Hora do Silêncio e da Inclusão será realizada nos dias 4 e 11 de junho, das 18 às 20h; o som da festa também será desligado para dar mais conforto aos visitantes


Votorantim
Fotos: divulgação/Casa Mar.
A Casa Mar — hub de cultura, influência e tecnologias criativas com sede em Salvador e um dos braços de negócios da agência MAP Brasil — se prepara para o lançamento da websérie Iê Acarajé, produção audiovisual que tem como principal objetivo apresentar de forma próxima e emocionante a história de personagens importantes para a cultura do estado: as Baianas de Acarajé. Além da trajetória das profissionais, os episódios, que serão lançados de 25 a 28 de maio no IGTV do Instagram oficial do Casa Mar (@casamar.art), trazem os desafios encontrados na profissão, principalmente frente às incertezas da pandemia.
A produção, dividida em quatro episódios, apresenta um retrato especial sobre a vida e os desafios de cinco mulheres protagonistas em suas comunidades que se dedicam à prática da tradicional venda de acarajé e outras iguarias da culinária afro-baiana. Resgatando importante referência histórica e cultural, a escolha do nome Iê acarajé faz referência à primeira metade do século XX, quando, segundo o ex-diretor do Centro de estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia, Ubiratan Castro, as famílias aguardavam as mulheres do acarajé passarem em uma espécie de cerimônia às 19h, anunciando a venda de “Iê acarajé, Iê abará!”.
O Ofício da Baiana do Acarajé é hoje reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil. A prática tem como protagonista o acarajé, elemento simbólico e constituinte da identidade baiana, com forte ligação às religiões de matriz africana, que simboliza uma das mais importantes contribuições africanas à identidade do país, revelando uma cultura afro-brasileira, ancestral e matriarcal.
Com roteiro e direção de Mariana Jaspe e direção de fotografia de Lucas Raion, a websérie conta com trilha sonora do Duo B.A.V.I. e produção de Gordo Calasans. Em seus quatro episódios, a narrativa apresentará o trabalho das baianas Ubaldina, Dinha, Elaine, família Miranda, Taty e Marluce sob diferentes perspectivas, mostrando como essas mulheres se descobriram na profissão junto à herança familiar, acordos coletivos, oportunidade de empreender e contato com a religiosidade que ela pode proporcionar, além de sua importância cultural, gastronômica e histórica para o país.
“lê Acarajé é a união de duas paixões: acarajé – não à toa tenho a palavra dendê tatuada no braço -, e a possibilidade de encontrar grandes personagens e dialogar com eles. Por isso, o mais interessante desse processo foi a troca com essas mulheres; ouvi-las sobre suas trajetórias, vivências, dores e delícias de suas vidas e perceber como ser baiana é fundamento para elas serem quem são”, revela a diretora e roteirista, Mariana Jaspe .
FICHA TÉCNICA
Iê acarajé
Episódio 1 – Ubaldina, Dinha, Elaine
Episódio 2 – Família Miranda
Episódio 3 – Taty
Episódio 4 – Marluce
Roteiro e direção – Mariana Jaspe
Roteiro – Filipe Volz
Direção de fotografia – Lucas Raion
Montagem – Yasmin Reis e Mariana Jaspe
Trilha sonora – Duo B.A.V.I.
Produção – Gordo Calasans
Pesquisa – Vagner Rocha
Som direto – Gabriela Palha e Pedro Garcia
Assistente de fotografia – Ema Ribeiro
Assistente de produção – Jonaire Mendonça.
Fotos: Mila Maluhy.
Desde a última quarta-feira (19/5), está no ar nos principais serviços de streaming de música o álbum completo Akhenaten Bazucas (Selo SESC), da banda GOATFACE!, uma experiência musical construída por meio de signos da cultura brasileira e egípcia com um quinteto instrumental formado por músicos versáteis que transitam em diferentes cenas da produção brasileira e internacional. Escolha o player favorito e ouça o disco. A plataforma SESC Digital também oferece o conteúdo de graça e sem necessidade de cadastro. Para conferir, clique aqui.
