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Jornalista reconstrói a história de Santo Antônio em livro

Brasil, por Kleber Patricio

Foto da capa (divulgação).

Da religião ao folclore, Santo Antônio é parte da cultura e da história brasileira. Nas simpatias populares, dependurar a imagem de cabeça para baixo, fazer novenas ou propagar correntes são algumas das estratégias para conseguir um apoio daquele que é considerado o santo casamenteiro. Outro papel milagreiro atribuído a ele é o de ajudar a encontrar coisas perdidas. Apesar de Santo Antônio povoar o imaginário e a fé dos brasileiros, pouco se sabe sobre sua trajetória. O fato de ele ter vivido há oitocentos anos e a ausência de documentação de época para muitos dos relatos contribuem para que história e lenda se misturem e tornem árdua a tarefa de uma biografia com esta.

Com a missão de buscar evidências para contar a versão mais próxima da verdadeira de quem foi o religioso, Edison Veiga realizou viagens e longas pesquisas. O resultado está em Santo Antônio, livro que chega às lojas pela Editora Planeta. Nascido em Lisboa, Portugal, em uma família pertencente à elite, o santo foi batizado com o nome Fernando, identificou a vocação religiosa, realizou missão no Marrocos, percorreu boa parte da Itália em seus trabalhos missionários, foi enviado à França para converter hereges e escolheu passar o fim da vida em Pádua. Após sua morte, em menos de um ano foi reconhecido oficialmente como santo pela Igreja, após a análise de 53 milagres.

Na obra, o jornalista reconstrói a trajetória do religioso, apresentando como ele se tornou Santo Antônio, detalhes de seus milagres e como surgiu sua fama popular como casamenteiro. O autor também revela curiosidades como as patentes militares – com direito a salários – e os títulos honoríficos recebidos pelo religioso e como foi o processo de reconstituição tridimensional facial a partir dos restos mortais do santo – trabalho este realizado por um brasileiro.

Sobre o autor | Nascido em 1984 na cidade de Taquarituba (SP), o escritor e jornalista Edison Veiga trabalhou na revista Veja São Paulo e no jornal O Estado de S. Paulo. A partir de 2018, passou a colaborar com veículos como Deutsche Welle, BBC, Radio France Internationale, Vice, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, entre outros. Além deste, já publicou sete livros. Atualmente mora em Bled, na Eslovênia.

Ficha técnica

Título: Santo Antônio A história do intelectual português que se chamava Fernando, quase morreu na África, pregou por toda a Itália, ganhou fama de casamenteiro e se tornou o santo mais querido do Brasil

Autor: Edison Veiga

208 páginas

R$44,90.

“E se ensinássemos bondade nas escolas?”: evento gratuito busca cultivar a bondade e empatia por meio da meditação

Brasil, por Kleber Patricio

Imagem de ludi por Pixabay.

Você já parou para pensar sobre o quanto a bondade e a compaixão estão relacionadas ao bem estar? Ao cultivar a bondade, estamos contribuindo com a saúde do nosso cérebro e com a nossa qualidade de vida. Nas escolas, a prática da bondade junto aos alunos pode ser capaz de oferecer um ambiente mais positivo e propício ao aprendizado. Pensando nisso, a MindKids realiza o evento gratuito Bondade: E se ensinássemos bondade nas escolas?, que acontece entre os dias 1º e 4 de fevereiro, às 20h30, no canal de Youtube da Mindkids. Os encontros são voltados para pais, gestores, educadores e demais interessados em aprender sobre o desenvolvimento de ambientes mais bondosos e empáticos, dentro e fora da sala de aula, por meio da perspectiva da meditação mindfulness.

Ao longo dos 4 dias, serão abordados temas como os benefícios comprovados da bondade, a bondade como prática e como cultivar a bondade em crianças e adolescentes com práticas que ajudam a minimizar a rotina estressante, fazendo com que os alunos possam se conectar entre si, percebendo quem está a sua volta.

As inscrições são gratuitas, inscreva-se neste link e receba mais informações de forma exclusiva e antecipada.

Sobre a MindKids | A MindKids é uma das iniciativas pioneiras em levar o mindfulness para dentro das escolas, com sólida experiência em capacitação de professores em meditação mindfulness para prática em sala de aula. Desde 2015, a iniciativa já atendeu uma grande variedade de tipos e perfis de escola, públicas e privadas, utilizando metodologias validadas globalmente, da Mindful Schools, dos Estados Unidos, do Mindfulness Training Institute, na Inglaterra e da Inner Kids Foundation, de Susan Kaiser Greenland.

Serviço:

A Bondade: E se ensinássemos bondade na escola?

