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Galatea inaugura novo espaço no Jardins com individual de Montez Magno

São Paulo, por Kleber Patricio

Montez Magno (1934–2023) Sem título, da série Barracas do Nordeste, ciclo 3: O prazer de pintar [Untitled, from the Barracas do Nordeste series, cycle 3: O prazer de pintar], 1984. Fotos: Ding Musa.

Inaugurada há pouco mais de dois anos, em junho de 2022, a Galatea anuncia sua expansão com a abertura de mais um espaço em São Paulo. A nova sede da galeria está instalada em uma construção icônica da arquitetura brutalista: o Edifício Thais, localizado na Rua Padre João Manuel, nos Jardins. A primeira mostra na unidade será ‘Montez Magno: entre Morandi, Nordeste e Tantra’, individual do artista pernambucano Montez Magno (1934–2023), que terá início em 29 de agosto. Com curadoria de Tomás Toledo, a exposição apresenta uma coleção expressiva das obras de Montez, cuja trajetória é reconhecida pela fusão de elementos da cultura popular nordestina com experimentações geométricas e conceituais.

O texto crítico da exposição é assinado por Clarissa Diniz, curadora, pesquisadora e importante divulgadora do trabalho de Montez nos últimos anos. O ensaio de Diniz integra o livreto da mostra, que também traz a reedição inédita de um ensaio publicado por Montez em 1978, intitulado A forma popular construtivista. As ideias defendidas no texto do artista se materializam na série Barracas do Nordeste (1972-1993), um dos pilares da exposição.

Montez Magno (1934–2023) – Abstração Geométrica, 1957.

A mostra se divide em dois eixos e ocupa os dois espaços da Galatea: na Rua Oscar Freire estão concentradas as pinturas de grande formato, pouco exploradas em exposições recentes do artista. São 22 trabalhos que se baseiam em tradições estéticas alternativas a paradigmas eurocentrados, dialogando com o que o artista chamou de ‘arte popular geométrica’. Este eixo inclui obras das séries Barracas do Nordeste e Portas de Taquaritinga (1983), além de peças que refletem o interesse de Montez pelo zen-budismo e hinduísmo, como a série Tantra (1963-2006).

Já na Rua Padre João Manuel, em meio a 30 obras estão expostas três pinturas da série Morandi (1964/1972/2000) e trabalhos abstratos criados tanto no período inicial de sua produção, como a pintura Abstração Geométrica (1957), quanto em sua maturidade, como a série Teares de Timbaúba (1979-1998), além de uma seleção de obras em torno das práticas e investigações conceituais, textuais e cartográficas de Montez.

Segundo o curador Tomás Toledo, “Montez Magno é uma artista que se define por sua polifonia. Sua produção artística e intelectual altamente sofisticada, que misturava referências eruditas e populares, por muito tempo foi marginalizada pelo meio artístico sudestino e agora passa a ganhar o merecido destaque, como foi visto em sua individual na pinacoteca do São Paulo em 2023. A exposição Montez Magno: entre Morandi, Nordeste e Tantra, que ocorre nos dois espaços da Galatea em São Paulo, apresenta e celebra justamente toda a polifonia e multiplicidade do artista.”

Montez Magno (1934–2023), Sem título, da série Fachadas do Nordeste [Untitled, from the Fachadas do Nordeste series], 1997.

O título da mostra faz referência tanto a séries de trabalhos que são apresentados quanto a três universos que compuseram o imaginário de Montez Magno. Há as pinturas que partem da admiração de Montez pelo pintor italiano Giorgio Morandi (1890–1964) e que representam a sua prática de comentar outros artistas e de citar as vanguardas europeias; há o Nordeste, referência ao seu contexto de vida e à série Barracas do Nordeste (1972-1993), baseada nas geometrias vernaculares; e, por fim, Tantra, referência a um conjunto de trabalhos que exploram com originalidade o universo da filosofia tântrica e os ensinamentos de matrizes de pensamento não ocidentais.

Clarissa Diniz, em seu texto crítico, reflete sobre a influência de Morandi na obra de Montez: “No encontro de Montez com [Giorgio] Morandi, o pernambucano elaborou percepções que se tornaram definidoras de parte significativa de suas concepções poéticas, estéticas e políticas acerca da prática artística. Foi observando a pintura morandiana que, esgarçando a funcionalidade representativa da tradição das naturezas-mortas, Magno compreendeu que o caráter contemplativo da arte acontecia também para além da geometria ou da construção.”

