Projeto inédito feito com mulheres cis e trans une arte, sustentabilidade e economia circular para fortalecer a autonomia feminina


Cerquilho
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta um concerto na Igreja Matriz de Sant’Ana, em Vinhedo. A apresentação será no sábado, 9 de março, às 19h30, com a regência da maestrina Priscila Bomfim e da solista Camila Provenzale. A entrada é franca.
Esse concerto também celebrará os 110 anos da Paróquia Sant’ana e os 75 anos de emancipação do município de Vinhedo. O programa contém as obras “Les nuits d’été op.7”, de Hector Berlioz, para solista e Orquestra, e a Sinfonia nr.29 em Lá Maior, K.201, de Wolfgang Amadeus Mozart.
Priscila Bomfim
Além de seu reconhecido trabalho como pianista, Priscila tem desenvolvido ampla e crescente carreira como regente, realizando concertos com as principais orquestras sinfônicas do país, como a Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB (RJ), Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Ospa (RS), Orquestra do Theatro São Pedro (SP), Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (SP) e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde trabalha há longos anos em suas produções de ópera. É regente da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, orquestra formada por alunas da rede pública do Rio de Janeiro e foi a primeira mulher a reger uma ópera na temporada oficial do Theatro Municipal do RJ.
Tem no currículo a direção musical e regência das óperas Eugene Onegin (Tchaikovsky), Cendrillon (Pauline Viardot), Orphèe (Philip Glass), Larilá (arrigo Barnabé), Dadá (Armando Lôbo), Protocolares (Mário Ferraro), Armida Abbandonata e Serse (Handel), Arianna a Naxos (Haydn), El barberillo de lavapiés (Barbieri), La Belle Hélène e Os Contos de Hoffmann (Offenbach), além das obras Pierrot Lunaire (Schoenberg) e Le Vin Herbé (Frank Martin).
Priscila nasceu em Portugal, onde iniciou seus estudos musicais, e é Mestre em piano pela UFRJ com um relevante trabalho de leitura à primeira vista ao piano.
Camila Provenzale
Ítalo-brasileira, nascida em São Paulo e residente em Zurique, Camila tem cantado com grandes orquestras e em importantes salas de concertos e casas de ópera pelo mundo. Foi laureada em vários concursos; dentre eles, o Concurso Internacional de Canto Neue Stimmen na Alemanha, o Concurso Maria Callas no Brasil e o Concurso Paris Opera no Théatre des Champs-Elysées. Cantou com a Orquestra Sinfônica de Viena sob regência de Paolo Carignani no Festival de Ópera de Bregenz e fez seu debut na França em 2017 como Condessa de Almaviva (As Bodas de Fígaro) na ópera de Toulon, mesmo ano em que cantou as Bachianas Brasileiras nº 5 de Villa-Lobos no Teatro Real de Madrid.
Em 2018 e 2019, foi regularmente convidada a cantar com Plácido Domingo em concertos em Ljubliana, Strasbourg, Valencia, Boston e Aarhus. Desde então, Camila interpretou vários papéis como Donna Anna (Don Giovanni) no Théâtre des Champs-Elysées, Paris; Hanna Glawari (Die Lustige Witwe) no Theatro Municipal de São Paulo; Mariana Alcoforado na estreia mundial da Ópera Monodrama Cartas Portuguesas de João Guilherme Ripper com a Osesp na Sala São Paulo; Fiordiligi (Cosí fan tutte) no Garsington Opera Festival em Londres; Pamina (A Flauta Mágica) no Teatro Solís de Montevideo e Palácio das Artes em Belo Horizonte; Bachianas n. 5 (Villa Lobos) com o K Ensemble em Dubai para a Cartier Foundation entre outros. Foi aclamada pela crítica internacional por suas performances como Micaela (Carmen, Bizet) com a Opera North Company na Inglaterra. É reconhecida por sua musicalidade singular também no repertório sinfônico, tendo cantado todas as sinfonias de Mahler, Carmina Burana e muitas obras de Beethoven, Mozart, Villa-Lobos bem como compositores contemporâneos como Edino Krieger, João Guilherme Ripper, entre outros.