Formada há quatro anos com a ideia de fazer música criativa com muito improviso, estilo que é a essência da banda, a GOATFACE! já se apresentou em importantes festivais, como a edição São Paulo do Nublu Festival 2020 – evento criado pelo clube de jazz e gravadora Nublu, de Nova York, já realizado nos EUA, França e Turquia.
Lançado de forma paulatina com singles quinzenais desde o final de março, o álbum digital reúne cinco faixas – três delas de longa duração – que se comportam de forma muito ambígua uma da outra. Com batidas minimalistas, timbres drásticos e coloridos, e sons telúricos criando uma sonoridade extática, em Akhenaten Bazucas a música é a condutora sinuosa de um passeio através das câmaras labirínticas de uma pirâmide egípcia.
Capa do álbum.
O nome escolhido para o disco já evidencia a presença da cultura do antigo Egito: Akhenaten Bazucas (2021, Selo SESC). O título remete a Aquenatón, Faraó do Egito que reinou entre 1352 a 1336 a.C, companheiro de Nefertiti e pai de Tutancâmon. O álbum foi gravado ao vivo em 2019, no EstúdioFitaCrepe, em São Paulo, com os músicos Guilherme Granado nos teclados, sintetizadores, eletrônicos e thumb piano; Leandro Archela nos teclados e sintetizadores; Thomas Rohrer no saxofone soprano, rabeca, flautas e objetos; Rogério Martins no clarone, clarinete e flauta e Ricardo Pereira na percussão.
Apesar da curta trajetória, a GOATFACE! reúne uma seleção de músicos que integram outras bandas, como a de rock instrumental Hurtmold, casos de Guilherme Granado e Rogério Martins; Leandro Archela, que também atua no grupo NAAXTRO; Ricardo Pereira, com o projeto eletrônico autoral Black Snake 808, e o suíço radicado em São Paulo Thomas Rohrer, com passagem pelo grupo A Barca – de onde surge a parceria com a cantora Juçara Marçal – e, junto ao acordeonista Nelson da Rabeca, gravou o álbum Tradição Improvisada, outro lançamento do Selo SESC (2018).
Com uma estética musical específica baseada na improvisação total, porém com algumas regras, a GOATFACE! surge com uma proposta de repertório que visa trabalhar mais os módulos e as repetições esticadas, deixando a ideia de ritmo para cima e não para baixo e o uso da percussão de mão, por exemplo, ilustram a proposta. A ideia partiu de Guilherme Granado, que também participa de outros projetos, como a São Paulo Underground, Exploding Star Orchestra e Black Cube SP.
Compositor e multi-instrumentista, Granado destaca que a repetição é um ponto importante no conceito da GOATFACE!. E no que se refere ao álbum, em especial, após as sessões de improvisação, as gravações foram levadas para o estúdio, onde o processo de edição e mixagem começou e a partir daí, à procura por temas e ideias que contassem alguma historia, sempre à procura de um lugar maior – daí a ideia da pirâmide e as câmaras. “O disco foi gravado em 2019, mas mixado e editado em março e abril do ano passado, bem no início da pandemia. Esse cenário de isolamento social refletiu no trabalho de finalização do disco. Perguntas como ‘aonde nos encontramos?’ e ‘aonde e quando vamos nos reencontrar?’ estão presentes”, comenta.
Entre as tantas referências musicais da banda, se colocado o difícil desafio de elencar algumas apenas, destaque para o grupo de jazz de vanguarda Art Ensemble of Chicago, e os norte-americanos Pharoah Sanders – saxofonista com quem Granado já se apresentou diversas vezes e gravou o álbum Pharoah & the Underground, editado pelo selo europeu Clean Feed – e o compositor de jazz, pianista e poeta Sun Ra (1914-1993), também conhecido por sua “filosofia cósmica”, além do Fugazi, banda de punk rock americana conhecida por suas composições angulares e apresentações explosivas.
Ficha técnica do álbum Akhenaten Bazucas
Produção executiva: Guilherme Granado
Produção musical: Guilherme Granado
Direção artística: Guilherme Granado
Intérprete e autores de todas as músicas: Guilherme Granado, Leandro Archela, Thomas Rorher, Ricardo Pereira e Rogério Martins
Ilustrações: Guilherme Granado
Projeto Gráfico: Alexandre Calderero
Mixagem: Guilherme Granado e Leandro Archela
Masterização: Fernando Sanches (Estúdio El Rocha).
