‘Eu parei de andar e aprendi a voar’ chega ao público com uma mensagem poderosa sobre autonomia e transformação


São Paulo
Imagem: divulgação.
Carlinhos Brown levará para os palcos seu projeto infantil, que apresenta de forma lúdica e educativa personagens da cultura e do folclore brasileiro. O musical “Paxuá e Paramim e o Novo Planeta Azulzinho”, que estreia dia 20 de agosto, no Teatro Liberdade, em São Paulo, conta com direção artística de Gringo Cardia, roteiro de Stella Miranda e direção de André Gress. As músicas são de autoria de Brown e da cantora Milla Franco. O espetáculo comemora os 10 anos de existência do projeto, idealizado em parceria com Andrea Mota, e que é pensado para toda a família. “O musical chega aos palcos em um momento muito especial em que todo o planeta se recupera de grandes perdas e onde nós estamos rediscutindo uma nova relação com o meio ambiente, em especial o mar como pulmão do mundo, as florestas e os rios. A história do espetáculo é feita para valorizar a vida, as pessoas e a natureza como um renascimento educativo”, define o músico.
O diretor do espetáculo, André Gress, destaca o cuidado com que o musical foi pensado: “Quem assistir ao espetáculo vai vivenciar uma atmosfera de cores, sons e efeitos especiais que vão transportar a todos para um mundo onde tudo é possível. Das coreografias às cenas, tudo foi pensado para cativar crianças e adultos”, revela. A realização é da Produtora Pappou, Candyall Entertainment, Beloca Eventos, Lab Cultural e Grupo Infinitus.
Sinopse
Na aventura infantil, o malvado Jururú rouba a Pedra da Sustentação que mantinha a gravidade, deixando o Planeta Azulzinho de pernas para o ar. A Terra fica desprotegida e seus tesouros podem ser saqueados. Por causa desse desequilíbrio, Talísia – a Mamãe Natureza – ficou doentinha, adormeceu.
A Terra adormecida está passando por maus bocados, os humanos esqueceram a própria humanidade. Pajeum a velha Bruxinha do Bem, aquela que conhece todos os segredos desse e de outros mundos, faz um alerta: “Parem! É uma ordem! Por favor, parem agora! Não estamos bem! Não se ouve mais os pássaros cantar, não vemos mais as estrelas brilharem, nossas florestas estão sufocadas!”
Os personagens Paxuá, Paramim e Braúna vão salvar o Planeta Azulzinho, numa jornada pelas estrelas e assim, despertar a Mamãe Natureza. Para isso, precisam aprender lições sobre respeito, amizade, bondade, tolerância, saúde, paz e amor.
Ficha Técnica:
Direção: André Gress
Direção artística: Gringo Cardia
Diretor Musical: Marcelo Castro.
Roteiro: Stella Miranda
Adaptação e Textos Adicionais: Juliano Marceano.
“Paxuá e Paramim” nas Redes: Youtube | Instagram | Spotify | Facebook.
Serviço:
“Paxuá e Paramim e o Novo Planeta Azulzinho”
R. São Joaquim, 129 – Liberdade, São Paulo – SP
Datas: 20, 21, 27 e 28 de agosto
Sessões às 15h e 17h
Classificação: Livre
Venda de ingressos pelo site da Sympla
Preços:
Plateia Baixa (R$160 Inteira – R$80 Meia)
Plateia Alta (R$140 Inteira – R$70 Meia)
Balcão A (R$120 Inteira – R$60 Meia)
Balcão B (R$100 Inteira – R$50 Meia).
(Fonte: Lupa Comunicação)
Foto: Gil Inoue.
O título do novo disco solo de João Camarero, “Gentil assombro”, que chega dia 26 de julho às plataformas de streaming, resume bem as dez faixas do álbum. Por um lado, há a delicadeza de temas como “Um choro breve” e “Homenagem a Armando Neves”, duas inéditas de Paulinho da Viola, interpretadas com a mesma rara fina elegância do grande cantor e compositor carioca. Por outro, espalha-se pela espinha do ouvinte o assombro do virtuosismo técnico do violonista, sempre executado de forma cristalina e sem parnasianismos. Mesmo quando o número exige destreza ímpar, a preocupação é prestar um serviço à obra, colocando a música em primeiro lugar.
