h30
Onde: Parque Vicentina Aranha
Endereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana – São José dos Campos (SP)
Quando: 8 de abril de 2023 (sábado) – Horário: 22h
Onde: Praça Oswaldo Cruz (Coreto Elpídio dos Santos) – Endereço: São Luiz do Paraitinga (SP)
Quando: 14 de abril de 2023 (sexta-feira) – Horário: 22h
Onde: Centro Cultural Os Capoeira – Endereço: R. Belmiro Braga, 186. Pinheiros – São Paulo (SP)
Quando: 19 de maio de 2023 (sexta-feira)
Horário: 20h
Onde: SESC Taubaté – Endereço: Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Taubaté (SP).
(Fonte: Assessoria de Imprensa Luciana Gandelini)
No próximo dia 27, a Fundação Getulio Vargas promoverá o webnário “Como inovar e ser protagonista de uma nova realidade?”. O evento pretende chamar atenção para os desafios do novo cenário do mundo corporativo, onde o mindset com foco no protagonismo e no comportamento inovador é diferencial para uma carreira de sucesso e realização pessoal.
Os palestrantes são Edmarson Bacelar Mota, coordenador acadêmico e professor da FGV, Ana Ligia Finamor, coordenadora acadêmica na FGV, e Lucia Oliveira, professora e pesquisadora da FGV EBAPE e coordenadora acadêmica na FGV.
Serviço:
Evento: webnário “Como inovar e ser protagonista de uma nova realidade?”
Data: 27/2
Horário: 18h
Local: Youtube FGV
Link da inscrição.
(Fonte: Insightnet)