Hora do Silêncio e da Inclusão será realizada nos dias 4 e 11 de junho, das 18 às 20h; o som da festa também será desligado para dar mais conforto aos visitantes


Votorantim
Fotos: divulgação.
Uma escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará um leilão virtual nos dias 22 e 23 deste mês de junho, a ser realizado pelo antiquário Marcio Molfi.
Feita em terracota na década de 1920, ao que tudo indica na França, a obra representa a languidez de uma mulher reclinada, com formas perfeitas, longilíneas e arredondadas, de incomparável qualidade artística e incomum beleza. Mede 54 centímetros de comprimento, 14 de largura e 18 de altura.
O Instituto Brecheret, dirigido pela família do artista, atesta a autenticidade da peça. O escultor foi um dos precursores do Movimento Modernista e uma das presenças marcantes na Semana de Arte Moderna de 1922. O icônico movimento teve os trabalhos de grandes nomes expostos no saguão do Teatro Municipal de São Paulo, entre os dias 11 e 18 de fevereiro daquele ano. A comemoração de seu centenário, em 2022, amplia o foco sobre as obras de seus participantes.
Além da escultura de Brecheret, o leilão de Marcio Molfi terá um quadro atribuído ao pintor italiano Filippo di Pisis, com trabalhos em acervos do Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma), da Coleção Peggy Guggenheim de Veneza e do Palazzo Ruspoli de Roma. Outro destaque refere-se a três centros para mesa de procedência inglesa feitos em metal espessado a prata da época vitoriana, Século 14, do renomado prateiro Elkington. Quadros europeus, tapetes orientais antigos, faianças portuguesas do Porto e coleção de porcelanas asiáticas completarão os pregões.
Serviço:
Exposição: de 10 a 21 de junho
Leilão: dias 22 e 23 de junho, apenas online
Realizado por VM Escritório de Arte do antiquário Márcio Molfi
Site do leilão: www.vmescritarteleiloes.com.br
Telefone: (11) 9 9134-4663.
Foto: Marcos Santos/Agência USP.
No primeiro trimestre de 2021, duas pesquisas sobre segurança alimentar e nutricional impactaram o Brasil. A primeira, da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), mostrou que 55,2% da população brasileira vivenciava, em dezembro de 2020, insegurança alimentar, e 9% estava passando fome. Índices ainda mais altos foram apresentados pela segunda pesquisa, do Grupo de Pesquisa “Alimentos para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia”, que mostrou que 59,4% da população brasileira estava em situação de insegurança alimentar no mesmo período, sendo que 15% passava fome.
Esses dados nos impactaram por sua gravidade, mas também por expressarem os retrocessos nas condições socioeconômicas e alimentares da população brasileira. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2004, 2009 e 2013 vinham mostrando importante redução do percentual de domicílios em situação de insegurança alimentar e nutricional em todo o país. Na PNAD de 2013, o Brasil apresentou seu menor índice de insegurança alimentar grave (3,2%) e, em 2014, o país saiu do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). No entanto, dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2017 já sinalizavam retrocessos, com o incremento da insegurança alimentar e nutricional no país. Ainda que a pandemia da Covid-19 tenha contribuído para o aumento dos números apresentados acima, as crises econômica e política que afetam o país nos últimos anos, associadas ao desmantelamento das políticas públicas em diversos setores, colaboram para a tragédia da insegurança alimentar atual.
A magnitude dos dados das pesquisas se revela ainda mais grave quando observamos como diferentes grupos sociais são impactados pela insegurança alimentar e nutricional. Historicamente, as pesquisas de insegurança alimentar mostram que esta situação é mais acentuada nos domicílios chefiados por mulheres de raça/cor da pele autodeclarada preta ou parda e com baixa escolaridade. Na pesquisa realizada pela Rede PENSSAN, enquanto a insegurança alimentar estava presente em 47% dos domicílios cuja pessoa de referência era masculina, este percentual alcançou 64% naqueles chefiados por mulheres. Esses percentuais foram, respectivamente, 60% e 73,8% na pesquisa do Grupo de Alimentos para Justiça.
A vulnerabilidade à insegurança alimentar desses domicílios é o ápice das desigualdades de gênero presentes na sociedade brasileira, que se manifestam nos altos índices de desemprego; nas diferenças salariais; na responsabilização do cuidado com os filhos, familiares e portadores de necessidades especiais; nas diversas formas de violência contra mulheres; nas dificuldades de participação na vida pública e nos espaços políticos. E não são poucas as pesquisas que evidenciam os impactos da pandemia da Covid-19 na vida das mulheres, seja em termos de agravamento do desemprego e sobrecarga de trabalho doméstico e de cuidados com filhos e familiares, seja em termos de intensificação da violência física e psicológica.
Como o Estado brasileiro vem reagindo a este cenário de agravamento da insegurança alimentar e das suas repercussões na vida das mulheres e suas famílias? Por enquanto, infelizmente, prevalecem, no contexto político e institucional, negacionismos à pandemia, inação e desmantelamento das políticas de segurança alimentar e nutricional.
