“Não se combate a violência com um único modelo de enfrentamento. Cada geração exige uma abordagem diferente”, segundo advogado criminalista Davi Gebara


São Paulo
“China — luzes e sombras, sons e sonhos” é o tema da 7ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, promovida pelo Instituto Confúcio na Unesp – que acontece de 15 a 30 de novembro, de forma online e gratuita para todo o Brasil. A programação conta com uma seleção de oito títulos contemporâneos e premiados que ficarão disponíveis na plataforma do Centro Cultural São Paulo (www.ccsplay.com.br) por todo o período do Festival e que não estão disponíveis em nenhum outro streaming no Brasil.
Com curadoria de Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema pela Academia de Cinema de Pequim, e Lilith Li, que foi coordenadora do Festival Internacional de Cinema de Macau, o evento, que aconteceu presencialmente na capital paulista em outubro, traz longas com narrativas multidimensionais que quebram barreiras e estereótipos culturais. “São obras que retratam o nosso tempo e a nova geração em histórias cheias de verdade e sentimento numa perspectiva genuinamente chinesa”, observam os curadores.
Na programação estão “As galochas de Wangdrak” de Lhapal Gyal, indicado ao Urso de Cristal do Festival de Cinema de Berlim (Mostra Nova Geração), a premiada animação “Reino de Terracota”, de Ding Liang e Lin Yongchang – os diretores participarão de uma webnário dentro da Mostra, “Chaogtu e Sarula”, de Wang Rui, vencedor dos prêmios de melhor direção no 33º Golden Rooster Film Festival e Melhor Contribuição Artística no 32º Festival Internacional de Cinema de Tóquio, baseado no romance “A Pastora”, de Mo Yue, e “Quando a primavera chegar” de Li Gen, indicado ao Prêmio “White Mulberry” de Melhor Diretor Estreante, baseado numa experiência real do cineasta.
O evento, realizado pelo Instituto Confúncio, ainda traz “Acima das nuvens”, de Liu Zhihai, Prêmio Tiantan de Melhor Filme no Festival de Cinema de Pequim, “Adoração” de Yang Zi, selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Busan (Coreia do Sul), e os documentários “O grande aprendizado”, de Sun Hong, Wang Jing e Ke Yongquan, indicado ao Prêmio China Golden Rooster de Melhor Documentário, e “Tive a lua nas mãos”, de Cheng Tsun-shing, considerado um dos dez filmes mais influentes de 2020 na China e que conta a história de vida de Yeh Chia-ying , grande mestra da poesia clássica.
A Mostra de Cinema Chinês de São Paulo é uma realização do Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com o Centro Cultural São Paulo e a Spcine. Ela se tornou uma atividade cultural de grande influência e referência para a promoção e divulgação do cinema chinês no Brasil.
Programação completa e sinopses dos filmes: https://mostracinema.institutoconfucio.com.br.
Serviço:
7ª Mostra de Cinema Chinês
15 a 30 de novembro
Online e gratuita
Classificação Indicativa: livre
Onde assistir: www.ccsplay.com.br
Programação: https://mostracinema.institutoconfucio.com.br.
(Fonte: ATTi Comunicação e Ideias)
A Camerata Filarmônica de Indaiatuba (Acafi), que está realizando a Quarta edição do FeCam, irá realizar um Encontro de Orquestras da Acafi, com concertos de orquestras comunitárias e didáticas convidadas nos dias 11,13,14 e 15 de novembro, com entrada gratuita, por ordem de chegada. Haverá a participação da Camerata Filarmônica Jovem de Indaiatuba, Coro adulto da
Acafi e convidados.
Acompanhe toda a Programação Artística IV Fecam 2022. Os concertos terão repertórios variados, desde um tributo a John Williams até repertório para orquestra de cordas com obras de Mozart, Villa-Lobos e Ernani Aguiar, música de câmara e Rock Sinfônico.
11/11 (sexta):
20h: Auditório do Colégio Progresso Bilíngue – Concerto de Abertura do Festival:
Camerata Filarmônica Jovem de Indaiatuba + Coro Adulto da ACAFI + Convidados
13/11 (domingo):
20h: Câmara Municipal de Indaiatuba – Concerto com Orquestras convidadas:
– Orquestra Filarmônica de Valinhos
– Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu
14/11 (segunda):
20h: Anfiteatro da Unimax – Concerto dos Professores do Festival
15/11 (terça):
20h: Anfiteatro da Unimax – Concerto de Encerramento do Festival:
Orquestra de Cordas do Festival + Classe de Regência
O concerto conta com Direção Artística e Regência de Natália Larangeira.
