“Não se combate a violência com um único modelo de enfrentamento. Cada geração exige uma abordagem diferente”, segundo advogado criminalista Davi Gebara


São Paulo
Mapa da nota técnica indica faixas na cor amarelo e laranja com chuvas abaixo da média para grande parte da região Norte e Nordeste do país e áreas do Centro-Oeste e Sudeste.
Por influência do El Niño, as chuvas ficarão acima da média no Sul e, combinado com a anomalia de temperatura do Atlântico Tropical, os volumes de precipitação ficarão abaixo da média na região Norte do Brasil nos próximos meses. De acordo com o coordenador-geral de Ciências da Terra do Inpe, Gilvan Sampaio, o sudoeste da Amazônia voltará a receber chuvas a partir de novembro, mas a precipitação ficará abaixo da média e possivelmente a recuperação será lenta. “O déficit de chuvas foi muito grande, ainda terá reflexos em novembro e vai recuperando pouco a pouco”, afirma.
A perspectiva é de que a atuação do El Niño ganhe força até dezembro e intensifique o déficit de chuva sobre o leste e o norte da Amazônia e no norte Nordeste. Para o norte do Nordeste, a indicação é de que o Atlântico Norte continuará aquecido, o que contribui para a seca.
Sampaio observa que para Rondônia a perspectiva é de manter chuvas abaixo da média. “É nesta área que está a bacia do rio Madeira, que tem contribuição importante para rio Amazonas”, explica. O Madeira é o principal afluente do Amazonas. As vazões naturais em Porto Velho (RO) apresentam valores 51% abaixo da média em outubro.
Para a região Sul do Brasil, a previsão é de continuidade de chuvas muito acima da média. Em setembro, os volumes de precipitação acumulada foram superiores a 450 mm em alguns pontos. Nos 19 dias de outubro, algumas cidades registraram mais de três vezes a média para o todo o mês no Sul. O mapa indica chuvas acima da média para áreas ao sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Os mapas do boletim conjunto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Funceme publicados na quinta-feira (26) foram apresentados durante sessão de debates sobre fenômenos climáticos realizada no Senado Federal. O mapa da nota técnica indica faixas na cor amarelo e laranja com chuvas abaixo da média para grande parte da região Norte e Nordeste do país e áreas do Centro-Oeste e Sudeste.
Durante a sessão no Senado, o diretor-geral do Inpe, Clézio De Nardin, afirmou que a anomalia de temperatura das águas do Atlântico Tropical Norte está entre as maiores mais registradas e estão impactando a formação de nuvens de chuva sobre a Amazônia. “A seca gravíssima que está no sudeste da Amazônia passará para o leste da Amazônia”, afirmou.
Ele explicou ainda como fenômeno El Niño repercute no aumento de chuvas no Sul. Com parte do Pacífico aquecido, os ventos do oceano que seguem na direção Leste-Oeste sobre a Cordilheira dos Andes formam uma espécie de barreira sobre o território brasileiro, fazendo com que as frentes frias trafeguem com mais lentidão sobre a região Sul.
O diretor destacou o investimento de cerca de R$200 milhões pelo MCTI na Renovação da Infraestrutura de Supercomputação do Inpe. Os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) serão aplicados na aquisição do novo supercomputador, na instalação de uma usina fotovoltaica para suprir a demanda energética da máquina e no desenvolvimento do Monan – Modelo para Previsão dos Oceanos, Superfícies Continentais e Atmosfera, sistema único de modelagem de dados que recebe as informações de satélites, dados de radares e de outros sistemas de medição para realizar as previsões de tempo, do comportamento dos oceanos e dos ventos, entre outros.
(Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI)
6º Festival Orquestra Jovem Alegro oferece série de concertos gratuitos de 2 a 6 de novembro. Fotos: divulgação.
Curitiba se transforma na capital da música clássica no mês de novembro. A Associação Musical Alegro e o Ministério da Cultura promovem o 6º Festival Orquestra Jovem Alegro, que reúne importantes nomes da música erudita, como a violinista americana Elizabeth Fayete. De 2 a 4 de novembro, às 20h, e dia 5, às 18h30, o Teatro UP Experience (TUX) recebe diferentes apresentações de música de câmara. O concerto de encerramento, na segunda-feira, dia 6, une jovens músicos do Brasil com a Orquestra Infantil Alegro no maior teatro do Paraná. Sob a regência do maestro Roberto Ramos, O Grande Espetáculo de Encerramento tem início às 20h, no Teatro Positivo e espera um público de 2.400 pessoas.
