“Não se combate a violência com um único modelo de enfrentamento. Cada geração exige uma abordagem diferente”, segundo advogado criminalista Davi Gebara


São Paulo
“Atequenfim: o despertar de uma caixa cor-de-rosa” é uma fábula divertida para crianças de todas as idades aprenderem sobre ecologia, respeito e empatia. Escrito pela psicopedagoga, especialista em sustentabilidade e responsável por ações escolares de consciência ecológica Paula Mazzola, o livro conta a história de uma menina que, ao passar o fim de semana com os avós no sítio, inicia uma grande aventura junto com os animais.
A protagonista desta peripécia é Clara. Após ganhar uma caixa madeira de presente de aniversário, ela decide pintá-la de rosa, nomeá-la de Claralândia e dar um lar aos insetos. Mas esta simples ação tem um efeito inimaginável: ao dormir, ela se transforma em uma lagarta e passa a conviver de perto com a fauna e a flora do local. Com a ajuda dos novos amigos bichos, ela descobre que, para sair da caixa e ver novamente o mundo lá fora, precisa se transformar em borboleta e voar até a superfície.
Repleta de simbolismos e inspirada nas experiências de crescimento da autora, a obra serve como ferramenta para diálogos em família sobre medos, transformação pessoal, convívio com a diversidade e cuidado com a natureza, além de tratar sobre o poder da amizade e dos sonhos. As ilustrações em aquarela, produzidas por Patrícia Sper, reforçam a ludicidade ao levar os pequenos a admirarem a biodiversidade: galinhas, vacas, sapos, caracóis, joaninhas, flores e árvores estão entre as imagens.
“Veja a minha luz: em uma hora brilha, em outra, apaga. Assim como a nossa vida, temos momentos de luz e outros de sombra. Não há como nos manter na luz o tempo todo. Não se cobre tanto, tudo acontecerá no momento certo.” (Atequenfim, p. 103)
Apesar de ser uma narrativa infantil, os pais também são convidados a entrarem em contato com lembranças do passado que são esquecidas durante o tempo. Por isso, a obra fornece aos adultos um meio para se reconectar com os valores da infância. “Torço para que Atequenfim seja inspiração para quem busca se reconectar com a criança interior e encontrar sua única e genuína identidade. Quero que este livro desperte o que há de mais puro na essência das pessoas”, diz a autora.
Ficha técnica
Título: Atequenfim: o despertar de uma caixa cor-de-rosa
Autora: Paula Barini Mazzola
ISBN/ASIN: 978-65-900263-0-9
Formato: 22x25cm
Páginas: 172
Preço: R$49,42 (físico) | R$35 (e-book)
Onde comprar: Amazon
Sobre a autora | Paula Mazzola é psicopedagoga, escritora e especialista em Sustentabilidade pelo Gaia Education – Unifal. Fez cursos em Teoria U, Mindfulness, Negócios Sociais, Estratégias de Mobilização Social e gerenciamento de projetos. Ela é fundadora da Astera, consultoria que fortalece iniciativas para se tornarem agentes de transformação e regeneração a partir de processos socioambientais. Atualmente, conduz o RegenerAção São Sebastião junto à prefeitura local. O projeto trabalha a recuperação ambiental de encostas e a consciência ecológica nas escolas.
Redes sociais: Instagram | YouTube | Site
Instagram do livro “Atequenfim”: @atequenfim.livros.
(Fonte: LC Agência de Comunicação)
O Conselho de Promoção de Igualdade Racial de Indaiatuba – município da Região Metropolitana de Campinas (SP) – realizará, com o apoio da Prefeitura, a 2ª edição da Caminhada Antirracista no dia 12 de novembro a partir das 7h30. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de batalhar pela igualdade racial, bem como celebrar as conquistas do movimento negro.
O evento tem como finalidade buscar mudanças de modo a assegurar que todos tenham acesso aos direitos instituídos pela Constituição. O Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, tem como inspiração o líder quilombola Zumbi dos Palmares, que lutou até a morte para libertar o seu povo. O trajeto começará no Parque Pet, localizado no Parque Ecológico, e terminará em frente à Praça Elis Regina.
