Estudo da UFMG analisou dados de quase 4 mil municípios brasileiros entre 2011 e 2019; melhoria nas UBS inclui sala de vacina, geladeira exclusiva e caixa térmica


Belo Horizonte
O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, recebeu na Prefeitura na quinta-feira, dia 2, os condutores que integrarão o revezamento da Tocha Olímpica na cidade. O símbolo maior dos Jogos Olímpicos passará pelo município no dia 21 de julho, em percurso a ser divulgado próximo à realização do evento e em horário estimado das 7h30 às 9h30.
O encontro incluiu participantes, que foram oficialmente confirmados no revezamento pela Organização Rio 2016, e também condutores notificados individualmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro de sua escolha através dos programas dos patrocinadores Coca-Cola, Nissan e Bradesco e que informaram à Secretaria Municipal de Esportes que comporão o trajeto. “É uma grande honra e privilégio para a cidade integrar o revezamento da Tocha Olímpica e parabenizo cada condutor pela seleção, que foi realizada não pela Prefeitura, mas pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelos patrocinadores com base em sua história de vida e contribuição à sociedade”, disse o prefeito. Estiveram presentes os condutores Ana Paula Cieba, Carla Borges, Elton Tadeu Ribeiro, Humberto Panzetti, Kátia Regina da Silva, Marcelo Chris Correa, Marcia Arakaki, Márcio Eugênio Dutra, Maria das Graças Araújo Mássimo, Mirian Poltronieri e Nuno Narezzi.
O revezamento da Tocha Olímpica começou no dia 3 de maio em Brasília e tem duração prevista de 95 dias, devendo alcançar 90% da população em todos os 26 estados do país mais o Distrito Federal, encerrando em 5 de agosto no Rio de Janeiro, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na abertura da competição, no Estádio do Maracanã. Cerca de 12 mil pessoas deverão conduzir a tocha durante o revezamento. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 acontecem de 5 a 21 de agosto e os Jogos Paralímpicos de 7 a 18 de setembro no Rio de Janeiro e devem reunir cerca de 10.500 atletas de 206 países. Para outras informações, www.rio2016.com.
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE) receberá R$4.345.932,26 do Governo do Estado, através do Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas (Programa Reágua), como prêmio por ter superado as metas do Plano de Implantação e Metas (PIM) para redução de perdas. O valor foi repassado como concessão de estímulo financeiro.
No início do programa, o índice de perdas era de 370 litros por ligações dia (l/lig/dia). A meta estimada foi de 276 l/lig/dia e a atingida, 268 l/lig/dia; ou seja, quase 30% de redução, o que representa um volume recuperado de 2.997.089 m³ de água.
A redução foi possível graças a medidas como a implantação do Centro de Controle de Operações (CCO), um sistema integrado de monitoramento com telemetria de nível e vazão (24h online) e controle, simulação e tomada de decisão dos processos de abastecimento de água e instalação de pontos de macromedição (vazão e pressão) com transmissão de dados por telemetria via radiofrequência ao CCO, além de pontos nas saídas das ETAs e nas entradas dos Distritos de Medição Controlada (DMC); divisão da rede de distribuição em setores, instalação de Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs); substituição de redes antigas; pesquisa de vazamentos não visíveis e substituição dos hidrômetros com mais de cinco anos de uso.
O valor do recurso é proveniente de acordos entre o Banco Mundial e o Governo de São Paulo e os recursos são repassados aos municípios a custo zero (fundo perdido) mediante comprovação dos resultados propostos. O valor será utilizado para dar continuidade as ações de combate às perdas promovidas pelo SAAE no município.
Programa Reágua
O Programa Reágua é promovido pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e seu objetivo é contribuir para ampliação da disponibilidade hídrica nas bacias de Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos – (UGHIs) com maior escassez hídrica no estado de São Paulo. Nele, estão previstas ações como incentivar projetos e obras de engenharia destinados a implantação, ampliação e melhorias do sistema de coleta e tratamento de esgotos, ao uso racional da água e à redução de perdas ou reuso da água, assim como ações complementares no campo do saneamento ambiental que possam contribuir para a ampliação da disponibilidade da água para abastecimento urbano.
