Iniciativa acontece durante a 23ª Semana Nacional de Museus e convida o público a refletir sobre inclusão e criatividade


São Paulo
A Pinacoteca de São Paulo apresenta ‘Marga Ledora: A linha da casa’, no 2º andar do edifício Pinacoteca Estação. Com curadoria de Ana Paula Lopes, a exposição panorâmica reúne mais de 120 obras da artista, feitas entre 1987 e 2023. A linha da casa apresenta a poética visual singular de Ledora, exibindo um expressivo conjunto de trabalhos como a série Quadrus Negrus (década de 80) e Casa Preta (entre os anos 2017 a 2021).
Com uma trajetória artística que transita entre o figurativo e o abstrato, Marga Ledora (São Paulo, 1959) é uma artista paulistana contemporânea da Geração 80, movimento artístico de renovação das artes marcado pelo uso de novas linguagens que passavam pelo pop, expressionismo e o grafismo. Ao longo da carreira, Ledora fez do desenho seu meio expressivo e experimental, com destaque para o uso de materiais como régua, esquadro, grafite e giz pastel. “Em sua linguagem, Marga Ledora encontrou um espaço propício para a composição e a experimentação. Em seus trabalhos, as linhas, que a princípio parecem tão distintas, unem-se para romper com a vontade construtiva e compor um novo campo de ação. Isso as leva a refletir uma polissemia de angulações e vestígios, ao mesmo tempo em que destacar o caráter mínimo”, conta a curadora Ana Paula Lopes.
Sobre a exposição
No 2º andar do edifício Pinacoteca Estação, a visita começa pela série Quadrus Negrus (1986), com mais de 20 trabalhos fundamentais de Ledora. Obras como Casa em amarelu (1986) marcam o início do trabalho de experimentação de linhas e cores, base para toda a sua produção artística. Nas obras, o giz pastel seco faz o traçado de triângulos, retângulos e fendas em linhas secas sobre o papel Carmen preto, item raro à época de produção da série. “Trata-se de uma apresentação gráfica, na qual a artista subverte a representação do real para nos fazer ‘ver o visível’ e o invisível”, conta Ana Paula.
Ao caminhar pela exposição, o público encontra diferentes núcleos que parecem irradiar da parede de Quadrus Negrus, norteadora da exposição. Podem ser vistos conjuntos de trabalhos mais orgânicos, com obras como Casa em Amarelu (1989) e Objeto colorido II (2020), e mais geométrico, com as obras Ao lado do Céu (Paisagem Mínima) (2021). Paisagens, arranjos, casas e jardins são motivos recorrentes na produção da artista, mas a delicadeza dos detalhes, das cores e composições leva a atenção do espectador para muito além da representação.
Espelhando a série inicial de Ledora, está uma parte da exposição que se dedica também aos seus processos artísticos, que dão indícios de sua sensibilidade com o desenho. Ali, processo, cor e linha se misturam.
A exposição Marga Ledora: A linha da casa tem patrocínio da Goldman Sachs, na categoria Silver.
Sobre a artista
Marga Ledora (São Paulo, 1959) é uma amante de tudo o que diz respeito à arte do papel e faz do desenho seu meio expressivo. Estudou serigrafia, gravura em metal e pintura no Instituto de Artes da Universidade de Campinas. A energia linear e as modulações espaciais de seus desenhos advêm do apreço pelo papel e do uso de materiais como régua, esquadro, grafite e giz pastel, elementos usuais na história da arte, mas que ganham características únicas na produção da artista.
Sobre a Pinacoteca de São Paulo
A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até́ a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais em seus três edifícios, a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo. B3, a bolsa do Brasil, é Mantenedora da Pinacoteca de São Paulo.
SERVIÇO:
Pinacoteca de São Paulo
De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)
Gratuitos aos sábados – R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), ingresso único com acesso aos três edifícios – válido somente para o dia marcado no ingresso
Quintas-feiras com horário estendido na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h)
2º domingo do mês: gratuidade Mantenedora B3.
(Com Mariana Martins/Assessoria de imprensa Pinacoteca)
Todos os anos, as baleias-jubarte percorrem um trajeto épico das águas geladas da Antártida até o calor acolhedor da costa brasileira. Em busca de locais seguros para acasalar, dar à luz e amamentar seus filhotes, essas gigantes do oceano transformam o litoral da Bahia em um berçário natural. Para celebrar esse espetáculo da natureza e promover a conscientização ambiental, Ilhéus dá início à temporada de avistamento das jubartes com um evento especial no Jardim Atlântico Beach Resort. Organizado pela Ecosul Turismo e pelo Projeto Baleias na Serra, o evento Bem-vindas Baleias será realizado em sua quarta edição e reforça a importância da preservação marinha com uma programação que promete encantar visitantes e moradores com experiências imersivas que unem ciência, turismo responsável e cultura oceânica.
“O evento marca o início da temporada de observação das baleias jubarte na costa de Ilhéus e tem como objetivos fortalecer o turismo sustentável, promover a conscientização ambiental e consolidar a cidade como destino de referência para visitantes que buscam experiências ligadas à natureza”, pontua Alice de Moura Lima, bióloga especialista em cetáceos e sócia-administradora da Ecosul Turismo.
A data escolhida para a celebração deste ano não poderia ser mais simbólica: 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, incentivando a sociedade a refletir sobre a importância da conservação das águas marinhas do planeta. “Além de divulgar a atividade turística, o evento visa falar sobre a presença das baleias-jubarte na nossa região, destacando-as como embaixadoras para a conservação dos oceanos”, defende Isabel Gonçalves, bióloga marinha e coordenadora do Projeto Baleias na Serra.
O Jardim Atlântico Beach Resort dará as boas-vindas aos visitantes com exposições interativas, oficinas educativas, mostras científicas e atrações culturais que começam às 9h e seguem até as 17h. Com entrada gratuita, a programação será realizada dentro de uma estrutura coberta que acaba de ser inaugurada na ampla área verde do resort e irá proporcionar ao público uma jornada única pelo universo das jubartes. “Mais do que ceder espaço para o evento, o Jardim Atlântico acredita na sustentabilidade como pilar para o desenvolvimento e é aliado de longa data de ações de conservação do meio ambiente e de valorização do patrimônio cultural”, diz a empresária Nea Machado, diretora do resort, reforçando que o empreendimento desenvolve uma série de ações sustentáveis que combinam conforto e responsabilidade, assumindo protagonismo no turismo da região e tornando-se a melhor escolha para viajantes que buscam experiências alinhadas com as práticas do turismo consciente.
Para Alice, o apoio do resort tem sido fundamental para o sucesso do evento. “Isso se deve não somente à estrutura de qualidade e ao prestígio que o resort proporciona como ao alinhamento com os valores de preservação ambiental, turismo responsável e fortalecimento da imagem de Ilhéus como um destino sustentável”, afirma a sócia da Ecosul. “Estamos entusiasmados em nos aliar a essa causa e sediar, pelo terceiro ano consecutivo, o evento que conecta ciência, turismo e educação”, comemora Leila Borges, gerente-geral do Jardim Atlântico Beach Resort.
Experiência inesquecível
Entre junho e outubro, Ilhéus se torna palco de um dos mais impressionantes fenômenos naturais do planeta. As baleias-jubarte migram das águas geladas da Antártida para a costa brasileira, proporcionando um espetáculo de saltos e interações em alto-mar. A cidade vem se consolidando como um dos melhores destinos para o avistamento de baleias-jubarte, graças à geografia privilegiada de Ilhéus. A Costa do Cacau abriga a plataforma continental mais estreita do Brasil, uma zona ideal para a presença desses cetáceos. Como resultado, todas as baleias que migram pela costa passam bem próximas a Ilhéus, possibilitando os primeiros avistamentos em apenas 30 minutos de navegação no pico da temporada.
Quem deseja chegar mais perto desses animais fascinantes têm a oportunidade de embarcar em um dos passeios educativos da Ecosul que são guiados por biólogos especialistas, acompanhado de pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e operados em pequenos grupos. Os visitantes poderão observar os gigantes do oceano de maneira responsável, garantindo uma experiência exclusiva que é ao mesmo tempo emocionante e respeitosa com o meio ambiente. Adicionalmente, os hóspedes do Jardim Atlântico Beach Resort têm benefícios exclusivos nos passeios da Ecosul Turismo, com 10% de desconto ao utilizar o código JATL10 no site. Até o dia 30/6, o desconto é de 20% na saída Baleias e Golfinhos, com o código JATLBG20.
Desde 2021, a Ecosul já realizou 205 saídas para avistamento de baleias e golfinhos, com mais de 1700 jubartes avistadas, com uma taxa de sucesso de 95%. Além disso, a empresa destina 1% do faturamento anual a iniciativas de conservação e já disponibilizou também mais de R$ 54 mil para o Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI – UESC).
Para Thomas Foucart, doutor em Biologia e sócio da Ecosul, a conexão entre turismo e ciência é fundamental para sensibilizar o público para a importância da biodiversidade marinha. “Entramos no quinto ano levando as pessoas para verem as baleias-jubarte, um dos maiores animais do mundo, em Ilhéus”, diz. A consolidação da atividade vem reforçando a fama da cidade baiana como a cidade das baleias junto com outras regiões históricas dessa atividade no país. “Está se criando uma nova identidade regional, aliada à cultura do cacau e do chocolate”, finaliza Foucart.
Sobre o Jardim Atlântico Beach Resort
Construído em 1986, o Jardim Atlântico Beach Resort está sob o comando da família Machado desde 2005, quando foi ampliado e passou por um amplo processo de modernização. Localizado a apenas dois quilômetros do aeroporto Jorge Amado e seis quilômetros do centro de Ilhéus, o resort está implantado em uma área de 34 mil metros quadrados e soma 129 apartamentos. Sua infraestrutura conta com dois restaurantes; piscinas adulto e infantil, mais um conjunto de piscinas circulares com sistema de hidromassagem climatizada; sauna a vapor; academia; quadras de tênis, vôlei de praia e beach tênis; campo de futebol; kids club; salão de jogos; sala de massagem; salão de beleza e loja de artesanato e utilidades, além de ampla área verde.
(Com Luciana Gonçalves Frei/Comunica Hub)
Na foto, os participantes do painel: Otacílio do Nascimento, Camila Alves, Bert Kempeneers; a presidente da Uni Arte, Judite Fernanda; Maria Eliza de Socorro Lopes e o mediador Mauricio Vasconcellos. Fotos: Matheus Valdo da Silva.
Criada em Indaiatuba, em 2010, com a proposta de gerar trabalho e renda para mulheres costureiras e artesãs do bairro Jardim Oliveira Camargo, a Cooperativa Uni Arte Costura completa 15 anos em 2025. Atualmente, conta com 32 cooperadas, que confeccionam peças exclusivas para 48 empresas clientes utilizando, como matéria-prima, os resíduos das próprias indústrias da região, como tecidos, airbags, cintos de segurança e outros. Para comemorar os 15 anos, a Cooperativa realizou no último dia 21 no Royal Palm Tower Indaiatuba – apoiador do evento – a Liga ESG.
A proposta foi discutir a importância e avanços do ESG nas empresas e sua relação com a comunidade, além de trazer cases e experiências compartilhadas pelo vice-presidente e gerente-geral da Mann+Hummel Brasil, Bert Kempeneers; pela acionista e diretora-executiva de Gestão de Propriedades do Grupo Arcel, Camila Dias; pela gerente de Recursos Humanos da Stolle Machinery do Brasil, Maria Eliza de Socorro, e pelo diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil, Otacílio do Nascimento. O evento teve também a presença do secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Indaiatuba, José Augusto Rodrigues Gonçalves, e reuniu dezenas de empresários da cidade e da região, cooperadas e convidados.
A presidente da Cooperativa Uni Arte Costura, Judite Fernanda, abriu o evento com uma apresentação da cooperativa e apresentou os resultados gerados ao longo desses 15 anos de trajetória. A Uni Arte faz parcerias com as empresas por meio da reutilização de materiais e confecciona produtos que geram renda para as cooperadas. Ela também ressaltou a parceria com a Faculdade Anhanguera de Indaiatuba, que mantém uma sala de treinamento destinada a ensinar alunas interessadas em aprender a costurar e a oportunizar diversos cursos para as cooperadas.