Sobre as autoras:
Catia Grisa, pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e membro da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC)
Silvia Zimmermann, pesquisadora na Universidade Federal da Integração Latino Americana, e membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).
(Fonte: Agência Bori)
“Linha de Voo #03” – crédito: Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves.
Depois das exposições Voo da pedra (2019) e Plano de voo (2020), Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves apresentam o projeto Linha de voo. Assim como nos trabalhos autorais anteriores, os dois artistas visuais contemporâneos transitam entre diferentes linguagens das artes visuais para apresentar uma proposta híbrida. As obras gráficas têm como ícone a figura de um pássaro que sugere uma narrativa visual que aproxima e mescla a fotografia ao desenho num mesmo suporte.
Com curadoria de José Francisco Alves, a primeira exibição pública ocorre em 19 de junho (sábado), com abertura da mostra virtual para todo o Brasil no site do SESC (www.sesc-rs.com.br/galeriavirtual/) e exposição presencial no SESC de Uruguaiana (cidade natal de Bebeto Alves). Pelotas deve receber Linha de voo no Espaço de Arte Ágape, em agosto; e Porto Alegre (cidade de Antônio Augusto Bueno), na Fundação Força e Luz, em outubro.
O projeto tem financiamento do Pró-Cultura RS Fundo de Apoio à Cultura – FAC, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com produção executiva da Stephanou Cultural. Mais informações no site https://linhadevoo.wixsite.com/linhadevoo, onde é possível baixar gratuitamente o livro dos artistas e conferir todas as informações sobre o projeto.
Capa do livro “Linha de Voo” – Ed. dos Autores FAC RS.
O curador da mostra, José Francisco Alves, é professor do Atelier Livre Xico Stockinger, doutor e mestre em História da Arte e membro da AICA e ICOM. No texto curatorial, ele interpreta: “Para os artistas, este pássaro pode se resumir a uma forma de simbologia do tempo. O grafismo de Antônio em meio ao pássaro capturado por Bebeto é, em verdade, uma escrita sobre o tempo e sobre o espaço na existência que ocupamos ao percorrer este tempo. O tempo que vivemos antes, agora e depois”.
Antônio Augusto Bueno | Bacharel em Desenho (2004) e Escultura (2008) pelo Instituto de Artes da UFRGS. Desde 1996, vem mostrando seu trabalho em diferentes localidades do Brasil e exterior. Entre as individuais destacam-se: Antes era só o vão – Galeria Mamute; Um outro outono – MARGS; Música de passarinho – MAC-RS, Cabeças – armadilhas para um significado – Museu do Trabalho; Gravetos armados em processo na Pinacoteca – Pinacoteca Ruben Berta e Dez anos no Jabutipê – Jabutipê. Entre as coletivas, destacam-se Sustratos – Museu Zorrilla (Montevidéu/Uruguai); Queermuseu – cartografias da diferença na arte brasileira – Santander Cultural (POA/RS) e Parque Lage (Rio de Janeiro); Emprunts Empreintes – Salon du Vieux Colombier (Paris/França); ArtLive 2011 – CATM Chealse (Nova York/EUA) e Aã – Fundação Vera Chaves Barcellos (Viamão/RS). Tem trabalhos em acervos de instituições como Fundação Vera Chaves Barcelllos, MARGS, MAC-RS, UFRGS, Pinacoteca Ado Locatelli, Pinacoteca Barão do Santo Ângelo, Fundação Franklin Cascaes e em coleções privadas como Mônica e George Kornies. Desde 2008, trabalha, ministra aulas e é o curador do espaço expositivo do Jabutipê. É artista representado pela Galeria Mamute.
Bebeto Alves | Músico, compositor, fotógrafo e artista visual. Com mais de 30 discos lançados, com músicas gravadas por Ana Carolina, Belchior, Ednardo, Kleiton e Kledir e Tânia Alves, entre outros, Bebeto Alves tem se dedicado e trabalhado exaustivamente como artista visual nos últimos anos. Ligado à fotografia e a arte digital, vem desenvolvendo essas linguagens com desenvoltura e criatividade. Desde 2009, participa com regularidade de exposições relevantes no cenário das artes visuais ao Sul do Brasil e tem desenvolvido e proposto novas formas de se trabalhar com a fotografia. Foi diretor do CEMUS, Centro da Música da Funarte (Rio de Janeiro); coordenador de Música da Secretaria de Cultura da cidade de São Leopoldo; Secretário da Cultura e Turismo do Município de Uruguaiana/RS; Diretor do Instituto Estadual de Música (IEM) da Secretaria do Estado da Cultura (Rio Grande do Sul) e presidente da Cooperativa Mista dos Músicos de Porto Alegre. Tem trabalhos seus nos acervos do MARGS e MAC-RS e em coleções particulares.