Em 2022 e 2023, em celebração aos 200 anos da independência do Brasil, se apresentou com o projeto Villa-Lobos Amazon Forest Suíte em vários países com a Ópera de Rouen, Santa Cecília Orchestra, Philharmonie de Paris, Barbican-British Symphony Orchestra, e com a OSESP no Carnegie Hall.
As próximas performances incluem concertos com as orquestras de Luxemburgo, Frankfurt e Barcelona. Também em 2024, Camila canta Micaëla/Camen no Theatro Municipal de São Paulo e fará suas estreias como Cio-Cio-San em Madame Butterfly, de Puccini, e como solista na obra Vier Letzte Lieder, de Strauss.
Serviço:
Concerto da OSMC em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, aos 110 anos da Paróquia Sant’Ana e aos 75 anos de emancipação do município de Vinhedo
Dia: 9/3/2024 (sábado) – Hora: 19h30
Local: Igreja Matriz de Sant’Ana – Praça de Santana, Centro, Vinhedo (SP)
Entrada gratuita.
(Fonte: Prefeitura de Campinas)
O ano de 2024 marca as celebrações dos 70 anos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, além dos 30 anos de atividades do Coro da Osesp e dos 25 anos da Sala São Paulo – a casa da Osesp, dos Coros e de seus programas educacionais, instalada na estação de trem onde por muitos anos funcionou a Estrada de Ferro Sorocabana.
E, para um ano tão especial, haverá uma Abertura de Temporada impactante: entre quinta-feira (7) e sábado (9), a Osesp, o Coro da Osesp e os solistas convidados Susanne Bernhard (soprano), Luisa Francesconi (mezzo soprano), Werner Güra (tenor) e Paulo Szot (barítono), sob a batuta do Diretor Musical e Regente Titular da Orquestra, Thierry Fischer, apresentam no palco da Sala a Missa em Dó Maior, de Beethoven, e a Sinfonia nº 1 em Dó Menor, de Brahms. O concerto de sexta-feira (8) será transmitido ao vivo no canal da Osesp no YouTube a partir das 20h30.
Sobre o programa
Tendo sido um fracasso na ocasião de sua estreia, a Missa em Dó Maior foi escrita sob encomenda do príncipe Nikolaus II quando Ludwig van Beethoven (1770–1827) já era um compositor aclamado. Ainda assim, a responsabilidade de seguir os passos de seu antigo professor, Joseph Haydn, o deixou inseguro, levando-o expressar seus temores ao príncipe.
O gênio alemão procrastinou na entrega da obra e teve que lidar com a resistências dos músicos durante os ensaios, enfrentando ainda dificuldades na regência por conta da doença que o deixaria surdo. Além disso, sua busca em fugir de fórmulas bem-sucedidas mesclando padrões clássicos com um espírito romântico, dramático e revolucionário não foi bem compreendida na época. Atualmente, a Missa em Dó Maior é considerada uma ponte entre o período clássico e o romântico, sendo cada vez mais executada e apreciada.
Impactado pela Nona de Beethoven, Johannes Brahms (1833–1897) decidiu, aos 21 anos, escrever a sua própria sinfonia, fracassando em sua missão. O excesso de autocrítica o impedia de ir adiante. Após anos de adiamento e encorajado por seus amigos e colegas, Brahms finalmente se dedicou à composição de sua Primeira Sinfonia, feito que levou 14 anos.
O resultado foi uma obra cheia de referências ao seu ídolo, chegando até mesmo a ser considerada por alguns críticos como “beethoveniana demais”. O próprio Brahms mostrou-se descontente, classificando-a como “longa demais e não exatamente adorável”. No entanto, ela foi bem recebida pelo público e é reconhecida por sua originalidade e expressividade, tendo garantido uma sobrevida a um gênero que parecia ter se esgotado em Beethoven.