Reconhecida pelo New York Times pelo “som sedutor, brilhante e virtuosismo experiente”, a violinista Elizabeth Fayette se apresenta durante o festival. A solista já se apresentou com a Sinfônica de Houston e conquistou o Segundo Prêmio nas Audições Internacionais da Young Concert Artists. Além de tocar, a artista também participa como preparadora dos concertos com os participantes do festival, 30 jovens músicos de todo Brasil selecionados por meio de um dos mais concorridos editais no cenário nacional de música clássica.
O evento também oferece uma semana intensa de atividades gratuitas para estudantes, profissionais e amantes de música. Entre elas, oficinas e masterclasses com músicos de renome nacional, como o violinista americano Matthew Thorpe, o violista Gabriel Marin, o violoncelista André Micheletti e o contrabaixista Gustavo D’Ippolito.
Uma parceria de apoio cultural entre a Associação Musical Alegro e a UP Experience, responsável pela gestão do Teatro Positivo e do Teatro UP Experience (TUX), leva a orquestra para realizar todos os ensaios nas dependências do campus sede da Universidade Positivo. Para o diretor da UPX, Eduardo Faria Silva, “é um orgulho sediar um projeto tão importante para o cenário da música erudita paranaense e poder, ao mesmo tempo, proporcionar atrações tão qualificadas de forma gratuita, tanto ao público acadêmico, quanto à comunidade”. Em dezembro, a Orquestra Jovem Alegro volta aos palcos do Teatro Positivo para o ainda “Grande Concerto de Natal”, no dia 11.
O fundador do projeto, o educador e filantropo inglês Edward Matkin, destaca que a Alegro é mais que uma orquestra. “Usamos a excelência de educação musical como ferramenta de transformação social. Essa é a nossa orquestra e a nossa esperança de um futuro melhor. Vamos lotar os teatros e fazer sons de aplausos que reverberarão por toda a cidade e além”, completa.
O evento é uma realização da Associação Musical Alegro em parceria com o Ministério da Cultura e conta com o apoio da iniciativa privada, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. “Iniciativas como essa nos dão esperanças de lutar por uma transformação social em nosso país. E é incrível o poder da música junto a crianças e jovens”, ressalta Cristiano Caporici, head de Marketing da Tecnobank, uma das apoiadoras do projeto.
Serviço:
VI Festival Orquestra Jovem Alegro
Local: Universidade Positivo (Campus Ecoville) – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville – Curitiba (PR)
Data: 1 a 6 de novembro
Ingressos: entrada gratuita e limitada, por ordem de chegada
Mais informações: (41) 99870-6229
Programação:
Quinta-feira, 2 de novembro, 20h
Música de Câmara – concerto de alunos e professores da Orquestra Jovem Alegro
Local: Teatro UP Experience (TUX)
Sexta-feira, 3 de novembro, 20h
Música de Câmara – concerto de alunos e professores da Orquestra Jovem Alegro
Local: Teatro UP Experience (TUX)
Sábado, 4 de novembro, 20h
Música de Câmara – concerto de alunos e professores da Orquestra Jovem Alegro
Local: Teatro UP Experience (TUX)
Domingo, 5 de novembro, 18h30
Música de Câmara – concerto de alunos e professores da Orquestra Jovem Alegro
Local: Teatro UP Experience (TUX)
Segunda-feira, 6 de novembro, 20h
Concerto de Encerramento
Local: Teatro Positivo.
Repertório
La Folia / Arcangelo Corelli, Arr. Michi Wiancko
As Quatro Estações / Astor Piazzolla – Outono. Solista: Elizabeth Fayette
Aquarela do Brasil Para 10 violinos/ Ary Barroso, Arr. Rinaldo Zamai
Concerto para Violino em Lá menor, RV 356 / Antonio Vivaldi
Suíte Carmen No.1 / Georges Bizet
Cavalaria Ligeira / Franz von Suppé
Marcha Radetzky, Op. 228 / Johann Strauss Sr.
Batuque “Dança de Negros” / Lorenzo Fernandez.
