Interessados em participar devem realizar as inscrições até 26 de maio


Indaiatuba
Visando destacar a lucratividade e a rentabilidade do negócio, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Regional Sorocaba irá promover no dia 27 de abril (sábado), das 8h30 às 17h30, o curso Finanças para não Financeiros. Com carga horária de 8 horas, o curso será ministrado pelo economista Marcelo Martinovich e tem por objetivo destacar a importância do processo de tomada de decisões estratégicas e operacionais, além de entender as margens do negócio e projetar os níveis de faturamento. O tema é voltado a todos os profissionais interessados no processo de gestão econômico e financeiro.
De acordo com o instrutor, o curso é fundamental para que a empresa possa manter sua saúde financeira e fortalecer suas bases de desenvolvimento do curto, médio e longo prazo. “Visando auxiliar na administração do negócio, durante o treinamento teremos dicas de como identificar maus hábitos financeiros, tanto dos clientes, quanto da empresa. Com isso, os participantes conseguirão traçar um plano estratégico que resulte na melhora da lucratividade”, afirma Martinovich.
O conteúdo programático foi dividido em seis partes: Cenários e Tendências; Gestão Econômico-Financeira; A Linguagem dos Números; O DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), Lucro Bruto, Mix e as Cotas de Venda; Análise das Demonstrações Financeiras e O Fluxo de Caixa e a Gestão do Capital de Giro.
As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de abril pelo site http://www.ciespsorocaba.com.br/cursos/curso.php?id=629. O investimento é de R$250 para associados e R$330 para não associados. Aqueles que se inscreverem até o dia 15 de abril terão condição especial, sendo R$200,00 por participante para associados e R$280,00 para não associados. As empresas que inscreverem três participantes têm 5% de desconto e quatro participantes têm 10%. A partir de cinco inscritos, o abatimento é de 15%. No valor estão inclusos material didático, certificado e coffee-break.
Sobre Marcelo Martinovich
Pós-Graduado em Administração Financeira, economista e publicitário, Marcelo é diretor da Martinovich & Associados Consultoria e Treinamento, conselheiro do Cofecon – Conselho Federal de Economia e delegado do Coreconsp – Conselho Regional de Economia de São Paulo. Ocupou a Vice-Presidência da OEB – Ordem dos Economistas do Brasil e do Sindeconsp – Sindicato dos Economistas de São Paulo.
É membro fundador do Fórum de Jovens Empreendedores da ACSP – Associação Comercial de São Paulo, onde também foi conselheiro consultivo; coordenou a Comissão de Análise de Empresas da Apimec-SP – Associação dos Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais e foi laureado com a Comenda “Mário Henrique Simonsen” como economista homenageado.
Martinovich é coautor do livro Consultoria Empresarial pela Editora Literare-SerMais e colaborador das publicações Folha de SP, Diário do Comércio, PEGN, Sincopeças, Frio e Revista Orall da Uniodonto. Também atua como professor nas instituições Unifae-SP; Faculdade Unimed-MG; Sescoop-SP; PUC-Cogeae-SP, FMU-SP, Universidade do Varejo-CDL-CE; Unic-Universidade de Cuiabá-MT; Uirapuru-Sorocaba-SP e Uningá-Maringá-PR.
Serviço:
Curso Finanças para não Financeiros
Data: dia 27 de abril (sábado), das 8h30 às 17h30
Local: Ciesp Sorocaba
Endereço: Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260 – Alto da Boa Vista
Inscrições: http://www.ciespsorocaba.com.br/cursos/curso.php?id=629
Informações: (15) 4009-2900 | cursos@ciespsorocaba.com.br
Vagas limitadas.
O Quinteto de Sopros da Sinfônica da Unicamp se apresenta na igreja de Sant’Ana, em Sousas e na Adunicamp nos próximos dia 30 de abril (terça-feira) e 2 de maio (quinta-feira), respectivamente, às 20 horas.
O Quinteto de Sopros é uma das formações camerísticas da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Para este programa, o quinteto conta com os integrantes Rogério Peruchi (flauta), João Carlos Goehring (oboé), Eduardo Freitas (clarinete), Bruno Demarque (trompa) e Francisco Amstalden (fagote). O quinteto apresentará o concerto Sem Fronteiras, que traz à tona um paralelo entre a geografia e o tempo, onde compositores de épocas e lugares diferentes dialogam entre si através de sua música, criando o equilíbrio entre relembrar o passado e o projetar/apontar para o futuro. No repertório, obras de compositores do século XX feitas para essa formação.