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp é um dos grupos sinfônicos mais expressivos da América Latina. Com 13 turnês internacionais e quatro turnês nacionais realizadas, mais de uma centena de álbuns gravados e uma média de 120 apresentações por temporada, a Osesp vem alterando a paisagem musical do país e pavimentando uma sólida trajetória dentro e fora do Brasil, obtendo o reconhecimento de revistas especializadas como Gramophone e Diapason e relevantes prêmios, como o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Clássica de 2007. A Orquestra se destacou ao participar de três dos mais importantes festivais de verão europeus, em 2016, ao se tornar a primeira orquestra profissional latino-americana a se apresentar em turnê pela China, em 2019, e ao estrear em 2022, no Carnegie Hall, em Nova York, apresentando um concerto na série oficial de assinatura da casa e o elogiado espetáculo Floresta Villa-Lobos. Desde 2020, Thierry Fischer ocupa os cargos de Diretor Musical e Regente Titular, antes ocupados por Marin Alsop (2012-19), Yan Pascal Tortelier (2010-11), John Neschling (1997-2009), Eleazar de Carvalho (1973-96), Bruno Roccella (1963-67) e Souza Lima (1953). Mais que uma orquestra, a Osesp é também uma iniciativa cultural original e tentacular que abrange diversos corpos artísticos e projetos sociais e de formação, como os Coros Sinfônico, Juvenil e Infantil, a Academia de Música, o Selo Digital, a Editora da Osesp e o Descubra a Orquestra. Fundada oficialmente em 1954, a Orquestra passou por radical reestruturação entre 1997 e 1999 e, desde 2005, é gerida pela Fundação Osesp.
Coro da Osesp
O Coro da Osesp, além de sua versátil e sólida atuação sinfônica e de seu repertório histórica e estilisticamente abrangente, enfatiza em seu trabalho a interpretação, o registro e a difusão da música dos séculos XX e XXI e de compositores brasileiros. Destacam-se em sua ampla discografia os álbuns Canções do Brasil (Biscoito Fino, 2010), Aylton Escobar: Obras para Coro (Selo Digital Osesp, 2013) e Heitor Villa-Lobos: Choral Transcriptions (Naxos, 2019). Em sua primeira turnê internacional, em 2006, apresentou-se para o rei da Espanha, Filipe VI, em Oviedo, na entrega do 25º Prêmio da Fundação Príncipe de Astúrias. Em 2020, cantou, sob a batuta de Marin Alsop, no Concerto de Abertura do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, feito repetido em 2021, quando participou de um filme virtual que trazia também Yo-Yo Ma e outros artistas e grupos de sete países. Junto à Osesp, estreou no Carnegie Hall, em Nova York, em 2022, se apresentando na série oficial de assinatura da casa e integrando o elogiado espetáculo Floresta Villa-Lobos. Fundado em 1994 como Coro Sinfônico do Estado de São Paulo, por Aylton Escobar, foi integrado à Osesp em 2000, passando a se chamar Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Entre 1995 e 2015, teve Naomi Munakata como coordenadora e regente, funções que, entre 2017 e 2019, foram desempenhadas por Valentina Peleggi, que contou com a colaboração de William Coelho como maestro preparador, posição que ele ainda ocupa.
Thierry Fischer
Desde 2020, Thierry Fischer é diretor musical da Osesp, cargo que também assumiu em setembro de 2022 na Orquestra Sinfônica de Castilla y León, na Espanha. De 2009 a junho de 2023, atuou como diretor artístico da Sinfônica de Utah, da qual se tornou diretor artístico emérito. Foi principal regente convidado da Filarmônica de Seul [2017-20] e regente titular (agora convidado honorário) da Filarmônica de Nagoya [2008-11]. Já regeu orquestras como a Royal Philharmonic, a Filarmônica de Londres, as Sinfônicas da BBC, de Boston e Cincinnatti e a Orchestre de la Suisse Romande. Também esteve à frente de grupos como a Orquestra de Câmara da Europa, a London Sinfonietta e o Ensemble Intercontemporain. Thierry Fischer iniciou a carreira como Primeira Flauta em Hamburgo e na Ópera de Zurique. Gravou com a Sinfônica de Utah, pelo selo Hyperion, Des Canyons aux Étoiles [Dos Cânions às Estrelas], de Olivier Messiaen, selecionado pelo prêmio Gramophone 2023, na categoria orquestral. Na Temporada 2024, embarca junto à Osesp para uma turnê internacional em comemoração aos 70 anos da Orquestra.