Sobre os músicos
Guilherme Granado | Multi-instrumentista de carreira internacional, conhecido como integrante das bandas Hurtmold, São Paulo Underground, Exploding Star Orchestra, Black Cube SP e GMZ. É o fundador e líder do GOATFACE!.
Thomas Rohrer | Prolífico músico suíço radicado em São Paulo, integrou o grupo A Barca, onde nasceu parceria com a cantora Juçara Marçal. Seu álbum Tradição Improvisada, junto a Nelson da Rabeca, foi lançado pelo Selo SESC.
Leandro Archela | Tecladista especializado também em efeitos gerados a partir da emissão de voz, integra o grupo NAAXTRO e lidera o projeto Holofônica, que se desmembra também no Bode Holofônico, junto ao próprio Granado.
Ricardo Pereira | Percussionista paulistano, mais conhecido por seu projeto eletrônico autoral Black Snake 808, Pereira também desenvolve um projeto em parceria com Lúcio Maia, guitarrista da banda pernambucana Nação Zumbi.
Rogerio Martins | Percussionista e saxofonista, é integrante da banda paulistana Hurtmold. Já se apresentou junto a artistas dos mais diversos estilos, do hip hop (Zulumbi, Elo Da Corrente) ao jazz (Black Cube SP) e até hardcore (Acruz Sesper).
Selo SESC nas redes:
No Brasil, a diversidade de gênero é um tema-chave para analisar o perfil sociodemográfico dos empreendedores à frente dos negócios socioambientais. Hoje, as mulheres estão presentes como fundadoras em 67% das empresas do setor – sendo que 23% das empresas mapeadas têm apenas mulheres na liderança. Esse índice revela a conquista da equidade de gênero no ecossistema, de acordo com dados da terceira edição do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, conduzido pela Pipe.Labo, think tank do setor de impacto.
O levantamento, realizado desde 2017, reúne análises evolutivas e desafios do setor de 1.300 empresas. De acordo com o recorte que analisa a presença feminina nos negócios de impacto socioambientais, os homens aparecem como fundadores em 71% dos negócios – sendo que 27% das empresas mapeadas têm apenas homens na sua fundação.
Na percepção das coordenadoras da pesquisa – Lívia Hollerbach e Mariana Fonseca –, embora a notícia do aumento da presença feminina seja boa, na análise de investimentos recebidos pelas empresas mapeadas, os negócios administrados por um time essencialmente feminino tendem a receber menos recursos financeiros e apoios adicionais para evoluir na jornada empreendedora, quando comparadas às lideradas por homens. Na prática, elas são menos selecionadas para os processos de aceleração. Como consequência, elas são poucas entre os negócios em fase de escala: 25% das mulheres versus 35% de homens.
O Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental contou com apoio da Enimpacto, Aliança pelos Negócios de Impacto, Climate and Land Use Alliance, do Fundo Vale, Instituto Clima e Sociedade e Instituto Sabin. A íntegra do estudo está disponível pelo www.mapa2021.pipelabo.com.
Metodologia – Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental | Estudo conduzido para acompanhar a evolução do pipeline de negócios de impacto positivo no país e destinado a referenciar o retrato atual do setor, o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental teve a primeira edição em 2017 e é atualizado a cada dois anos. A pesquisa é elaborada com uma chamada nacional para que empreendedores que lideram negócios de impacto socioambiental façam um cadastramento ou atualizem dados na plataforma da Pipe.Social. A coleta de dados do Mapa 2021 foi realizada de 1º de dezembro de 2020 a 15 de fevereiro de 2021.
Com o apoio de 62 organizações do ecossistema, a terceira edição do Mapa alcançou 1.300 cadastros on-line, com dados autodeclarados por meio de um questionário de 60 perguntas. Para a análise dos dados e elaboração do relatório final, o levantamento contou com uma desk research sobre avanços do setor no Brasil e dados de investimento de impacto no globo, assim como sessões de análise com os patrocinadores e especialistas do campo. A infografia e os dados gerais têm como base 1.272 negócios de impacto operacionais – 28 negócios mapeados declararam fechamento de portas ou a não continuidade de suas operações em 2021. O Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental traz uma amostra não exaustiva do setor, ou seja, o empreendedor se autodefine e se reconhece como integrante desse pipeline. A margem de erro para a leitura dos dados é de 3,1 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95% para leituras na amostra geral.