A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) é um corpo artístico profissional mantido pela Universidade Estadual de Campinas, que está vinculado ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (Ciddic). Fundada em 1982, a OSU realiza concertos, óperas, gravações, espetáculos multimídia, programas de educação e formação de público, música de câmara, atuando paralelamente como laboratório de pesquisa em criação e performance musical.
Seus projetos também incluem o Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, que tem por objetivo a atualização de líderes e gestores do meio sinfônico, e o Projeto Identidade, Música e Arquitetura, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), que leva música e história aos prédios e espaços públicos da cidade de Campinas. Em 2010, lançou o seu primeiro CD, intitulado Novos Universos Sonoros, com patrocínio da Petrobras, que reúne obras inéditas de compositores brasileiros, escritas para orquestra e grupos de câmara. Gravou, em 2013, o CD Panorama da Música Brasileira Vol. 1 e, em 2018, o CD Teuto-brasileiro, contemplado pelo edital FICC. Em parceria com o Ópera Estúdio Unicamp, o Coral Contemporâneo de Campinas e Coral Unicamp Zíper na Boca fizeram a montagem das óperas As Bodas de Fígaro (2014), Don Giovanni (2015), O Empresário (2016) e a Flauta Mágica (2017), de W. A. Mozart e, ainda, pilares do repertório romântico, como O Elixir do Amor (2016), de Gaetano Donizetti e La Traviata (2018), de Giuseppe Verdi. Paralelamente a obras do repertório lírico tradicional, a OSU também realizou a estreia da ópera multimodal Descobertas, de Jônatas Manzolli, em 2016 e a montagem da ópera barroca Les Plaisirs de Versailles, contemplada no edital FICC em 2012. Com a produção da A Flauta Mágica em 2017, a OSU realizou a primeira ópera com recursos de acessibilidade da Região Metropolitana de Campinas.
Serviço:
Quinteto de Sopros da OSU: Sem Fronteiras
30 de abril, terça-feira, 20h
Igreja Sant’Ana – R. Siqueira Campos, 90 – Sousas, Campinas/SP
2 de maio, quinta-feira, 20h
Adunicamp (Unicamp) – Setor Universitário 851, Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas/SP.
Ambos os concertos têm entrada franca.
Quinteto de Sopros da OSU
Rogério Peruchi (flauta)
João Carlos Goehring (oboé)
Eduardo Freitas (clarinete)
Bruno Demarque (trompa)
Francisco Amstalden (fagote).
O Cmdca (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Indaiatuba) publicou na quarta-feira (10) o Edital de Convocação para o Processo de Eleição Unificada dos Membros Titulares e Suplentes dos Conselhos Tutelares, visando o preenchimento de 20 vagas dos cargos de Conselheiro Tutelar, sendo 10 de Titular e 10 de Suplente, aprovado pela Resolução Cmdca Nº 04/2.019, em Reunião Ordinária realizada no dia 9 de abril, conforme Ata de nº 02/2019. O edital completo está disponível no site da Prefeitura.
Os Conselheiros Tutelares Titulares e Suplentes serão escolhidos mediante eleição direta, secreta e facultativa dos eleitores do município no dia 6 de outubro de 2019, sendo que a posse dos eleitos como titulares ocorrerá em 10 de janeiro de 2020. O processo é realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e fiscalização do Ministério Público.
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por 10 membros titulares e 10 membros suplentes, escolhidos pela comunidade local para mandato de 4 anos, permitida uma reeleição, mediante novo processo em igualdade de escolha com os demais pretendentes.
Os candidatos a membro do Conselho Tutelar devem preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos: ser pessoa de reconhecida idoneidade moral; ter idade igual ou superior a 21 anos; residir no município há pelo menos três anos anteriores ao término do período de inscrição; estar no gozo de seus direitos políticos; não ter sido condenado em ações criminais ou contravencionais pelo prazo máximo de 5 (cinco) anos anteriores ao término do período de inscrição ao cargo de conselheiro tutelar ou pelo prazo de dez anos, nos casos em que a vítima foi criança ou adolescente; ter curso superior comprovado com a apresentação do diploma ou certidão de colação de grau para o caso dos formados a partir de 2017; ter conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e não incidir em qualquer das hipóteses previstas nos artigos 46 e 47 da Lei Municipal 6.603 de 29/08/2016.
Além dos requisitos acima, o candidato interessado deverá se submeter a uma prova escrita, na qual demonstrará seus conhecimentos sobre o ECA, devendo, para ser classificado e ficar habilitado a concorrer ao pleito, obter rendimento de no mínimo 70% de acerto. A data, local e horário da prova escrita serão comunicados ao próprio candidato posteriormente.