A Fundação Ema Klabin, em parceria com o Departamento de História da Arte da Unifesp, está promovendo uma série de palestras mensais gratuitas sobre arte. No dia 11 de junho, às 11h, a Doutora em História da Arte pela Universidade de Granada, Espanha, Angela Brandão fará uma introdução da história do mobiliário: O sentar, o dormir, o guardar, o comer: uma breve história do mobiliário.
Angela Brandão é formada em História pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre em História da Arte e da Cultura pela Unicamp e doutora em História da Arte pela Universidade de Granada (Espanha). É professora de história do design no Departamento de História da Arte da Unifesp.
Serviço:
Palestra: O sentar, o dormir, o guardar, o comer: uma breve história do mobiliário
Data: 11 de junho – sábado
Horário: 11h
Vagas: 30
Inscrições: Fone (11) 3897-3232 ou e-mail cursos@emaklabin.org.br
Entrada franca
Fundação Ema Klabin – Rua Portugal 43, Jardim Europa – São Paulo/SP
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol), Enides Nogueira Lopes Cruz, recebeu no último dia 1º a doação de 500 litros de leite longa vida e cerca de 200 agasalhos. O material foi arrecadado durante jogo realizado dia 22 de maio no estádio do Esporte Clube Primavera entre os veteranos do clube e os masters do Palmeiras, em um jogo em benefício do próprio time e também do Funssol.
A presidente do Funssol recebeu o leite do organizador do evento, Fertile Tasca Neto e do presidente em exercício do Primavera, Eliseu Aparecido Marques Silva e demais membros do clube. “Agradecemos a atitude e toda doação é sempre bem-vinda. Faremos a distribuição do leite para as entidades cadastradas na Secretaria da Família e do Bem Estar Social de Indaiatuba”, comenta. Fertile é proprietário do Tascão Bar e informou que o evento foi organizado em parcerias com os irmãos Emerson e Pedro Canil; além do leite, foram pedidos agasalhos e houve cobrança de ingresso. O público pagante foi de 2.500 pessoas e o valor arrecadado, de R$5 mi, foi doado ao clube.
O jogo contou com as presenças de jogadores como Ademir da Guia, Muller, Tonhão, Edu Bala, Nilson, Índio, Gilmar, Veloso, Polozzi, Amaral e Flávio Conceição e do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, entre outros. O resultado foi de 3 a 1 para o Primavera. Os gols foram marcados pelo o ex-jogadores do Primavera Miro e Vidal e pelo prefeito Reinaldo Nogueira; Amaral fez o gol pelo Palmeiras.
O torcedor, que pagou R$50,00, teve direito a lugar na arquibancada coberta, camiseta especial da partida e entrada em um evento pós jogo no Ginásio de Esportes, onde foi possível tirar fotos com os ex-jogadores e garantir autógrafo. O evento teve apoio da Prefeitura de Indaiatuba, Observatório Maio Amarelo, Marquinhos Tintas, Hotflowers, Frangosul, Dominium, Corpus, TV Sol e AE Eventos.
No próximo dia 9 de junho, o Centro de Arte Flamenca, de Campinas, irá apresentar seu último tablao no Nosotros Gastronomia Ibérica y Tapas. Após três anos de sucesso absoluto, com a apresentação dos mais diversos artistas do cenário flamenco brasileiro, o Projeto Tablao do CAF no Nosotros chega ao fim devido à transformação do Nosotros Gastronomia Ibérica, que irá encerrar as atividades do restaurante e iniciar uma nova fase sobre rodas (food truck).
O Projeto Tablao do CAF teve como objetivo trazer a Campinas de forma regular uma apresentação típica de tablao flamenco como é feita na Espanha, com música e dança flamenca ao vivo e a culinária ibérica do Nosotros e, na sua última apresentação, contará com a participação da bailaora convidada Ana Paula Campoy, além de Lu Garcia, Adelita Parra, Ana Cristina Marzagão e das alunas do grupo do CAF. Na parte musical, estarão o guitarrista Denis Sartorato e a cantaora Helena de los Andes.
A abertura da casa no dia será às 19h. Informações e reservas via e-mail lugarcia@centrodearteflamenca.com.br.
Centro de Arte Flamenca de Campinas: Rua Barão de Paranapanema, 401, Campinas, SP
Telefones (19) 3243-6019 e 3025-8555 www.centrodearteflamenca.com.