Levantamento exclusivo do Infojobs revela o que os jovens de 16 a 29 anos realmente buscam no mercado de trabalho — e como isso deve transformar as relações profissionais nos próximos anos


São Paulo
A equipe de Judô da Secretaria de Esportes de Indaiatuba participou no dia 1º de abril da Copa São Paulo de Judô – maior torneio interclubes das Américas, reunindo cerca de 5.000 mil atletas –, realizado no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo. O grupo local competiu com sete atletas e conquistou cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de bronze e ficando em 14º lugar na classificação geral, entre 99 associações.
A judoca Talita Falcão fez boas lutas e venceu a disputa do ouro por ippon, na categoria meio-médio (Sub-18). Destaque também para Raiana Mariano de Souza, campeã na categoria meio-pesado (Sub-18). Os atletas Imairone Araújo Silva, ligeiro (Sub-21), Fagner Silva Carneiro, meio-médio (adulto) e Jéssica Falcão, meio-leve (adulto), conquistaram o 3º lugar em suas respectivas categorias. Gabriel Vaciloto de Freitas médio (Sub-15) ficou em 5º lugar entre 47 atletas de sua categoria. O judoca Ryago Takeo Ozawa também competiu pelo staff indaiatubano.
Confira a classificação dos judocas de Indaiatuba:
Sub 18 – Meio Médio
Talita Falcão – Ouro
Sub 18 – Meio Pesado
Raiane Mariano de Souza – Ouro
Adulto – Meio Leve
Jéssica Falcão – Bronze
Sub 21 – Ligeiro
Imairone Araújo Silva – Bronze
Adulto – Meio Médio
Fagner Silva Carneiro – Bronze.
Show do “Beatles para Crianças” será um dos destaques e trará as canções do quarteto de Liverpool de forma divertida a crianças de todas as idades. Divulgação.
O Plaza Shopping Itu completa 17 anos no mês de abril e presenteia os clientes com uma programação especial e gratuita até 30 de abril. Com atividades culturais para toda a família, sempre aos finais de semana, um dos destaques será o show do Beatles para Crianças, além de sessões de contação de histórias, festival de dança, música e teatro.
A abertura das comemorações do aniversário aconteceu no dia 9, com o evento Acelera Saúde, em parceria com a Onco Itu, no estacionamento do Plaza Shopping Itu. Além deste Encontro de Carros, serão realizadas ações de conscientização à saúde com diversos parceiros.
No domingo de Páscoa, 16 de abril, o Plaza estreia o projeto Contação de Histórias, de incentivo à leitura, em duas sessões, às 15h e 16h. Pais e filhos serão envolvidos em um evento cultural para viajarem no universo imaginário dos livros.
O destaque do mês ficará por conta do show Beatles para Crianças, que será no sábado, dia 22 de abril, às 17h, na Praça de Alimentação. O grupo apresenta canções do quarteto de Liverpool de forma divertida a crianças de todas as idades, que se traduzem em pura diversão para crianças e adultos. A ideia da dupla, formada por Fábio Freire, músico idealizador do projeto e Gabriel Manetti, é levar a encenação de histórias, efeitos sonoros, instrumentos musicais inusitados e, claro, um repertório de clássicos dos Beatles.
Ideia da dupla Fábio Freire e Gabriel Manetti é a encenação de histórias, efeitos sonoros, instrumentos musicais inusitados e um repertório de clássicos dos Beatles. Foto: Andreia Machado.
A programação também contará com um Festival de Dança, com a Cia. Anne Camargo e convidados, que será promovido no dia 23 de abril, domingo, a partir das 15h. Para finalizar o mês de abril e as comemorações de 17 anos, o projeto Teatrando realiza uma edição especial com o clássico Saltimbancos. A peça teatral será no domingo, dia 30 de abril, às 16h.
Acompanhe a agenda de eventos do Plaza no site www.plazashoppingitu.com.br.
