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São Paulo
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Indaiatuba (Cmdca) publicou na sexta-feira (7) o Edital de Convocação para o Processo de Escolha Complementar dos Membros Suplentes dos Conselhos Tutelares, visando o preenchimento de vaga do cargo de titular que venha a surgir até o dia 9 de dezembro de 2019. Os membros serão escolhidos mediante eleição, direta, secreta e facultativa, dia 3 de dezembro de 2017, sendo que a posse dos eleitos ocorrerá na primeira semana de 2018, com data, hora e local a serem definidos. A eleição é realizada sob a responsabilidade do Cmdca e fiscalização do Ministério Público. As inscrições vão até o dia 24 de agosto (confira abaixo o calendário referente ao edital).
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por dez membros titulares e dez membros suplentes, escolhidos pela comunidade local para mandato de quatro anos. O mandato dos conselheiros tutelares suplentes será restrito ao período informado, dada a natureza suplementar do presente Processo de Escolha. O Processo de Escolha dos Membros Suplentes dos Conselhos Tutelares do Município de Indaiatuba visa preencher dez vagas existentes para compor o quadro de dez suplentes. Cabe aos membros do Conselho Tutelar, agindo de forma colegiada, o exercício das atribuições contidas nos art. 18-B, par. único, 90, §3º, inciso II, 95, 131, 136, 191 e 194, todos da Lei nº 8.069/90 (E.C.A.), observados os deveres e vedações estabelecidos por este Diploma, pela Lei Municipal 6.603 de 29/08/2016 (arts. 55,59,60 e 61), assim como pelas Resoluções do Conanda.
O candidato interessado deverá se submeter a uma prova escrita, na qual demonstrará seus conhecimentos sobre o E.C.A., devendo, para ser classificado e ficar habilitado a concorrer ao pleito, obter rendimento de no mínimo 50% de acerto. Além da prova, o candidato deve ser pessoa de reconhecida idoneidade moral, ter idade igual ou superior a 21 (vinte e um) anos, residir no município há pelo menos três anos, estar no gozo de seus direitos políticos, não ter sido condenado em ações criminais ou contravencionais pelo prazo máximo de cinco anos anteriores à abertura da inscrição dos candidatos ao cargo de conselheiro tutelar ou pelo prazo de dez anos nos casos em que a vítima foi criança ou adolescente, ter curso superior com diploma registrado e conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e não incidir em qualquer das hipóteses previstas nos artigos 46 e 47 da Lei Municipal 6.603 de 29/08/2016.
A inscrição dos candidatos será efetuada pessoalmente na sede do Cmdca, situado na Câmara Municipal, na Rua Humaitá, 1167, entre os dias 24/07 a 24/08, das 14 às 16 horas, mediante a entrega de envelope lacrado contendo a ficha de inscrição devidamente preenchida e todos os documentos mencionados no item 8.3 do Edital. A ficha de inscrição pode ser retirada no Cmdca ou acessada pelo link http://www.indaiatuba.sp.gov.br/assistencia-social/conselhos/cmdca/eleicao-conselho-tutelar/.
Ao realizar a inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente e sob pena de indeferimento de sua candidatura, apresentar os seguintes documentos, em duas vias: duas fotos 3×4, cédula de identidade, comprovantes de residência que demonstrem o tempo mínimo de três anos anteriores à data final das inscrições (conforme artigo 79, III da Lei 6.603 de 29/08/2.016), título eleitoral e comprovante de voto da última eleição, diploma de curso superior registrado, currículo do candidato e certidão negativa de distribuição de ações criminais e contravencionais dos últimos dez anos.
Os Conselheiros Tutelares Suplentes eleitos, quando nomeados deverão exercer o cargo de provimento, no Conselho Tutelar, no regime da Lei Municipal 1.402/75 e deverão cumprir, cada um deles, uma jornada de trabalho de no mínimo trinta horas semanais na sede do Conselho Tutelar, além de submeter-se aos turnos ou plantões, no local ou à distância. A remuneração mensal é de R$3.001,11 (salário base R$1.676,60 + Verba de Representação R$1.324,51 + Vale Alimentação R$215,57).
