Mulheres pretas são o grupo mais afetado: 72% relataram sofrer discriminação por dois ou mais motivos; 21,3% dos pretos relatam ser seguidos em lojas, índice 2,5 vezes o de brancos (8,5%)


Brasil
Foto: Nana Moraes.
Depois de estrear na França e Alemanha, Sem Palavras chega a São Paulo, no Teatro do SESC Pompeia, no dia 20 de janeiro de 2022. As apresentações, presenciais, vão até 20 de fevereiro – quintas, sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 18h. Os ingressos custam R$20 e R$40 e estão disponíveis para compra online e para compra presencial nas unidades do SESC SP.
O novo espetáculo da Companhia Brasileira de Teatro tem direção e texto de Marcio Abreu. Com música ao vivo executada por Felipe Storino, Sem Palavras tem em seu elenco Fábio Osório Monteiro, Giovana Soar, Kauê Persona, Kenia Dias, Key Sawao, Rafael Bacelar, Viní Ventanía Xtravaganza e Vitória Jovem Xtravaganza.
Sobre a dramaturgia, Marcio Abreu a localiza no tempo e espaço: “O texto de Sem Palavras foi escrito em um processo bastante singular, que foi atravessado por essa pandemia e pelo distanciamento da sala de ensaio. Essa experiência influencia bastante na linguagem do espetáculo e eu quis que isso acontecesse, assim o texto tem essa relação com o real. Ele responde também às condições do mundo e do país e é um gesto artístico de reação a tudo isso”, diz Marcio Abreu.
Sem Palavras flagra os deslocamentos e travessias que ocorrem durante um dia ao redor de um apartamento. Oito pessoas de diferentes corpos, imagens sociais, referências, histórias de vida e mundos imaginados passam por ali e são a base para reflexões sobre a palavra e também sua ausência, já que o espetáculo aposta em visualidades que comunicam ao público sem uso da linguagem textual. São múltiplas personalidades que podem (ou não) habitar um mesmo espaço, um mesmo corpo.
A criação do Sem Palavras evidencia um tempo em que as palavras não dão mais conta, quando elas são insuficientes para refletir os acontecimentos em sua velocidade desmedida, quando reivindicam sua dimensão política e poética, quando querem reverberar não como lugar de poder, mas como corpo íntegro e permeável na sociedade, quando querem ativar a escuta e conviver com outras palavras, com outros corpos.
“Fica evidente que a história do Brasil é criada também pelas palavras que não foram ditas ou que não são escutadas. A língua é um lugar que se habita, a linguagem é um território de existência. Entender um Brasil como um país formado por muitas histórias que não foram contadas mostra como reivindicar a palavra é algo urgente”, diz Marcio Abreu. Para ele, um dos maiores desafios impostos pela peça foi contextualizá-la neste lugar em que as cenas faladas e as sem palavras tivessem impacto e uma pesquisa dramatúrgica ampla. “Fazer essa separação de texto e dramaturgia foi muito importante no nosso processo. Trata-se de uma escolha ética, estética e política”, completa.
A atual montagem, junto com PROJETO bRASIL e Preto, compõe uma espécie de trilogia feita pela cia. para refletir territórios em que palavra e corpo são elementos indissociáveis, que usam da dinâmica da interação entre linguagens diversas e abordam temas ligados aos pensamentos decoloniais e às urgentes e vertiginosas transformações das sociedades contemporâneas.
Sem Palavras fez duas sessões na Ocupação Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, do SESC SP, na última semana de novembro de 2021. Antes, a peça esteve em turnê na França (no PASSAGES TransFestival, em Metz, e no Théâtre Dijon Bourgogne, em Dijon) e na Alemanha (no Künstlerhaus Mousonturm, em Frankfurt) e realizou uma série de atividades online e presenciais de seu processo no Centro Cultural Oi Futuro, Rio de Janeiro.
“A gente está com uma expectativa muito grande, felizes e conscientes de ocupar esse espaço nesse momento, com essa possibilidade. A temporada no SESC Pompeia – um lugar de atravessamento, poroso, com uma arquitetura que dialoga com a cidade – está conectada diretamente com as questões da peça”, finaliza Marcio Abreu.