Montez Magno: entre Morandi, Nordeste e Tantra ainda apresenta duas propostas diversas no âmbito da expografia: na Oscar Freire, as pinturas de grande formato são fixadas em estruturas que se inspiram nas criações dos arquitetos e designers italianos Franco Albini, Carlo Scarpa e Lina Bo Bardi. Já na unidade da Padre João Manuel, o ambiente convida a uma experiência intimista, e a expografia de caráter mais convencional permite que a arquitetura brutalista da nova unidade da galeria sobressaia.

Sobre o artista

Timbaúba, PE, 1934 – 2023, Recife, PE

Montez Magno nasceu no município de Timbaúba, mas mudou-se com a família para Recife, Pernambuco, ainda em 1934. Entre 1940 e 1942, estudou no Grupo Escolar João Barbalho. Em 1950, escreveu seus primeiros poemas e, em 1954, ingressou na Escola de Belas Artes do Recife, onde realizou o curso livre de paisagem e desenho artístico ministrado por Mário Nunes (1889–1982). Em 1957, mudou-se para Olinda, onde estabeleceu seu ateliê na Rua de São Bento, 358. Aproximou-se do artista Aloísio Magalhães (1927–1982) e realizou sua primeira exposição individual na galeria do Instituto dos Arquitetos do Brasil, em Recife. Em 1959, integrou o grupo de artistas da 5ª Bienal de São Paulo, no MAM-SP.

O artista também estudou litografia com o desenhista e gravador Darel Valença (1924–2017). Montez viajou para Madri, na Espanha, por meio de uma bolsa de estudos concedida pelo Instituto de Cultura Hispânica de Madri. Com isso, teve a oportunidade de conhecer vários países da Europa; entre eles a Itália, que visita em 1964 tanto para apreciar a Bienal de Veneza quanto para seguir o rastro de Giorgio Morandi na cidade de Bolonha.

Em 2011, em comemoração aos 55 anos de carreira de Montez Magno, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães — MAMAM, no Recife, realizou uma retrospectiva de sua obra que abarcou 150 trabalhos entre desenhos, pinturas, gravuras, poesias visuais, objetos, fotomontagens, livros, instalações, performances e música. Em 2023, a Pinacoteca de São Paulo abriu, logo antes da morte do artista, uma exposição panorâmica que reuniu um conjunto de mais de 80 trabalhos de sua autoria. Suas obras podem ser encontradas em diversas coleções permanentes, tais como: Museu de Arte do Rio – MAR, no Rio de Janeiro; Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM, em Recife; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC USP, em São Paulo; e Pinacoteca de São Paulo.

Galatea e o novo espaço

Tomás Toledo, Conrado Mesquita e Antonia Bergamin no novo espaço da Galatea.

Sob o comando dos sócios Antonia Bergamin, Conrado Mesquita e Tomás Toledo, a galeria escolheu uma pérola da arquitetura brutalista, o edifício Thais, projetado em 1978 pela arquiteta Maria Luiza Correa e localizado na Rua Padre João Manoel, para abrigar a nova sede. Com reforma assinada pelo Kas Arq e paisagismo por Paula Bergamin, o espaço soma 430 m² e ocupa o térreo e o primeiro pavimento do prédio com salão expositivo, viewing room, escritório e acervo.

O arquiteto Klaus Schmidt comenta: “O projeto resgata a arquitetura brutalista do edifício, tirando proveito da sua bela estrutura em concreto aparente. Desenhamos o espaço de forma a ganhar paredes e criar um percurso de chegada à galeria sem restringir sua flexibilidade expográfica. O jardim interno e os longos bancos em granilite conferem singularidade ao salão expositivo e funcionam como espaços de contemplação e convivência. Salas de apoio, trabalho e reunião foram concentradas no andar superior.”

Paula Bergamin, responsável pelo paisagismo do novo espaço, destaca: “O projeto foi desenvolvido para harmonizar e valorizar a arquitetura brutalista do prédio. Penso que o concreto aparente pede um jardim com muito verde, textura e força. Por isso investi nas plantas tropicais com as suas folhas volumosas. Além disso, pratico um tipo de paisagismo que se chama ecogênese e sempre busco priorizar as espécies nativas. Neste projeto, usei 90% de plantas nativas, com destaque para os palmitos-juçara e uma variedade de philodendrons, alocasias e samambaias.”