PROGRAMA
TEMPORADA OSESP: ABERTURA 2024
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CORO DA OSESP
THIERRY FISCHER regente
SUSANNE BERNHARD soprano
LUISA FRANCESCONI mezzo soprano
WERNER GÜRA tenor
PAULO SZOT barítono
Ludwig van BEETHOVEN | Missa em Dó Maior, Op. 86
Johannes BRAHMS | Sinfonia nº 1 em Dó Menor, Op. 68
Serviço:
7 de março, quinta-feira, às 20h30
8 de março, sexta-feira, às 20h30 (Concerto Digital)
9 de março, sábado, às 16h30
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares
Recomendação etária: 7 anos
Ingressos: Entre R$39,60 e R$271,00 (valores inteiros)
Bilheteria (INTI): neste link
(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners
Estacionamento: R$28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para pessoas com deficiência; 33 para idosos
*Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, pessoas com deficiências e um acompanhante e servidores da educação (servidores do quadro de apoio – funcionários da secretaria e operacionais – e especialistas da Educação – coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores – da rede pública, estadual e municipal) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação
A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.
(Fonte: Fundação Osesp)
O artista plástico Márcio Rodrigues realiza a partir de 8 de março uma exposição individual no Espaço Cultural Marco do Valle, em Campinas (SP). A mostra, intitulada “Paisagens Flutuantes”, segue até 27 de abril e tem curadoria de Julyana Troya.
A exposição conta com cerca de 30 obras recentes em acrílico sobre tela e monotipia, ocupando todo o espaço expositivo da galeria, painéis e uma escultura de grande porte doada ao acervo do Museu de Arte Contemporânea de Campinas e gentilmente cedida pelo MACC para participar desta mostra.
O tema, “Paisagens Flutuantes”, convida o espectador para um passeio pela exposição, num mergulho na harmonia das formas e cores e, ao mesmo tempo em que transmite paz e emociona, também questiona a realidade do cotidiano das pessoas. A escultura “Cochicho”, por exemplo, questiona o relacionamento entre as pessoas.
“Constituída por três personagens – Maria, Marta e Mercedes – batizadas naturalmente ao longo da confecção da escultura, a obra, que representa três senhoras cochichando, é uma homenagem extensiva a todas as pessoas que, apesar de todo apelo da mídia e o advento da Inteligência Artificial, ainda conseguem arrumar um tempo para conversar – prática em extinção”, comenta o artista.
Sobre o artista
Marcio Rodrigues nasceu em Campinas, SP, em 1950, onde vive até hoje. É autodidata. Praticou desenho e pintura em diversos materiais desde criança. Aos 12 anos ganhou seu primeiro prêmio no colégio. O contato com o clássico artista campineiro Aldo Cardarelli o motivou a aperfeiçoar seu traço. Viveu durante 4 anos em El Salvador, onde ampliou suas ideias pintando com grandes nomes: entre eles, Maurício Puente – aquarelista, cuja influência o levou ao crescente aperfeiçoamento na concepção de seus temas preferidos –, além de Ruben Martinez, escultor e pintor. A pintora Julia Dias e M. Rivas, primitivista, entre outros, também foram muito importantes para a linguagem artística de Rodrigues.
O vínculo empregatício nas Nações Unidas contribuiu para a extensão de seus horizontes, evoluindo sua sensibilidade em manifestar diversas propostas artísticas por meio do manuseio de diferentes técnicas, como aquarela, óleo, acrílico e monotipia. Também responde por expansões estilísticas expressivas no desenho e na distribuição harmônica das cores, notável nas várias etapas de seu fazer artístico, uma vez que é constante na sua habilidade de pintar.
No retorno ao Brasil, voltou a morar em Campinas, conheceu e se tornou amigo de vários pintores campineiros, como Vanderlei Zalochi, Thomaz Perina e Dimas Garcia, entre outros, com quem teve a oportunidade de conviver e desenvolver diversos projetos e a organizar várias exposições simultâneas.