Sinopse | A partir de corpos diversos, Sem Palavras propõe uma reinvenção da linguagem – misturando teatro, dança, música e performance – para dar conta dos velozes acontecimentos contemporâneos, com histórias de amor, de violência, de consumo, de corpos em transição, entre outros temas.
Serviço:
Sem Palavras
De 20 de janeiro a 20 de fevereiro de 2022 – quintas, sextas e sábados, às 21h, domingo, às 18h
Teatro do SESC Pompéia
Ingressos: R$20 (credencial plena/trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes, pessoas com +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino); e R$40 (inteira).
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: 110 minutos
SESC Pompeia – Rua Clélia, 93 – Pompeia – São Paulo/SP
Local não possui estacionamento
Para informações sobre outras programações, acesse o portal: SESCsp.org.br/pompeia
Ou acompanhe pelas redes: Instagram | Facebook | Twitter
Para credenciamento, encaminhe pedidos para imprensa@pompeia.SESCsp.org.br
Companhia Brasileira de Teatro – Fundado pelo diretor e dramaturgo Marcio Abreu em 2000, o coletivo pesquisa novas formas de escrita e linguagem e produziu espetáculos como PROJETO bRASIL e Preto, em torno de questões políticas e sociais do Brasil contemporâneo.
Para mais informações sobre a companhia: www.companhiabrasileira.art.br
Ou acompanhe pelas redes: Instagram | Facebook | YouTube
Assista ao documentário Travessias, de Clara Cavour e Marcio Abreu, sobre a criação do espetáculo clicando aqui
Assista ao documentário Antes de Tudo, da Companhia Brasileira de Teatro, sobre o processo de criação dos 3 espetáculos: Projeto bRASIL, PRETO e Sem Palavras aqui
Ficha técnica
Sem Palavras
Direção e Texto: Marcio Abreu
Dramaturgia: Marcio Abreu e Nadja Naira
Elenco: Fábio Osório Monteiro, Giovana Soar, Kauê Persona, Kenia Dias, Key Sawao, Rafael Bacelar, Viní Ventania Xtravaganza e Vitória Jovem Xtravaganza
Direção de produção e administração: José Maria e Cássia Damasceno
Iluminação e assistência de direção: Nadja Naira
Direção Musical e Trilha Sonora Original: Felipe Storino
Direção de Movimento: Kenia Dias
Cenografia: Marcelo Alvarenga | Play Arquitetura
Figurinos: Luiz Cláudio Silva| Apartamento 03
Produção no RJ: Miriam Juvino e Valéria Luna
Vídeos | instalação “Antes de tudo”: Batman Zavareze
Captação e edição dos vídeos | instalação “Antes de tudo”: João Oliveira
Fotos: Nana Moraes
Programação visual: Pablito Kucarz
Captação de imagens do espetáculo: Clara Cavour
Teaser – criação e edição: Aristeu Araújo
Colaboração artística: Cássia Damasceno, Grace Passô, José Maria e Rodrigo Bolzan
Técnico de Palco e vídeo: Ricardo Barbosa e Michelle Bezerra
Técnico de som: Chico Santarosa e Luan Casado
Assistência de produção: Luiz Renato Ferreira
Distribuição Internacional: PLAN B — Creative Agency for Performing Arts
Assessoria de imprensa: Márcia Marques | Canal Aberto
Uma produção da companhia brasileira de teatro em coprodução com Künstlerhaus Mousonturm Frankfurt am Main/GE, Théâtre Dijon Bourgogne – Centre Dramatique National/FR, A Gente Se Fala Produções Artísticas – Rio de Janeiro/BR, Passages Transfestival Metz/FR.
Apoio Cultural: Oi e Centro Cultural Oi Futuro
Realização: SESC São Paulo.