Somando-se a unidade localizada na rua Oscar Freire, o novo local configura uma expansão substancial da galeria, que passa a ter dois espaços expositivos na cidade de São Paulo, além da sede em Salvador.

A Galatea surge a partir das diferentes e complementares trajetórias e vivências de seus sócios-fundadores: Antonia Bergamin, que foi sócia-diretora de uma galeria de grande porte em São Paulo; Conrado Mesquita, marchand e colecionador especializado em descobrir grandes obras em lugares improváveis; e Tomás Toledo, curador que contribuiu para a histórica renovação institucional do MASP, saindo em 2022 como curador-chefe.

Com foco na arte brasileira moderna e contemporânea, trabalha e comercializa tanto nomes consagrados do cenário artístico nacional quanto novos talentos da arte contemporânea, além de promover o resgate de artistas históricos. Idealizada com o propósito de valorizar as relações que dão vida à arte, a galeria surge no mercado para reinventar e aprofundar as conexões entre artistas, galeristas e colecionadores.

Serviço:

Montez Magno: entre Morandi, Nordeste e Tantra

Local:  Galatea

Endereço: Rua Padre João Manuel, 808 – Jardins, São Paulo – SP | R. Oscar Freire, 379 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

Abertura: 29 de agosto | 18h às 21h

Período expositivo: 29 de agosto a 21 de setembro

Horários: segunda à quinta das 10h às 19h; sexta das 10h às 18h e sábado, das 11h às 15h

Mais informações: https://www.galatea.art/.

(Fonte: Bruna Lira/A4&Holofote Comunicação)

Reciclagem no Brasil: Incentivos não são suficientes sem engajamento de atores públicos e privados, alerta diretor da Recicleiros

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Recicleiros.

O Governo Federal anunciou no último dia 10 um conjunto de medidas que somam mais de R$425 milhões em incentivos à reciclagem e ao trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis. Essas iniciativas abarcam, entre outras coisas, a retomada do Programa Cataforte e a Lei de Incentivo à Reciclagem (LIR). As medidas têm foco no fortalecimento de cooperativas e associações de catadores de recicláveis e segue a linha de programas lançados no passado, priorizando o investimento em máquinas, equipamentos e capacitações. Um cenário familiar para o Instituto Recicleiros, que atua há 17 anos com o desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos com inclusão de catadores em todo Brasil, por meio do Programa Recicleiros Cidades. Além disso, em 2023, o Instituto Recicleiros alcançou um marco importante com a regulamentação dos Certificados de Crédito de Massa Futura pelo Decreto Federal 11.413/2023, criado e executado de maneira pioneira pela organização.

Para Erich Burger, diretor do Instituto Recicleiros, o incentivo anunciado pelo Governo Federal é importante, mas sozinho não muda a realidade histórica da reciclagem no país. “Investimentos em infraestrutura são muito importantes, mas sozinhos não sustentam as operações de coleta seletiva e reciclagem, mesmo com a melhor infraestrutura possível e em qualquer formato de operação, com ou sem catadores. Enquanto não houver um critério claro e definitivo sobre o pagamento por serviços ambientais que são prestados pelas cooperativas, viveremos de ciclos que, em geral, não constroem legado e acabam por desperdiçar os investimentos”, explica o diretor.

Ainda de acordo com o diretor, os custos de coleta, processamento e destinação ambientalmente adequada dos resíduos são muito superiores ao preço de venda dos materiais, que, além de serem baixos, são muito voláteis. “Enquanto essa realidade não for encarada e a conta do serviço não for dividida entre municípios e setor empresarial com base no artigo 33 da PNRS, que versa sobre a Responsabilidade Compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos, viveremos nessa lógica de exploração do trabalho dos catadores e num eterno ciclo de desvalorização da cadeia, que não permite avançar em qualidade e eficiência, nem tampouco atender o mercado com o mínimo nível de compliance”, finaliza Burger.

Recicleiros traz inovação para a reciclagem

Dados do Relatório de Impacto Socioambiental, divulgado pelo Instituto, destaca desafios e avanços no setor. Em 2023, o Instituto Recicleiros contabilizou mais de 970 mil pessoas atendidas com coleta seletiva na porta de casa em 14 operações municipais localizadas em 11 estados brasileiros e a geração de, até o momento, 347 postos de trabalho para catadoras e catadores de materiais recicláveis que, neste modelo, passam por um intenso processo de formação profissional por meio do sistema de incubação da Academia Recicleiros do Catador. Esses dados foram coletados do Relatório de Impacto Socioambiental, que será divulgado pelo Instituto Recicleiros no dia 17/7.

O principal compromisso da instituição é o desenvolvimento de ecossistemas sustentáveis, operacionalmente eficientes e com geração de trabalho digno para os catadores, para que as cooperativas se transformem em parceiro estratégico da limpeza pública municipal. Além disso, há progressos nas condições sanitárias das cidades devido ao fortalecimento da gestão de resíduos nos territórios.

Foram realizadas 2.328 ações presenciais de mobilização social e educação ambiental com 152.589 pessoas diretamente impactadas. Isso faz parte de um trabalho voltado para mudança de comportamento para a reciclagem realizado pelo Instituto.

O Relatório ainda destaca como o movimento integrado do Instituto gera um impacto socioambiental positivo, envolvendo todos os elementos do ecossistema da reciclagem: catadores, gestão pública, setor empresarial e sociedade em geral. Clique aqui para acessar o relatório na íntegra.

Sobre o Instituto Recicleiros | Organização da Sociedade Civil (OSC), qualificada como OSCIP, que atua há 17 anos no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, com especial foco na recuperação de embalagens pós-consumo com a inclusão de catadores e catadoras. Por meio do Programa Recicleiros Cidades, implanta nos municípios brasileiros a coleta seletiva e a reciclagem, envolvendo em um mesmo ecossistema em cadeia circular prefeituras, empresas, catadores e cidadãos.

(Fonte: Com Daiana do Amaral Costa/DAC Comunicação)

ONG lança iniciativa que fortalece o desenvolvimento na Primeira Infância

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: Marcelo Martins.

A primeira infância, que compreende do nascimento até os seis anos de idade, é um importante período para o desenvolvimento humano e social. É nessa fase que se formam as bases para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças. A legislação brasileira protege os direitos infantis nesse período por meio da Lei nº 13.257, que abrange normas e diretrizes destinadas a assegurar o bem-estar, a saúde, a educação, a assistência social, a cultura, o lazer, o meio ambiente e a proteção contra a violência e a exploração infantil.

Em agosto, mês dedicado à primeira infância e à conscientização sobre a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano, o ChildFund Brasil lança um novo programa social voltado para esse ciclo de vida, chamado Crescendo com Você. A iniciativa visa apoiar de forma segura e saudável o desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos em comunidades vulneráveis, de privação ou em situação de exclusão, proporcionando as ferramentas básicas para estabelecer um ambiente protetor e promover a parentalidade positiva.

Cuidar e investir nas pessoas que vivem a primeira infância também é benéfico para toda a sociedade. Uma pesquisa realizada pelo economista americano e vencedor do Prêmio Nobel de Economia no ano 2000, James Heckman, demonstrou que a cada 1 dólar investido em crianças com até os seis anos de idade, há um retorno de 7 dólares. As crianças frequentam a escola por mais anos, têm alimentação e hábitos de vida mais saudáveis e são incentivadas a buscar melhor qualificação profissional. “É fundamental que a criança cresça em um ambiente acolhedor e de parentalidade lúdica, pois isso promove seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Quando pais, mães e cuidadores se engajam de forma positiva e brincam com as crianças, eles não só fortalecem os laços afetivos, mas também estimulam a criatividade, a autoconfiança e a capacidade de resolver problemas, estabelecendo as bases para uma vida saudável e segura”, explica Maurício Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil, organização que há 57 anos atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O programa Crescendo com Você oferecerá atividades que atendem as necessidades de bebês, crianças, familiares e cuidadores. As crianças participarão de sessões educativas que estimulam seu desenvolvimento, socialização e aprendizado, por meio de ações lúdicas realizadas coletivamente, com possibilidade de participação de pais, mães e cuidadores. O público adulto vai participar de oficinas que abordam temas como nutrição, proteção, prevenção de riscos e desastres e parentalidade positiva. As iniciativas serão realizadas pelas organizações parceiras nos seguintes estados onde o ChildFund Brasil atua: Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba e Piauí. “A implementação do Crescendo com Você demonstra que o ChildFund Brasil atua no desenvolvimento integral da pessoa e das comunidades, visando à sustentabilidade das ações; o protagonismo individual, com o acompanhamento de familiares, para que crianças, adolescentes e jovens tenham mais dignidade em suas vidas e sejam lideranças em suas comunidades. Assim, ficam conscientes de que são pessoas que podem lutar por seus direitos”, complementa Águeda Barreto, coordenadora de advocacy do ChildFund Brasil.

