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Música instrumental, teatro e dança na programação da semana do #EmCasaComSESC

São Paulo, por Kleber Patricio

Suzan Damasceno apresenta “A Obscena Senhora D”, de Hilda Hilst,  na quarta-feira (7). Foto: Ary Brandi.

O #EmCasaComSESC segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e de dança e espetáculos para crianças e famílias. As transmissões permanecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram SESC Ao Vivo e no YouTube SESC São Paulo, exceto a apresentação para crianças, no sábado, que ocorre às 15h.

Terça-feira é dia de música instrumental no Música #EmCasaComSesc, que nesta semana, em (6/4), recebe o show de Amaro Freitas. Direto de Recife, o pianista, compositor e arranjador mostra sua proposta artística de cruzar elementos da cultura popular afro-brasileira com o jazz. O repertório é formado por releituras de temas clássicos – como Footprints (Wayne Shorter), Pannonica (Thelonious Monk) e In a Sentimental Mood (Duke Ellington) –, por obras de outros artistas – a exemplo de Lamento Sertanejo (Dominguinhos) –, além de peças autorais, como o baião Dona Eni. No decorrer do show, o artista vai interagir com o público respondendo alguns comentários enviados no chat do Youtube. Classificação indicativa: Livre.

O pianista, compositor e arranjador Amaro Freitas. Foto: Helder Tavares.

Na quarta-feira (7/4), dia do Teatro Em Casa Com SESC, a atriz Suzan Damasceno apresenta direto de São Paulo o monólogo A Obscena Senhora D, baseado na obra de Hilda Hilst (1930-2004). Concebida e dirigida por Suzan e com direção geral de Donizeti Mazonas e Rosi Campos, a montagem conta a história de Hille, apelidada pelo marido Ehud de Senhora D (D de derrelição). Aos sessenta anos de idade, ela decide viver num vão de escada, onde se entrega a uma busca incessante pelo sentido das coisas. Em seu espaço diminuto, a Senhora D revive momentos da relação com o marido, recentemente falecido, busca a compreensão do sagrado e chafurda os limites da sanidade ao confrontar-se com a velhice, o abandono, a ruína, o absurdo contido na sucessão dos dias e a própria morte. Após a exibição, acontece um bate-papo com Suzan mediado pela atriz Fernanda Gonçalves. Classificação indicativa: 16 anos.

Quinta-feira (8/4), dentro da programação do Dança #EmCasaComSesc, o diretor e bailarino Ivan Bernardelli, da Cia Dual, apresenta o solo Tropeiro. Baseado nas danças desenvolvidas no tropeirismo – cultura de cavaleiros que conduziam tropas de bois, cavalos e mulas pelos extensos territórios do Brasil e da bacia do Rio da Prata –, o espetáculo visita as memórias dos corpos nômades que, após longas jornadas, em suas pausas, dançavam. Propõe olhar um momento solitário de descanso em que o peão tropeiro dança, à luz do fogo, desafiando a si mesmo. A trilha sonora do espetáculo, baseada nas melodias das modas de viola e nos acentos rítmicos do catira, foi criada pelo compositor e violeiro Domingos de Salvi. Após a exibição, acontece um bate-papo com Ivan Bernardelli e Sônia Nanci Paes e Álvaro Augusto Antunes de Assis, integrantes do Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo.

Agenda de 6 de março a 8 de abril:

6/4, terça-feira, 19h

Música #EmCasaComSESC

Amaro Freitas

Classificação indicativa: Livre

7/4, quarta-feira, 19h

Teatro #EmCasaComSESC

Suzan Damasceno em A Obscena Senhora D

Classificação indicativa: 16 anos

8/4, quinta-feira, 19h

Dança #EmCasaComSESC

Ivan Bernardelli em Tropeiro

Classificação indicativa: 14 anos

#EmCasaComSESC EM 2020 | A série #EmCasaComSESC teve início em abril de 2020, com um conjunto de transmissões ao vivo das linguagens de Música, Teatro, Dança, Crianças e Esporte – que somaram 13,5 milhões de visualizações, até dezembro do ano passado, no total de 434 espetáculos. Para conferir ou revisitar o acervo completo disponível, acesse youtube.com/sescsp.

‘Diversão em Cena’ apresenta “O Mágico de Oz” domingo (11) no YouTube

Brasil, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Guto Muniz.