Um exemplo disso pode ser ouvido em “Dança brasileira” (Radamés Gnattali) e “Articulado” (Sérgio Assad) — composta especialmente para o músico —, nas quais a excelência de Camarero ao violão fica nítida, ressaltando a maturidade artística de um operário da melodia. O erudito apaixonado por canção popular, o músico popular de alma concertista, um violão límpido e poderoso que se sente à vontade tanto no palco de show — ao lado de Maria Bethânia, Leny Andrade e Cristóvão Bastos, entre tantos outros — quanto na roda de choro ou em uma sala de concertos, como provam as autorais “Pequenas valsas sentimentais #3 e #5”, as únicas composições próprias do álbum.
“São quase como miniaturas, músicas curtas. Procuro achar um caminho com esses temas mais sentimentais, é a busca pelo acabamento. Estou preocupado em fazer uma música no sentido mais amplo possível, que toque as pessoas de alguma maneira, seja pela estranheza ou pelo conforto, uma coisa muito ligada à contemplação. São um pouco mais líricas, se inserem no disco de maneira natural, primeiro porque é importante gravar coisa minha, segundo porque elas têm um caráter bem revelador do que eu faço, do estilo que eu toco, mostram onde eu quero estar. São bem brasileiras, mas têm uma estética e harmonia ligadas a outros estilos também, é um retrato do que acredito agora”, afirma Camarero.
O espanto causado pela interpretação do violonista também pode ser ouvido em “Sherzino mexicano”, de Manuel Ponce, e nas três obras de Manuel de Falla que encerram o álbum: “Danza del corregidor”, “Romance del pescador” e “Canción del fuego fatuo”, todas pontuadas por uma clareza estonteante, na qual cada nota tem seu lugar, sem exageros, com uma aparente simplicidade que apenas o domínio do instrumento permite. É este esmero que faz de Camarero uma espécie de carpinteiro do violão contemporâneo brasileiro. Não à toa, a carpintaria é o hobby ao qual Paulinho da Viola se dedica e a doação de duas músicas inéditas suas demostram a admiração do baluarte da MPB pelo jovem paulista de 32 anos.
Impactado após escutar Camarero pela primeira vez, em 2020, o escritor e cronista Antonio Prata resume este “Gentil assombro”: “Apurei o ouvido, ergui a cabeça e ouvi o violão dizendo, ‘amigo, enquanto não chegar o apito ou juízo final, dá pra virar esse jogo’. Não é possível um país que produziu este disco estar fadado ao fracasso… Com talento e apuro, João Camarero assopra a brasa por baixo de toda a cinza do patético Brasil oficialesco, tosco e antimusical, nos aproximando de um outro país: inteligente, criativo, inclusivo, talentoso e livre. Ouvi-lo faz cair o queixo. O meu já caiu: agora, que caia o seu. Por favor, faço questão, eu ouço todo dia, sério mesmo, imagina, vai aí, não há de quê”.
“Gentil assombro” é um lançamento do selo GuitarCoop.
Lista de faixas:
1 – “Um choro breve” (Paulinho da Viola)
2 – “Dança brasileira” (Radamés Gnattali)
3 – “Homenagem a Armando Neves” (Paulinho da Viola)
4 – “Pequenas valsas sentimentais #3” (João Camarero)
5 – “Pequenas valsas sentimentais #5 — Gentil assombro” (João Camarero)
6 – “Articulado” (Sérgio Assad)
7 – “Scherzino mexicano” (Manuel Ponce)
8 – “Danza del corregidor” (Manuel de Falla)
9 – “Romance del pescador” (Manuel de Falla)
10 – “Canción del fuego fatuo” (Manuel de Falla).
Faça aqui o pré-save.
