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Theatro Municipal celebra aniversário de São Paulo com concerto

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Sylvia Masini/Divulgação.

O concerto que inaugura temporada 2025 é uma celebração do aniversário da capital paulista, que completa 471 anos. A Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de Roberto Minczuk, apresenta Viva São Paulo nos dias 24, sexta-feira, às 20h, e 25, sábado, às 17h, na Sala de Espetáculos. Os ingressos custam de R$11 a R$70, a classificação é livre e a duração de aproximadamente 71 minutos, sem intervalo.

Neste programa, serão interpretados compositores canônicos do repertório a autores da música popular identificados com a cidade. Um trecho do Bolero, mais conhecida obra de Ravel, abre o concerto. De Chiquinha Gonzaga, mulher pioneira e desbravadora na música, nos costumes e na política, será apresentada a popularíssima marchinha Ó abre alas, escrita em 1899, que se tornou um clássico do carnaval e da música brasileira.

Outro destaque vem da presença de Heitor Villa-Lobos e sua união entre Bach e Brasil, expressa em suas Bachianas brasileiras. Além disso, um brasileiro que conquistou o mundo com sua obra e que estará presente no repertório é o campineiro Carlos Gomes com Lo Schiavo. No segmento de música popular feita por paulistanos estão dois grandes representantes: Rita Lee e Adoniran Barbosa.

Mais informações no link.

SERVIÇO:

Concerto Viva São Paulo

Theatro Municipal

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL 

24/1/2025, 20h

25/1/2025, 17h

Roberto Minczuk, regência

Programa

CARLOS GOMES

Alvorada, da ópera Lo Schiavo (9′)

HEITOR VILLA-LOBOS

Bachianas Brasileiras nº 2

IV. O Trenzinho do Caipira (5′)

Editor: Casa Ricordi srl, Milano

Representada por: Melos Ediciones Musicales S.A., Buenos Aires

RITA LEE / RAFAEL ROCHA

Medley Rita Lee (6’20)

MAURICE RAVEL

Bolero (6′)

Editor: Editions Durand-Salabert-Eschig (Universal Music Publishing Group) Paris

Representada por: Melos Ediciones Musicales S.A., Buenos Aires

Intervalo (20’)

ARAM KHACHATURIAN

Dança do Sabre, do ballet Gayane (3′)

Editor original: Herdeiros de Khachaturian

Representante exclusivo Barry Editorial (www.barryeditorial.com.ar)

PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY

Abertura 1812 (16′)

OTTORINO RESPIGHI

Pinheiros de Roma

IV. Final: ‘Os Pinheiros da Via Ápia’ (5’)

Editor: Casa Ricordi srl, Milano

Representada por: Melos Ediciones Musicales S.A., Buenos Aires www.melos.com.ar

Duração aproximada: 70 minutos com intervalo

Classificação: livre para todos os públicos

Ingressos de R$11,00 a R$70,00 (inteira)

Sobre o Complexo Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras).

Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado. Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e Icon Awards é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

Quem apoia institucionalmente os projetos do Theatro Municipal via Lei de Incentivo à Cultura: Nubank, Bradesco, IGC Partners, Lefosse, Banco Daycoval e Grupo Splice. Pessoas físicas também fortalecem as atividades por meio de doações incentivadas.
(Com André Santa Rosa/Assessoria de imprensa Theatro Municipal)

Meio Ambiente: Como a sustentabilidade constrói felicidade

São Paulo, por Kleber Patricio

Caio Queiroz. Foto: Divulgação.

Por Caio Queiroz — O que faz uma pessoa feliz? Dinheiro no banco, carrão, casa própria, saúde ou família? Esse ponto de vista depende da visão e percepção de cada um. Mas, e quando essa análise envolve a felicidade de um país? Quais são as variáveis que pesam para medir esse sentimento? Crescimento econômico, apoio social, expectativa de vida saudável, liberdade, meio ambiente? De acordo com o Relatório Mundial da Felicidade, divulgado pela ONU, que traz um panorama sobre os países mais felizes do planeta, o Brasil ocupa a 44ª posição. Isso mostra que sua abordagem em relação à qualidade de vida e bem-estar tem se mantido eficaz.