Inaugurado em 2000, o Plaza Shopping Itu é a uma opção em compras, serviços e entretenimento da microrregião que compreende as cidades de Itu, Salto, Indaiatuba, Cabreúva e Porto Feliz. Com mais de 150 lojas de diversos segmentos, cinema, praça de alimentação e estacionamento, tornou-se referência em todo o país com a tradicional árvore de Natal, digna da cidade dos exageros, com 84 metros de altura o equivalente a um prédio de 28 andares. O empreendimento também conta, desde 2012, uma unidade do hotel IBIS, da Rede Accor Hotels, dentro do complexo comercial.
Com o título O Príncipe que queria ser carro, o lançamento do livro da primeira fase do projeto Histórias Contadas 2017 já tem data marcada: dia 28 de abril, sexta-feira, às 10h, com um evento interno no auditório de reabilitação do Centro Infantil Boldrini.
Os exemplares produzidos não serão comercializados, mas doados aos autores e utilizados no hospital para trabalhos no setor de pedagogia, assim como na primeira edição.
Sucesso em 2015, Histórias Contadas foi idealizado pela Escola de Artes Pandora e pela Fábula Projetos Especiais e desenvolvido pela Escola de Artes Pandora em parceria com o Centro Infantil Boldrini. O objetivo da iniciativa é ajudar as crianças na unidade ambulatorial do hospital a construir uma história coletiva com ilustrações feitas por elas mesmas. Para formatar esse livro, elas participaram durante dois meses de oficinas de contação, ilustração e construção de histórias.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Centro Infantil Boldrini, Luciana Mello, o projeto é a prova de que o tratamento não é uma barreira para criatividade dos pequenos. “Estudar, brincar e interagir é algo medular ao universo infantil e isso faz parte da rotina das crianças do Boldrini. Além do incentivo pedagógico, a produção do livro eterniza histórias e desenhos. Isso é ter superpoderes, sentimento vital para fixar o desejo e a esperança na vida”, enfatiza.
A primeira edição do projeto – aprovado pela Lei Rouanet desde 2014 – resultou no livro Histórias que Voam, lançado em 2015. A obra foi escrita e ilustrada pelas crianças que estavam no Boldrini, com avaliação e edição da Fábula e das autoras Sandra Aymone e Louise Pavan. O projeto continua em junho, com novas oficinas de contação de histórias e ilustração. Empresas interessadas em participar das próximas edições do projeto podem entrar em contato com Ricardo Quintana, pelo e-mail ricardo@escolapandora.com.br ou telefone (19) 9 8135-9133.
O Scalopini de mignon com molho de dedo de moça e risoto de queijo, um dos pratos do Benedito para a Campinas Restaurant Week. Fotos: divulgação.
A 8ª Restaurant Week convida o público da região de Campinas a uma jornada de experimentações. O festival gastronômico está fazendo aniversário – completa 10 anos no Brasil. Com o tema Descoberta de sabores, o evento incentiva novas experiências para os chefs e amantes da gastronomia com pratos deliciosos e preços acessíveis. Explorando ingredientes poucos conhecidos, os 30 melhores restaurantes de três cidades da região vão trabalhar por quatro finais de semana para seduzir e encantar com menus completos saborosos e diferenciados.
“A Campinas Restaurant Week representa muito mais do que um festival gastronômico – a cada ano, o desafio de propor a melhor experiência para o público é maior. Nesta edição, o tour será por meio da descoberta de sabores. Com menus novos e criativos, cada restaurante poderá afirmar a sua qualidade e ao mesmo tempo evidenciar a região de Campinas como um polo gastronômico respeitável no país. Os chefs poderão ousar nas novidades e, o mais importante, oferecer para todo o público da RMC o que a Restaurant Week realmente representa: gastronomia inspiradora a um valor acessível”, explica Fernando Reis, realizador da Restaurant Week no Brasil.
Será um festival de condimentos e especiarias que, até 30 de abril, vai encantar e transformar o universo da gastronomia campineira – todos poderão provar o que a região tem de melhor quando o assunto é comida boa.
O Prime Rib Suíno com molho de Amendoim Caramelizado, Gengibre e um toque Oriental da Casa de Maria.