O Mágico de Oz será encenado no Diversão em Cena ArcelorMittal no dia 11 de abril (domingo), a partir das 16h. Produzido pela companhia Cyntilante Produções, o espetáculo será transmitido ao vivo pelo canal no Youtube da Fundação ArcelorMittal e página no Facebook do Diversão em Cena.

A narrativa conta a história da personagem Dorothy, que, após um tornado no Kansas, vai parar na fantástica Oz. No entanto, a menina quer retornar para sua casa e precisa encontrar um mágico para realizar seu desejo. Em sua jornada, Dorothy viverá uma aventura inesquecível junto a seus novos amigos: Espantalho, Homem de Lata e Leão que viajam pelo caminho de tijolos amarelos. Com muita música e interatividade do público, o espetáculo apresentará a clássica aventura de uma maneira divertida e inovadora e que agradará pais e filhos. A Cyntilante Produções é uma premiada companhia teatral em Belo Horizonte que investe na difusão do teatro musical, especialmente para a infância e a juventude.

Considerado o maior programa de formação de público para teatro infantil no Brasil, o Diversão em Cena ArcelorMittal é viabilizado por meio das Leis de Incentivo à Cultura Federal e Estaduais (São Paulo e Minas Gerais). Ao longo de mais de uma década, cerca de 500 mil pessoas já conferiram aos mais de 1,3 mil espetáculos apresentados.

Em decorrência da pandemia, o programa continuará a adotar o modo remoto para apresentação das atrações de maneira segura. Elas seguem todos os protocolos sanitários preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ficha Técnica

Texto: L. Frank Baum

Adaptação, Direção e Iluminação: Fernando Bustamante

Elenco: Raíssa Alves, Alex Alves, Tiago Colombini, Rogério Hasten, Raquel Carneiro, Maria Tereza Costa e Luísa Pacheco

Stand-by: Tiago Colombini

Cenário: Cynthia Bustamante

Figurino: Ricca Costumes.

Serviço | Diversão Em Cena ArcelorMittal

O Mágico de Oz

Data: 11 de abril – domingo

Horário: 16h

Indicação etária: A partir de 2 anos.

Berggren lança cerveja que leva polpa natural de amora

Nova Odessa, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

Rica em vitamina C e vitamina A, e com propriedades antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante, além de minerais e ferro, a amora é uma fruta tropical encontrada na Ásia, África e América. Utilizada em diversas receitas que vão desde sorvetes de frutas vermelhas até bolo, ela também pode ser uma ótima opção para quem quer se refrescar no calor com uma cerveja bem gelada que a leva em sua composição. Pensando nisso, a Berggren acaba de lançar a Sour Amora, uma cerveja que leva em sua receita uma carga generosa da polpa natural da fruta.

A Berggren Sour Amora possui uma cor roxa intensa e é levemente turva – uma característica do estilo –, além do corpo leve, acidez lática presente e espuma branca. É uma bebida leve, saborosa, aromática e ideal para os dias quentes. O preço sugerido da garrafa de 355 ml é de R$15. O copo mais indicado para apreciar uma Catharina Sour é o flûte, que também é utilizado para espumantes. A acidez presente nas cervejas Sour é capaz de limpar o paladar, então elas harmonizam com peixes, comidas mais gordurosas e frutos do mar.

A cerveja é uma Catharina Sour, primeiro estilo de cerveja brasileiro que foi aceito pelo BJCP (Beer Judge Certification Program), organização de certificação mundial para juízes de cerveja e bebidas fermentadas. Como o próprio nome já diz, o estilo foi criado por cervejarias de Santa Catarina em 2016, após um workshop com cervejarias locais. Porém, o estilo só foi reconhecido pelo BJCP em 2018.

Sobre a Berggren | A Berggren é uma cervejaria que foi oficialmente inaugurada em novembro de 2015. Quem está à frente dos trabalhos é o diretor geral Lucas Berggren. A empresa teve seu projeto iniciado entre 2008/2009, quando a família Berggren começou a estudar o funcionamento dos equipamentos para a montagem da fábrica e, entre 2013/2014, a família, que tem atuação na indústria têxtil, ganhou um fôlego financeiro e deu retomada definitiva ao projeto. Produzindo cervejas de estilo clássico e outras inspiradas na Escola Americana, a Berggren Bier conta com uma fábrica piloto (com laboratório e estrutura de envase) para testar as cervejas – algo presente em poucas cervejarias do país.