Sobre a Associação Musical Alegro | A Associação Musical Alegro é uma instituição de educação musical com foco em ampliar o acesso à educação musical de excelência para jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social que historicamente não tiveram este acesso. Trabalha com a criação e manutenção de núcleos de ensino de música, orquestras de formação e programas educativos em escolas públicas.
(Fonte: Central Press)
Entre os dias 9 e 19 de novembro, o público poderá se emocionar e deliciar com mais de 30 filmes de 14 diferentes países – clássicos da ficção e documentários contemporâneos ligados à comida, à cultura e aos sistemas agroalimentares. Os filmes serão exibidos no SP Food Film Festival de forma híbrida e gratuita em São Paulo, na Cinemateca Brasileira. Ao longo da jornada, os espectadores terão a oportunidade de participar desde aulas show de culinária com chefs de cozinha, até debates e degustações de pratos inesquecíveis do cinema após algumas das exibições presenciais. Já o público de casa poderá assistir a uma seleção de filmes por meio da plataforma oficial https://www.spcineplay.com.br – os 16 títulos da programação online entram na quinta, 9/11 às 19h00 e ficam até domingo 19/11, às 23h59. Basta se cadastrar e aproveitar. Além disso, a curadoria desta edição trará uma incrível e original exposição fotográfica repleta de retratos instigantes e surrealistas de chefs de cozinha, onde o fotógrafo Paulo Vitale parte do drama original intrínseco ao ato de cozinhar, que começa com a morte de um animal ou vegetal, para produzir um alimento e assim garantir a vida. Dentre os chefs retratados, estão Eudes Assis, Helena Rizzo, Iêda de Matos, Telma Shiraishi e Claude Troisgros, entre muitos outros.
Completam a programação do evento algumas oficinas para o público adolescente de duas escolas municipais de São Paulo, que será convidado a colocar a mão na massa a partir da introdução aos elementos básicos da linguagem audiovisual, incluindo o uso prático de câmeras digitais.
No foyer da Cinemateca, haverá uma pequena loja para venda de aventais, camisetas, cadernos e livros que trazem a temática do alimento das editoras Elefante, Panda e Produtora Brasileira. “Além da comida, dos filmes cativantes e outras experiências, o SP Food Film Festival promove um senso de comunidade e conexão. Reúne pessoas de diversas origens que compartilham um amor comum pela comida e pela narração de histórias. A atmosfera comunitária do festival incentiva o diálogo, a partilha e a construção de ligações duradouras através do carinho pela cultura alimentar”, conta André Henrique Graziano. “Nosso propósito é trazer, através do cinema, temas urgentes para discussão sem deixar de promover a experiência sensorial que a gastronomia traz”, completa Daniela Guariba – ambos idealizadores do evento.
O Festival
O evento acontecerá entre os dias 9 e 19 de novembro e traz, em sua noite de abertura, o filme chinês “Comer Beber Viver”, que, em 2024, completa 30 anos. O clássico conta a história do viúvo e melancólico Tao Chu, mestre cozinheiro que está à beira da aposentadoria. Tao mora em uma grande casa com suas três filhas solteiras. Embora vivam juntos, a família está distante e a única coisa que os une é um elaborado jantar aos domingos. As tensões aumentam à medida em que as filhas buscam equilibrar a realização pessoal e as questões decorrentes do envelhecimento do pai.
Após esta deliciosa entrada, os pratos principais que recheiam o festival não deixam por menos.
Também com 30 anos, “Morango e Chocolate”, dirigido por Juan Carlos Tabio e Tomás Gutiérrez Alea, virá acompanhado de uma degustação de sorvete de morango com chocolate. “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, de Pedro Almodóvar, que completa 35 anos, também está na programação e o público poderá experimentar após a sessão um delicioso gazpacho como o feito por Peppa na cena inesquecível onde a personagem descreve toda a receita. Além disso, o Festival contará com algumas sessões ao ar livre com os títulos “Simplesmente Martha” e “Chef”.
Para o público infantil, uma cena clássica está na animação “A Dama e o Vagabundo”, onde os focinhos do casal de cachorros, ao comer um espaguete, acabam se encontrando. Crianças e adultos poderão degustar um delicioso spaghetti com almôndegas após a sessão, assim como chocolates com frutas, após a “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e deliciosas tostadas da Tiana após “A Princesa e o Sapo”.
Ainda dentre os pratos principais, a programação oferece títulos potentes e de cunho mais político, como “Os Catadores e Eu” de 2000, onde a diretora Agnès Varda aborda assuntos como o desperdício e a fome, em meio a dramas humanos. Outro bom exemplo é “O Poço”, originalmente espanhol, “El Hoyo” de Galder Gazteli-Urrutia, um filme bastante perturbador e surpreendente. A história se passa em uma prisão vertical com centenas de andares, abrigando dois presos por andar. No meio, um enorme buraco permite enxergar os andares superiores e inferiores. Não bastasse a organização atípica, a alimentação também é oferecida de modo inusitado: diariamente um banquete é servido num elevador que vai descendo pelos andares, até que não sobre nada. A potência da mensagem do filme reside nos dilemas, em como eles apontam, simbolicamente, a uma constituição coletiva capitalista.
Dentre as estreias na telona, podemos citar “Blind Ambition”, documentário onde quatro refugiados do Zimbabwe superam as expectativas e se tornam os melhores sommeliers de vinho da África do Sul (com direito a degustação de vinhos após a sessão); “Solo Comum”, documentário que discute os sistemas alimentares contemporâneos e modelos alternativos de agricultura regenerativa; “Em Busca da Estrela”, com degustação de pizza; “Lambic”, com degustação de cervejas, “Viciados em Pimenta”, com degustação de deliciosas samosas com pimenta, e “Volte Sempre”, que conta a história de Masamoto Ueda, que, por mais de quarenta anos, tem servido seu lendário ramen ao estilo de Tóquio para uma comunidade de frequentadores regulares que não são apenas seus clientes, mas verdadeiros amigos. Também com direito a degustação.
O ciclo de debates e os “Aulões”
O banquete para os sentidos não para por aí. Como sobremesa, o Festival propõe cinco encontros com diferentes chefs de cozinha e especialistas, que após a exibição de alguns episódios do documentário “História da Alimentação no Brasil” – uma série dirigida por Eugenio Puppo e baseada no livro homônimo de Luís da Câmara Cascudo de 1967 – irão proporcionar reflexões sobre o episódio e sobre alguns ingredientes relacionados às diferentes regiões do Brasil (mandioca, milho crioulo, pimentas, feijões…), além de apresentar uma receita relacionada ao ingrediente principal e uma degustação – para o deleite dos espectadores.
As convidadas para ministrar as aulas são Aline Guedes e Patty Durães, a líder indígena Jerá Guarani, Angelita Gonzaga e Graziela Tavares.
Neste ano, como inebriante digestivo, a curadoria ainda traz um importante ciclo de debates abordando quatro temas contemporâneos relevantes ligados ao alimento: Cozinhas Solidárias, Consumo de Ultraprocessados, Uso de Agrotóxicos e Educação Alimentar e Nutricional. Todas as discussões partem de uma cuidadosa seleção de filmes e documentários que têm diferentes perspectivas sobre os temas e que visam pôr em pauta assuntos urgentes para discussão. Após a exibição de títulos como, por exemplo, “Big Food”, “Um Mundo Obeso”, “Antes do Prato”, “Solo Comum”, “Fonte da Juventude” e “Food, Funk e Favela”, os encontros com convidados especialistas serão transmitidos on-line e ao vivo no canal do Youtube do Festival, permitindo a interação com os espectadores, com exceção do debate sobre as Cozinhas Solidárias, que será presencial na própria Cinemateca.
O São Paulo Food Film Fest é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio da Ticket, uma marca Edenred e apoio da Renata. É uma produção da Doc e Outras Coisa e Química Cultural. A realização é do Ministério da Cultura.
Serviço:
Quando: de 9 a 19 de novembro de 2023
Onde: Cinemateca Brasileira – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo (SP)
Gratuito
Patrocínio: Ticket Serviço
Apoio: FAM, Selmi
Produção: Doc & Outras Coisas e Química Cultural
Realização: Ministério da Cultura
Redes sociais:
https://www.instagram.com/spfoodfilmfest/
https://www.youtube.com/@saopaulofoodfilmfest.
(Fonte: ATTi Comunicação e Ideias)
Na experiência virtual, o visitante terá a oportunidade de entrar na Igreja de São Francisco, considerada uma das obras-primas de Aleijadinho. Foto: divulgação.
A exposição “Aleijadinho Virtual – O primeiro artista brasileiro” vai acontecer a partir do dia 11 de novembro no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. A mostra vai reunir, de forma inédita, a vida e as principais obras do maior mestre do barroco-rococó das Américas. Os visitantes terão acesso a uma experiência interativa em realidade virtual (VR) e uma exposição com as obras em realidade aumentada (AR). A mostra é realizada pelo Studio KwO XR e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A entrada é franca.
Um dos objetivos da exposição, que acontece até o dia 10 de dezembro, é contribuir para a preservação do patrimônio do artista criando um registro digital de alta definição de suas obras mais importantes. A mostra é composta por duas partes: uma experiência interativa em realidade virtual (VR) e uma exposição de obras do artista em realidade aumentada (AR). Na experiência VR haverá três estações de realidade virtual de última geração, com sessões individuais a cada 15 minutos em cada uma delas. O público poderá agendar gratuitamente um horário e ao colocar os óculos será transportado para um encontro virtual com Aleijadinho em meio as suas obras mais famosas em Ouro Preto e Congonhas. Os visitantes poderão se movimentar dentro da experiência, interagir com objetos e até mesmo esculpir um dos 12 Profetas de Aleijadinho enquanto o Mestre os guia no ofício. A experiência VR é aberta para maiores de 12 anos.
Já a exposição em realidade aumentada vai mostrar dezenas de obras de Aleijadinho digitalmente em 3D. Usando a câmera de seus próprios celulares, o público poderá ver as obras como hologramas em alta definição presentes no espaço físico da exposição. Entre as obras, estão Cristo com Cruz às Costas, o altar da Igreja de São Francisco e os 12 Profetas do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. A classificação é livre e não é necessário agendamento prévio. “A ideia do projeto surgiu quando fomos convidados para criar uma experiência imersiva em torno das festividades da Semana Santa em Congonhas, e o local mais importante das festas religiosas era o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, que reúne um conjunto de obras de Aleijadinho. Na ocasião percebemos que, apesar de ser considerado o maior artista do período colonial e patrono das artes no Brasil, Aleijadinho não era realmente conhecido pelo público”, explicou Francisco Almendra, diretor do projeto.
Inovação e tecnologia
Segundo Francisco Almendra, a exposição recria Aleijadinho digitalmente de maneira fiel às pesquisas históricas, mas com uma voz contemporânea, ligada em temas atuais. Foi usado scan 3D para digitalizar suas obras mais famosas em alta resolução, mas ao invés de encontrá-las distantes e frias como num museu, o público vai ficar lado a lado com Aleijadinho e ajudar a esculpir um dos profetas de pedra sabão em sua oficina. “Hoje em dia ninguém quer viver passivamente como se fazia no passado; queremos interagir, trocar. E é isso que vamos fazer em ‘Aleijadinho Virtual’: interagir em primeira mão com o primeiro grande artista brasileiro, utilizando a tecnologia para facilitar essa ponte entre o passado e o futuro, levando o físico para o digital, e nos convidando a fazer parte da História”, explicou Almendra.
Para Alex Calheiros, diretor do Museu da Inconfidência, “Aleijadinho tem uma presença significativa em muitos lugares da cidade. Na Igreja de São Francisco, no próprio Museu da Inconfidência – com uma sala dedicada a ele – e em outras igrejas e espaços que também tem obras dele. Porém, essa mostra tem um caráter um pouco diferente, já que não vamos exibir fisicamente as obras do Aleijadinho e sim uma exposição imersiva usando realidade aumentada e realidade virtual. Então é uma mostra com um caráter mais moderno e educativo. Será importante para uma maior aproximação com as escolas e com um público mais amplo, como as crianças e adolescentes”.
A história de Aleijadinho
Famoso por suas obras sacras, Antônio Francisco Lisboa, Aleijadinho criou um novo estilo de escultura e arquitetura brasileira. Pouco se sabe sobre a sua doença misteriosa, que começou depois dos 40 anos, quando ele já era um artista conhecido. Aleijadinho era negro e alforriado, filho de um português com uma mulher africana escravizada. O artista faleceu em 18 de novembro de 1814.
Preservação do patrimônio material
O projeto ‘Aleijadinho Virtual’ tem por objetivo preservar o patrimônio material do artista com um registro digital de alta definição das suas obras mais importantes. O processo de escaneamento 3D se deu em colaboração com o Museu da Inconfidência, o Museu Congonhas, o Iphan, as Secretarias de Cultura de Ouro Preto e Congonhas e as Arquidioceses de Mariana e de Ouro Preto.