PIPE.LABO | A Pipe.Social foi fundada em 2016 por Lívia Hollerbach e Mariana Fonseca, empreendedoras com a visão de mapear e fomentar o pipeline de negócios de impacto socioambiental no Brasil. Hoje, a plataforma conta com quase 5 mil negócios de impacto cadastrados e monitorados quanto ao perfil de solução, modelo de negócio e operação, à visão e medição de impacto e aos apoios buscados na jornada. Ter informações e dados qualificados sobre o ecossistema levou a Pipe a desenvolver uma visão estratégica do mercado, entendendo oportunidades e desafios reais para organizações intermediárias do setor, investidores e empreendedores. Aliando essa visão à demanda de um setor em crescimento, carente de informações, traduções e transparência – e com dados confiáveis para se comparar com ecossistemas da América Latina e dos demais países –, nasceu a Pipe.Labo, o maior centro de estudos e conhecimento aplicado sobre o mercado de impacto no Brasil.
Foto: Thiago Binario/Pixabay.
O Procon-SP notificou as companhias Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas e Latam Airlines pedindo explicações sobre a política de preço de suas passagens aéreas. O questionamento às empresas acontece após o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC), colegiado que reúne os 20 prefeitos da RMC, encaminhar uma representação ao Procon-SP denunciando preços diferenciados.
O conselho aponta que as tarifas cobradas para quem viaja pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, Campinas, são mais caras em relação às do Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos e do Aeroporto de Congonhas, São Paulo. Veja mais informações aqui.
No caso da empresa Azul, o conselho exemplifica com uma diferença apurada em dois destinos nacionais: enquanto uma passagem saindo de Viracopos com destino a Brasília – ida 21 de junho e volta 24 de junho – estava R$1.076,12, uma passagem com o mesmo destino e mesmas datas saindo de Congonhas estava R$825,23. Já por uma passagem com saída de Viracopos e destino a Porto Alegre – ida 21 de junho e volta 24 de junho – a empresa cobrava R$1.292,44 e, para os mesmos destinos e datas, mas saindo de Congonhas, o preço era R$847,55.
As empresas deverão informar detalhadamente os destinos e valores cobrados pelos voos vinculados aos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Congonhas e, havendo diferença entre os preços praticados, justificar os fundamentos legais e técnicos para a cobrança diferenciada.
A resposta deverá ser prestada no prazo de 72 horas, contados a partir de ontem (24/5).
Fotos: divulgação.
As regiões de Campinas e Circuito das Águas, no interior de São Paulo, oferecem paisagens deslumbrantes quando vistas do céu. Foi pensando em levar estas experiências para as pessoas que gostam de aventura, turismo e gastronomia e de curtir um final de semana diferente, que a Rede Vitória Hotéis, o Restaurante Vila Paraíso e a agência de turismo Nextour criaram pacotes com passeios de balonismo, hospedagem e café da manhã colonial em meio à natureza. O programa Passeio de Balão na Região de Campinas tem como proposta oferecer um turismo de experiência para grupos aos finais de semana, partindo a cada semana de uma cidade da região. O vôo inaugural acontece no próximo dia 29, a partir de Jaguariúna, com duração entre 45 a 60 minutos.
Segundo Giuliano Pareja, diretor comercial da Nextour, agência responsável por toda organização e operacionalidade do projeto, além de oferecer um turismo de experiência – nova tendência do mercado com a pandemia, no qual os turistas preferem pacotes em meio à natureza, viagens de curtas distâncias e com segurança –, a proposta é unir estas possibilidade e conhecer lindas paisagens sob a ótica do céu. “É um passeio indicado não apenas para casais, como também famílias, grupos de amigos ou pessoas que desejem viver uma experiência inesquecível ou comemorar datas especiais com toda a segurança e qualidade necessárias”, explica. “Os voos acontecem a partir da região de Campinas, sobrevoando maravilhosas paisagens rurais. Além do voo, o pacote também inclui hospedagem, café da manhã colonial e traslados de ida e volta do hotel da rede Vitória, Restaurante Vila Paraíso até local de decolagem”.