Ramadan, mês sagrado dos muçulmanos que começa no dia 13, será marcado por distribuição de alimentos

São Paulo, por Kleber Patricio

Imagem de Pexels por Pixabay.

Entre os dias 13 de abril e 12 de maio, os quase 2 bilhões de muçulmanos que existem no mundo celebrarão o Ramadan. Este período sagrado recorda o mês no qual o Alcorão, livro sagrado da religião islâmica, foi revelado ao profeta Muhammad. Durante o Ramadan, os praticantes da fé islâmica devem redobrar as orações e práticas de caridade e este apelo nunca foi tão forte: pelo segundo ano consecutivo, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), está se mobilizando por meio do projeto Islam contra a fome.

“Ano passado, mobilizamos parceiros e conseguimos doar 150 toneladas de alimentos a pessoas carentes”, lembra o vice-presidente da entidade, Ali Zoghbi. “A distribuição de cestas básicas e carne aconteceu em vários estados brasileiros com a ajuda das mesquitas, associações islâmicas e entidades sociais. Foram beneficiadas milhares de famílias – independentemente de religião –, refugiados e indígenas”.

Consciente de que a situação atual é ainda mais delicada do que a do ano passado, a Fambras tem como meta doar a mesma quantidade ofertada em 2020. “Com união e fé, somos capazes de enfrentar qualquer situação”, finaliza Zoghbi.

Entendendo o Ramadan

– Durante o mês do Ramadan, é recomendado que o muçulmano faça jejum. Quando nasce o sol, se inicia o jejum de água e comida. O pôr-do-sol marca o momento no qual é permitido voltar a alimentar-se, um ritual iniciado, geralmente, com o degustar de tâmaras. Pessoas que estão em viagem, mulheres grávidas, mães que estão amamentando, crianças, idosos e pessoas doentes – com a Covid-19 ou qualquer outra doença – não devem fazê-lo.

– Normalmente, durante o Ramadan, as famílias se reúnem nas mesquitas para fazer a ‘quebra do jejum’. Mas como as mesquitas estão fechadas, a recomendação é que orações sejam feitas em casa com a família.

– Ações de caridade devem ser intensificadas durante o Ramadan. E, em função da pandemia, esta prática merece ainda mais atenção.

– O Ramadan também tem por objetivo a transformação pessoal a partir de reflexões. “O distanciamento social pode nos ajudar a ter mais clareza para rever e reavaliar hábitos, repensar caminhos; a nos arrepender por atitudes prejudiciais a nós mesmos e ao próximo e a pedir perdão para os pecados. É a purificação para que uma nova etapa de vida se inicie – e que possamos viver de forma mais plena e feliz”, diz Ali Zoghbi.

Sobre a Fambras e Fambras Halal | A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – Fambras, foi criada há 40 anos. Atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático. Dentro destas esferas, desenvolve projetos que contemplam a divulgação do Islam e ações educacionais, culturais e assistenciais – tanto em benefício dos muçulmanos como das comunidades carentes do Brasil. Outras preocupações da Fambras são ajudar a manter vivas as práticas do Islam e combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.

O trabalho da Federação conta com o reconhecimento de renomadas instituições nacionais e internacionais. O apoio da Fambras Halal – a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979 – tem sido determinante para a concretização e ampliação dos projetos a cada ano. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para países árabes.

Delirec: conheça a rede social dos amantes da gastronomia

Brasil, por Kleber Patricio

A pandemia trouxe inúmeras mudanças, mas também ajudou a revelar prazeres e talentos, como (re) descobrir a paixão por cozinhar. De acordo com uma pesquisa da Hypeness com a MindMiners*, 42% dos entrevistados passaram a cozinhar mais durante a pandemia, além de sentir mais interesse por assuntos ligados à culinária. De olho nessa tendência, até por fazerem parte dessa estatística, um grupo de empreendedores experientes criou um app para ser a rede social dos amantes da gastronomia: o DeliRec.

Em um único aplicativo, gratuitamente, qualquer pessoa poderá inserir e armazenar receitas próprias, com descrição do passo a passo, fotos e vídeos; compartilhar suas criações gastronômicas com quem quiser nas redes sociais e ainda seguir amigos e chefs, organizando em sua timeline suas receitas favoritas. Já para ajudar na transformação digital do segmento gastronômico e ainda ser uma fonte adicional de renda para profissionais, o DeliRec terá um time de Super Chefs para compartilharem dicas especiais e receitas exclusivas por meio de assinaturas com preços bem acessíveis: o plano mensal custará R$4,90, o semestral será R$16,90 e o plano anual será apenas R$22,90 (são mais de 40 novas receitas e 20 dicas mensais).

A ideia de criar o aplicativo surgiu no início da pandemia como uma brincadeira entre amigos que já trabalham juntos há mais de 15 anos. Apaixonados por comida e inovação, resolveram criar o app para testar uma nova tecnologia e, à medida que as ideias de melhoria foram surgindo, descobriram que havia potencial para desenvolver um app que permitisse organizar em um só lugar receitas próprias, dos amigos, dos chef favoritos, em fotos ou vídeos e explicando o modo de fazer de cada uma delas. “O Tinder revolucionou o dating ao se tornar o epicentro da azaração. Queremos que o DeliRec seja o ponto de encontro das receitas dos que amam comer e cozinhar e de quem vive da gastronomia, misturando os chefs e cozinheiros amadores”, explica Claudio Gandelman, CEO do DeliRec,  que foi presidente do Match.com na América Latina por cinco anos e que na última década atua como empreendedor serial.

O DeliRec recebeu investimento seed de R$6,5 milhões da Astella Investimentos, uma das mais prestigiadas casas de investimento no setor de venture capital no Brasil. O aporte será usado para o lançamento do produto no Brasil e nos Estados Unidos, ainda em 2021. “Estamos muito animados com o projeto da DeliRec. O objetivo da Astella é aportar o seu conhecimento na construção de novos produtos, nossa expertise na construção de estratégias de go-to-market de produtos digitais e apostamos que o DeliRec está iniciando a construção de uma empresa global a partir do Brasil”, diz Edson Rigonatti, sócio e fundador da Astella Investimentos.

Disponível para sistemas Android e iOS, o DeliRec será lançado com um time de 12 Super Chefs incluindo grandes estrelas da gastronomia brasileira, como Pedro de Artagão, Manu Biar, Bruno Gandelman, Leo Santos, Téia Lofrano, Ruan Felix, Márcia Areias, Luísa Colombi, Jefferson Rueda e Janaína Rueda. “Os Super Chefs irão disponibilizar novas receitas todas as semanas. E a cada 15 dias irão compartilhar dicas especiais que só quem vive por trás das panelas conhece e domina”, explica Bruno Paes, presidente do DeliRec para a América Latina.

Serão 13 categorias de receitas no lançamento, passando por carnes e aves, até receitas veganas e low carb. A expectativa do DeliRec é ter entre 300 mil e 400 mil receitas em dois anos.

Do Brasil para o mundo| Segundo dados da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, a indústria de alimentação no Brasil é da ordem de 100 bilhões de dólares – um dos maiores mercados consumidores em termos de PIB, ainda que o setor de serviços tenha sido um dos mais afetados pela pandemia. E, nos Estados Unidos, esse mercado chega a 1 trilhão de dólares.

De olho nesse potencial e na oportunidade de conectar essa indústria gigantesca com quem realmente está por trás das panelas, os fundadores do DeliRec planejam fechar o primeiro ano com mais de 20 mil receitas disponíveis para todos os usuários, além de expandir a operação internacionalmente ainda em 2021.

Seu modelo de negócios se baseia na passion economy, tendência que ganhou força na pandemia com um número cada vez maior de pessoas transformando talentos, habilidades e paixões em pequenos empreendimentos ou fonte de receita extra. A versão evoluída desse conceito é a plataforma que o DeliRec oferece ao mercado: acessível a todos, não apenas a profissionais, valoriza os talentos individuais, facilita a integração virtual e ainda abre as portas para novas formas de trabalho. “Nossa meta é operar em 10 idiomas em 6 anos; dessa forma, cobriremos 4 bilhões de possíveis usuários e com presença em mais de 100 países. Começamos com sede no Brasil, em português e em dois anos teremos também o app em inglês (sede nos Estados Unidos), espanhol (sede Espanha), francês (sede França) e alemão (sede Alemanha)”, prevê Gandelman.

Para baixar o app acesse: http://www.delirec.com/

Acompanhe as redes sociais do DeliRec para saber das novidades:

https://www.instagram.com/delirec.br/.

* Pesquisa Hypeness e MindMiners, setembro 2020
** The Passion Economy and the Future of Work.