O brasileiro é visto como um povo feliz, mas ainda há muito a resolver para que essa felicidade seja duradoura. Para isso, a sustentabilidade pode ser uma base sólida para alcançar um nível mais elevado de bem-estar e felicidade. Você deve estar se perguntando como ela pode trazer felicidade. Te explico levando em conta minha experiência de 26 anos lidando com sustentabilidade: se você vive em uma região na qual tem acesso à água potável, esgoto, a cidade ou o bairro onde mora vivem limpos e organizados, com uma coleta de lixo bem executada, reciclagem de resíduos contribuindo para a preservação do meio ambiente, entre outros fatores, a sensação de bem-estar aumenta e traz felicidade. No cenário contrário, se a região for poluída, mal cuidada e não oferecer uma boa infraestrutura, o estresse aumenta, contribuindo para a insatisfação e infelicidade no viver.

Nos últimos tempos, tenho acompanhado a força da sustentabilidade como indutor da felicidade em um trabalho intenso feito no arquipélago de Fernando de Noronha, com a implementação de várias ações sustentáveis que ajudam a melhorar a qualidade de vida da população. A região vive do turismo e, para que o atendimento seja muito bem executado, as pessoas que trabalham nele e habitam na região precisam estar felizes.

O Brasil é enorme, com muitas regiões com características diferentes, mas com demandas muito parecidas em relação à adoção de ações sustentáveis que podem elevar a felicidade. Quero mostrar na prática que a correlação entre essas duas premissas realmente surte efeitos positivos. Estou de malas prontas para ir conhecer in loco a aplicação do Índice Bruto de Felicidade no Butão e trazer essa metodologia para o Brasil.

O desafio será imenso, pois minha intenção é justamente fazer a integração entre essa metodologia com uma plataforma de sustentabilidade e implementar passo a passo em Fernando de Noronha. A região pode ser considerada uma ‘mini-Brasil’, com os mesmos problemas que várias cidades enfrentam atualmente, por isso a escolhi como primeira parada dessa nova empreitada.

Um povo feliz vive melhor, produz melhor e cuida de seu país. Então, por que não ajudar a proporcionar felicidade? É um direito de todos.

*Caio Queiroz é CEO da Aguama Ambiental.

(Com Fernanda Ribeiro/Digitaltrix)

Le Cordon Bleu São Paulo anuncia o Diplôme de Wine & Spirits: formação de excelência no universo de vinhos e outras bebidas

São Paulo, por Kleber Patricio

O Le Cordon Bleu São Paulo está com inscrições abertas para o Diplôme de Wine & Spirits, um curso reconhecido mundialmente pela formação de alto nível. Com início previsto para 12 de março de 2025, as aulas acontecem às quartas e sextas-feiras das 19h às 22h. Este programa oferece uma abordagem completa para quem deseja aprofundar seus conhecimentos no setor.

O curso oferece uma experiência didática e imersiva, com métodos que incentivam a prática profissional e o pensamento crítico. Além de explorar o universo dos vinhos, os alunos desenvolvem competências em serviço, apresentação e avaliação de bebidas, com foco na aplicação no mercado global. Um diferencial do programa é a integração entre gastronomia e bebidas, com harmonizações feitas com pratos exclusivos elaborados pelos chefs do Le Cordon Bleu.

“O Diplôme de Wine & Spirits do Le Cordon Bleu é referência em formação na área de vinhos e bebidas, com um programa abrangente de 200 horas distribuídas em 6 módulos que unem teoria e prática. A escola, renomada mundialmente por sua expertise em harmonização de bebidas e comidas, oferece aos alunos uma experiência única, aproveitando sua tradição, infraestrutura de excelência e um corpo docente composto por sommeliers, bartenders e consultores altamente especializados. O curso aborda temas como história do vinho, viticultura, análise sensorial, harmonização e coquetelaria, explorando também destilados e outras bebidas, como cachaça, rum, cerveja, chá e café. As aulas destacam a integração entre enologia e gastronomia com degustações profissionais e técnicas práticas de serviço, reafirmando o compromisso do Le Cordon Bleu em oferecer uma educação de alto nível que une tradição e inovação”, destaca Susana Jhun, sommelière, chef de cozinha e professora do Diplôme de Wine & Spirits do Le Cordon Bleu.