Quando: 1 a 4/02

Horário: 20h30

Local: Canal de Youtube da MindKids

Inscrições: https://conteudo.mindkids.net/a-bondade.

Audiência do Instagram já é 35% maior que a do Facebook, aponta estudo

Mundo, por Kleber Patricio

Imagem de Photo Mix por Pixabay.

Estudo inédito realizado pela Socialbakers, plataforma líder global em soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, revela que o Instagram ampliou sua liderança sobre o Facebook durante a pandemia. De acordo com o levantamento mundial, o público no Instagram já é 34,7% maior que na primeira rede social de Mark Zuckerberg, ante uma vantagem de 28% no primeiro trimestre de 2020. Além disso, o irmão mais novo recebeu 22 vezes mais interações do que o Facebook, contra 16 vezes no primeiro trimestre de 2020. Apesar de o Instagram ser a rede com maior público e melhor engajamento, 61,9% de todas as postagens dos perfis de marcas ainda são no Facebook, mesmo o número sendo menor em comparação com o segundo trimestre de 2020, quando a concentração de posts na rede representava 70,1%.

Segundo Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers, as marcas escolhem cada rede social para alcançar o público de maneiras diferentes. “Enquanto o Instagram lidera o envolvimento e o tamanho do público, as marcas ainda publicam mais no Facebook. Afinal, as plataformas diferem na maneira como os usuários interagem com elas, sendo o Facebook frequentemente a escolha de conteúdo mais informativo enquanto o Instagram é altamente eficaz para promover o engajamento e alcançar grandes públicos e é cada vez mais o lugar certo para as empresas se mostrarem de maneira criativa, estimularem engajamento e aumentarem o reconhecimento da marca. Já o Facebook continua sendo a melhor opção para alcançar segmentos específicos do público e transformar leads em clientes”, comenta.

Quando se trata de quantidade de posts no Brasil, é possível perceber que o montante de publicações é quase o mesmo, mas, ao contrário do que acontece no mundo, a audiência das marcas é menor no Instagram, mesmo o engajamento sendo muito maior.

Ainda segundo o estudo, a quantidade total de tempo que usuários passam no Facebook voltou aos níveis pré-pandêmicos, uma tendência que começou no segundo trimestre de 2020. No entanto, de acordo com Alexandra Avelar, o horário em que as pessoas estão online mudou e as marcas precisam se atentar a isso. “É importante que os profissionais de marketing tenham um conhecimento sólido de seu público para determinar como seus hábitos mudaram por conta da pandemia. Os usuários agora passam mais tempo online pela manhã. Por exemplo, a quantidade de fãs conectados às 5 da manhã às sextas-feiras aumentou 98% em setembro em comparação com março e crescimentos semelhantes foram vistos em todos os dias da semana”, explica.

As  conclusões do relatório Social Media Trends Report Q3 2020 da Socialbakers foram feitas com base nos 50 maiores perfis de marcas do mundo e no Brasil, entre julho e setembro de 2020.

Metodologia do relatório | Os Social Media Trends Reports refletem o banco de dados da Socialbakers no início do trimestre seguinte ao trimestre do relatório. Os dados são extraídos uma vez e não são atualizados entre as liberações.

Coleção de livros traz resgate inédito da história de Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Fotos: Divulgação/JF Gestão de Conteúdo.

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba promove, no dia 1º de fevereiro, o lançamento oficial da coleção Patrimônio Cultural de Indaiatuba, composta por cinco livros. O evento, que será virtual, a partir das 14 horas, marca o aniversário de 27 anos da Autarquia, ligada à Prefeitura da cidade.

As publicações são resultado de um projeto de pesquisa feito em parceria com universidades renomadas que durou seis anos. Cada livro traz o registro do impacto na formação da cultura e da identidade de Indaiatuba, por meio de um diálogo interdisciplinar que reflete linhas de pesquisa sob diversas temáticas. “Esta coleção é um objeto de estudo inédito que objetivou investigar e entender o impacto que o patrimônio edificado, documental, museológico e arqueológico trouxe para a formação cultural e para a identidade da cidade. Trata-se de um diálogo interdisciplinar marcante com diversos olhares, norteados por duas linhas de pesquisa: Patrimônio Cultural, Memória e Cidade e Instituições de Memória e Acervos”, conta Carlos Gustavo Nóbrega, superintendente da Fundação Pró-Memória e coordenador-geral do projeto.

Ao todo, foram impressas 500 unidades dos cinco volumes: A Fazenda da Cachoeira do Jica, Catálogo da Hemeroteca, Guia das Fazendas, Guia dos Fundos Públicos e Plano Museológico, que serão distribuídos para escolas municipais, universidades e bibliotecas a fim de democratizar a informação de modo a contribuir, eficientemente, para o desenvolvimento social e construção do senso crítico da população. “Resgatamos, com estes registros, pérolas muito importantes que estavam escondidas e são fundamentais para a formação da cidadania”, afirma Nóbrega.