Breve biografia
Natural de Ribeirão Preto, João Camarero nasceu em 1990 e foi criado em Avaré, também no interior de São Paulo. Estudou no Conservatório de Tatuí, em seu estado natal, e na Escola Portátil de Música, no Rio de Janeiro, onde trabalhou como monitor e professor.
Como violonista, acompanhou em palcos ou estúdios artistas como Yamandu Costa, Mônica Salmaso, Leny Andrade, Fágner, Paulinho da Viola e Maria Bethânia, com quem gravou o álbum “Noturno” (2021) e duas participações em homenagens a Aldir Blanc e Hermínio Bello de Carvalho, nas faixas “Palácio de lágrimas” (Aldir Blanc/Moacyr Luz) e “Cobras e lagartos” (Sueli Costa/Hermínio Bello de Carvalho), respectivamente.
No âmbito da composição, já escreveu músicas com Cristóvão Bastos, Moacyr Luz, Roberto Didio e Paulo César Pinheiro, entre outros. É vencedor dos prêmios MIMO Instrumental (2015) e do Concurso Novas – 3 (2016) e integra o grupo Regional Imperial e o Conjunto Época de Ouro, que acompanhava Jacob do Bandolim, no qual assume a posição de Dino 7 Cordas, um de seus ídolos no instrumento.
Em sua carreira solo, publicou os discos “João Camarero” (2014), “Vento brando” (2019) e, agora, prepara o lançamento de “Gentil assombro”. Pela gravadora Biscoito Fino, gravou os singles “Concertante No. 3” e “Balada para Martin Fierro”, ambas em 2020, e “Valsa de cinema” (2021), parceria com Renato Braz e Roberto Didio. Além de diversas cidades Brasil afora, já se apresentou em importantes salas de concerto em países como EUA, Japão, Coreia do Sul, França, Alemanha, Itália, Holanda, Inglaterra, Bélgica e Áustria.
(Fonte: Lupa Comunicação)
Obra de Binho Ribeiro. Fotos: divulgação.
No ano passado um grupo de artistas, muralistas e grafiteiros se encontraram durante três meses para pintar uma mansão abandonada de 2.400 metros quadrados no Morumbi. O projeto, intitulado Casa NFT, transformou o espaço em uma grande galeria de arte com data para ser destruída. A mansão foi demolida, mas antes todas as obras foram digitalizadas e transformadas em arquivos digitais para a geração de criptoartes utilizando NFTs.
A ideia veio dos empresários Alexandre Travassos e Rodrigo Loli, sócios da Muzer, que negociaram a utilização da mansão para o projeto diretamente com o dono da Construtora Gamboa.
Quase um ano depois, cerca de 6,2 terabytes de acervo digital têm um novo endereço e serão expostos a partir do dia 12 de agosto nas galerias da Funarte São Paulo, trazendo obras de nomes importantes da arte de rua, como MIA, Mari Pavanelli, EDMX, Mazola, Laura Reis e Caps, entre outros.
Obra de Paulo Bruno.
A exposição faz valer as inúmeras possibilidades de aplicações dos arquivos digitais, desde impressões fine art em diversos tipos de materiais, exibições em telas digitais variadas e uma sala imersiva de 320 m² de projeções com mapeamento digital que farão contraste com pedaços de demolição das obras originais.
Para os idealizadores, a Casa NFT é um projeto dedicado a promover o debate sobre a utilização de novas tecnologias que possam dar suporte ao processo artístico. “Criar, digitalizar e destruir, abrindo infinitas possibilidades digitais de algo que era estático fisicamente. A Casa NFT surgiu a partir do estudo do impacto dos NFTs em relação ao direito de propriedade de obras artísticas; desde imagens, músicas e fotos. Percebi que estava surgindo uma alta oferta de artes visuais produzidas digitalmente, mas não vi ninguém produzir artes físicas para serem digitalizadas. Pensei então que seria interessante produzir uma arte física para ser destruída e eternizada digitalmente”, explica Alexandre Travassos.
A exposição vai até 18 de setembro e contará com oficinas de arte e painéis sobre o universo blockchain. A segunda edição da Casa NFT já está em negociação e deve ocorrer ainda em 2022.