Nestes 40 anos de carreira, participou de dezenas de exposições individuais e coletivas no brasil e no exterior e foi premiado por diversas vezes em salões de artes plásticas.
As obras apresentadas nesta exposição são de produção recente, onde valoriza as cores, o movimento e os personagens, e dão nome à exposição.
Paisagens Flutuantes
Abertura: 8 de março de 2024 (sexta feira) – até 27 de abril de 2024
Horário: a partir das 19 horas
Local: Espaço Cultural Marco do Valle – R. Coronel Quirino, 1865 – Centro, Campinas – SP.
A Prefeitura de Indaiatuba – município da Região Metropolitana de Campinas (SP) –, por meio da Secretaria de Educação, sedia a 77ª edição do Domingo Ecológico. O evento acontecerá no domingo, 10 de março, a partir das 13h30, na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, com parceria da empresa Mann + Hummel.
A população poderá se divertir com várias atrações gratuitas como teatro e atividades interativas. Nesta edição, a temática trabalhará com orientações sobre os cuidados contra a Dengue. O objetivo é desenvolver ações que possam multiplicar a conscientização de um meio ambiente saudável e integração entre família, escola e comunidade.
Programação (todas atividades são gratuitas e aberta à população)
13h30 – Inscrições
13h30 às 16h – Exposição, jogos, fantoches, mosquitão da dengue e muito mais
14h – Peça teatral – “Dengue – o fim da picada e da água parada”
15h – Oficina Cantinho Verde: Plantio de mudas de alface (50 vagas)
15h – Peça Teatral – “Dengue – o fim da picada e da água parada”
Lacre Solidário | Os visitantes e participantes poderão colaborar com a Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, doando latinhas de refrigerantes, cervejas, sucos e/ou o lacre de alumínio para Campanha Lacre Solidário, que visa aquisição de cadeira de rodas para entidades assistenciais.
Sobre o Bosque do Saber | O Bosque do Saber está localizado na rua João Batista D’Alessandro, 610, Jardim do Sol, funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Consulte as regras para utilização do espaço no Regimento Interno, que pode ser conferido no link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/educacao/bosque-do-saber/.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)
A Brazil Conference em Harvard e MIT celebra sua décima edição com tema “O Encontro de Vários Brasis”, que instiga debates de ideias e soluções para os desafios sociais enfrentados pelo país. Com mais de 80 palestrantes, o encontro reúne acadêmicos, líderes e representantes de diversos setores e empresas para discutir temas abrangentes, desde sociedade e política até economia e cultura. A conferência é desenvolvida e mantida por quase 100 estudantes voluntários de Harvard e MIT, duas das mais prestigiadas universidades do mundo, que irão trazer nomes como Jorge Paulo Lemann, Ivete Sangalo, Flávio Augusto, Seu Jorge, Flávio Dino, Drauzio Varella, Vera Lúcia Magalhães, Gil do Vigor, Tiago Leifert, João Adibe Marques e Tabata Amaral.
A Brazil Conference em Harvard e MIT também desenvolve diversos programas de impacto social com jovens de baixa renda, lideranças comunitárias, empreendedores, servidores públicos, pesquisadores científicos, desenvolvedores de tecnologia, artistas e outros. São eles o HackBrazil, Embaixadores, Pesquisadores Destaque, AI4Good, Servindo o Brasil e Cultura em Ação. Os vencedores, que neste ano somam 40 pessoas, viajam a Cambridge por uma semana para uma experiência imersiva no campus, recebendo mentoria especializada, capacitação exclusiva em liderança e oportunidades de networking.
Edição de 10 anos
Em 2014, a conferência surgiu da necessidade de discutir a democracia, empreendedorismo, inovação e impactos no mercado nacional e internacional, posicionando o Brasil como destaque no palco das duas mais importantes instituições do mundo. Em sua 10ª edição, a Brazil Conference em Harvard e MIT está sendo organizada pelos copresidentes Eduardo Vasconcellos, Erik Navarro, Joao Grynberg e Marcela Lucchesi. Entre os sponsors, estão iFood, Nomad, ColirioDesign, YouTube e Google, Fundação Lemann, SCS, Ambev, Griaule, TaxAdvisor e outros. No último ano, mais de 420 participantes estiveram presentes no evento.