Serviço:
Linha de Voo | Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves
Atividade gratuita
Mostra virtual
Abertura dia 19 de junho (sábado) no site do SESC: www.sesc-rs.com.br/galeriavirtual/
No site https://linhadevoo.wixsite.com/linhadevoo é possível baixar gratuitamente o livro dos artistas e conferir todas as informações sobre o projeto
Acompanhe o processo criativo: https://www.youtube.com/watch?v=t8VPLrs_Zwg
Acompanhe nas redes sociais: Instagram @linhadevoo | Facebook @projetolinhadevoo
Mostra presencial
Uruguaiana/RS
Período: 19 de junho a 31 de julho | Entrada franca
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábados, das 8h às 12h
Endereço: SESC Uruguaiana | Rua Flores da Cunha, 1.984 – Centro – Uruguaiana/RS
Curadoria: José Francisco Alves
Quem visitar a exposição presencial poderá retirar gratuitamente o livro Linha de voo.
Fotos: divulgação.
O Simetria Restaurante do Royal Palm Tower Indaiatuba realiza a partir do dia 18 de junho um Festival de Inverno. Com uma seleção especial de caldos e cremes, o chef André Chachá se inspirou na estação que se aproxima para oferecer um menu diferenciado aos visitantes. Os pratos ficam no cardápio até o dia 28 de agosto. Entre as receitas preparadas para a ocasião, o buffet será composto por antepastos, cremes e sopas variadas, sobremesas e vinho quente, que será à vontade.
Na mesa de antepastos, hóspedes e visitantes vão poder experimentar até três tipos de pães, tábuas de queijos e frios, muffins de parmesão e bacon, tatin de cebola roxa e balsâmico, petit caprese, arancini de pinhão e calabresa e salada Waldorf.
Para o buffet de sopas e cremes, o chef Chachá apresenta o Creme de Abóbora com sautese de cogumelos, Caldinho de feijão com pururuca, Creme du Barry ao aroma de trufas, Canja Brasileira, Ribolita (composta por minestra de legumes, bacon e feijão branco), Consomé de Cogumelos com gnocchi de mandioquinha e camarão e Penne ao creme de queijo Emmental.
Ao final do jantar, as sobremesas preparadas para a noite são o Crumble de banana com sorvete de paçoca, Creme Brulée de milho verde e Brownie com chocolate fundido. Para completar o cardápio de Festival de Inverno, hospedes e visitantes poderão harmonizar as receitas com vinho quente à vontade.
O Festival de Inverno do Simetria Restaurante acontece do dia 18 de junho a 28 de agosto, às sextas e sábados, das 19h às 21h. O cardápio custa R$90 por pessoa, onde é possível saborear todos os pratos mencionados acima, mais o vinho quente. Outras bebidas serão cobradas à parte. Os interessados podem fazer a reserva com antecedência pelos telefones (19) 2117-6600 ou (19) 2117-6615.
Arancino (no plural, arancini), que representa a culinária da ilha da Sicília, faz parte do menu do festival.
Para o conforto e segurança do público de Indaiatuba e região, o Simetria Restaurante, assim como o Grupo Royal Palm Hotels & Resorts e todos os seus empreendimentos, estão seguindo os protocolos de biossegurança e higiene estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba.
Sobre o Simetria | Localizado nas dependências do Royal Palm Tower Indaiatuba, o Simetria Restaurante traz o melhor da cozinha contemporânea para os hóspedes do hotel, clientes e visitantes. A casa serve diariamente um saboroso café da manhã, além do almoço e jantar, com opções de carnes, aves, peixes, massas, legumes, saladas e sobremesas. Nos almoços de sábado, domingo e feriados, o Simetria Restaurante oferece o Festival Italiano, com pratos típicos da culinária europeia.
Reservas e informações: (19) 2117-6600
Visite: http://royalpalm.com.br/royal-palm-tower-indaiatuba/gastronomia/
Foto: Rose Parra.
Municípios participantes do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI) realizaram na quarta-feira (9) o 6º Plantio de Mudas Nativas Para Proteção do Rio Pirai na Propriedade Agropecuária Geraldo Costa, em Salto. A ação, intitulada Plantio Intermunicipal na Bacia do Rio Piraí, foi promovida pelas cidades de Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva e marca o compromisso com o Programa Município VerdeAzul. Indaiatuba foi representada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE).
O evento simbólico contou com a participação de representes das cidades que integram o CONIRPI e foram plantadas, a princípio, cerca de duzentas mudas de árvores nativas ao redor da Mata Ciliar onde será construída a barragem do Ribeirão Piraí, que poderá armazenar aproximadamente 9 bilhões de litros de água.
Presente no evento, o tecnólogo em Gestão Ambiental do SAAE Ildo de Sousa Dias, também responsável pelo Programa de Recuperação de Nascente, explicou que Indaiatuba participa pelo 15º ano consecutivo do Programa Município VerdeAzul, que defende o tema Ação local por uma causa global e visa estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. “Essa articulação intermunicipal tem a finalidade de ações conjuntas entre as equipes técnicas dos quatro municípios parceiros em prol da bacia hidrográfica comum”, explica Ildo.
Município VerdeAzul | Vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
A participação dos municípios no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – Fecop.