Usando um processo chamado fotogrametria, foi criado um registro fotográfico minucioso das peças somando milhares de imagens e com isso modelos 3D de alta resolução de cada obra registrada. Esses modelos 3D servirão tanto para a exposição digital e a experiência VR, quanto para fins de preservação e pesquisa.
A coleção completa de modelos 3D será disponibilizada para as equipes do Iphan, Museu da Inconfidência e Museu Congonhas e poderão ser usadas futuramente por pesquisadores da área ligados a estas instituições. A partir do dia 15 de dezembro, a exposição segue para Congonhas.
Serviço:
Aleijadinho Virtual – O primeiro artista brasileiro – experiência interativa em realidade virtual (VR) e exposição de obras do artista em realidade aumentada (AR)
Data: de 11 de novembro a 10 de dezembro no anexo do Museu da Inconfidência (Praça Tiradentes, 139 – Centro Histórico – Ouro Preto). Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Experiência interativa VR: agendar pelo site – Classificação 12 anos
Exposição virtual: sem agendamento prévio – Classificação livre
Entrada gratuita
Palestra gratuita aberta ao público: Dia 10/11, às 18h, no Museu da Inconfidência, Ouro Preto (lugares limitados com agendamento prévio): A realidade virtual e as técnicas de digitalização 3D utilizadas no projeto Aleijadinho – O Primeiro Artista Brasileiro. Duração: 1 hora.
(Fonte: Mvigo Assessoria)
“Balão de oxigênio para mergulhos amorosos”, de concepção e direção de Renata Costa, é um espetáculo de dança inspirado na websérie “Primeiros Românticos”, de Crib Tanaka e Rick Yates. No palco, a diretora divide a interpretação com Ivna Messina. A obra aborda as inquietações, os movimentos e as experiências das artistas sobre o amor, suas formas de relação e comunicação. É uma busca por viver os afetos de um jeito mais acolhedor, propondo traduzir em gestos de dança e palavras, o que os autores da websérie definem como “sentir em voz alta”. Imbuídas do desejo de estar em movimento e deixá-lo espraiar para além, a proposta é de um mergulho profundo em si, buscando ressignificar através de um olhar amoroso, os tropeços, as limitações e os medos relacionados à vivência afetiva, tendo a experiência do amor como potência de vida.
Na perspectiva de promover a diversidade nos encontros e construir sempre novas possibilidades de diálogos, “Balão de oxigênio para mergulhos amorosos” é uma obra aberta para receber diferentes intérpretes em cada ciclo de apresentações, criando assim variadas experiências de sua fruição, tanto para os artistas quanto para os espectadores. Nesta segunda montagem, Renata Costa convida Ivna Messina para o diálogo à distância, pois elas residem em cidades distintas, Rio de Janeiro e Vitória, respectivamente. Cerca de 80% desta criação foi realizada on-line e agora existe a chance de realizar o espetáculo com as duas profissionais interagindo no palco.
FICHA TÉCNICA
Concepção e direção: Renata Costa
Intérpretes-criadores: Renata Costa e Ivna Messina
Colaboração dramatúrgica: Marcellus Ferreira
Preparação corporal / pilates: Clarissa Guaraná
Preparação vocal: Claudia Castelo Branco
Texto: Renata Costa
Texto off: Crib Tanaka e Rick Yates
Fotografia: Paulo Borgia
Vídeo e edição: Thales Ferreira e Luciana Ponso
Figurino: Marden Almeida para Renata Costa e arquivo pessoal para Ivna Messina.
Criação de luz: Renata Costa / colaboração Karla Gabriela
Edição de música: Paulo Borgia e Renata Costa
Equalização de trilha sonora: Claudia Castelo Branco
Programação visual de redes sociais: Renata Costa
Produção: Renata Costa e Marta Bastos.
Serviço:
Dança – Balão de oxigênio para mergulhos amorosos | proposição nº 2
Estreia
Dias 4 e 5 de novembro – sábado e domingo
Horário: 20h
Classificação etária: 12 anos
Duração: 55 minutos
Ingressos: R$30,00 inteira, R$15,00 meia entrada – Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias
Local: Centro Cultural Espaço Tápias (Sala Maria Thereza Tápias)- Rua Armando Lombardi, 175- Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ).
(Fonte: Assessoria de imprensa Centro Cultural Espaço Tápias)