Com essas ações, o ChildFund Brasil vem fortalecer o seu compromisso com a primeira infância no Brasil, como uma das organizações que compõem o Pacto Nacional pela Primeira Infância no Brasil.

Sobre o ChildFund Brasil | O ChildFund Brasil é uma organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, para que tenham seus direitos respeitados e alcancem o seu potencial. A fundação no Brasil foi em 1966, e sua sede nacional se localiza em Belo Horizonte (MG). A organização faz parte de uma rede internacional associada ao ChildFund International, presente em 23 países e que gera impacto positivo na vida de 14,8 milhões de crianças e suas famílias e está entre as 25 melhores organizações do Brasil, segundo o ranking emitido pela The Dot Good, foi eleita a melhor ONG de assistência social do Brasil em 2022 e a melhor para Crianças e Adolescentes do país, por três anos (2018, 2019 e 2021), pelo Prêmio Melhores ONGs.

(Fonte: Com Jessica Amaral/DePropósito Comunicação de Causas)

França além de Paris: 4 destinos imperdíveis

França, por Kleber Patricio

Milhares de turistas invadem Paris todos os anos. No entanto, a França oferece muito mais além da capital. Se você deseja fugir da multidão ou relaxar após curtir os eventos esportivos, a Perfectrip apresenta alguns destinos imperdíveis:

1 – Côte d’Azur

A Côte d’Azur, também conhecida como Riviera Francesa, é um destino sublime onde o glamour se encontra com a serenidade. Cannes encanta com suas praias douradas e atmosfera sofisticada, enquanto Nice combina charme histórico com boutiques elegantes e uma culinária vibrante. Saint-Tropez é um ícone de luxo e vida noturna efervescente, enquanto Antibes oferece um mercado provençal encantador e o renomado Museu Picasso. Cada cidade e vila da Côte d’Azur contribui para um mosaico único de experiências memoráveis.

2 – Provence

A Provence encanta com suas paisagens de lavanda, vinhedos e vilarejos pitorescos, oferecendo uma experiência sensorial única. Desfrute de uma experiência autêntica com degustações de vinhos selecionados diretamente dos vinhedos locais, explore os campos e colinas em passeios de bicicleta, e descubra o ritmo relaxante da vida provençal. A região também oferece uma rica herança cultural, com mercados locais vibrantes e tradições culinárias que tornam cada momento uma celebração da essência da Provence.

3 – Vale do Loire

Conhecido como o “Jardim da França”, o Vale do Loire é famoso por seus magníficos castelos e paisagens encantadoras. Explore o Château de Chambord, um exemplo imponente da arquitetura renascentista, e o Château de Chenonceau, com seu elegante pavilhão sobre o rio. O Vale do Loire é ideal para passeios tranquilos pelas suas vinícolas e jardins, proporcionando uma imersão profunda na história e na beleza do campo francês. Delicie-se com a culinária local em restaurantes renomados e descubra a magia dos vilarejos encantadores, que completam a experiência única desta região deslumbrante.

4 – Borgonha

Para os amantes de vinho, Borgonha é um destino imperdível, oferecendo uma jornada inesquecível pelo coração da vinicultura. Faça um tour pelas vinícolas renomadas da região, como Domaine de la Romanée-Conti e Château de Pommard, e prove alguns dos melhores vinhos do mundo, incluindo os prestigiosos Pinot Noir e Chardonnay. Delicie-se com a gastronomia local, repleta de sabores autênticos e tradições centenárias, enquanto explora mercados vibrantes e restaurantes que celebram a rica herança culinária da Borgonha. A região também oferece encantadoras cidades medievais e paisagens deslumbrantes, tornando cada visita uma experiência de imersão na cultura e no sabor incomparáveis desta lendária região vinícola.

Sobre a Perfectrip | A Perfectrip é uma agência e consultoria de viagens especializada em turismo de luxo, oferecendo roteiros exclusivos aos clientes. Seus roteiros são desenvolvidos com base nos diferentes estilos de viagem e destinos exclusivos, proporcionando aos clientes viagens deslumbrantes e experiências memoráveis. A agência leva em conta todos os detalhes, desde a seleção cuidadosa dos destinos e acomodações até a organização de atividades exclusivas, como jantares em restaurantes renomados ou passeios privados em locais icônicos. A construção da viagem começa ao conhecer o perfil de cada cliente, entendendo suas necessidades e objetivos.