De acordo com a presidente do Compir e advogada Claudenice da Silva Souza, a caminhada visa uma sociedade igualitária. “Esta é a segunda caminhada em alusão ao Dia da Consciência Negra que realizamos. Sabemos da importância de concretizar essas ações para que seja um ato de tomada de consciência e mudança e garantir que a causa não caia no esquecimento. Com isso, buscamos construir uma sociedade antirracista, sem preconceito e discriminação, com um ambiente onde todos possam se respeitar independente de etnia, crença ou características físicas”, pontua.
Serviço:
2ª Caminhada Antirracista
Data: 12 de novembro – Horário: a partir das 7h30
Local de Início: Parque Pet (Parque Ecológico)
Local de Término: em frente à Praça Elis Regina.
(Fonte: Secretaria de Relações Institutucionais e Comunicação/Prefeitura de Indaiatuba)
Abdias Nascimento, “Teogonia Afro-Brasileira n. 2: Iansã, Obatalá, Oxum, Oxóssi, Yemanjá, Ogum, Ossaim, Xangô, Exu”. Acrílica sobre tela, 102 x 152 cm. Búfalo, EUA, 1972. Coleção Museu de Arte Negra/Ipeafro/divulgação.
O Instituto Inhotim anuncia a abertura de uma nova exposição, uma obra comissionada e uma peça de teatro como parte de sua programação artística em novembro. No dia 11/11, será inaugurado o último Ato do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, “Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista”, em curadoria conjunta com o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) na Galeria Mata. Na data, apresenta ainda a obra “Giro” (2023), da artista Luana Vitra, na Galeria Marcenaria. Outra atração inédita no Instituto é a encenação de versão adaptada da peça “Sortilégio – Mistério Negro”, de Abdias Nascimento, apresentada nos dias 11 e 12/11, no Inhotim.
Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista
Inhotim e Ipeafro iniciaram uma parceria inédita em 2020 e inauguraram em dezembro de 2021 a primeira exposição dentro do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra. O Quarto Ato traça um panorama da vida de Abdias Nascimento (1914–2011) tendo como eixo Xangô, orixá da justiça, presença forte no pensamento, no discurso e nas pinturas do artista.
Dividida em oito núcleos, a exposição percorre as múltiplas realizações do poeta, dramaturgo, ator, escritor, artista e político Abdias Nascimento. Sob a perspectiva da resistência e criatividade quilombista, ele inaugurou novas lógicas de produção, cultura e vida, para além de seu tempo. “O quarto ato, que se dedica ao Quilombismo, conceito que permeia a vida, a obra e a prática desse artista e intelectual, é o fechamento desse projeto que reverencia todo um legado. Ao longo desses três anos da presença de Abdias no Inhotim, observamos suas ideias extravasarem para outras mostras, para a estrutura da instituição. Esta exposição sinaliza o último ato do Programa e apresenta a consolidação da produção de Abdias como marco da cultura brasileira e internacional”, explica Douglas de Freitas, curador coordenador do Inhotim.
O ciclo de exposições Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra ressalta a perenidade da trajetória de Abdias, trilhada no ativismo e no combate ao racismo. “Nesta parceria, avançamos nas discussões sobre as questões relacionadas à presença do povo preto nos museus. Ainda que o trajeto seja longo e os desafios constantes, hoje podemos afirmar que Inhotim caminha em direção a construir um espaço mais amigável à pessoa negra, resultado das iniciativas a partir da presença do legado de Abdias Nascimento no museu”, afirma Julio Menezes Silva do Ipeafro, jornalista, pesquisador e cocurador da mostra.
Abdias Nascimento se pronuncia da tribuna da Câmara dos Deputados na Convenção Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), 1982. Foto: Elisa Larkin Nascimento/Acervo Ipeafro.