Calendário referente ao edital Cmdca n.º 015/2017
07/07/17 – Publicação de Edital
24/07 a 24/08/17 – Período de Inscrições
01/09/17 – Publicação da lista de inscrições deferidas
01/09 a 11/09 – Prazo de recurso do indeferimento da inscrição
15/09/17 – Publicação da lista definitiva das inscrições
15/09 a 20/09/17 – Prazo para impugnação das candidaturas
21/09 a 27/09/17 – Prazo para recurso à Plenária
28/09/17 – Julgamento dos recursos
29/09/17 – Divulgação do resultado dos recursos e publicação da lista definitiva dos candidatos aptos para a prova escrita
07/10/17 – Prova escrita: horário e local posteriormente divulgado
20/10/17 – Publicação da lista provisória dos candidatos classificados e aptos a concorrer ao pleito eleitoral
23/10 a 24/10/17 – Prazo para recurso
27/10/17 – Divulgação do resultado dos recursos e publicação da lista definitiva dos candidatos aptos a concorrer ao pleito eleitoral, em ordem alfabética com a expedição dos currículos
30/10/17 – Reunião obrigatória com os candidatos para o sorteio dos nomes na cédula de votação e orientações gerais sobre as eleições: horário e local divulgados posteriormente
01/11/17 – Início da Campanha Eleitoral
03/12/17 – Eleição
07h30min – Instalação das seções
08h30min às 15h – Eleição
03/12/2017 – 15h30min – Início da Apuração dos votos e divulgação do resultado da votação;
04 e 05/12 – Prazo para impugnação das eleições
06/12/17 – Julgamento das impugnações
07/12/17 – Comunicação do resultado do julgamento das impugnações
08/12 a 12/12 – Prazo para recurso à Plenária do Cmdca
13/12/17 – Julgamento dos recursos pela Plenária
15/12/17 – Proclamação do resultado final da Eleição
Data a ser definida – Formação (capacitação e curso de informática): data, horário e local serão divulgados posteriormente
1ª semana de Jan/18 – Posse e diplomação dos eleitos (data, horário e local serão divulgados posteriormente).
O Centro Promocional Tia Ileide (CPTI), de Campinas, oferecerá flash mob, shows musicais, oficinas de artesanato e intervenções de grafite, no próximo sábado dia 19, a partir das 13hs, na Praça da Integração, localizada na Av. Papa João Paulo II, s/nº – Conj. Hab. Padre Anchieta. Incentivar o desenvolvimento de atividades culturais, artísticas e esportivas em espaços públicos das cinco macrorregiões de Campinas, é a proposta do UrbanizARTE. A programação é gratuita e aberta ao público.
A realização do evento conta com o apoio da Subprefeitura do Distrito de Nova Aparecida, Sanasa, Secretaria de Educação, Governo do Estado de São Paulo e tem como objetivo proporcionar a convivência entre diversos públicos, o protagonismo de organizações, grupos populares e associações e a articulação da rede local, a fim de potencializar e qualificar a oferta de manifestações artísticas, culturais e esportivas no território.
As programações do UrbanizARTE se iniciaram este ano em junho na região Sul de Campinas e demais regiões receberão atrações ao longo do ano – a próxima a ser contemplada será a região norte. Além do CPTI, esse conselho conta também com o envolvimento do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, DAS – Distrito de Assistência Social-Norte, Espaço Cultural Maria Monteiro, Centros de Sáude e Escolas Estaduais e outras ONGs do território.
“A indicação do território do Distrito de Nova Aparecida foi justamente pela identificação de vários movimentos culturais e artísticos, porém, realizados de forma individual; a proposta vem, portanto, potencializar de forma integrada as ações. Apesar da identificação prévia da riqueza cultural territorial, o número de atividades inscritas no UrbanizARTE nos surpreendeu, por serem muitas as linguagens artísticas. Agora cabe a cada um de nós envolvidos fomentar a continuidade e organização do conselho criativo, para que, além da organização pontual desse UrbanizARTE, também possamos viabilizar a realização de outros movimentos de forma intersetorial: organizações, poder público, lideranças comunitárias, movimentos artísticos e culturais, entre outros”, destaca a assessora social da FEAC Carla Boni Nascimento.
CPTI: 25 anos de História
Em 2017, o CPTI celebra 25 anos de história de assistência social na região norte do município de Campinas e é eleito pela revista Exame uma das 100 Melhores ONGs do Brasil para se doar.