A inscrição dos candidatos será efetuada pessoalmente na Sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Casa dos Conselhos, sito à Rua 13 de Maio, 10 – Jd. Pompeia, de 11 de abril a 10 de maio, das 14h às 16h, mediante a entrega de envelope lacrado contendo a ficha de inscrição devidamente preenchida, que poderá ser obtida junto ao Cmdca ou acessada pelo link http://www.indaiatuba.sp.gov.br/assistencia-social/conselhos/cmdca/eleicao-conselho-tutelar/.
A secretária do Cmdca não está autorizada a prestar qualquer esclarecimento ou informação quanto ao processo de Eleição Unificada; caso haja dúvida, a mesma deve ser enviada por escrito à Comissão Especial Eleitoral. Para a inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente apresentar os seguintes documentos, em duas vias: duas fotos 3 x 4; cédula de identidade; comprovantes de residência que demonstrem o tempo mínimo de três anos anteriores à data final das inscrições; título eleitoral e comprovante de voto na última eleição; diploma de curso superior ou declaração de colação de grau; currículo do candidato e certidão negativa de distribuição de ações criminais e contravencionais.
Os Conselheiros Tutelares eleitos terão como valor de vencimento R$4.144,00 mensais e deverão cumprir, cada um deles, uma jornada de trabalho de no mínimo 30 horas semanais na sede do Conselho Tutelar, além de submeter-se aos turnos ou plantões, no local ou à distância, com vistas ao desempenho ininterrupto de sua missão de alta relevância pública, bem como não poderão exercer a função de conselheiro tutelar de forma concomitante, dentro do horário de atendimento fixo ou à distância, com qualquer outra atividade pública ou privada, remunerada ou voluntária.
Calendário Referente ao Edital CMDCA nº 04/2.019
Eleição Unificada do Conselho Tutelar, quadriênio 2020/2023
10/4/2019 – Publicação do Edital
11/4 a 10/05/2019- Período de Inscrições
20/5/19 – Publicação da 1ª lista provisória das inscrições deferidas
21/5 a 27/5/2019- Prazo de recurso do indeferimento da inscrição
4/6/2019 – Publicação da 2ª lista provisória das inscrições deferidas
5/6 a 10/6/2019- Prazo para impugnação, pela população em geral, das inscrições deferidas
11/6 a 17/6/2019- Análise das Impugnações
18 a 24/6/2019 – Recurso para a Plenária do CMDCA
25/6/2019 – Julgamento dos recursos pela Plenária do CMDCA
26/6/2019 – Publicação da Lista Definitiva dos Candidatos aptos para a prova escrita
14/7/2019 – Prova escrita: horário e local posteriormente divulgado
24/7/2019 – Publicação da lista provisória dos candidatos classificados e aptos a concorrer ao pleito eleitoral
25/7 a 29/7/2019- Prazo para recurso junto à Plenária do CMDCA
1/8/2019 – Divulgação do resultado dos recursos e publicação da lista definitiva dos candidatos aptos a concorrer ao pleito eleitoral, em ordem alfabética com a divulgação dos currículos
2/8/2019 – Reunião obrigatória com os candidatos para o sorteio dos nomes na cédula de votação e orientações gerais sobre as eleições: horário e local posteriormente divulgados
6/8/ a 5/10/19 – Início da Campanha Eleitoral
6/10/2019 – Eleição e Apuração dos votos
07h30min – Instalação das seções
08h30min às 17h – Eleição
6/10/2019 – 8h – Início da Apuração dos votos e divulgação do resultado da votação (local a ser divulgado)
09/10/2019 – Publicação do resultado provisório da eleição
10 a 24/10/2019 – Apresentação da prestação de contas positiva ou negativa
10 e 11/10/2019 – Prazo para impugnação (das eleições – alterar) da votação pelos candidatos e a população em geral
12 a 18/10/2019 – Julgamento das impugnações
21/10/2019 – Comunicação Individual do resultado do julgamento das impugnações
22/10 a 25/10/2019 – Prazo para recurso à Plenária do CMDCA
12/11/2019 – Julgamento dos recursos pela Plenária
13/11/2019 – Proclamação do resultado final da Eleição. Data a ser definida – Formação (Capacitação e curso de informática): data, horário e local serão divulgados posteriormente.