Os materiais integram outros títulos que visam divulgar o trabalho aprofundado de pesquisa idealizado pela Fundação Pró-Memória para fomentar a discussão, preservação e difusão dos bens culturais de Indaiatuba, promovendo a capacidade de mudança da sociedade acerca do meio social em que estão inseridas. Futuramente, todos os títulos serão transformados em e-books para acesso em diferentes plataformas digitais.

Outras ações | Além do lançamento da coletânea, a Fundação Pró-Memória apresentará o novo site, totalmente repaginado e mais interativo, além da nova forma de acesso à Biblioteca Municipal, que, agora, será on-line. “Desenvolvemos uma nova plataforma que tornará mais fácil o acesso ao nosso acervo, à reserva e à renovação de livros. O sistema de coleta e devolução passará a ser drive-thru”, revela o superintendente, que acredita que, desta forma, haverá um maior controle das reservas e, consequentemente, do extravio dos livros.

Serviço:

Lançamento Coletânea Patrimônio Cultural de Indaiatuba

Data: 1º de fevereiro

Horário: 14 horas

Live – acesso em https://www.facebook.com/FundacaoProMemoriaDeIndaiatuba/.

Sucesso no Rio de Janeiro, Galeria Café abre unidade em São Paulo

São Paulo, por Kleber Patricio

Galeria Café oferece um ambiente ultramoderno e uma proposta acolhedora e inclusiva. Fotos: divulgação.

Uma proposta diferenciada acaba de desembarcar em São Paulo: trata-se da filial paulistana do Galeria Café, localizada em Pinheiros, na charmosa e badalada Praça Benedito Calixto. Por conta da pandemia, as festas e as aglomerações ainda não podem acontecer e, mesmo em tempos de incertezas, uma coisa é certa: o Galeria vai acolher os paulistanos em sua nova casa, que já nasce em novos tempos e foi criada a partir de todos os critérios de segurança necessários para garantia do bem-estar de todos.

Sob o comando do casal Claudio Lins e Alexandra Di Calafiori, entre outros sócios, e com investimento de aproximadamente R$3,5 milhões, o Galeria Café oferece um ambiente ultramoderno e uma proposta totalmente acolhedora e inclusiva, buscando ser o novo ponto cultural e de entretenimento na cidade. “Nunca fui muito da noite, mas quando me vi solteiro após o primeiro casamento, resolvi me arriscar e sair à caça. E, apesar de o Galeria ter uma frequência majoritariamente gay, rapidamente virou minha casa noturna predileta. Lá encontrei minha turma e, alguns anos depois, conheci meu grande amor… e olha a sorte: ela era a dona do Galeria. E eu brincava com ela: ‘vou vender meu carro e comprar 2% do Galeria’. Bom… alguns anos depois a brincadeira ficou séria e me tornei sócio da Xanda. E marido da Xanda! Ou seja, o golpe perfeito… hahaha! Golpe de amor, claro! Porque, além de se tornar um patrimônio familiar, o Galeria só poderia chegar aonde chegou com muito amor! Hoje, a casa é referência na cultura do Rio e já conquistou corações de pessoas no Brasil e no mundo todo! E é só o começo, porque agora nós vamos invadir São Paulo!”, conta Claudio Lins sobre sua história com o Galeria Café.

Galeria de Arte reunirá artistas, atores, cantores, designers e estilistas independentes com o intuito de oferecer a chance de o público visitante conhecer marcas com design diferenciado, curadoria cuidadosa, produtos de qualidade e ambiente agradável.

De portas abertas | A abertura ao público aconteceu em janeiro de 2021 e continua aos poucos, seguindo as regras de higiene e saúde. Desde final de janeiro, os visitantes já podem conhecer o restaurante e a galeria de arte, uma parte do complexo que, em breve, reunirá gastronomia, cultura, galeria de arte, bar e balada.

Pensando na melhor solução possível de segurança, higiene e atendendo às normas do atual cenário macro, os infectologistas Rodrigo Lins e Lessandra Michelin criaram um protocolo de higienização específico para a casa, dentro das regras do novo formato de funcionamento dos estabelecimentos que o Governo de São Paulo tem adotado no período de controle da pandemia e, claro, seguindo as normas de conduta permitidas pelas autoridades sanitárias.