Na sequência, os quatro convidados para compor a painel contaram suas experiências e comentaram a importância da implantação do ESG dentro de suas operações e seu impacto no relacionamento com os negócios e nas comunidades em seus entornos. Camila Dias contou que o maior desafio da implementação das práticas do ESG no setor hoteleiro, em especial nas unidades que compõem a Royal Palm Hotels & Resorts, ainda é a conscientização de que todos – da base à alta direção –, que precisam estar engajados.
Camila compartilhou que o Royal Palm Hotels & Resorts possui diversos projetos já implantados, como a separação, destinação e o tratamento adequado de resíduos orgânicos e inorgânicos – um desafio significativo devido ao grande volume gerado nas operações dos hotéis. Outro exemplo apresentado foi o trabalho de redução das sobras de alimentos nos restaurantes da rede, com ações focadas em minimizar os desperdícios durante o café da manhã, almoço e jantar. Ela também destacou a integração dos hotéis com a comunidade local, promovendo a geração de empregos e a compra de produtos da região.
(Fontes: Cooperativa Uni Arte e Costura e The Royal Palm Tower Indaiatuba)
Royal Salute, renomada por seu whisky escocês excepcionalmente envelhecido, anuncia sua nova edição limitada: Royal Salute 21 Anos Rio de Janeiro Polo Edition. Este lançamento marca um momento histórico para a marca, sendo a primeira vez que um produto é especialmente desenvolvido para o mercado brasileiro, celebrando a energia e a beleza única do Rio de Janeiro.
Um blend que captura a essência carioca
Criado pelo Mestre Blender Sandy Hyslop, o Rio de Janeiro Polo Edition é um blend único, cuidadosamente elaborado para refletir o espírito dinâmico e sofisticado do Rio. As notas de frutas tropicais locais, frescas e vibrantes, evocam a exuberância da paisagem carioca, enquanto a suavidade e complexidade do blend harmonizam com a elegância e a força da cidade. O uísque foi envelhecido por 21 anos em barris de carvalho cuidadosamente selecionados, resultando em um paladar excepcionalmente suave e memorável, com notas delicadas de baunilha e coco.
Homenagem em cada detalhe
O design da Royal Salute 21 Anos Rio de Janeiro Polo Edition também é uma celebração da cultura carioca. A garrafa, em um vibrante tom de verde que remete à natureza exuberante do Rio, apresenta detalhes intrincados que remetem à riqueza da cidade e ao fervor do esporte do polo. A embalagem, igualmente sofisticada, reforça a exclusividade e a celebração do lançamento.
A Coleção Polo: celebrando destinos icônicos do polo
Royal Salute tem a tradição de homenagear destinos icônicos do polo através de suas edições limitadas. Antes da edição dedicada ao Rio de Janeiro, a marca lançou, por exemplo, o Royal Salute 21 Anos Miami Limited Edition, inspirada no glamour e na energia vibrante de Miami. Cada lançamento desta série excepcional combina a excelência do whisky Royal Salute com a elegância e a tradição do esporte. A nova edição Rio de Janeiro, inspirada na vibrante cultura e paisagem carioca, continua esta celebração de momentos memoráveis e locais extraordinários.
O embaixador global de polo da Royal Salute, Malcolm Borwick, comenta: “A popularidade do polo no Brasil está em alta e, junto com as paisagens deslumbrantes e a energia vibrante, é um lugar onde sempre adorei jogar e passar tempo. A energia cultural da cidade é incrível, tornando-a um destino perfeito para ser homenageado na Royal Salute Polo Collection. Estou ansioso para saborear esse novo blend após minha próxima partida de polo lá”.
Royal Salute 21 Anos Rio de Janeiro Polo Edition estará disponível para compra no site Bar Aberto a partir de 1º de abril de 2025. Esta é uma oportunidade única para os apreciadores de uísque e amantes do Rio de Janeiro desfrutarem de uma experiência sensorial extraordinária.
Sobre a Royal Salute
Royal Salute é um blended Scotch whisky excepcionalmente elaborado e envelhecido, começando onde outros terminam, aos 21 anos de idade. Criada em 1953 para marcar a coroação da Rainha Elizabeth II e a salva de 21 tiros que a homenageou, a marca é rica em tradição e orgulhosa de seu legado real, enquanto se mantém firmemente engajada no mundo moderno. A Royal Salute combina tradicionalismo e modernidade com novas e inovadoras expressões que permanecem fiéis à sua herança. Como marca, celebra a criatividade através de parcerias encantadoras com uma seleção diversificada de criativos no universo do luxo, desde artistas até designers de moda, convidando novos públicos para o fascinante mundo da Royal Salute. Saiba mais em www.royalsalute.com.