Obra de Evol.
Artistas da Casa NFT: Ale Fractal, Amazon, André Mogle, Anna Silveira, Anne Galante, Assis, Barbara Goy, Betto Damasceno, Binho Ribeiro, Cards, Carmão, Ceará, Célio, Chico Fonseca, Clara Leff, Curió, Deksuave, Dino, Dom Graffiti, Dudadir, Ectoplasma, EDMX, Eu te vejo, Evol, Fabiano Apce, Feik Frasao, Feione, Fernando RV, Filite, Gota.a, Hannah Nader, Igana, Ignoto, IMAGE, Jah no Controle, Jimmy, Lady Brown, Lari Umeri, Laura Reis, Leandro Cinico, M.I.A, Mariana Pavanelli, Mazola Marcnou, Mes3, Micha, Mura, Nem Viptk, Obrene, Oxil, Pack Toledo, Paulo Bruno, Pestes VN, Quinho, Racil, Renê Muniz, RHAY, Rodrigo Queiroga, Rotka, SneK, Sol1, Suzue, TEF Cobalt, Teia Urbana, Vinicius Caps, Vinicius Meio, Vismoart, Vitones, William Pimentel, xGuix, Bob Fonseca e Diogo Terra. Site: https://casanft.art/.
Sobre a Funarte | Localizado no bairro de Campos Elíseos, o Complexo Cultural Funarte SP é um espaço aberto ao público, com atividades diversas e programação artística intensa. É também um lugar de memória, que guarda fragmentos da história da educação, cultura e artes de São Paulo.
A exposição acontece nas galerias localizadas nos Galpões Lulu Librandi, parte central do Complexo.
Local: Complexo Cultural Funarte SP – Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos – São Paulo (SP).
(Fonte: Assessoria de Imprensa Casa NFT)
Foto: Pixabay.
O hábito de tomar aquele cafezinho, tão tradicional na cultura brasileira, transforma-se em uma verdadeira experiência gastronômica para os adeptos dos serviços de assinatura. Isso porque os clubes do segmento investem pesado na entrega de grãos especiais selecionados, que são de diferentes origens e contam com curadoria de especialistas. Todo esse cuidado justifica o crescimento de 19% nas plataformas de assinaturas digitais em 2021 e a expectativa de crescimento de 35% para 2022, segundo estudo da Betalabs.
Mas, assim como a contratação de qualquer serviço, para escolher seu clube de assinatura de cafés é preciso avaliar todos os pontos positivos e negativos da empresa. É necessário também que a companhia tenha expertise em grãos selecionados, conte com uma operação segura e um acompanhamento monitorado de pedidos e entregas. Para ajudar nessa escolha, aqui seguem três clubes de assinatura de destaque.
A Arbor Café nasceu em 2016 em Florianópolis (SC) como cafeteria, torrefação e centro de treinamento. O clube de assinaturas surgiu depois, como uma solução para oferecer a experiência da cafeteria Arbor às pessoas de fora da cidade ou até mesmo aos clientes que queriam consumir aquele mesmo café no conforto de suas casas.
A Arbor oferece cinco opções de assinaturas, que variam de R$48 a R$160. Algumas incluem o envio de mais de um tipo de café por mês; outras, de chocolates artesanais e há até mesmo opções que integram cursos do ramo. Os cafés da Arbor são nacionais e comprados diretamente dos produtores para garantir sua procedência. Também é possível escolher entre receber o café moído ou em grãos.
A empresa conta com uma microtorrefação no interior de São Paulo que oferece cafés com as mais variadas notas de sabores, além de acessórios para o preparo em casa. O clube de assinaturas da Koa inclui três opções, com preços que variam entre R$39 e R$150. A primeira opção entrega um café especial diferente todo mês, a segunda envia dois cafés de sabores diferentes e a última opção oferece uma quantidade maior de um mesmo tipo de café por mês. Os cafés da Koa são nacionais e ainda é possível escolher o tipo de moagem preferida.
Entre as três opções selecionadas aqui, o clube de assinaturas da Café com Prosa é o único que oferece planos trimestrais. Além disso, são baseados unicamente na quantidade de café que o cliente deseja receber por mês. Os planos mensais variam entre R$55 e R$100 e é possível receber de um a três cafés, a depender do serviço escolhido. Nos trimestrais, a partir de duas unidades por mês, o valor fica um pouco mais em conta do que a assinatura mensal, mas a grande vantagem é não precisar fazer um novo pedido todo mês. Além do mais, os assinantes do Café com Prosa recebem frete grátis acima de R$99 no site, descontos e produtos exclusivos.
Sobre a Betalabs | Criada em 2011 por Luan Gabellini e Felipe Cataldi, a Betalabs é a principal empresa de tecnologia com soluções para clubes de assinatura do Brasil. Oferece uma única plataforma a seus clientes com diversas funcionalidades e possibilidades de integração com outras tecnologias, como marketing e logística. Entre os recursos disponíveis estão plataforma de e-commerce para lojas virtuais, plataforma específica para clubes de assinatura, ERP Cloud e integração com marketplaces.
(Fonte: NB Press Comunicação)
Projeto Jovem Chef foca na preparação de jovens e adolescentes para o mercado gastronômico. Foto: divulgação.
Os bares e restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC) vêm sofrendo dificuldades na hora de contratar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, a cada 10 restaurantes, quatro buscam e não conseguem encontrar profissionais especializados. Visando solucionar essa questão, principalmente para atender a demanda no período de reabertura do comércio e capacitar jovens e adolescentes, o Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa promove, em parceria com a Fundação FEAC por meio do programa Juventudes, o Projeto Jovem Chef.
A Rede Vitória Hotéis, proprietária de cinco empreendimentos hoteleiros e diversos restaurantes, iniciou uma parceria com o projeto Jovem Chef, inicialmente oferecendo módulos de aulas online no período mais rigoroso da pandemia. Com isso, passou a admitir os jovens como jovem aprendiz, com idade entre 18 a 24 anos. Um já foi contratado definitivamente e outros dois participantes do projeto por um ano e meio nos hotéis do grupo.
O objetivo é explorar a gastronomia como uma ferramenta de inserção social aliada a formação de mão de obra qualificada, oferecendo gratuitamente noções básicas de gastronomia a jovens de 15 a 24 anos para inseri-los no mercado de trabalho e incentivá-los a empreender nesta área. Com conteúdo amplo e completo e grade curricular equivalente ao do primeiro ano de um curso universitário, o Jovem Chef tem aulas guiadas e práticas sobre cortes, higiene, manipulação de alimentos, legumes, caldos e bases, molhos e massas, carnes, peixes e frango, saladas e grãos, bolos básicos e decorados e panificação, entre outros temas.
Segundo Tatiane Zamai, líder do programa Juventudes, os projetos do programa voltados ao mundo do trabalho têm como premissa ampliar as possibilidades de escolhas dos jovens a partir de suas potencialidades, habilidades e desejos, fomentando novos espaços para o trabalho, o empreendedorismo e oportunidades para construção de seus projetos de vida.
O projeto Jovem Chef atende jovens da região dos Amarais, das comunidades do São Marcos, Santa Mônica e outros bairros localizados em Campinas e de cidades vizinhas, como o bairro do Matão, em Sumaré, que buscaram o projeto não apenas para o curso de Chef, mas também para outras atividades voltadas ao empreendedorismo.
O projeto Jovem Chef atende jovens das comunidades do São Marcos, Santa Mônica e Matão, localizadas em Campinas, que buscaram o projeto não apenas para o curso de Chef, mas também para outras atividades voltadas ao empreendedorismo. “No nosso caso, abrimos as portas como oportunidade para o setor que atuamos, que são os hotéis e restaurantes. Temos consciência que é algo importante para os jovens, pois abre novas perspectivas e inserção no mercado de trabalho, além de capacitação para uma área que enfrenta grande dificuldade de mão de obra”, afirma Eduardo Porto, diretor de marketing da Rede Vitória Hotéis.
(Fonte: Comunicação Estratégica Campinas)