“Ao longo da parceria, tivemos o privilégio de caminhar rumo à materialização de sonhos. Ao idealizar o Museu de Arte Negra a partir de 1950, Abdias Nascimento e seus companheiros vislumbravam a transformação do conceito de museu. Em oposição à instituição excludente e inerte do etnocentrismo europeu, eles propunham valorizar a pessoa e a arte dos excluídos, e que estes tomassem as rédeas e definissem seus rumos, para interagir em pé de igualdade na construção de espaços vivos e dinâmicos. O Ipeafro tem o mesmo sonho ao levar adiante o legado de Abdias. A parceria com o Inhotim abriu espaços para novas dinâmicas em direção à justiça, princípio de Xangô que preside este Quarto Ato. Esperamos que esses espaços continuem a crescer no Inhotim, no mundo das artes e na sociedade como um todo”, relata Elisa Larkin Nascimento, diretora do Ipeafro e cocuradora da mostra.
A exposição tem o Patrocínio Master do Itaú e o Patrocínio Prata da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Pela Petrobras, o projeto foi contemplado na Chamada Petrobras Cultural Múltiplas Expressões 2022.
Obra de Luana Vitra marca nova vocação da Galeria Marcenaria
Giro (2023), de Luana Vitra, também será aberta no dia 11/11 e está sendo comissionada especialmente para a Galeria Marcenaria. A obra da artista dá início a uma nova vocação para esta galeria, que passa a receber exposições temporárias no Inhotim, assim como as galerias Lago, Fonte, Mata e Praça.
Entre os elementos materiais de Giro, estão vasos de cerâmica feitos em parceria com Benedikt Wiertz, do Ateliê Xakra, também localizado em Brumadinho, e Alex Santana (Cerâmica Santana). Outro diálogo com o entorno é que as pedras usadas no trabalho foram coletadas no próprio Inhotim. A obra apresenta peças em cobre produzidas por Aitam Camilo (ArteTude). No trabalho, a artista questiona sobre a nossa relação com a paisagem, principalmente a de Minas Gerais.
A obra se relaciona com diversos aspectos da vida de Luana, artista plástica, dançarina e performer. A multiartista foi criada em Contagem (MG), cidade industrial que fez seu corpo experimentar o ferro e a fuligem, e gestada entre a marcenaria (pelo pai) e a palavra (pela mãe, professora).
A exposição tem o Patrocínio Prata da Construtora Barbosa Mello, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sortilégio – Mistério Negro
Integrando o Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, uma adaptação da peça escrita pelo artista Sortilégio – Mistério Negro será encenada no Inhotim sob a direção de Adyr Assumpção. A peça foi originalmente apresentada pelo Teatro Experimental do Negro (TEN), outra iniciativa encabeçada por Abdias, e hoje é considerada um clássico do teatro negro brasileiro.
No enredo da adaptação, um grupo de artistas encenam o trágico destino de Emanuel, um ser em conflito com suas origens. Entre os destaques do roteiro, estão as forças femininas ganhando a importância de protagonistas na transformação do personagem.
A adaptação tem uma relação estreita com Brumadinho, território onde vive parte do elenco e o diretor Adyr Assumpção. Figura importante do teatro brasileiro, Adyr traz para a encenação um repertório que reúne sua experiência pessoal com Abdias Nascimento, o universo local e a releitura de questões raciais contemporâneas.
A peça será encenada no Teatro do Centro de Educação e Cultura Burle Marx, no Inhotim, nos dias 11 e 12 de novembro. Para as pessoas visitantes do Inhotim, a entrada na peça é gratuita, e os ingressos devem ser retirados no dia dos eventos, no próprio Teatro (sujeito à lotação).
A apresentação de Sortilégio tem a Vale como Mantenedora Master e o Patrocínio Master da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra no Inhotim
Relembre os outros três atos do projeto:
Primeiro Ato: Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra (dez/21) – retratou o diálogo entre a obra de Abdias, Tunga e o acervo do MAN.
Segundo Ato: Dramas para negros e prólogo para brancos (dez/22) – abarcou a trajetória do Teatro Experimental do Negro (TEN) e a concepção inicial da coleção do MAN de 1941 até 1968, ano em que Abdias foi exilado nos EUA e na Nigéria.
Terceiro Ato: Sortilégio (mar/23) – abordou o período de exílio do artista, entre 1968 e 1981, evidenciando a difusão da arte negra brasileira no exterior.