9/12 a 13/12/2019 – Prazo para manifestação junto ao Órgão Gestor (Secretaria Municipal de Assistência Social) acerca de qual dos Conselhos Tutelares o Conselheiro Eleito, como titular, tem preferência de atuar (art.93, § 4º, da Lei 6.603/16, com a redação data pela Lei 6.720/17), conforme Item 15 do Edital.
10/1/2020 – Posse e diplomação dos eleitos (horário e local a serão divulgados oportunamente).
Buscando oferecer entretenimento e diversão para as crianças, o Polo Shopping Indaiatuba realiza pelo segundo ano a programação Divertida Páscoa. As atrações acontecem de 18 a 20 de abril e incluem oficinas, pintura facial e a apresentação do espetáculo O Mistério do Ovo de Páscoa. Toda a programação é gratuita.
As oficinas serão realizadas no Lounge do Café Donuts, das 13h às 19h, em um cenário lúdico, com coelhos e cogumelos gigantes e árvores de ovos coloridos. Todas as oficinas terão duração de 20 minutos, com limite de 20 participantes por turma. Os pais ou responsáveis devem permanecer próximos ao local da oficina durante a atividade. A cada dia será realizada uma oficina diferente: cofrinhos de Páscoa (dia 18), coelhinhos (dia 19) e orelhinhas de coelho (dia 20). As crianças também poderão fazer pintura facial nos dias do evento.
No sábado (20), será apresentado o espetáculo O Mistério do Ovo de Páscoa. A peça faz parte do projeto Polo Teatro, que há 8 anos oferece teatro infantil gratuito em Indaiatuba. As apresentações da peça especial de Páscoa acontecem na Praça Central do Shopping em dois horários, às 15h e 18h.
No espetáculo, o Coelhinho descobre que, depois de muita correria para confeccionar o presente mais esperado pelas crianças, ele não sabe o que realmente existe dentro do ovo de Páscoa. Então, ele vai para a floresta pedir ajuda de animais que botam ovos. Sapo, Galinha e outros animais se envolvem na história e serão convidados a responder uma pergunta muito importante: o que é que tem no misterioso ovo de Páscoa? Com a ajuda das crianças, ele vai descobrir que a Páscoa é muito mais que chocolate. “Criamos um universo para encantar as crianças em uma das datas mais aguardadas por elas, com atividades lúdicas e interativas que convidam os pequenos a refletirem sobre o significado da Páscoa”, afirma Andréa Fernandes, gerente de marketing do shopping.
Serviço:
Divertida Páscoa
Dia 18/4
Oficina de cofrinhos
Horário: das 13 h às 19h
Local: Polo Shopping Indaiatuba (Lounge Café Donuts) – Alameda Filtros Mann, 670, Indaiatuba – SP
Dia 19/4
Oficina de coelhinhos
Horário: das 13h às 19h
Local: Polo Shopping Indaiatuba (Lounge Café Donuts) – Alameda Filtros Mann, 670, Indaiatuba – SP
Dia 20/4
Oficina de orelhinhas
Horário das 13h às 19h
Local: Polo Shopping Indaiatuba (Lounge Café Donuts) – Alameda Filtros Mann, 670, Indaiatuba – SP
Polo Teatro – Espetáculo O Mistério do Ovo de Páscoa
Horário: às 15h e 18h
Local: Polo Shopping Indaiatuba (Praça Central) – Alameda Filtros Mann, 670, Indaiatuba – SP.
Em todos os dias haverá pintura facial para as crianças nos horários dos eventos. As atividades são gratuitas.
A Secretaria Municipal de Cultura já está recebendo inscrições para aqueles que querem participar do Sarau Artístico Todas Palavras, que acontecerá no dia 25 de abril (quinta-feira), às 19h30, na Tulha do Casarão Pau Preto. Podem se inscrever aqueles que quiserem fazer a leitura de um texto próprio ou de autor conhecido (prosa ou poesia).
No evento são aceitas todas as formas de arte; assim, aqueles que quiserem tocar um instrumento, cantar ou dançar, também poderão participar. Cada inscrito tem até dez minutos para sua apresentação. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cultura@indaiatuba.sp.gov.br até o dia 24 de abril.
Os saraus são eventos culturais onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. Muito comuns no século XIX, vêm sendo resgatados como forma de fortalecer a identidade da comunidade, promover a integração de forma descontraída e estimular o gosto pela literatura e outras vertentes artísticas.
Serviço:
Sarau Artísico Todas Palavras
Data: 25 de abril de 2019
Horário: 19h30
Local: Casarão Pau Preto, Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto.