Levantamento exclusivo do Infojobs revela o que os jovens de 16 a 29 anos realmente buscam no mercado de trabalho — e como isso deve transformar as relações profissionais nos próximos anos


São Paulo
A música faz o cérebro evoluir de modo único – a constatação é da neuropsicóloga Catherine Loveday, da Universidade de Westminster e vem reiterar aquilo que educadores e famílias já sentem na prática: o ensino musical contribui para o desenvolvimento infantil em diversos aspectos.
De acordo com a pesquisadora, ao afetar as emoções, a música é capaz de estimular profundamente o cérebro, como nenhuma outra forma de manifestação artística. “Trata-se de um forte estímulo cognitivo e há fortes evidências de que a prática musical melhore a memória e a linguagem”.
O cientista Sylvain Moreno, do instituto canadense Rotman, liderou uma pesquisa que avaliou o efeito da prática musical no desenvolvimento do cérebro de crianças de oito anos. Elas receberam aulas gratuitas de música por um período de seis meses e foram avaliadas antes e depois. Os testes mediram habilidades cognitivas, auditivas e de leitura. Na avaliação final, as crianças demonstraram melhora nas habilidades de leitura e eram mais capazes de conectar palavras escritas com seus sons falados – um componente crítico da alfabetização. Além disso, foram identificadas mudanças de entonação ou emoção durante uma conversa. Os pesquisadores também monitoraram as ondas cerebrais das crianças usando técnicas de neuroimagem, o que comprovou um aumento da atividade em regiões associadas com escuta cuidadosa, fala e música.
“Desde o útero da mãe, as crianças respondem a estímulos musicais”, aponta Claudia Freixedas, diretora educacional da Amigos do Guri, gestora do Projeto Guri no litoral e interior de São Paulo. Maior projeto sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri proporciona educação musical gratuita a crianças e jovens entre 6 e 18 anos. De acordo com Claudia, “a partir da 21ª semana de gravidez, os bebês já podem perceber estímulos sonoros, como sons internos do corpo da mulher, batimento cardíaco, respiração e a voz da mãe. Nos primeiros meses de vida, o bebê já demonstra interesse pelos sons ao seu redor e se assusta facilmente com ruídos altos. Entre os 4 e 6 meses de vida, já começa a tentar identificar de onde vem desenvo som e qual a fonte sonora, demonstrando grande sensibilidade auditiva. Por isso, destacamos a importância da valorização do estímulo musical a crianças desde os primeiros anos”, afirma a diretora educacional.
Elaine Rodrigues, de São José dos Campos, matriculou sua filha, Gabriela, aos 9 anos no Projeto Guri local, seguindo a orientação de sua terapeuta. Segundo Elaine, ela foi diagnosticada com TDAH, epilepsia e déficits de aprendizado. Após um ano de aulas de piano, a menina apresentou melhorias significativas em seu desenvolvimento. “Surpreendentemente, a Gabriela recebeu alta da terapeuta e os resultados dos exames dela foram muito satisfatórios. Deu para notar que a prática musical a ajudou a desenvolver uma concentração maior e a melhorar sua autoestima. Hoje, ela se sente mais segura, mais confiante e até socializa melhor. Mesmo a média escolar dela melhorou”.
De acordo com a Pesquisa de Avaliação de Impacto encomendada à Ipsos Public Affairs pela Associação Amigos do Projeto Guri de 2011 a 2013, as atividades musicais incentivam e impactam de forma positiva o comportamento dos alunos. Os familiares que responderam à entrevista avaliaram o comportamento de seus filhos comparando antes e depois do início da prática musical no programa. Mais de 60% notaram um aumento da disciplina e organização das crianças. Já no quesito relação com os amigos e família, 80% declararam que sentiram seus filhos mais sociáveis e abertos para compartilhar momentos em família.
Segundo a diretora educacional do Guri, a música possibilita muitas coisas. “Esses dados confirmam que a prática musical, principalmente quando realizada coletivamente, pode promover a desenvoltura, além de possibilitar novas formas de pensar e ver o mundo, de ter uma visão crítica e reflexiva de si mesmo e dos outros e trabalhar questões de solidariedade, formando, assim, pessoas mais tolerantes”, finaliza Claudia Freixedas.
Ainda segundo ela, além dos benefícios já citados acima, crianças e jovens também podem encontrar na música uma outra linguagem para se expressar, desenvolvendo a acuidade auditiva, a escuta atenta, a prontidão e o senso imaginativo e criativo.
Introduzida no continente americano pelos europeus, a pera caiu no gosto dos brasileiros não só pelo sabor delicado, mas também por suas propriedades nutritivas, com alta concentração de vitaminas. Consumida em geral crua ou em preparações doces e salgadas, muitas vezes combinada perfeitamente a queijos finos, costuma ser também a melhor opção para o dia a dia de quem segue um cardápio fitness e pratica regularmente atividades físicas, tanto pela quantidade reduzida de apenas 50 calorias por unidade, como por seu alto poder de hidratação: a água representa mais de 80% de sua composição.
Mais impressionante é a extensa lista de benefícios nutricionais da pera, uma verdadeira fonte de beleza e saúde de fácil acesso. “Além de ser ótima fonte de vitamina C, que ajuda na boa coagulação do sangue, na manutenção da imunidade e na produção de colágeno da pele, possui ainda vitamina A, importante para a visão e pele, e vitaminas do complexo B, que colaboram para o bom funcionamento do sistema nervoso central e do metabolismo energético”, ressalta a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti.
Outro destaque da fruta é a presença de minerais, especialmente o potássio, fundamental para a contração muscular e para a pressão arterial. “É ideal para quem faz atividades físicas em ambientes muito quentes ou quem precisa controlar a pressão arterial e, em complemento, apresenta manganês, magnésio e cobre, auxiliando na saúde dos ossos”, aponta Renata. Como se não bastasse, a pera ainda é rica em fibras, contribuindo para o bom funcionamento intestinal e para o controle do açúcar no sangue, principalmente se consumida com a casca. “Contém também antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células e prevenindo o organismo de doenças crônicas”, completa.
Como escolher
Na hora da compra, observe se a casca está íntegra e sem pontos de amassados, que podem indicar que a pera está muito madura e deve ser consumida mais rapidamente ou utilizada em preparações. A parte do talo pode ajudar também – se estiver macia ao toque, já está pronta para ser ingerida; se estiver ainda muito firme, precisa de mais alguns dias para estar no ponto certo. Nas frutas maduras, o aroma é igualmente mais acentuado.
Como conservar
Por ser uma fruta bem delicada, a pera deve ser armazenada em geladeira para ter uma validade maior, preferencialmente na gaveta de vegetais, onde a temperatura não é fria a ponto de machucar (“queimar”) a casca.
Confira abaixo as receitas saborosas indicadas pela nutricionista:
Ingredientes:
1 pera grande
1 colher (café) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de mel
Suco de meio limão
Casca de uma laranja picada
½ colher (chá) de canela em pó
Modo de preparo:
Misture o mel, o suco de limão, a baunilha, a casca da laranja e a canela em pó. Corte a pera em quatro partes e passe cada parte pela mistura. Coloque para assar em fogo baixo por cerca de 30 minutos, virando os pedaços na metade do tempo. Sirva quente, sozinha ou acompanhada de iogurte natural.
Ingredientes:
1 pera média com casca picada (tire as sementes)
Suco de 2 laranjas limas
½ colher (chá) de gengibre ralado
½ copo de gelo
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se desejar, adoce com mel.
Ingredientes:
10 peras cortadas ao meio sem miolo
500 ml de água
1 colher (sopa) de suco de limão
½ xícara (chá) de mel
½ de xícara (chá) de suco de laranja
1/4 de xícara (chá) de queijo gorgonzola picado
1 colher (sopa) de cream cheese
Salsinha crespa a gosto para enfeitar
Modo de preparo:
Corte as peras ao meio e retire a parte do miolo com uma colher. Deixe de molho na água com suco de limão para não escurecer. Misture, em outro recipiente, o mel e o suco de laranja. Passe as peras nessa mistura e leve ao forno por 30 minutos. Em uma vasilha, misture o queijo gorgonzola com o cream cheese e recheie as peras já assadas com essa mistura. Leve ao forno baixo por mais 5 minutos. Após desligar o forno, salpique salsinha picada a gosto e sirva imediatamente.
Para outras receitas, acesse www.redeoba.com.br.
Na próxima quarta-feira, 3 de maio, a Topázio Cinemas realiza a sessão CineMaterna, especial para mães aproveitarem um momento de lazer com seus filhos pequenos. A exibição do filme A Cabana acontece no Polo Shopping Indaiatuba, às 14h00 e o estacionamento é gratuito para clientes que participam da sessão.
O filme, baseado no best-seller de William P. Young lançado em 2007, apresenta um homem que vive atormentado após perder sua filha mais nova – cujo corpo nunca foi encontrado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana nas montanhas. Anos depois da tragédia, ele recebe um chamado misterioso para retornar a esse local, onde ele vai aprender uma lição de vida.