(Fonte: Alfapress)
O aumento da presença de compostos plásticos nos mares e oceanos têm causado preocupação desde os anos 1970. Uma nova descoberta deste impacto é trazida por pesquisadores do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Eles identificaram que os plásticos presentes nos mares impactam a fauna marinha de maneiras sutis, como na preferência alimentar e nas interações dos peixes com os recifes. Os peixes evitam as áreas com maior concentração de plásticos, se afastando e não se alimentando no local. O trabalho está publicado na edição desta semana da revista “Marine Pollution Bulletin”.
Segundo dois dos autores, o professor Guilherme Longo, pesquisador do Departamento de Oceanografia da UFRN e Maiara Menezes, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da mesma universidade, a presença dos plásticos nos chamados bentos (conjunto de organismos que recobrem o fundo dos recifes) tem reduzido a quantidade de mordidas que uma determinada área do fundo marinho recebe. Esse fenômeno significa que os peixes se afastam das áreas com lixos plásticos e reduzem a pressão alimentar no local.
Foram observados 212 peixes, com biomassa média de 32,8 se alimentando dos bentos em 30 vídeos que foram registrados. A maioria estava se alimentando de grama de algas (71%), seguido 149 por macroalgas (21%), corais (3%) e substrato nu (1%). Os resultados sugerem que o plástico mais repeliu os peixes do que os atraiu. A interação alimentar foi menor nas áreas onde o plástico estava presente. “Infelizmente, tem se tornado mais comum observarmos lixos plásticos depositados sobre os organismos que recobrem o fundo, incluindo algas. Inicialmente, esperávamos observar altas taxas de ingestão de plástico, porém nossos resultados sugerem que esses peixes simplesmente não querem se alimentar em áreas com plástico e que não fazem parte da paisagem natural marinha, nem mesmo quando o plástico permaneceu no mar por meses e já está recoberto por pequenas microalgas”, apontam Longo.
O trabalho mostra que nem mesmo o biofilme nos plásticos encontrados tornou o plástico mais atraente aos peixes. Apesar de serem nutritivos e/ou fáceis de digerir, os peixes declinaram as regiões onde havia a presença de poluentes. “Acreditamos que a presença do objeto estranho foi mais determinante para impedir a alimentação dos peixes, ou seja, é possível que outros materiais – além do plástico e que fazem parte do lixo marinho – tenham um efeito parecido”, acrescenta Maiara.
O experimento foi conduzido em um recife raso em Maracajaú, litoral norte do Rio Grande do Norte. Neste local, há formação elevada de recifes, com abundância de gramados de algas, macroalgas frondosas e filamentosas, além de zoantídeos e corais duros. A área regulamenta as atividades de pesca artesanal e turismo de subsistência (principalmente mergulho recreativo) e apresenta espécies de alimentação bentônica, incluindo herbívoros e detritívoros e onívoros.
Os autores reforçam que muito se fala sobre o efeito direto da ingestão do lixo plástico pelos organismos marinhos; porém, a pesquisa consegue demonstrar também aspectos indiretos no papel ecológico dos peixes de regular a presença e abundância de algas e outros organismos que recobrem o fundo alterando o ecossistema. “Há uma necessidade urgente de resolver a poluição plástica nos oceanos e outros corpos d’água, reduzindo sua produção, incentivando a reutilização, descarte e tratamento adequado dos resíduos”, conclui Longo.
(Fonte: Agência Bori)
“Rios Voadores”, premiada coprodução internacional da TV Cultura, terá sua estreia mundial neste sábado (12/11). No momento em que o mundo discute as questões climáticas e ambientais na COP-27, o filme será transmitido simultaneamente pela Arte France, na Europa, às 22h20 (horário local), e em rede nacional pela TV Cultura, a partir das 18h30.
O longa, produzido em parceria com a Grifa Filmes e os canais Arte France e NHK, tem 52 minutos de duração e já coleciona prêmios no Deauville Green Awards, Silbersalz Festival e Festival Du Film Scientifique 2022.
“Rios Voadores” é o nome que se dá a um fenômeno meteorológico e climático único, considerado vital para o planeta. Transportando mais água do que o maior rio do mundo, o Amazonas, ele tem sua origem na Amazônia e atravessa todo o continente sul-americano, em um percurso de mais de 7 mil quilômetros. Quais seriam as consequências para o equilíbrio do nosso planeta se eles desaparecessem? Desde a Amazônia até alguns dos melhores laboratórios e centros de pesquisa do mundo e graças às sequências de animação 3D, esta investigação científica explicará como funcionam os chamados “Rios Voadores” e sua fundamental influência sobre o clima global.
Produzido por: Grifa Filmes, ZED, TV Cultura, Arte France
Coproduzido por: NHK, Planete +
Prêmios:
Best Science Documentary – Silbersalz 2022 (Alemanha)
Trophée de Bronze – Festival du Film Scientifique 2022 (França)
Trophée Argent – Deauville Green Awards 2022 (França)
Direção e Roteiro: Pascal Cuissot
Produzido por: Mauricio Dias, Fernando Dias, Manuel Catteau
Produção Executiva: Tatiana Battaglia, Valérie Abita
Ideia Original e Pesquisa: Ilka Hempfing
Trilha Original: Alexandre Guerra
Edição: David Fernandes, Tom Laterza
Direção de Fotografia: Otavio Lima, Jean-Gabriel Leynaud
Direção de Projeto: Bianca Corona, Claire Benard
Som: Miqueias Motta, Paulo Seabra, Alexey Antonov
Com o suporte de Centre National du Cinéma et de l’Image Animée, Procirep – Société des Producteurs et de L’angoa, Ancine, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAC ICMS, ProAC Expresso Direto
Patrocinado por: Laboratório Farmacêutico EMS
Exibição: TV Cultura, ARTE FRANCE, NHK, Planete +
Distribuição internacional: ZED.
(Fonte: Assessoria de Imprensa TV Cultura)
A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta, no dia 19, o último concerto oficial da temporada 2022. Reunindo mais de 50 músicos para executar a “Sinfonia nº 5”, de Tchaikovsky e a abertura da ópera “La Forza del Destino”, de Verdi, a apresentação tem entrada gratuita e acontece às 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). A direção e regência é de Paulo de Paula.
Contexto | As composições selecionadas para compor o repertório deste concerto, que conta com a maior formação orquestral da temporada, são do mesmo período artístico: o Romantismo. Além de partilharem lugares próximos na história da música, ambas as peças se inspiram na ideia da existência do destino — sem deixar de trazer, claro, elementos característicos de seus compositores.
Obras
A complexidade da “Sinfonia nº 5”, do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, apresenta-se como um monumento, preenchendo o teatro com uma sonoridade de intensa perspectiva emocional que deixa refletida a vivência do compositor. Enquanto compunha, Tchaikovsky transparecia, em cartas enviadas aos amigos, uma postura de resignação perante o destino e os desígnios da providência. Na época, o artista também era atormentado por uma série de dúvidas (inclusive sobre si mesmo) e emoções profundas.
Todo esse cenário permeia cada movimento da Sinfonia: Andante (Allegro con anima); Andante cantabile con alcuna licenza; Valse (Allegro moderato); e Finale (Andante maestoso – Allegro vivace). “A Sinfonia começa de forma sombria, caminhando aos poucos para regiões mais claras e otimistas. Muitos críticos veem a obra como uma espécie de ‘tema do destino’ (similar ao que ocorre na Quinta Sinfonia de Beethoven), já que Tchaikovsky a direciona, gradualmente, do pessimismo para um final apoteótico e grandioso”, comenta o maestro Paulo de Paula.
Mas antes do compositor russo, a Sinfônica apresenta a abertura da ópera “La Forza del Destino”, do italiano Giuseppe Verdi. Como uma síntese de toda a obra, o trecho escolhido trata da impotência humana ante seu destino infalível. Vale mencionar que essa ópera estreou em São Petersburgo (Rússia), em 1862, a mesma cidade onde a Sinfonia de Tchaikovsky foi apresentada pela primeira vez, quase três décadas depois.
Como assistir | Para prestigiar o concerto, que tem entrada gratuita, basta chegar com alguns minutos de antecedência, pois a liberação de lugares é por ordem de chegada. O concerto é realizado pela Amoji (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba) e Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do ProAC (Programa de Ação Cultural de São Paulo), e tem patrocínio de Tuberfil, Miba e Plastek. A Sala Acrísio de Camargo fica no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 — Jardim Regina, Indaiatuba (SP).
Vídeos: Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – clique aqui.
Serviço:
Tchaikovsky e Verdi – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Encerramento da Temporada 2022
Data: 19/11
Horário: 20h
Entrada gratuita por ordem de chegada
Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP) – mapa aqui.
Sobre a Amoji
A Amoji (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Promove o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que reúne uma série de concertos com grupos artísticos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de masterclasses abertas para estudantes de música de todo o país.
A Associação também é responsável por gerir e administrar a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (Emosi), além da Orquestra Jovem de Indaiatuba (OJI). Ambas viabilizam a muitos jovens instrumentistas da cidade e região oportunidade de desenvolvimento técnico e artístico por meio de aulas individuais de instrumento, além de participarem dos ensaios e apresentações da Orquestra Jovem.
Site: www.orquestradeindaiatuba.org.br | Instagram: orquestrasinfonicadeindaiatuba | Facebook: orquestrade.indaiatuba.
(Fonte: Armazém da Notícia)