Sobre a Pernod Ricard
A Pernod Ricard é a segunda maior produtora de vinhos e destilados do mundo. O grupo, que possui 16 das 100 maiores marcas de destilados do mundo (Wine Mag), ostenta um dos portfólios mais prestigiados e abrangentes da indústria, com mais de 240 marcas distribuídas em mais de 160 mercados. Entre as marcas do portfólio estão Absolut Vodka, Ballantine’s, Chivas Regal, Beefeater Gin, Ricard Pastis, Royal Salute, The Glenlivet, Jameson Irish, Martell, Havana Club, Malibu, Mumm, Perrier-Jouët, Passport, entre outros.
A estratégia da Pernod Ricard foca no crescimento sustentável e de longo prazo, mantendo-se fiel aos seus valores centrais: espírito empreendedor, confiança mútua e ética. A organização descentralizada do grupo empodera seus 18.500 funcionários a serem embaixadores locais de sua visão de “Créateurs de Convivialité” (Criadores de Convivência). A Pernod Ricard é reconhecida como participante LEAD do Pacto Global da ONU e está listada na Euronext (Ticker: RI; Código ISIN: FR0000120693), fazendo parte dos índices CAC 40 e Eurostoxx 50.
(Com Laura Rocha/Agência Messs)
A infância é a fase onde a criança observa, adquire e absorve todas as características do seu meio, crescendo de forma espontânea através dessas experiências dentro de seu período de maior criatividade e desenvolvimento da mente. Essa é a base da revolução educacional proposta pelo método desenvolvido por Maria Montessori. Com uma nova apresentação por Daniele Novara – renomado pedagogo italiano que está entre os maiores especialistas na obra e nos conceitos de Montessori –, os textos da pedagoga se consagram como clássicos do pensamento pedagógico e chegam às lojas em nova edição pela Editora Planeta. A mente da criança é uma obra capaz de se comunicar com os pais e educadores de todos os tempos.
Introduzindo dinâmicas que orientam a aprendizagem da criança desde os primeiros anos de vida, Montessori não só permite aos leitores e às leitoras compreender mais profundamente as fases do desenvolvimento físico e psicológico da infância, como também oferece um vislumbre esclarecedor sobre a forma como a educação pode se relacionar com as crianças. Porque, como explica Daniele Novara: “Maria Montessori defende a ciência que hoje, em sua concretude, pode revelar-se o ovo de Colombo para enfrentar e resolver os problemas que uma sociedade cada vez mais complexa nos impõe”.
FICHA TÉCNICA
Título: A mente da criança
Autora: Maria Montessori
Organização: Daniele Novara
Tradução: Marcos Araújo
ISBN: 978-85-422-3195-3
Páginas: 304 p.
Preço livro físico: R$79,90
Editora Planeta.
Sobre a autora
Maria Montessori foi uma educadora, médica e pedagoga italiana. Conhecida por criar o método de ensino que hoje é difundido e adotado mundialmente. Destacando a importância de respeitar a liberdade, atividades e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças, é reconhecida como uma das maiores referências em educação infantil.
Sobre o organizador
Daniele Novara é pedagogo, consultor e formador. Desde 1989, é diretor do Centro Psicopedagógico para a Paz e gestão de conflitos de Piacenza (Itália). Especialista em processos de aprendizagem em situações de conflito, criou Brigar bem – método socrático para gerenciar as brigas infantis – entre outras ferramentas didáticas, exposições e espetáculos interativos para crianças e jovens, destinadas a promover a aprendizagem de conflitos. Dirige o trimestral Conflitti, revista italiana de pesquisa e formação psicopedagógica. Professor da Especialização em Formação Intercultural na Universidade Católica de Milão. Autor de inúmeros livros, publicou com a Erickson Brigar para crescer. Propostas para a primeira infância (2012) e Brigar com método. Gerenciar as brigas de crianças na escola (com C. Di Chio, 2013).
Sobre a editora
Fundado há 75 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.
(Fonte: Editora Planeta)