As inscrições para o curso já estão abertas. Não perca a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com um curso de renome internacional. Para saber mais sobre o programa, conteúdo e inscrição, acesse o site do Instituto ou entre em contato com o Le Cordon Bleu pelo telefone: (11) 98348-0229.

Serviço:

Diplôme de Wine & Spirits

Início: 12 de março de 2025

Horário: Quartas e sextas, das 19h às 22h

Local: Le Cordon Bleu São Paulo – Rua Natingui, 862 – 1º andar – Vila Madalena, São Paulo.

Inscrições: Disponíveis pelo site ou pelo telefone: (11) 98348-0229.

Sobre Le Cordon Bleu  | Le Cordon Bleu é a principal rede global de institutos de artes culinárias e gestão de hospitalidade, com uma herança de 130 anos. A rede mantém presença global com 35 escolas em mais de 20 países, formando cerca de 20 mil alunos de mais de 100 nacionalidades diferentes todos os anos. As técnicas culinárias tradicionais francesas permanecem no coração do Le Cordon Bleu, mas seus programas acadêmicos são constantemente adaptados para incluir novas tecnologias e as inovações necessárias para atender às necessidades crescentes da indústria. Presente no Brasil desde 2018, possui unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde oferece programas de alta qualidade, como o Grand Diplôme, o Diploma de Cozinha Brasileira, o Diplôme de Wine & Spirits, Diplôme de Plant Based, entre outros.

(Com Guilherme Messina/i.anima Comunicação)

Grupo NÚCLEO TOADA celebra 18 anos com mostra de repertório, espetáculo inédito e ações que marcam protagonismo feminino

São Paulo, por Kleber Patricio

Espetáculo ‘Cor de Chumbo’. Foto: Alécio Cézar.

Os 18 anos do Núcleo Toada serão comemorados ao longo de 2025 com uma intensa programação envolvendo shows, uma vivência e peças ligadas a temáticas femininas. Tudo começa com DAQUI A POUCO, MEMÓRIA – Mostra 18 anos do Núcleo Toada, uma mostra de repertório que acontece entre os dias 22 de janeiro e 8 de fevereiro de 2025 no Teatro Studio Heleny Guariba, com sessões de quarta a sábado, às 20h e, aos domingos, às 18h. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria com 1 hora de antecedência.

Nestes dias, o público poderá ver – ou rever – as apresentações musicais Pagu do peito desabotoado, TríaDe Forrá e Sempre Nessa Toada, o amor segundo Chico Buarque; o espetáculo Pagu, anjo incorruptível e a Desmontagem Cor de Chumbo, com lançamento do álbum das canções do espetáculo. Haverá apresentações com acessibilidade em Libras e Audiodescrição durante a programação.

Show ‘Pagu, Anjo incorruptível’. Foto: Carlene Cavalcante.

Com uma pesquisa definida pelo cruzamento entre as linguagens de teatro e música desde sua criação, o grupo sentiu o desejo de olhar para a sua trajetória e refletir sobre as transformações que marcaram a sociedade ao longo desses 18 anos. “Foram muitas mudanças desde o início da nossa caminhada – quase duas décadas de história, de Brasil. E entre tantos temas que ganharam espaço, como questões de gênero, de sexualidade, questões raciais, socioeconômicas, começamos a refletir sobre o envelhecimento. Até um certo tempo atrás não se falava em etarismo e como esse tema tem afetado nossas relações”, conta Lilian de Lima, coordenadora do projeto e uma das idealizadoras do grupo.

A escritora, poetisa, diretora, tradutora, desenhista, cartunista, jornalista, militante comunista e participante do movimento modernista brasileiro Patrícia Galvão (1910–1962), é uma referência de dois trabalhos na mostra, mas em formatos artísticos diferentes. Nos dias 22 e 23 de janeiro, às 20h, Pagu do peito desabotoado vai ocupar o palco. Trata-se de um show, um sarau poético-musical que celebra a importante figura histórica brasileira que foi, que é Patrícia Galvão. O espetáculo traz trechos de sua produção textual sobre arte, política, maternidade e condição feminina.

Show ‘Pagu de peito desabotoado’. Foto: Amanda Amorim.

A peça Pagu, anjo Incorruptível é apresentada nos dias 25 de janeiro, às 20h, e 26 de janeiro, às 18h. Mesclando teatro documental e narração ficcional, a trama une fragmentos da biografia de Patrícia Galvão e a realidade de uma moradora da periferia de São Paulo – uma mãe solo, uma mulher como tantas outras. Cem anos separam essas duas Patrícias e, nesse vão de um século, surge uma pergunta: o que de fato mudou para nós, brasileiras e brasileiros?

O show TríaDe Forrá é a atração dos dias 29 e 30 de janeiro às 20h. Três artistas e suas convidadas se unem para forrar o palco de mulheridades dançantes. O repertório inclui forró e outros ritmos de compositoras brasileiras, além de canções que trazem narrativas femininas.

Sempre nessa toada, o amor segundo Chico Buarque é o show dos dias 1º de fevereiro, às 20h, e 2 de fevereiro, às 18h. Tendo como fio condutor as canções de Chico Buarque, o trabalho investiga, com delicadeza, lirismo, humor e muita música, os desafios surgidos na vida de João e Maria, um casal como tantos outros.

Show TríaDe Forrá. Foto: Alécio Cézar.

O encerramento da DAQUI A POUCO, MEMÓRIA – Mostra 18 anos do Núcleo Toada acontece no dia 08 de fevereiro, às 20h, com a Desmontagem Cor de chumbo, a peça, suas canções, ditadura e lançamento do álbum. Na ocasião, o contexto histórico, trechos e canções da peça Cor de Chumbo serão apresentados ao público, marcando o lançamento do álbum homônimo.

O repertório traz músicas autorais e apresenta o cotidiano de uma casa de shows nos anos 1970, em plena ditadura militar. A casa é gerenciada por Patrícia, uma ex-prostituta que faz performances musicais e é a atração principal da boate. Ela é amante de um general que, naquela noite, irá assistir ao show. Enquanto ensaia, acompanhada por um pianista, a artista conversa sobre o cotidiano, o medo da violência e seu relacionamento amoroso.

Vivências e espetáculo inédito

Existem mais duas ações previstas no projeto ESCRITAS URGENTES – 18 anos do Núcleo Toada, que serão realizadas ao longo de 2025. Ambas foram inspiradas no romance ‘Carta à Rainha Louca’, de Maria Valéria Rezende, que narra a história de Isabel, uma mulher aprisionada em um convento durante o Brasil colônia por criar uma comunidade de mulheres que não se encaixavam nos padrões sociais da época.

Núcleo Toada – Café Piu Piu. Foto: @b.giggier e @jaqueb.photos.

O livro se originou de uma carta real encontrada em 1982 escrita por D. Izabel Maria em 1754. No documento, ela se declara acusada e presa injustamente por ter criado nas Minas Gerais um convento clandestino que, na verdade, era um refúgio para mulheres pobres e desamparadas, chamadas de ‘sobrantes’.

Partindo dessa ideia, o grupo elaborou a Vivência Entre Mulheres, com encontros para partilha e acolhimento, aberta a mulheres de todas as faixas etárias, em especial com mais de 60 anos, público que sofre cotidianamente com procedimentos de invisibilização e exclusão. Além do espaço de troca e fortalecimento, as participantes irão desenvolver atividades de teatro, música, dança e autocuidado.

Por fim, acontece a montagem do espetáculo inédito Escritas Urgentes, uma adaptação teatral da ficção e do contexto histórico retratado por Maria Valéria Rezende, produzindo uma reflexão sobre o papel feminino em uma sociedade patriarcal – seja nos anos de 1700 seja nos dias de hoje.

Este projeto foi contemplado pela 43ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Sobre o Núcleo Toada

O grupo se formou em 2006, quando estreou o show Uma Toada para João e Maria, o amor segundo Chico Buarque. O desejo de montar espetáculos que unissem duas linguagens artísticas, a música e o teatro, moveu os integrantes a mergulharem na pesquisa e criação desse que seria o primeiro de uma trilogia de shows tendo as canções de Chico Buarque como fio condutor. Desde então, o grupo deu origem a diversos trabalhos e vem se apresentando em todo o país com um repertório teatral, musical, poético e questionador: a peça Pagu, Anjo Incorruptível, sobre Patrícia Galvão, e o show Pagu do Peito Desabotoado, que traz as canções da peça; o show da TríaDe FORRÁ, com repertório feminista e ritmos dançantes; o espetáculo Sempre nessa Toada, o amor segundo Chico Buarque, um apanhado da trilogia de shows que deu origem ao grupo; e a Desmontagem COR DE CHUMBO, a peça, suas canções, ditadura e lançamento do álbum que revisita a primeira peça teatral montada pelo Núcleo Toada.

Ficha Técnica Geral

Coordenadora geral do projeto: Lilian de Lima | Assistentes de coordenação: Raquel Rib e Priscila Ortelã | Artista-articuladora de movimentos sociais: Cida Portela | Coordenadora de acessibilidade (Libras/audiodescrição): Ad Adamy |Arte e criação da comunicação visual: Raquel Rib | Impulsionamento de redes sociais: Camila Cardoso e Caio Resende | Direção de produção: Plataforma – Estúdio de Produção Cultural e Fernando Gimenes | Assistente de produção: Bruno Ribeiro | Assessoria de imprensa: Canal Aberto

Realização: Grupo NÚCLEO TOADA da COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO, contemplado pela 43ª EDIÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE FOMENTO AO TEATRO DA CIDADE DE SÃO PAULO da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA – PREFEITURA DE SÃO PAULO.

Fichas técnicas das atrações

Show Pagu do peito desabotoado – Direção geral, dramaturgia e voz: Lilian De Lima | Direção musical e violão: Paulinho Brandão | Violão e coro: Leandro Goulart | Percussão e coro: Rebeka Teixeira | Coro: Priscila Ortelã | Participações especiais: Jonathan Silva, Paula Klein, Lincoln Antonio e Leandro Simões | Criação e operação de luz: Laiza Menegassi | Operação de som: Leandro Simões

Peça Pagu, anjo Incorruptível – Direção geral, dramaturgia, atuação e voz: Lilian de Lima | Direção musical e violão: Paulinho Brandão | Criação e operação de luz: Laiza Menegassi | Operação de som: Leandro Simões

Show TríaDe Forrá – Voz e triângulo: Lilian de Lima | Voz e zabumba: Helena Castro | Voz e sanfona: Ana Ka | Participações Especiais: Rebeka Teixeira na percussão e Gigi Magno no baixo | Dramaturgia, direção geral, direção musical: TríaDe Forrá | Criação e operação de luz: Laiza Menegassi | Operação de som: Lays Somogyi

Show Sempre nessa toada, o amor segundo Chico Buarque – Direção geral e voz: Lilian de Lima | Dramaturgia e voz: Rodrigo Mercadante | Direção musical: William Guedes | Violão: Marcos Coin | Baixo e percussão: Maurício Damasceno | Sanfona: Dicinho Areias | Criação e operação de luz: Laiza Menegassi | Operação de som: Leandro Simões

Desmontagem Cor de chumbo, a peça, suas canções, ditadura e lançamento do álbum – Direção geral, dramaturgia e voz: Lilian de Lima | Direção musical: William Guedes | Piano: Gustavo Fiel e Thito Neves | Participação especial: Rodrigo Mercadante | Criação e operação de luz: Laiza Menegassi | Operação de som: Leandro Simões.

Serviço:

DAQUI A POUCO, MEMÓRIA – Mostra 18 anos do Núcleo Toada

Data: 22 de janeiro a 8 de fevereiro de 2025, de quarta a sábado, às 20h e, aos domingos, às 18h

Local: Teatro Studio Heleny Guariba – Praça Franklin Roosevelt, 184 – República, São Paulo – SP

Ingressos: gratuitos – Retirada na bilheteria com 01 hora de antecedência

Show Pagu do peito desabotoado: 22/1, quarta, às 20h, e 23/1, quinta, 20h (com intérprete de Libras)

Peça Pagu, anjo Incorruptível: 25/1, sábado, às 20h, e 26/1, domingo, às 18h (com intérprete de Libras e audiodescrição)

Show TríaDe Forrá: 29/1, quarta, às 20h, e 30/1, quinta, às 20h (com intérprete de Libras)

Show Sempre Nessa Toada, o amor segundo Chico Buarque1º/2, sábado, às 20h, e 2/2, domingo, às 18h (com intérprete de Libras)

Desmontagem Cor de chumbo – a peça, suas canções, ditadura e lançamento do álbum: 8/2, sábado, às 20h.

(Com Daniele Valério/Canal Aberto Assessoria de Imprensa)