Serviço:
Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, na Galeria Mata
Data: a partir de 11 de novembro
Luana Vitra, Giro (2023), na Galeria Marcenaria
Data: a partir de 11 de novembro
Sortilégio – Mistério Negro, no Teatro do Centro de Educação e Cultura Burle Marx, no Inhotim
Datas/horários: 11 de novembro às 12h e às 14h. 12 de novembro às 12h.
Ingressos para a peça são gratuitos para quem tem ingresso para o Inhotim e devem ser retirados no Teatro, por ordem de chegada (capacidade: 200 lugares). Duração da peça: 35 minutos
Sobre o Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra: clique aqui
INFORMAÇÕES GERAIS
INSTITUTO INHOTIM
Horários de visitação: de quarta-feira a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30
Entrada: R$50,00 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos, moradores do Inhotim cadastrados no programa Nosso Inhotim e Amigos do Inhotim não pagam entrada.
Entrada gratuita: Quarta-gratuita Inhotim (todas as quartas-feiras são gratuitas) e Domingo Gratuito Inhotim + B3 (último domingo do mês)
Localização: O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.
Inhotim Loja Design | A loja do Inhotim, localizada na entrada do Instituto, oferece itens de decoração, utilitários, livros, brinquedos, peças de cerâmica, vasos, plantas e produtos da culinária típica regional, além da linha institucional do Parque. É possível adquirir os produtos também por meio da loja online.
(Fonte: Comunicação Ilimitada)
Uma homenagem a Dorival Caymmi apresentada pelo filho de um dos maiores nomes da música brasileira – o Blue Note Rio recebe neste sábado, dia 28/10, Danilo Caymmi, em apresentação dupla, com o show “Viva Caymmi”, onde o cantor vai levar as canções de seu pai ao lado de histórias do baiano que marcaram a trajetória da música popular brasileira. Ao longo do show, Danilo vai interpretar músicas inesquecíveis e memoráveis conhecidas por todos. O artista se apresenta às 20h e às 22h e os ingressos podem ser adquiridos aqui.
Na terça-feira, dia 31, o guitarrista de jazz americano Kurt Rosenwinkel se apresenta na casa em dois horários, às 20h e às 22h30. O público poderá conferir o compositor, multi-instrumentista e uma das vozes musicais mais célebres do jazz.
No dia 1/11, quarta-feira, será a vez de Maíra Freitas e o Jazz das Minas. Capitaneado por Maíra Freitas (piano, voz e direção musical), filha de Martinho da Villa, a jam session gira entre improvisos e poesias, músicas que as tocam, as libertam, refletem seus lugares no mundo e na sociedade, e músicas compostas por mulheres, que exaltam suas ancestrais, que falam do feminino, com uma pegada jazzística afro brasileira. Roda de afro-samba-jazz formada só com mulheres, o grupo conta ainda com Monica Avila (sax, flauta e voz), Cris Ariel (guitarra e voz), Paula Pardon (baixo e voz), Rapha Morret (percussão) e Flavia Belchior (bateria).
Ao longo da semana, o Blue Note Rio também vai receber Gabriel Gonti, Zé Paulo Becker e Banda Black Beatles.
Blue Note Rio
Emblemático clube de Jazz nascido em Nova York, o Blue Note Rio teve sua reabertura no dia 5 de outubro na Avenida Atlântica, em Copacabana, de frente para a praia. A franquia chegou ao Brasil por meio do empresário Luiz Calainho. Além do Rio, a casa funciona desde 2019 em São Paulo, na Avenida Paulista.
O Blue Note Rio conta com o parceiro e patrocinador master o Porto Bank, que oferece aos seus clientes uma série de benefícios como 30% de desconto nos ingressos e 15% de desconto no consumo de restaurante e bar. Também são patrocinadores do Blue Note Rio as cervejarias Heineken e Blue Moon.
Com ambiente sofisticado e intimista, o Blue Note Rio ocupa um espaço com aproximadamente 700 m², sendo dividido em três ambientes: Blue Bar, na área externa, em pleno calçadão de Copacabana, com capacidade para 110 lugares; área inferior com palco, restaurante e bar, com 140 lugares; área superior, que abrigará o palco principal, e varanda com capacidade para 200 pessoas.