Para que tudo funcione em perfeita harmonia, a casa já trouxe ambientes adaptados ao novo normal, como as torneiras dos lavatórios dos banheiros que são acionadas com os pés. Um elevador deixa os dois andares da casa totalmente acessíveis ao público. E para quem vive conectado, o Galeria Café oferece estações para que os smartphones sejam carregados com segurança e ninguém perca a oportunidade de fazer fotos incríveis nos diversos ambientes instagramáveis da casa.

Galeria Café Rio De Janeiro, o início da marca | Há 23 anos no coração de Ipanema, no Rio de Janeiro, nascia o Galeria Café, um espaço dedicado à arte e que ao longo do tempo foi se transformando no ponto de encontro preferido da comunidade LGBTQIA(+), já que preza por um público que seja qualquer pessoa: meninos, meninas, barbies, nerds, divas, trans ou curiosos, de qualquer raça, credo e cor. A missão da casa é influenciar a sociedade a viver em um mundo mais livre e tolerante a partir de festas, exposições de arte e eventos relacionados às manifestações contemporâneas de cultura e comportamento.

Visitantes já podem conhecer o restaurante e a galeria de arte, uma parte do complexo que, em breve, reunirá gastronomia, cultura, galeria de arte, bar e balada.

Galeria de arte | Cultura em foco: o local vai reunir artistas, atores, cantores, designers e estilistas independentes com o intuito de oferecer a chance de o público visitante conhecer marcas com design diferenciado, com uma curadoria cuidadosa, produtos de qualidade e um ambiente gostoso. A curadoria das exposições é realizada em parceria com a Revista DASARTES e, neste mês, a exposição Ser vivo, livre, eu reúne obras de diversos atristas e celebra a individualidade, o espaço que criamos na sociedade para sermos nós mesmos, onde podemos nos despir das expectativas e sermos respeitados em nossa alegria, desejo, amor, tristeza ou solidão. Entre os artistas que participam atualmente da exposição, estão Beatriz Meneses, Ramon Vieitez, Rodrigo Martins e Michele Martines.

Quando a casa puder receber eventos, o público poderá conhecer o Coletivo Galeria, um evento com programação semanal destinado a fomentar produções de marcas independentes de múltiplas frentes criativas: decoração, vizoo (destinado a roupas e acessórios para compor o look) e gastronomia. As marcas parceiras do Coletivo Galeria prezam pelo respeito acima de tudo. Elas entendem e refletem a importância da diversidade racial e de gênero, da liberdade de expressão e do consumo consciente.

Experiência gastrônomica em um local acolhedor | Com menu executado pela chef Michele Bessa, o “restô” oferece opções para agradar a todos, desde os veganos aos mais tradicionalistas. O cardápio conta com opções de entrada (como chips de raízes e homus com torradas de pita), pratos principais (a exemplo, o bacalhau e pangratratto de azeitonas ou o salpicão de frango com crocante de batatas) e sobremesas (como a panacotta de chocolate branco com granité de morango), que incrementam a experiência da visita ao Galeria Café – e ainda pode ser uma boa válvula de escape na correria do dia a dia dos trabalhadores ou moradores da região, que poderão almoçar em um lugar acolhedor e com uma vibe totalmente envolvente.

Na carta de drinks, o Galeria Café SP importou os drinks carros-chefes cariocas, com gin e Red Bull, o Melancita. Como opções adicionais, água, suco e refrigerantes fazem companhia para variadas bebidas, como whisky, tequilas e destilados; cervejas, vinhos e espumantes, que levam nomes animados como Red Hot (creme de cassis, vodka, grenatine e tabasco) e Kamikaze (vodka, Cointreau e suco de limão). A casa oferece, ainda, as opções de coquetéis sem álcool.

Vizinhança, seja bem-vinda | Promovendo a integração social entre o comércio local e os moradores de Pinheiros ou proximidades , a casa criou um card-convite que será distribuído em um raio de 3 quilômetros convidando os vizinhos a visitarem o recém-inaugurado espaço. “Quando visitamos um amigo em sua nova casa, sempre oferecemos um presente, uma lembrança e com o Galeria não poderia ser diferente. Queremos nossos amigos perto e nossa vizinhança, ainda mais. Por isso, as visitas que acontecerem graças ao card recebido terão uma sobremesa ou coquetel por nossa conta”, explica a sócia Alexandra Di Calafiori.

Serviço – Galeria Café São Paulo

Segunda a sexta-feira, das 12h às 20h, com atualizações de horário conforme o Plano SP de controle à pandemia

Endereço: Praça Benedito Calixto, 103 – Pinheiros, São Paulo/SP

Instagram: https://www.instagram.com/galeriacafesp/

Aceitam-se cartões de crédito e débito

Estacionamento em frente ao local (Zona Azul) e, em breve, serviço de vallet.