Criado em 1992 por iniciativa da própria comunidade, período em que Campinas atraía, por sua economia, muitos migrantes em busca de melhores condições, o CPTI iniciou seu trabalho com o atendimento de crianças, permitindo que suas mães saíssem para trabalhar.
Atualmente focada no atendimento e na promoção da garantia de direitos de crianças, adolescentes e grupos familiares, na política de assistência social a instituição é referência no terceiro setor e conveniada à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Fundação FEAC).
Durante todos esses anos, o CPTI vem apoiando milhares de pessoas, oferecendo serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, para crianças a partir de seis anos, e serviços específicos e especializados de atendimento para as famílias e comunidade, trabalhando a cidadania, os valores humanos, a autoestima e o protagonismo de seus participantes, com oficinas de balé, esportes, música, teatro, grafite, mundo do trabalho, educação ambiental, biblioteca e informática, entre outros. Telefones: (19) 3781-8090 | (19) 97402-2772.
Serviço:
UrbanizARTE
Data: sábado (19)
Horário: a partir das 13hs
Local: Praça da Integração, localizada na Av. Papa João Paulo II, s/nº – Conj. Hab. Padre Anchieta, em Campinas/SP.
A Acesa Capuava promoveu uma Mostra de Oficinais Culturais desenvolvidas pelos atendidos da associação no primeiro semestre de 2017.
O objetivo do evento, que ocorreu no dia 12 de agosto na Rabeca Cultural, em Sousas, distrito de Campinas, foi ampliar as potencialidades do projeto Espaço Cultural e preparar os alunos para a apresentação final do projeto. Os participantes conheceram a exposição das telas pintadas, fotos clicadas e oficina de desenhos animados, além de assistir apresentações artísticas de dança, música e jogos teatrais.
A aluna Cristiane Gomes participou da mostra e expôs o trabalho que desenvolveu durante o semestre; entre eles, desenho, pintura, fotografia e dança. “Eu amo a Acesa e as atividades que mais gosto são fotografia e a aula de artes. Também estou escrevendo um livro sobre os animais, pois gostaria que ninguém os abandonasse ou maltratasse”, comenta.
Em relação às fotos, o professor e fotógrafo Tiago Lima conta que todas as imagens são realizadas utilizando a iluminação e o cenário da Fazenda Capuava. “Saímos a campo com um tema e eu os oriento sobre as regras. É uma alegria notar como eles evoluíram e possuem um olhar mais crítico de geometria e enquadramento. Revelo todas as fotos, aponto os acertos e busco instruí-los no que podem melhorar”, avalia.
Para a presidente da Acesa, Fernanda Teixeira, o encontro possibilitou que amigos e familiares conhecessem o trabalho desenvolvido todos os dias pelos profissionais que atuam na associação. “Foi uma oportunidade para que o potencial de cada aluno fosse revelado e acredito que todos se surpreenderam com o que foi exposto e apresentado”, diz.
Acesa Capuava
A Acesa Capuava é uma entidade filantrópica de Valinhos que atende a pessoas com transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências. Fundada em 2002, vem atuando junto a entidades carentes de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos os seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. O principal objetivo da associação é auxiliar as pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br ou acesse a página no Facebook: www.facebook.com/ACESACapuava.
Como seria se bonecos de brinquedo tivessem vida? Com essa suposição utópica e uma visão bem humorada, o Pátio Limeira Shopping traz a exposição Bonecos em Ação, que está no Espaço de Exposição do Estúdio Monolito, no piso superior.
A montagem é uma exposição fotográfica de toy art, que usa como plano principal bonecos colecionáveis inseridos em situações semelhantes às do cotidiano ou de cenas de filmes.
Apaixonados por figurinhas e bonecos, os expositores são os limeirenses Ricardo Paes, Paulo Navarri e Maicon Medeiros, contaram que tudo começou como uma brincadeira, ao pensar em situações que os bonecos pudessem se encaixar e então começaram a fotografar suas primeiras toy arts. A exposição fica aberta ao público até dia 9 de setembro. A entrada é gratuita.
Pátio Limeira Shopping
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado 10h às 22h / domingos e feriados 12h às 22h
Endereço: Rua Carlos Gomes, 1321 – Centro – Limeira/SP
Telefone: (19) 3404-2828
Site: www.patiolimeira.com.br
Facebook: www.facebook.com.br/Patiolimeirashopping
Instagram: patiolimeirashopping.
A Prefeitura de Indaiatuba está realizando os Jogos Escolares 2017. A abertura aconteceu no dia 28 de julho na EMEB Maria Benedicta Guimarães. As competições começaram no dia 31 de julho nas dependências esportivas das EMEBs participantes. A abertura contou com a presença de autoridades da cidade e a professora de Educação Física da rede Mônica Angelucci foi homenageada por sua trajetória vitoriosa internacional. Os jogos acontecem por todo o mês de agosto e encerram em 1º de setembro com solenidade de premiação no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).
Os Jogos Escolares são uma mini olimpíada com várias modalidades esportivas. O campeonato conta com a participação de aproximadamente 900 crianças nascidas até 2006, que estudam no fundamental I das EMEBs inscritas. Idealizado pelo professor de educação física Francisco Alexandre, é desenvolvido e organizado pelos professores de educação física da Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação da professora Eliane Pismel e apoio do SESI.
Estes eventos esportivos são importantes para as crianças, pois ajudam na autoestima, estimulam a prática esportiva, reforçam o convívio social, reforçam a importância do trabalho em grupo e são um ótimo exercício de cidadania. As modalidades disputadas são Futsal, Queimada, Atletismo, Câmbio, Basquete, Dama, Xadrez e Beisebol. As escolas municipais envolvidas em 2017 são:
1 – EMEB “Professora Áurea Moreira da Costa” com o comando da professora Célia Marachini
2 – EMEB “Professora Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”, com o comando do professor Abrahão
3 – EMEB “Professora Maria Benedicta Guimarães” com o comando do Professor Francisco Alexandre
4 – EMEB “Professora Maria Cecília Ifanger”, com o comando do professor Marcos Lipphaus
5 – EMEB “Professora Maria José Ambiel Marachini”, com o comando do professor Marcos Eremita
6 – O Complexo Educacional Laura Fahl Corrêa”, com o comando do professor Alexandre
7 – EMEB “Prof. Luiz Carlos Baptista de Moura” sob o comando dos professores Evans Fritsh e Solange Alves
8 – EMEB “Prof. Sérgio Mário de Almeida” com o comando da professora Rita Lorizolla
9 – EMEB “Vicente Bernardinetti” com os professores Marcelo Bueno e Maria Ângela
10 – EMEB “Prof. Wladimir Olivier” com o comando do professor Fernando Veronese.
Cronograma
28/07 (sexta-feira) – Abertura
Noite – às 19h00 com previsão de retorno às 21h30
31/07 (segunda-feira) – Futsal (EMEB “Prof. Wladimir Olivier”)
Manhã – às 8h30 e retorno às 11h00
Tarde – às 14h30 e retorno às 16h00
03/08 (quinta-feira) – final e semifinal – Futsal (EMEB “Prof. Wladimir Olivier”)
Manhã – às 8h30 e retorno às 11h00
07/08 (segunda-feira) – Queimada (EMEB “Prof. Luiz Carlos Batista de Moura”)
Manhã – às 8h30 e retorno às 11h00
Tarde – às 14h30 e retorno às 16h00
10/08 (quinta-feira) – final e semifinal – Queimada (EMEB “Prof. Luiz Carlos Batista de Moura”)
Manhã- às 8h30 e retorno às 11h00
12 de agosto (sábado) – Atletismo (SESI)
Manhã – às 9 horas
14/08 (segunda-feira) – Câmbio (EMEB “Profª Maria Benedicta Guimarães”)
Manhã – às 8h30 e retorno às 11h00
Tarde- às 14h30 e retorno às 16h00
17/08 (quinta-feira) – final e semifinal – Câmbio (EMEB “Profª Maria Benedicta Guimarães”)
Manhã- às 8h30 e retorno às 11h00
21/08 (segunda-feira) – Basquete trios (Sérgio Mário)
Manhã – às 8h30 e retorno às 11h00
24/08 (quinta-feira) – final e semifinal – basquete de trio (Sérgio Mário”)
Manhã – às 8h30 e retorno às 11h00
25/08 (sexta-feira) – Damas e Xadrez (EMEB “Profª Maria Benedicta Guimarães”)
Manhã – às 9 horas
26/08 (sábado) – Beisebol – experimental – (SESI)
Manhã – às 9 horas
01/09 – (sexta-feira) – Encerramento e premiação (Ciaei) às 19h30.