Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Inscreva seu e-mail e participe de nossa Newsletter para receber todas as novidades

Coral Paulistano celebra 85 anos com homenagem aos regentes que passaram pelo grupo

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: Rafael Salvador.

Para a sua primeira apresentação no ano em que comemora 85 anos de história, o Coral Paulistano escolheu um repertório que homenageia todas as regentes e os regentes que passaram pelo corpo artístico ligado ao Theatro Municipal de São Paulo. A lista é extensa, com nomes como Camargo Guarnieri, Fructuoso Vianna, Miguel Arqueróns, Tullio Colacioppo, Abel Rocha, Zwinglio Faustini, Antão Fernandes, Samuel Kerr, Henrique Gregori, Roberto Casemiro, Mara Campos, Tiago Pinheiro, Bruno Greco Facio, Martinho Lutero Galati e Naomi Munakata.

Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, o concerto desta quarta-feira (10/2), às 18h, será aberto ao público. Os ingressos custam R$20,00 e R$10,00 (meia), mas quem estiver em casa também pode acompanhar ao vivo, de graça, pelo canal do Theatro Municipal no YouTube: www.youtube.com/theatromunicipalsp. E o que é melhor, o conteúdo fica disponível on demand para acesso posterior a qualquer hora e sem necessidade de cadastro.

A regente Maíra Ferreira.

Para homenagear alguns dos mais destacados músicos de nosso país que estiveram à frente do coral formado em 1936 por iniciativa de Mário de Andrade, à época com a proposta de trazer a música brasileira para a programação do Theatro Municipal, a batuta estará com Maíra Ferreira, atual regente titular interina. O espetáculo terá direção cênica de João Malatian, iluminação de Mirella Brandi e participação dos músicos Renato Figueiredo (piano), Pelé Nascimento e Michael Yuri (percussão) e do ator Adriano Tunes.

No repertório, obras de Villa-Lobos (Xangô), Camargo Guarnieri (Vamos Aloanda), Gilberto Mendes (Inspiração e Moteto em Ré menor), Antonio Ribeiro (Momento e Oficina Irritada) e Osvaldo Lacerda (Ofulú Lorêrê). Completam o programa as peças Belo, belo de Ronaldo Miranda, Cinco canções de amor: Flora de Aylton Escobar, Mantiqueira e Cunhataiporã, de Nelson Ayres e Geraldo Espíndola e arranjos de Vicente Ribeiro e Samuel Kerr, respectivamente.

Os concertos presenciais no Theatro Municipal de São Paulo seguem todos os protocolos de segurança e prevenção à propagação do Coronavírus (Covid-19) e as orientações do Plano São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Paulo para retomada consciente das atividades. Ao público espectador presente na Sala de Espetáculos, é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador, disponível no site.

Programa

Coral Paulistano 85 anos

Concerto presencial aberto ao público e transmitido ao vivo pela internet: www.youtube.com/theatromunicipalsp

10 de fevereiro, quarta-feira, 18h

Coral Paulistano

Renato Figueiredo, piano

Pelé Nascimento e Michael Yuri, percussão

João Malatian, direção cênica

Adriano Tunes, ator

Mirella Brandi, iluminação

Maíra Ferreira, regência

HEITOR VILLA-LOBOS

Xangô (4’)

GILBERTO MENDES

Inspiração (1’)

ANTONIO RIBEIRO

Momento (4’)

RONALDO MIRANDA

Belo, belo (4’)

NELSON AYRES

Mantiqueira (arranjo de Vicente Ribeiro) (4’)

CAMARGO GUARNIERI

Vamos Aloanda (2’)

ANTONIO RIBEIRO

Oficina Irritada (6’)

AYLTON ESCOBAR

Cinco canções de amor: Flora (7’)

GERALDO ESPÍNDOLA

Cunhataiporã (arranjo de Samuel Kerr) (4’)

GILBERTO MENDES

Moteto em Ré menor (4’)

OSVALDO LACERDA

Ofulú Lorêrê (2’)

Serviço:

Data: 10 de fevereiro de 2021, quarta-feira, 18h

Local: Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé – São Paulo/SP – próximo à estação do metrô Anhangabaú

Duração dos concertos: 60 minutos, aproximadamente

Classificação etária: Livre

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Atenção: não será permitida a entrada de público após o início do espetáculo.

Bilheteria: em função da pandemia de Covid-19, a bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo está fechada por tempo indeterminado. A venda de ingressos está sendo feita exclusivamente pelo site do Theatro Municipal de São Paulo: theatromunicipal.org.br.

Transmissões ao vivo e concertos gravados: as transmissões ao vivo e os concertos gravados poderão ser vistos gratuitamente pelo canal de YouTube do Theatro Municipal de São Paulo: www.youtube.com/theatromunicipalsp.

Manual do Espectador e Informações sobre os protocolos sanitários do Complexo Theatro Municipal: consulte os protocolos de segurança do Theatro Municipal no site.

Mostra Nacional de Teatro NaLona abre inscrições para edição 2021

Hortolândia, por Kleber Patricio

Mais de 240 espetáculos já foram apresentados nas cinco edições anteriores da Mostra NaLona. (Foto: Divulgação)

A 6ª Mostra Nacional de Teatro NaLona está com inscrições abertas até o dia 14 de fevereiro. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site da mostra. Até o momento, mais de 200 espetáculos nacionais e internacionais já foram inscritos na seleção.

Neste ano, o evento conta com três modalidades: presencial, live (ao vivo pela internet) e gravado. Segundo a City Web e Casa de Joana, organizadora da Mostra, já foram inscritos espetáculos de grupos de 20 estados do país, além do Uruguai e Itália.

As apresentações ocorrerão de 12 a 27 de março. Serão ao menos 36 espetáculos, sendo 24 selecionados por meio de edital. As apresentações presenciais serão em Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), com público restrito a 30% da capacidade, mantido o distanciamento e regras do Plano São Paulo de combate à Covid-19.

Para as apresentações pela internet, será passado um chapéu virtual, um link para que o público possa colaborar com o cachê e manutenção dos grupos e coletivos teatrais.

A Mostra | A Mostra NaLona reúne em suas edições grupos do Brasil e exterior que apresentam um panorama do que se produz no universo das artes cênicas. Com trocas de experiências, debates, cursos e espetáculos, é um festival de referência. Mais de 240 espetáculos passaram por suas cinco edições anteriores, com público de mais de 40 mil expectadores.

A mostra foi viabilizada por meio da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do projeto ProAC Expresso LAB 40/2020 – Produção de Festivais. A mostra também conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Hortolândia.

Livros: “20 em 2020” apresenta os artistas da América Latina para a próxima década

Brasil, por Kleber Patricio

Fotos: Guilherme Sorbello.

Para dar conta de responder a complexa questão acerca de quem são os artistas que irão definir o horizonte artístico e cultural nesta década que se inicia, a dupla Fernando Ticoulat e João Paulo Siqueira Lopes, fundadores da Art Consulting Tool, imergiu em uma ampla pesquisa curatorial cujo resultado pode ser visto pelo público no livro inédito 20 em 2020, Os artistas da próxima década: América Latina. Com realização do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura e patrocínio do banco BTG Pactual, a publicação terá distribuição nacional a partir de fevereiro.