(Fonte: Com Caroline Galhardo e Marina Pastore/GW Comunicação e Marketing)

‘Teu Sangue’: Ney Matogrosso e banda Hecto fazem parceria em single e anunciam novo álbum pela Som Livre

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Capa do single ‘Teu Sangue’. Foto: Marcos Hermes.

Em meio às comemorações de seu aniversário, Ney Matogrosso continua surpreendendo, e apresenta novidade em sua discografia. Após um período de três anos do seu último álbum ‘Nu com Minha Música – 2021’, o cantor se une à banda Hecto e anuncia o lançamento do single ‘Teu Sangue’, que chegou às plataformas no dia 9 de agosto. A música fará parte do disco ‘Canções Para Um Novo Mundo’, que será lançado pela Som Livre em novembro.

Ney Matogrosso e Guilherme Gê se conheceram em 2017 durante a montagem do musical Puro Ney, no Rio de Janeiro, do qual Guilherme fazia parte. Desde então, Gê fez um mergulho na obra de Ney e ambos nunca perderam o contato. Em 2023 eles lançaram uma releitura de ‘Nada Será Como Antes’, uma versão bilíngue do clássico de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, surpreendendo a todos.

‘Teu Sangue’, canção com letra de Guilherme Gê, tem uma melodia que mistura o universo do Rock e da MPB e carrega o DNA da Hecto pela poética da letra, a ideia de igualdade social e uma crítica muito presente também em outras canções da banda. “Essa música impulsionou todo o projeto do álbum com o Ney”, pontua Gê. E traz um verso que define o pensamento do álbum: “Somos do mesmo céu, mesmo som, mesmo ar/Somos do mesmo sangue”.

Guilherme Gê e Ney Matogrosso.

“Gosto muito da música, ela é potente, atual e só fala verdades”, afirma Ney Matogrosso. “A ideia de fazer um álbum em parceria com o Ney tomou forma de fato após a gravação da voz dele em ‘Nada Será Como Antes’ (2021). Quando cheguei em casa, depois da gravação, peguei o violão e imaginei ‘Teu Sangue’ na voz dele. Quando ‘Teu Sangue’ ganhou um novo arranjo, eu já estava pensando em fazer um dueto com o Ney. Gravei tudo e quando enviei pra ele; a resposta foi: “Adorei!” E mais tarde acrescentou: “Se for gravar me chama, gostei mesmo! Foi assim que tudo começou”, conta Gê.

Essa canção foi gravada pela banda Hecto com feat de Zeca Baleiro. Na nova versão, Ney e Gê se afinam num dueto harmonioso de muita cumplicidade onde as interpretações trazem a força poética da letra. A faixa conta ainda com a bateria de Mario Fabre (Titãs) e Carlos Malta nas flautas, além da fala final em espanhol do argentino Juan Capovilla, sintetizando o propósito da música: “Caminemos juntos”.

A Hecto é formada pelo cantor, produtor e instrumentista Guilherme Gê e o guitarrista Marcelo Lader – uma conexão entre Rio de Janeiro e Santa Catarina. Com 7 singles lançados nas plataformas digitais e 5 videoclipes (3 deles assinados por Batman Zavareze). Agora, Ney Matogrosso e Hecto se preparam para o lançamento de ‘Teu Sangue’.

Ficha Técnica

Teu Sangue (Guilherme Gê)

Teu Sangue – Ney Matogrosso & Hecto

Ney Matogrosso – Voz

Guilherme Gê – Voz, vocal, piano, teclados, guitarras, baixo elétrico, bandolim, samples e percussão

Carlos Malta – Flauta em dó e flauta baixo

Mario Fabre – Bateria

Juan Capovilla – fala/texto final

Produção musical e arranjo – Guilherme Gê

Mixagem – Walter Costa

Masterização – Ricardo Garcia

Assessoria de Imprensa – Lupa Comunicação

Redes Sociais – Déa Moura

Produção executiva – João Mario Linhares e Déa Moura

A&R: João Cantanhede | Alan Lopes | Gregg Bordallo

Som Livre – Gravado nos estúdios Udu Music Rio, Eco Som e Visom Digital – Rio de Janeiro, 2024.

Banda Hecto nas redes: Facebook | Instagram | Tiktok | Spotify | Youtube.

(Fonte: Com Flavia Motta/Lupa Comunicação)