Os menus completos com entrada, prato principal e sobremesa são servidos no almoço por R$41,90 e no jantar por R$54,90. Aquele que desejar pode acrescentar R$1,00 de doação para a instituição social parceira no momento de pagar a conta. Nesta edição, toda a renda arrecadada será entregue à Associação Anhumas-Quero Quero (AAQQ), organização não governamental fruto da fusão de outras duas associações atuantes na cidade que luta pela ampliação do desenvolvimento social, cultural, psíquico, cognitivo e afetivo de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares em situações de vulnerabilidade social.
A parceira oficial da oitava edição é a cerveja Petra. Perfeita para harmonizar com os menus diferenciados de cada restaurante, ela possui cinco rótulos com sabores marcantes, desde os mais suaves até os mais acentuados, para agradar a todos os paladares.
Restaurantes participantes
Campinas: Anauê Café & Gourmet, Barbacoa, Benedito, Black Sheep, Ca Di Mattone – Souzas, Cantina Fellini, Cantina Messina, Casa de Maria Bistrô, Don Manoel, Duo Bruschetteria e Bottega, El Tambo, Esquinica, Frutoteca, Gallo Nero, Jamie’s Italian, Joe & Leo’s, Kaizen, L’Alouette, L’Entrecôte de Paris, La Palette, La Pasta Gialla, Lima Restobar, Matisse, Olivetto, P. F. Chang’s – somente com reserva, Saint Joe BurgerHouse e Seo Rosa; Indaiatuba: Green House Gourmet e Simetria (Royal Palm Tower); Paulínia: Vitorino.
Os cardápios e serviços de todos os restaurantes participantes podem ser encontrados no site www.restaurantweek.com.br.
Novidade mobile
Para acompanhar todas as informações do maior festival gastronômico de Campinas, já está disponível para download na Apple Store (iOS – https://goo.gl/i1VQC7) e Google Play (Android – https://goo.gl/jfD3Im) o aplicativo oficial da Restaurant Week.
Serviço:
8ª edição Campinas Restaurant Week
Período: 07/04 a 30/04
Cardápio e reserva de mesas: www.restaurantweek.com.br
Valores: R$41,90 (almoço) e R$54,90 (jantar) – em todas as refeições o cliente pode optar por somar o valor de R$1,00 que será doado para a Associação Anhumas Quero-Quero (AAQQ)
Números 7ª Campinas Restaurant Week (segundo semestre 2016)
A Restaurant Week
Criada nos anos de 1990 em Nova York, a Restaurant Week chegou ao Brasil em 2007 e até hoje move multidões em torno do festival gastronômico. Presente em diversas cidades brasileiras, o evento já se tornou um dos maiores festivais gastronômicos do mundo.
Aos poucos, o beisebol começa a fazer parte da realidade de crianças que participam do Projeto Esporte Cidadão, da Secretaria de Esportes de Indaiatuba. A modalidade, que faz parte do projeto educacional da Secretaria, é realizada no Campo do Complexo Parque das Nações, às quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde e ainda tem vagas disponíveis para quem quiser praticar a atividade.
Pouco difundido no Brasil, onde ainda parece restrito a imigrantes e membros da colônia japonesa, o esporte começa a se popularizar na cidade devido ao Projeto BASE (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino), que oferece o acesso à modalidade para mais de cinco escolas – atualmente, o programa conta com uma parceria com o BASE, que disponibiliza os treinadores para a realização das aulas.
Para familiarização com a modalidade, as crianças começam a treinar com bolas de tênis, mais fáceis de acertar, além de mais macias e tacos de aquatubo, mais leves. “É uma maneira de aproximar a criança do esporte, uma vez que a dificuldade inicial pode fazer com que ela perca o interesse”, disse o secretário de esportes Marcos Antônio de Moraes.
Os interessados em desenvolver a modalidade devem procurar o professor Leandro Roberto Gunther no Campo do Complexo Parque das Nações, localizado na Rua Antônio Martiliano de Campos, s/nº, para formalizar a inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3825-6270.