A idealização do projeto partiu da Rede Vitória Hotéis, com unidades em Campinas, Paulínia e Indaiatuba, com o objetivo de estimular o setor turístico e gastronômico da região e, também, a ocupação de suas unidades hoteleiras. “Neste novo cenário de pandemia, os turistas estão em busca de novas experiências, privilegiando passeios que ofereçam opções diferentes”, conta o diretor de marketing da Rede, Eduardo Porto.
Inicialmente, os clientes poderão ficar hospedados e aproveitar todas as estruturas em uma das três bandeiras da Rede Vitória Hotéis em Campinas – Concept Campinas, Dom Pedro Express e Newport Residence. Nas primeiras horas da manhã partirão rumo ao destino de partida do voo, aproveitando para ver o pôr do sol. Após o passeio, os turistas regressam para o Restaurante Vila Paraíso – também um dos pontos de partida e que tem toda a estrutura de estacionamento para que não for hospede dos hotéis da Rede Vitória – onde terão a oportunidade de fechar a experiência com um café da manhã colonial e artesanal, preparado pela Padoca do Vila em meio à natureza oferecida pela Área de Proteção Ambiental (APA) no Distrito de Joaquim Egídio.
Reinvenção e parceria | Eduardo Porto conta que a proposta do pacote vai além do simples passeio de uma manhã, agregando uma série de atividades dentro e fora das dependências hoteleiras da rede, incluindo jantares servidos pelos restaurantes Bellini (culinária Contemporânea) e Kindai (com foco na cozinha japonesa), passeios monitorados a produtores de alimentos e pontos turísticos, além de atividades ao ar livre como caminhadas e trilhas em Área de Proteção Ambiental (APA). “Nossa proposta é oferecer às famílias, amigos e casais um final de semana diferenciado e repleto de experiências, começando pela hospedagem em uma de nossas três unidades, a alta gastronomia dos restaurantes do grupo e parceiros, e passeios ao longo do dia a lugares fascinantes que a região proporciona”, explica o gerente de marketing da Rede Vitória Hotéis. “Estamos trabalhando e negociando com mais parceiros para ampliar as atividades e passeios aos nossos hóspedes”, completa.
Para a gerente de marketing do Restaurante Vila Paraíso e da Padoca do Vila, Fernanda Barreira, esta união de forças de grupos fortes e consolidados para oferecer pacotes turísticos é uma tendência que chega forte ao mercado regional do turismo e da gastronomia. “Estamos em uma região conhecida internacionalmente pelo turismo de negócio, mas que também é muito rica na gastronomia, hotelaria e turismo esportivo”, diz Fernanda, lembrando que a região oferece muitas opções para os turistas que são praticamente desconhecidas do público até mesmo da região, de cidades próximas e da Capital, que passam a contar com experiências diferenciadas.
Serviço:
Passeio em grupo
Dias: 29/maio, 13/junho, 26/junho, 31/julho, 28/agosto, 25/setembro, 30/outubro, 27/novembro e 18/dezembro
Horários de saída: 3h30 (São Paulo) / 4h30 (Campinas)
Duração da experiência: Aproximadamente 45 minutos de voo
O passeio inclui traslados de ida, bem como volta; ou seja, São Paulo e Campinas/Joaquim Egídio (ou Jaguariúna)/Campinas e São Paulo
Voo em Balão de ar quente com capacidade para até 6 pessoas
Assistência de van + equipe para buscar os passageiros no local de pouso do balão
Café da manhã
Além disso, seguro aventura oferecido pela Porto Seguro.
Locais de início / término:
São Paulo – Estação Paraíso do Metrô (em frente à Catedral Ortodoxa de São Paulo)
Campinas – Hotel Vitória Concept (Av. José de Souza Campos, 425 – Nova Campinas)
Rede Vitória Hotéis:
Informações e Reservas: vendascampinas@vitoriahoteis.com.br reservascampinas@vitoriahoteis.com.br ou pelo telefone (19) 3755-80003.
Restaurante Vila Paraíso:
Informações e Reservas: (19) 3298-6913
Nextour:
Informações e Reservas: (11) 3876-3964/94019-4376.