Com análises de 14 críticos e curadores de diversas nacionalidades e pesquisas, entre os quais o cubano Gerardo Mosquera – que assina o texto introdutório do livro –, as brasileiras Diane Lima, Júlia Rebouças e Kiki Mazzucchelli, o mexicano José Esparza Chong Cuy e o peruano Miguel A. López, o livro destaca a obra de 20 artistas latino-americanos e, mais além, de artistas que se relacionam com o continente por meio de suas pesquisas. São nomes como os colombianos Iván Argote e Gala Porras-Kim, o venezuelano Sheroanawe Hakihiiwe, os brasileiros Adriano Amaral, Dalton Paula, Jota Mombaça e Yuli Yamagata, as mexicanas Frieda Toranzo Jaeger, Pia Camil e Tania Pérez Córdova, a francesa Tabita Rezaire, os argentinos Ad Minoliti e Gabriel Chaile e a kuwaitiana Alia Farid, entre outros. “Os 20 artistas emergentes, cuidadosamente selecionados pelos editores, proclamam a escandalosa diversidade da arte contemporânea da América Latina e rechaçam qualquer tipo de exercício totalizante. (…) Os artistas aqui apresentados nos dão um panorama abrangente de tendências, poéticas, lugares, dinâmicas, risos, obsessões, sensibilidades, ações, reações, desprendimentos, ataques… Enfim, de todo o caleidoscópio da arte que consideramos latino-americana devido ao seu âmbito geográfico ou por afinidades históricas, culturais e linguísticas compartilhadas”, reflete Gerardo Mosquera na introdução do livro.

A questão fundamental e premissa da pesquisa recaiu menos sobre os artistas e mais sobre a pergunta O que é a América Latina? e se haveria nela uma unidade estética e cultural. “Qual recorte mais adequado para entender este vasto continente? (…) Será que podemos falar de uma voz artística da América Latina?”, indaga Fernando Ticoulat no texto de apresentação da publicação. “Longe de querer interpretar o outro, este livro procura sustentar dissidências, realçar a periferia e sugerir imaginários variáveis. (…) O que fica claro a partir de nossa pesquisa é a resistência oferecida pelos artistas latino-americanos, cada um com suas poéticas e sensibilidades, sem panfletagem. Resistência contra a homogeneização e comodificação de nossas almas, ritos e mitos. Resistência ao enquadramento raso de clichês antigos, contra qualquer estereotipização”, afirma.

Com textos em português, inglês e espanhol, o livro compila análises individuais sobre a produção de cada artista, além de apresentar seus currículos, imagens de obras e vistas de exposições.

Antecipando a chegada de 20 em 2020 às principais livrarias do país, no dia 26 de janeiro, às 12h, a Art Consulting Tool promove um bate-papo no Zoom entre Fernando Ticoulat e Gerardo Mosquera, mediado por João Paulo Siqueira Lopes. Juntos, eles debatem sobre a produção artística da América Latina e suas perspectivas futuras.

Lista completa de artistas: Ad Minoliti (Buenos Aires, Argentina) | Adriano Amaral (Ribeirão Preto, Brasil) | Alia Farid (Kuwait, Kuwait) | Carolina Caycedo (Londres, Reino Unido) | Dalton Paula (Goiânia, Brasil) | Frieda Toranzo Jaeger (Cidade do México, México) | Gabriel Chaile (Tucumán, Argentina) | Gala Porras-Kim (Bogotá, Colômbia) | Iván Argote (Bogotá, Colômbia) | Jill Mulleady (Montevideo, Uruguai) | Johanna Unzueta (Santiago, Chile) | Jota Mombaça (Natal, Brasil) | Katherinne Fiedler (Lima, Peru) | Naufus Ramírez-Figueiroa (Cidade da Guatemala, Guatemala) | Pia Camil (Cidade do México, México) | Reynier Leyva Novo (Havana, Cuba) | Sheroanawe Hakihiiwe (Sheroana, Venezuela) | Tabita Rezaire (Paris, França) | Tania Pérez Córdova (Cidade do México, México) | Yuli Yamagata (São Paulo, Brasil).

Lista completa de críticos e curadores: Andrei Fernández (Argentina) | Diane Lima (Brasil) | Gerardo Mosquera (Cuba) | Germano Dushá (Brasil) | José Esparza Chong Cuy (México) | Júlia Rebouças (Brasil) | Kiki Mazzucchelli (Brasil) | Mariano López Seoane (Argentina) | Miguel A. López (Peru) | Nika Chilewich (Estados Unidos) | Olga Viso (Estados Unidos) | Pilar Tompkins Rivas (Estados Unidos) | Raphael Fonseca (Brasil) | Ruth Estévez (México/Estados Unidos).