Programação Blue Note Rio
Sexta-feira (27/10)
20h – Zé Paulo Becker Quarteto
22h30 – Banda Black Rio
Sábado (28/10)
20h e 22h30 – Danilo Caymmi – Show Viva Caymmi
Terça-feira (31/10)
20h e 22h30 – Kurt Rosenwinkel
Quarta-feira (1/11)
20h – Maíra Freitas e Jazz das Minas.
Blue Note Rio
Endereço: Av. Atlântica, 1910 – Rio de Janeiro – RJ
Veja aqui a programação completa.
(Fonte: Lupa Comunicação)
No dia 28 de outubro, a partir das 11h, o Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta a exposição “Rastro dos Restos”, individual de Ricardo Ribenboim com cerca de 80 obras de sua produção recente. Parte desse conjunto de obras foi exposto em 2022 no Paço Imperial do Rio de Janeiro tendo Yuri Quevedo como curador. Para a exposição no MAC USP, o artista convidou Rachel Vallego para uma outra leitura curatorial, explorando a oportunidade de mostrar ao público a produção artística de Ricardo Ribenboim, tão significativa quanto sua trajetória como produtor e gestor cultural.
Em “Rastro dos Restos”, Ribenboim evidencia seu procedimento de trabalho a partir da ação do tempo sobre ideias e materiais que recolhe, observa, avalia os significados e então utiliza na construção de suas obras – cacos, gravetos, retalhos, troncos calcinados, raízes do mangue, metais fundidos, chapas enferrujadas ou um giz de cera de seu neto encontram os restos do cotidiano do ateliê ao lado de suas memórias e dos registros de sua trajetória. “Tudo funcionando como peças de um jogo em que o primeiro movimento no tabuleiro é dado por um desses elementos. Cada movimento dessa partida imaginária resulta em obras que, por sua vez, alimentam a próxima jogada”, diz a curadora Rachel Vallego.
“Amazônia” – Lona, folha de ouro e madeira da Amazônia calcinada – 2022 – Coleção do Museu Nacional de Belas Artes.
Todo esse processo de coleta, guarda, construção e reconstrução, pode ser visto em quatro grandes séries Riscos no Espaço, Mirandas, In Memoriam e Rastro dos Restos, que possibilitam diferentes leituras.
A admiração de Ribenboim por artistas brasileiros como José Resende, Frans Krajcberg e Waltércio Caldas pode ser vista nas esculturas em metal e madeira chamadas pelo artista de Riscos no Espaço ou por Mira Schendel e Willys de Castro nos objetos de parede em Miradas.
A série In Memoriam de pinturas sobre lona e folha de ouro que aborda a discussão política e ecológica tomando um corpo poético; e a série que dá nome a exposição Rastro dos Restos, em que o procedimento da colagem com todo tipo de material disponível no ateliê, incluindo obras antigas ou seus fragmentos, são continuamente transformados.
Sobre o artista | Ricardo Ribenboim foi aluno de Evandro Carlos Jardim e da Escola Brasil, sob a orientação de José Resende e Carlos Fajardo. Em 1974, participou da Bienal de São Paulo e trabalhou como designer gráfico até 1990. Nos anos 1980, criou o Museu Brasileiro do Papel, posteriormente incorporado ao MAC USP. Foi diretor do Paço das Artes e do Itaú Cultura, sendo responsável pela criação dos Eixos Curatoriais, das Enciclopédias em meio digital e do Programa Rumos – que considera uma de suas grandes obras.
Serviço:
Rastro dos Restos – Ricardo Ribenboim
Curadoria: Rachel Vallego
Abertura: 28 de outubro, sábado, às 11
Período expositivo: 28 de outubro a 10 de março de 2024
Local: Museu de Arte Contemporânea da USP
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera
Horários: terça a domingo, das 10h às 21h
Entrada gratuita
Mais informações: MAC USP – telefone: (11) 2648-0254.
(Fonte: A4&Holofote Comunicação)