(Fonte: Canal Aberto Assessoria de Imprensa)
Em comemoração aos 468 anos da cidade de São Paulo, o Fino da Bossa – Canção de Autor recebe no dia 25 de janeiro, o cantor e compositor Faeti Ramos e a cantora Andrea Moraes, que preparam um repertório especial para a data com canções que exaltam a principal cidade do país, como Ronda, Sampa e Trem das Onze.
Cantor, compositor e instrumentista, Faeti iniciou a carreira na década de 70, trabalhando ao lado de vários ícones da música popular brasileira, como Eliana de Lima, D. Ivone Lara, Mestre Marçal, Noite Ilustrada, Germano Mathias e Jair Rodrigues, entre outros.
Já a cantora paulista Andrea Moraes começou ainda na infância, herdando os dons musicais de sua família, e foi fundadora do Grupo Canto Pixaim em 2000, passando por diversas casas de show em todo Brasil. Hoje, tem seu repertório voltado para o MPB com foco no empoderamento feminino.
A casa de shows, que inaugurou recentemente na região da Faria Lima, também presenteia o público com um shot do original Rabo de Galo, bebida nascida e criada em São Paulo há quase setenta anos. O novo espaço de cultura, lazer e música, promete reviver os tradicionais bares de Bossa e Jazz da capital, proporcionando boa música com shows intimistas para um seleto número de espectadores.
Serviço:
Comemoração aos 468 anos da cidade de São Paulo
Data: 25 de janeiro
Abertura da casa: 17h30
Show: 18h30 às 20h
Couvert artístico: R$90,00 + Taxa de Conveniência
Ingressos: https://www.sympla.com.br/faeti-ramos-e-andrea-moraes-no-fino-da-bossa__1461042
Local: Fino da Bossa – Canção de Autor
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 473 – Pinheiros, São Paulo/SP
Informações: (11) 3530-3343
WhatsApp: (11) 96593-6920
Site: http://www.finodabossa.com.br/
Capacidade da casa: 30 lugares não marcados. A casa sugere que o público chegue com antecedência para escolha dos lugares.
Espaço com acessibilidade
Aceita cartão de crédito e débito
Estacionamento FB (conveniado: valor único $20)
Rua Padre Garcia Velho, 73
Em atendimento ao Decreto nº 60.488, de 27 de agosto de 2021, será obrigatório apresentar passaporte de vacinação para Covid-19 ao entrar no Fino da Bossa.
A casa seguirá os protocolos sanitários, bem como o uso de máscaras e álcool em gel.
Cancelamentos referentes a Covid-19 devem ser relatados – no mínimo – dois dias úteis antes do evento.
Redes Sociais
Facebook: @finodabossa
Instagram: @finodabossa.cancaodeautor
LinkedIn: http://linkedin.com/in/fino-da-bossa-canção-de-autor-56413b224.
(Fonte: Tudo em Pauta)
Estão abertas as inscrições para a 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira. Podem participar filmes de curtas e médias-metragens produzidos e finalizados até 2002 por produtores que residam ou atuem em um dos 23 municípios do Vale do Ribeira. Os filmes selecionados serão exibidos no formato online para todo o Brasil.
Os filmes inscritos podem ser de qualquer gênero, formato e classificação etária. As inscrições gratuitas devem ser realizadas até o dia 6 de fevereiro de 2022 no site https://www.mostravaledoribeira.com/ficha-de-inscri%C3%A7%C3%A3o.
O objetivo da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira é contribuir com a difusão de produções que abrem janelas para o cinema realizado nessa região. A curadoria dos filmes será do ator Francisco Gaspar, que recebeu o Kikito de melhor ator, no Festival de Gramado pelo curta O.D. Overdose Digital, de Marcos DeBrito, em 2007.
Podem se inscrever produtores de audiovisuais de municípios que compõem a região: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajatí, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açú, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São Lourenço da Serra, Sete Barras e Tapiraí.
Cenários | Cidades com muita história para contar e paisagens impressionantes estão no Vale do Ribeira. A região se destaca por grande diversidade ecológica. Seus mais de 2,1 milhões de hectares de florestas equivalem a aproximadamente 21 por cento dos remanescentes de Mata Atlântica existentes no Brasil, sendo a maior área contínua de um ecossistema do País. Além do verde, é possível encontrar comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras. Por ser uma área de maior biodiversidade da Terra, o Vale do Ribeira foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade (1999).
Mostra acontece em março para todo o Brasil | A 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira acontece entre os dias 18 e 26 de março de 2022 no formato online em plataforma a ser divulgada nos próximos dias. Além das duas mostras competitivas de curtas e médias-metragens, a programação contará ainda com debates online e a exibição de outras duas mostras não competitivas de obras convidadas: a Mostra de Longas, com seis obras de cineastas premiados e consagrados em festivais nacionais e internacionais, e a Mostrinha, dirigida para o público infantil.
Haverá ainda atividade formativa , uma Oficina de Stop Motion, voltada para moradores do Vale do Ribeira, que resultará em quatro curtas-metragens de animação que serão exibidos na Cerimônia de Premiação.
Premiação | A escolha dos filmes vencedores nas duas categorias competitivas da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira será realizada por um júri técnico composto por três profissionais do audiovisual brasileiro: Marta Russo, Lufe Steffen e Ralph Fredericks.
Ilha Comprida – Vila das Pedrinhas. Foto: Del Carlos.
O filme vencedor de cada mostra ganhará um prêmio estímulo de mil reais, além do Troféu Papagaio da Cara Roxa. A escolha do nome do Troféu é uma homenagem a esse pássaro encontrado na região e ameaçado de extinção devido ao desmatamento e ao tráfico de animais.
A idealização e a produção da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira são de dois jovens moradores da região que trazem o cinema no DNA, Tadeo e Tales Trigo, filhos de Monica Trigo, que há anos atua no setor audiovisual e, entre outros, preside a Alianza Latino Americana de Festivales de Cine Fantástico (FANTLATAM), considerado o Óscar do Cinema Fantástico.
Visibilidade para região | De acordo com Tadeo e Tales Trigo, a realização da mostra vem de uma necessidade de dar visibilidade a essa região que é uma das mais carentes do estado de São Paulo mesmo tendo uma herança cultural tão rica. “Esperamos que essa mostra possibilite às comunidades locais do Vale do Ribeira uma oportunidade de contar seus relatos e suas histórias, ainda mais levando em consideração a rica cultura da região com a presença de comunidades tradicionais quilombolas, ribeirinhas, caiçaras e indígenas”, diz Tales. “A nossa perspectiva é de que essa mostra também possa dar uma expectativa de futuro para os mais jovens e estimular a produção de obras audiovisuais”, complementa Tadeo.
A direção da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira é de Eduardo Santana, idealizador de vários festivais como o Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, o principal do gênero no País.
A Mostra é realizada com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e PROAC Editais.
Serviço:
1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira
Inscrição gratuita: até 6 de fevereiro de 2022
No site: www.mostravaledoribeira.com.br
Mostra: De 18 a 26 de março de 2022
E-mail: mostravaledoribeira@gmail.com
Facebook: Mostra de Cinema do Vale do Ribeira
Instagram: @mostravaledoribeira
Twitter: @mostradovale.
(Fonte: Midia Brazil Comunicação Integrada)
O Padrão do Lorena é um dos pontos históricos incluídos no passeio. Fotos: divulgação.
É possível fazer ecoturismo em São Paulo gastando pouco e em segurança e, de quebra, caminhar pela Estrada Velha de Santos, apresentar para as crianças espécies nativas da Mata Atlântica e conhecer de perto a história da Independência do Brasil. Toda essa experiência pode ser vivida no Parque Caminhos do Mar, que durante o período de férias está com ingressos com 30% de desconto para compras feitas exclusivamente por meio do site, usando o cupom VIVA22. As visitas guiadas podem ser contratadas adicionalmente e, com antecedência, para até cinco pessoas, por R$100. Além de escolher qual a distância quer percorrer, o visitante pode contar com um serviço de van que o leva de volta em diferentes pontos da trilha por R$25 por pessoa.
Os ingressos podem ser usados até 20 de fevereiro de 2022. “Temos a opção de aproveitar parques incríveis em São Paulo. O Parque Caminhos do Mar é uma ótima escolha e decisão para passeios ao ar livre nesse período das férias. O espaço também é perfeito para integração familiar, sem contar a rica experiência em vivenciar o contato com a natureza e a história do nosso país”, afirma Carolina Bonafé, head de marketing da Parquetur.
O Pouso Paranapiacaba.
Distante 43 km da capital paulista, o Caminhos do Mar oferece ao visitante uma vista exuberante da Mata Atlântica, da Serra do Mar e vasto conhecimento histórico – lá é possível conhecer monumentos do centenário da Independência do Brasil. Para quem está no ABC, a distância é ainda menor, de 25 km aproximadamente. Para quem estiver no Litoral Sul, a entrada via Cubatão foi liberada no ano passado; passando por este ponto, a visita fica ainda mais especial.
Se tiverem sorte, os visitantes ainda podem avistar bicho preguiça, macacos, tucanos, quatis, caranguejos ou até mesmo veados enquanto caminha pela Estrada Velha de Santos. O parque faz parte da história do Brasil e disponibiliza acesso à parte da trilha percorrida por Dom Pedro I quando proclamou a Independência.
O Rancho da Maioridade.
Sobre o Parque Caminhos do Mar | Considerado um importante corredor ecológico, que liga as porções norte e sul desses remanescentes de Mata Atlântica, o Caminhos do Mar é uma unidade de conservação que faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar, sob recente concessão à Parquetur, e tem como princípio promover a conservação ambiental por meio de educação ambiental para a conscientização da população sobre a importância da natureza. Indicado para todas as idades em razão do fácil acesso através da estrada, o passeio inicia-se em uma trilha com 9 km de extensão com nível de dificuldade fácil, que atravessa a velha Estrada de Santos (fechada para tráfego desde 1985) e que conta com 9 monumentos levantados em comemoração aos 100 anos da Independência, em 1922. Uma das atrações é a Calçada do Lorena, trilha de pedras por onde dom Pedro I passou para proclamar a Independência, em 1822. É o primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral, cujo objetivo era o tráfego de mercadorias (algodão, tabaco, anil, açúcar e café) no período colonial, e que hoje está aberto para passeio e visitação.
Serviço:
Durante as férias o parque funcionará de 4ª feira a domingo e também em feriados, das 8h às 17h. Os preços dos ingressos, sem desconto, é de R$40 (4ª e 5ª feiras) e R$50 (6ª feiras, sábados e domingos). Para os ingressos com 30% de desconto, válidos até o término da promoção, em 20 de fevereiro de 2022, esses passam a valer R$28 (4ª e 5ª feiras) e R$35 (6ª feiras, sábados e domingos) e devem ser comprados antecipadamente pelo site, utilizando o cupom VIVA22 (seja inteira ou meia-entrada). O desconto de 30% não é válido para a compra de estacionamento, transporte interno e visitas guiadas e está limitado a 100 ingressos por dia. O parque conta com bilheteria presencial para compra de ingressos sem desconto.
Portaria de entrada por São Bernardo do Campo:
SP-148 Estrada Caminho do Mar, Km 42 – Alto da Serra – São Bernardo do Campo/ SP
Portaria de entrada por Cubatão: SP-148 Estrada Caminho do Mar, Km 50 – Cruzeiro Quinhentista – Cubatão/SP.
Saiba mais em:
Site: www.caminhosdomar.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/parquecaminhosdomar
Facebook: https://www.facebook.com/parquecaminhosdomar.
(Fonte: ELA Comunica)
Espetáculo “Politicamente (IN)Correto”, da Cia. Kahal. Fotos: divulgação.
O Passo de Arte in Concert, que acontece neste final de semana (15 e 16), em Indaiatuba (SP), receberá companhias de dança da região, bem como de outros estados, para apresentações abertas à comunidade. O evento será sediado no Museu ‘Antônio Reginaldo Geiss’ (Casarão Pau Preto).
Além dos grupos inscritos, cada dia do In Concert receberá uma companhia de dança convidada para a abertura. No sábado (15), acontece o espetáculo Politicamente (IN)Correto, com a Cia. Kahal. A coreografia, assinada por Henry Camargo, aborda a multiplicidade de olhares acerca de assuntos cotidianos a partir de uma perspectiva de sociedade muito diversificada e com ‘filtros’ desiguais. Com isso, reflexiona-se ainda sobre como enxergar o próximo de forma genuína é uma tarefa árdua, mas enxergar seu próprio ser também exige muita prática.
Já a Cia. Avant Scene retrata, no domingo, 16, a diversidade de pensamentos e emoções que tomam a mente das pessoas ao longo da madrugada. Por meio da coreografia Madrugada Inquieta, assinada por Laura Moeckel, uma mescla de conclusões, anseios e memórias são personificados e vêm à tona por meio da dança.
Cia. Avant Scene apresenta espetáculo “Madrugada Inquieta” no Passo de Arte In Concert.
Vale lembrar que, como o objetivo do Passo de Arte In Concert é fomentar o cenário desta arte, bem como proporcionar oportunidades para novos grupos exporem seus trabalhos, a inscrição dos grupos aconteceu previamente, de forma gratuita, com as companhias interessadas enviando as informações sobre as coreografias a serem apresentadas para o Instituto Passo de Arte.
Como assistir | No sábado, 15, a programação terá início a partir das 15h e segue até 18h e, no domingo (16), será das 10h às 13h. A entrada é gratuita; porém, é necessário levar comprovante de esquema vacinal de Covid-19 completo (duas doses ou dose única) ou pelo menos uma dose da vacina, com apresentação de resultado negativo de teste para coronavírus do tipo PCR, realizado até 48 horas, ou do tipo antígeno, feito em até 24 horas antes da data do concerto. Menores de 12 anos devem respeitar a obrigatoriedade do uso de máscaras e demais protocolos de prevenção à Covid-19.
Viabilizado pelo ProAC ICMS (Programa Estadual de Apoio à Cultura) por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São, o Passo de Arte In Concert é produzido pelo Instituto Passo de Arte com apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’ (Casarão Pau Preto) fica na Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, Indaiatuba (SP). PROGRAMAÇÃO
Sábado (15/1)
Horário: das 10h às 13h
Abertura: Cia. Kahal (Jundiaí/SP)
Coreografia: Politicamente (IN) Correto – direção e coreografia: Henry Camargo
GRUPOS
Stage Estúdio de Dança (Indaiatuba/SP) – Coreografia: Infinito – coreógrafa: Thamara Araujo
Ballet Mônica Andrade (Guarujá/SP)
Coreografia: Variação Paysant – bailarino: Arthur Guilherme
Coreografia: Variação La Esmeralda – bailarino: Kayky Santana
Coreografia: Pulsos – bailarino: Jhonatan Andrade
Coreografia: Variação Talismãn – bailarino: Samilly Vitória
Coreografia: Variação Princesa Florine – bailarina: Deisiely Samilly
Coreografia: Simetria – bailarina: Taliely Nere
Coreografia: Emperor – bailarinos: Kayky Santana, Jhonatan Andrade e Arthur Guilherme
Coreografia: La Fille Mal Gardée – bailarinas: Barbara Frade
Coreografia: Cupido – bailarinas: Rafaella Mantuanelli
Estúdio em Cena (Indaiatuba/SP)
Coreografia: Swanilda – bailarina: Giovanna Tereza da Conceição
Coreografia: Princesa Florine – bailarina: Sarah Cristiny Borges
Ballet e Classe (Belo Horizonte/MG) – Coreografia: Lost – bailarina: Sophia Heringer
Escola D.O.M (Curitiba/PR) – Coreografia: Eco – bailarina: Bruna Domingues
Harmonia Studio de Dança (Belo Horizonte /MG) – Coreografia: Minha Pequena Pintura – bailarina: Giovana Almeida
Ballet e Classe (Belo Horizonte/MG) – Coreografia: Paquita – bailarina: Sophia Heringer
Escola D.O.M (Curitiba/PR) – Coreografia: Kitri – bailarina: Bruna Domingues
Domingo (16/1)
Horário: das 10h às 13h
Cia. Avant Scene (Sorocaba/SP) – Coreografia: Madrugada Inquieta – coreógrafa: Laura Moeckel
GRUPOS
Stage Estúdio de Dança (Indaiatuba/SP) – Coreografia: Infinito – coreógrafa: Thamara Araujo
Studio de Dança Heloisa Carmo (São Paulo/SP) – Coreografia: Momentum – coreógrafa: Tatiane Fittipaldi
Ballet Mônica Andrade (Guarujá/SP)
Coreografia: Variação Paysant – bailarino: Arthur Guilherme
Coreografia: Variação La Esmeralda – bailarino: Kayky Santana
Coreografia: Pulsos – bailarino: Jhonatan Andrade
Coreografia: Variação Talismãn – bailarino: Samilly Vitória
Coreografia: Variação Princesa Florine – bailarino: Deisiely Samilly
Coreografia: Simetria – bailarina: Taliely Nere
Coreografia: Emperor – bailarinos: Kayky Santana, Jhonatan Andrade e Arthur Guilherme
Studio de Dança Heloisa Carmo (São Paulo/SP) – Coreografia: Encanto Oriental – coreógrafa: Vania Greibus
Ballet Thatiana Oriete (São Paulo/SP)
Coreografia: La Fille Mal Gardée – bailarina: Barbara Frade
Coreografia: Cupido – bailarina: Rafaella Mantuanelli
Estúdio em Cena (Indaiatuba/SP)
Coreografia: Swanilda – bailarina: Giovanna Tereza da Conceição
Coreografia: Princesa Florine – bailarina: Sarah Cristiny Borges
Ballet e Classe (Belo Horizonte/MG) – Coreografia: Lost – bailarina: Sophia Heringer
Escola D.O.M. (Curitiba/PR) – Coreografia: Eco –bailarina: Bruna Domingues
Harmonia Studio de Dança (Belo Horizonte /MG) – Coreografia: Minha Pequena Pintura – bailarina: Giovana Almeida
Ballet e Classe (Belo Horizonte/MG) – Coreografia: Paquita – bailarina: Sophia Heringer
Escola D.O.M. (Curitiba/PR) – Coreografia: Kitri – bailarina: Bruna Domingues
Studio de Dança Heloisa Carmo (São Paulo/SP) – Coreografia: Cruella – coreógrafa: Vania Greibus
VÍDEOS
Cia. Kahal – Clique aqui
Cia. Avant Scene – Clique aqui.
Sobre o Instituto Passo de Arte | Fundado em 1985 pelos publicitários William Romão Costa e Juliano Rubens de Carvalho como Star’s Dance, empresa pioneira no Estado de São Paulo a atuar na área de produção e fomento da dança e que se tornou uma das maiores incentivadoras de festivais e veículos de informações do setor. Todo know-how adquirido ao longo das últimas décadas, aliado à mudança da direção, que passou a contar com a experiência da ex-bailarina Marisa Pivetta, deu início a realização de eventos próprios que se tornaram referências de qualidade e técnica em todo o Estado de São Paulo. Entre eles, vale mencionar o Festival MPB Dança, com músicas de compositores brasileiros, e ABC Dança. Além disso, foi criada uma cooperativa para a produção de ballet de repertório, tais como O Quebra Nozes, Coppélia e Cinderela. Toda essa experiência resultou no projeto Passo de Arte, que produz competições de dança em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba e Espírito Santo.
Serviço:
Passo de Arte In Concert
Data: 15/1 (das 15h às 18h) e 16/1 (das 10h às 13h)
Local: Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’ (Casarão Pau Preto) – Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, Indaiatuba (SP) – Mapa aqui
Entrada gratuita
Mais informações: (11) 99480-8501 | contato@passodearte.com.br
Site www.passodearte.com.br | Facebook/Instagram @passodearte | Youtube: passoarte.
(Fonte: Armazém da Notícia)