Sobre a Art Consulting Tool | Criada em 2017 e sediada em São Paulo, a Art Consulting Tool (Act.) é uma consultoria de arte que atua junto a todos os agentes do setor – colecionadores, galerias, museus, artistas e instituições. Sob o comando de João Paulo Siqueira Lopes, fundador e head de art advising, e Fernando Ticoulat, co-fundador e head de projetos, a Act. oferece consultoria a interessados em arte – com coleções recém iniciadas ou já estabelecidas –, com acompanhamento em todo o processo, desde a aquisição, logística de montagem, até o gerenciamento e catalogação das obras. Ainda atuam em todas as frentes de criação, curadoria, gestão e produção de livros, exposições e projetos financiados por leis de incentivo.

Ficha técnica

Título: 20 em 2020, Os artistas da próxima década: América Latina

Organização: Fernando Ticolaut e João Paulo Siqueira Lopes

Coordenação editorial: Art Consulting Tool

Páginas: 264

Dimensão: 23 x 31 cm [fechado]

Valor: R$200

Onde encontrar: Martins Fontes, Amazon.

Aprenda o preparo da famosa maniçoba paraense

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

Famosa na região norte do Brasil, a maniçoba é um prato de origem indígena e requer muita atenção durante seu preparo. A base do prato é a folha da maniva (mandioca brava) – extremamente tóxica, a folha precisa ser cozida por mínimo sete dias para ficar livre do ácido cianídrico (cianeto). Após os 7 dias de fervura a maniva está pronta para receber os demais ingredientes do preparo da maniçoba.

No restaurante Amazônia Soul, em São Paulo, a maniva – que já vem cozida da capital Belém – passa por mais alguns dias de cozimento. Segundo Pedro Amaral, dono do restaurante, esse processo garante mais sabor e segurança ao alimento, que é um dos mais pedidos do menu.

Receita da maniçoba paraense do Amazônia Soul 

Ingredientes:

1 kg de maniva pré cozida

300 g de carne seca

300 g de bacon

200 g de pé de porco

200 g de rabo de porco

200 g de orelha

300 g de linguiça calabresa

10 g de folhas de louro

Modo de preparo:

Primeiro dessalgue o pé, orelha e o rabo do porco e reserve. Coloque a folha da maniva para cozinhar em água por 3 horas (observação: para o preparo, compre a maniva pré cozida por 7 dias, que é livre de toxinas). Após esse período, adicione a carne seca, carnes de porco, louro, bacon e a calabresa e deixe cozinhar por aproximadamente 2 horas ou até que as carnes estejam bem cozidas. Ao final do preparo, sirva a maniçoba com arroz branco.

Confira o cardápio e os produtos do empório do restaurante pelo link  https://www.goomer.app/amazoniasoulsp/menu.

Amazônia Soul | Com cardápio fixo, o restaurante faz entregas para até 7 km ou retirada no local. Entre as sugestões estão Isca de Dourada (R$32,90), Costela de Tambaqui (R$57,90), Pirarucu de casaca (R$63,90), Tacacá em versão grande (R$31,90) e açaí paraense orgânico e 100% puro (R$28,90 – 500 ml). Pedidos pelo telefone (11) 5083-4046/Instagram @amazoniasoulsp. Retirada: Rua Áurea, 361, Vila Mariana – São Paulo/SP. Atendimento ao público: Ter a Sáb: 12h às 20h. Dom: 12h às 18h. De terça a sexta, atendimento de mesa e delivery. Sábado e domingo, somente delivery e retirada.

Alimentação escolar pode ter papel protetor contra doenças crônicas, mostra estudo

Brasil, por Kleber Patricio

Foto: Louis Hansel/Unsplash.

Pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) demonstraram que nem sempre comer fora de casa produz efeitos maléficos à saúde. Dados de estudo publicado na edição de janeiro de 2021 da revista Cadernos de Saúde Pública mostram que adolescentes que consomem alimentos fora de casa apresentam menos propensão a desenvolver hiperglicemia e hipertensão arterial comparados a jovens que fazem as refeições em casa. Uma explicação está no fato da maioria dessas refeições serem feitas na escola, sobretudo pelos alunos da rede pública de ensino.

Para investigar a relação entre o consumo de alimentos fora de casa e a propensão de adolescentes a desenvolver doenças crônicas, os pesquisadores utilizaram dados do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), feito em 2013 e 2014. O ERICA foi conduzido com 36.956 jovens de 12 a 17 anos, que estudavam em escolas públicas e privadas de municípios com mais de 100 mil habitantes, de todas as regiões brasileiras. Na ocasião, os jovens foram pesados e tiveram a estatura medida para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Eles também tiveram a pressão arterial aferida e realizaram exames de sangue. Responderam, ainda, um recordatório alimentar sobre o que haviam consumido nas últimas 24 horas e onde haviam feito essas refeições.

O consumo de alimentos fora de casa foi citado por 53,2% dos adolescentes, sendo maior entre aqueles que estudavam em escolas privadas (62,5%). No entanto, considerando apenas a alimentação realizada na escola, a frequência do consumo foi três vezes maior entre os estudantes da rede pública (61,7%) na comparação com os da rede privada (21,4%).

Biomarcadores e importância da merenda | Na análise geral, os pesquisadores encontraram uma relação inversa entre consumo de alimentos fora de casa e a ocorrência de hiperglicemia, que é a alta taxa de glicose no sangue, em ambos os sexos. Não houve associação entre consumo de alimentos fora de casa com excesso de peso e outros biomarcadores para doenças crônicas, como taxas de hemoglobina glicada, triglicerídeos e colesterol total.

Já as análises estratificadas por sexo e rede de ensino mostraram que os meninos que estudavam em escolas públicas e que consumiam alimentos fora de casa apresentaram menor probabilidade de ter altas doses de insulina e glicose no sangue do que aqueles que faziam as refeições somente em casa. Entre as meninas de escolas públicas, aquelas que se alimentavam fora de casa também tiveram menor chance de apresentar hipertensão arterial e hiperglicemia.

Sobre a ingestão média calórica e de açúcar de adição, esta foi maior nos adolescentes que consomem alimentos fora de casa, assim como o consumo de sanduíches, sobremesas e refrigerantes. Mas, ao mesmo tempo, os adolescentes que se alimentam fora de casa também apresentaram maior ingestão de frutas, fibras, verduras e feijão. Esses achados foram observados somente nos estudantes da rede pública de ensino. “O papel protetor da alimentação fora de casa em indicadores bioquímicos nos adolescentes pode ser em função de um maior consumo da merenda escolar”, diz Suelyne Rodrigues de Morais, principal autora do artigo. “O estudo enfatiza a importância da qualidade da alimentação na escola e a sua influência na dieta dos adolescentes, já que a oferta de alimentos saudáveis, como frutas e legumes, pode propiciar um melhor consumo desse grupo alimentar pelos estudantes”, completa Morais. Ela é a autora da dissertação de mestrado que originou o artigo, defendida em 2019 na UECE e que teve financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo ela, os achados sobre maior prevalência de hipertensão e hiperglicemia em adolescentes que não consumiram alimentos fora de casa e sobre excesso de peso nos dois grupos também são dados importantes. “Eles permitem ampliar o olhar para o tipo de alimentação que vem sendo realizada por esse grupo populacional também em casa”.

Morais explica que esse foi o primeiro trabalho de base escolar no Brasil com grande representatividade, que avaliou o consumo alimentar efetivo desses adolescentes juntamente com exames bioquímicos. “Tendo em vista a relevância desses resultados, será dada continuidade à pesquisa, refinando os dados em análises futuras, com o intuito de elaborar trabalhos de intervenção que melhorem a merenda escolar e favoreçam escolhas alimentares mais saudáveis para os adolescentes”, planeja.

(Fonte: Agência Bori)