MIT – Massachussets Institute of Technology. Foto: Muzammil Soorma/Unsplash.
“Essa é uma edição muito importante para todos envolvidos nesse projeto, porque além de comemorar uma década de conferência, também significa que estamos há uma década trazendo debates construtivos e de ideias plurais para a construção de um país melhor. O tema escolhido para este ano potencializa a necessidade da desconstrução para reconstrução, convergir para emergir, olhar para dentro para ver a si mesmo. O Brasil é plural e necessitamos ter esse olhar em todas as esferas”, explica Erik Navarro, advogado e copresidente no evento.
“Um dos grandes pilares da Brazil Conference em Harvard e MIT é a diversidade, apresentada tanto nos temas abordados quanto nos palestrantes, que são escolhidos por sua representatividade cultural, étnica, de gênero e social. Esse é um fator marcado em todos os eventos e, nessa edição de celebração, não poderia ser diferente. Este ano, nosso corpo de palestrantes convidados já são 50% mulheres e 48% pessoas não brancas, vindas de diferentes contextos do Brasil e do mundo, com o propósito de repensarmos nossas maiores questões e pensarmos juntos em soluções para o nosso país”, conta Marcela Lucchesi, advogada e copresidente do evento.
O tema de 2024, ‘O Encontro dos Brasis’, é um convite de união, uma demonstração de que o Brasil dá certo pela diversidade, pelo seu potencial maravilhoso, pelo acadêmico, por olhar o próximo, pelo empreendedorismo, por tudo isso junto e misturado que é o brasileiro.
Programas de Impacto Social | “Para além de um evento, também promovemos uma série de programas de impacto social, trazendo jovens finalistas para aprenderem por uma semana em duas das mais prestigiadas instituições do mundo”, conta Nilma Dominique, professora do MIT e voluntária no projeto. “Meu apoio à Brazil Conference em Harvard & MIT vem exatamente por acreditar que a transformação e a construção de debates acontecem através da educação e é isso que viemos trabalhando há anos”, finaliza.
Serviço:
Quando: 6 e 7 de abril de 2024 ou online através das plataformas digitais
Onde: Em Cambridge, nos Estados Unidos
Para informações, acesse o site da Brazil Conference em Harvard & MIT.
Conheça os programas
Da necessidade de estimular mudanças, a Brazil Conference em Harvard & MIT promove 6 programas de impacto sociais nos quais os estudantes voluntários trazem para o palco dessas prestigiosas instituições acadêmicas jovens que passam por diversos processos seletivos e se apresentam no palco para potencializar o trabalho que desenvolvem em suas áreas, seja por meio do terceiro setor, empreendedorismo, setor acadêmico ou público. São eles:
HackBrazil: Uma aceleração e competição de startups promovendo inovação e empreendedorismo no Brasil. Único programa da conferência que recebe o prêmio em dinheiro, de até R$100.000,00.
Embaixadores: Programa que seleciona 2 jovens brasileiros de cada região do Brasil (totalizando 10 jovens) que compartilham suas histórias inspiradoras e discutem o impacto que promovem em suas comunidades.
Pesquisadores Destaque: Neste painel, a inovação na ciência aplicada pela comunidade de pesquisadores brasileiros é celebrada demonstrando que a produção acadêmica no Brasil é de alto nível.
AI4Good: Programa que desafia jovens a utilizar Inteligência Artificial para resolver problemas sociais nas áreas de saúde, meio ambiente e educação brasileira.
Servindo o Brasil: Painel dedicado a cinco servidores públicos essenciais destacando o papel crucial de profissionais como professores, enfermeiros, coletores de lixo, servidores do IBAMA ou ICMBio e policiais militares.
Cultura em Ação: Um programa que celebra o potencial da cultura brasileira em expressar e avançar pautas sociais.
(Fonte: Current Global)