A sessão CineMaterna é especial, pois o volume das salas é reduzido, o ar condicionado é suave, o ambiente é levemente iluminado, os trocadores de fraldas ficam dentro da sala e há monitoras para auxiliar, ou seja, é tudo organizado para o bem-estar das crianças. Como os filmes são escolhidos pelas próprias mães através de uma enquete, é um entretenimento para elas, mas em um ambiente preparado para os bebês. A sessão CineMaterna acontece toda primeira quarta-feira do mês no Topázio Cinemas do Polo Shopping Indaiatuba e todos são bem-vindos: pais, acompanhantes e público em geral.
Serviço:
Sessão CineMaterna – A Cabana – drama – 12 anos – 132 min.
Local: Topázio Cinemas – Polo Shopping Indaiatuba
Data: 3 de maio
Horário: às 14h00
Estacionamento gratuito para participantes da sessão
Ingresso com preço normal de tabela – R$14 (inteira) e R$7 (meia).
A Editora EMT acaba de lançar o segundo número da revista de atividades Tabuada da Turma do Gabi pela Kindle/Amazon.
Para auxiliar na fase da aprendizagem, as atividades levam a criança a lidar melhor com os números e com a matemática por meio de brincadeiras educativas. A publicação (e-book) já está disponível no site Amazon para fácil aquisição.
Serviço:
Revista Tabuada da Turma do Gabi #2
Autor: Moacir Torres
Editora EMT/Kindle
O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB), deu posse, na segunda-feira (24), na sala de reunião do Gabinete, aos novos membros do Conselho Municipal da Juventude. A composição do Conselho conta com 12 membros, sendo seis representantes do Poder Público e seis representantes indicados pela sociedade civil.
Conforme consta na Lei nº 6.673, os representantes do Poder Público serão da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), Secretaria da Saúde, Secretaria de Esportes, Secretaria de Cultura e um procurador municipal.
A sociedade civil será representada por um integrante de movimentos religiosos que desenvolva trabalhos com jovens em Indaiatuba, um da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subsecção de Indaiatuba, um de associações acadêmicas de ensino superior, um de associações de alunos secundaristas, um de entidades de defesa dos direitos de juventude e/ou movimentos sociais e um de entidade de atendimento que tenham ações desenvolvidas para o público jovem em todas as políticas públicas.
Nessa reunião, os membros se apresentaram e definiram como presidente o representante de associações acadêmicas de ensino superior Leonardo Alexandre Pavan Gomes e, como secretária, a representante da entidade de defesa dos direitos de juventude e/ou movimentos sociais Soraia Ferreira da Rocha. Também foram definidos data, hora e local da próxima reunião.
Ficaram nomeados para compor o Conselho da Juventude os seguintes membros:
I – Representantes do Poder Público:
a) Representantes da Secretaria Municipal da Família e do Bem-Estar Social – titular: Renato aparecido Gonçalves Nogueira e suplente: Angela da Conceição Castilho
b) Representantes da Fundação Indaiatubana de Educação – FIEC (Of. 67/17 FIEC) – titular: Gesiane Cristina Zanella e suplente: César Augusto Rocha
c) Representantes da Secretaria Municipal de Saúde – titular: José Ignácio Guedes Pinto e suplente: Luciana Mori Gomes
d) Representantes da Secretaria Municipal de Esportes – titular: Márcio Ribeiro de Aguiar e suplente: Heleno Luiz da Silva Junior
e) Representantes da Secretaria de Cultura – titular: Cristian Wellington Ramos e suplente: Luiz Cordeiro da Silva Junior
f) Procurador municipal da Prefeitura de Indaiatuba – titular: Dr. Luiz Fernando Cardeal Sigrist e suplente: Dra. Mary Teruko Imanishi Hono
II – Representantes indicados pela Sociedade Civil:
a) Representantes de movimentos religiosos que desenvolvam trabalhos com jovens em Indaiatuba – titular: Ivan de Camargo Carotti e suplente: Dinah Vanboni Alves
b) Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil –OAB -Subsecção de Indaiatuba/SP – titular: Dr. Alexandre Soares Ferreira e suplente: Dra. Danielle de Almeida Carvalho
c) Representantes de associações acadêmicas de ensino superior (Of. 34/17 Max Planck) – titular: Leonardo Alexandre Pavan Gomes e suplente: Sabrina Aparecida Barbieri
d) Representantes de associações de alunos secundaristas (Of.63/17 FIEC) – titular: Lucas Silvestre Salatine e suplente: Nicoly Stefane da Silva Castro
e) Representantes de entidade de defesa dos direitos de juventude e/ou movimentos sociais (Comunidade Independente Futebol Clube/Adm. 9223.17) – titular: Soraia Ferreira da Rocha e suplente: João Carlos de Araújo
f) Representantes de entidade de atendimento que tenham ações desenvolvidas para o público jovem em todas as políticas públicas (Of. 34/17 Max Planck) – titular: Rosemeire Raffa e suplente: Luana Schneider Viana.