Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Inscreva seu e-mail e participe de nossa Newsletter para receber todas as novidades

Edson Cordeiro celebra a arte do canto em show no Sesc Belenzinho

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Edu Gomes.

Nos dias 13 e 14 de julho, o Sesc Belenzinho apresenta show com Edson Cordeiro, que acontece no Teatro, sábado às 21h e domingo às 18h. Os ingressos estão disponíveis no portal sescsp.org.br e nas bilheterias físicas das unidades Sesc, a R$50,00 (inteira), R$25,00 (meia-entrada) e R$15 (Credencial Sesc).

Edson Cordeiro celebra nesse show a arte do canto. Canções que louvam o ofício de cantar. A inspiração para esse show surgiu quando Edson foi convidado para participar do programa Balaio com Renato e Chico Teixeira. “Pesquisando o repertório do Renato para fazer um dueto me deparei com essa linda canção que traduz a importância do nosso ofício”. A partir dessa canção, Edson Cordeiro constrói um repertório com canções que tratam do mesmo tema, como ‘Ouve a minha Voz’, de Zé Renato e Zeca Baleiro, ‘Voz e Violão’, de Danilo Audi, e ‘Baioque’, de Chico Buarque, entre outras surpresas.

O cantor ficou conhecido no começo dos anos 90. Com a voz inconfundível de contratenor, Cordeiro encantou as plateias com repertório diversificado e uma presença de palco que transcendia o convencional, quase teatral em sua expressão.

Nascido em Santo André, São Paulo em 9 de fevereiro de 1967, Edson Cordeiro é filho de um mecânico e uma bordadeira. Cordeiro começou a cantar aos seis anos no coro de uma igreja evangélica, continuando até os 16 anos. Ele se envolveu em teatro infantil e, em 1983, participou da ópera-rock ‘Amapola’, de Miguel Briamonte. Este último se tornaria diretor musical de seus discos.

Cordeiro recebeu vários prêmios desde o início de sua carreira, incluindo o Prêmio Sharp de Música de revelação do ano e de melhor cantor em 1992, e o Prêmio Sharp de melhor cantor em 1996 pelo CD ‘Terceiro Sinal’. Seu álbum ‘Contratenor’, lançado em 2005, foi indicado ao Grammy Latino na categoria de melhor música clássica.

Desde abril de 2007, Cordeiro, radicado na Alemanha, realiza turnês pela Europa, intercalando dois formatos de shows. Um com o trio alemão Klazz Brothers, com quem gravou o álbum ‘Klazz Meets The Voice’, em 2007, e outro ao lado do pianista alemão Broder Kuhener.

Em 2015, lançou ‘PARADIESVOGEL’, seu décimo-primeiro álbum, gravado na Alemanha. Este álbum inclui uma ampla gama de músicas, desde World Music a Bossa Nova e Chanson.

Seu décimo-segundo álbum, ‘Fado’, lançado em 2017, foi totalmente gravado em Porto, Portugal, e inclui uma variedade de famosos fados, além de sua carreira. Seu trabalho mais recente, que inclui músicas inéditas e uma composição própria, ‘Voz e Violão’, mostra sua versatilidade musical abrangendo todos os gêneros.

Serviço:

Show Edson Cordeiro

Dias 13 e 14 de julho. Sábado, às 21h. Domingo, às 18h.

Valores: R$50,00 (inteira), R$25,00 (meia-entrada), R$15,00 (Credencial Sesc)

Ingressos à venda no portal sescsp.org.br e nas bilheterias das unidades Sesc

Limite de 2 ingressos por pessoa

Local: Teatro (374 lugares). Classificação: 12 anos. Duração: 90 min.

SESC BELENZINHO

Endereço: Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho – São Paulo (SP)

Telefone: (11) 2076-9700

Estacionamento

De terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h

Valores: Credenciados plenos do Sesc: R$8,00 a primeira hora e R$3,00 por hora adicional. Não credenciados no Sesc: R$17,00 a primeira hora e R$4,00 por hora adicional.

Transporte Público: Metrô Belém (550m) | Estação Tatuapé (1400m)

Sesc Belenzinho nas redes: Facebook | Instagram | YouTube.

(Fonte: Sesc Belenzinho)

Faturamento do setor editorial brasileiro cai 43% em termos reais desde 2006

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: NoName_13/Pixabay.

Em 2023, as editoras registraram R$4 bilhões de faturamento nas vendas ao mercado – o que representa queda acumulada de 20% em termos reais (descontada a inflação do período) desde 2019, último ano que registrou crescimento acima da inflação. Os números constam na série histórica da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, coordenada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), com apuração da Nielsen BookData. Confira as séries históricas das pesquisas Produção de Vendas e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro.

O relatório considera o desempenho real das editoras nos últimos 18 anos em quatro subsetores: Obras Gerais, Didáticos, Religiosos e CTP (Científicos, Técnicos e Profissionais). Em 2023, último ano da série histórica, o mercado editorial registrou retração real no faturamento de 5%, na comparação com 2022, quando consideradas apenas as vendas das editoras ao mercado.

Para a presidente da CBL, Sevani Matos, os dados evidenciam um cenário preocupante para o mercado editorial brasileiro. “Ao analisarmos o desempenho real do mercado, observamos os números deflacionados e trazidos a valores de 2023, considerando a variação acumulada do IPCA, que foi de 4,62%. Os resultados são preocupantes e refletem a redução no número de leitores, aliada à falta de políticas públicas consistentes para incentivo à leitura, que tem afetado diretamente o setor. Precisamos avançar com iniciativas e mobilizações para reverter esse quadro e fomentar a leitura, essencial para o desenvolvimento educacional e cultural do país”, afirma.

O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Dante Cid, se mostrou preocupado com os números. “Em um país com um índice de leitura já tão baixo, como demonstrado na Pesquisa Retratos da Leitura, é desalentador observar esta contínua queda nas vendas”, comentou. “A combinação da queda em volume em Obras Gerais e Didáticos com o dramático declínio do CTP (que historicamente apresenta o preço médio mais elevado) resulta neste inquietante quadro. Anos atrás, em momentos de crescimento do PIB percebíamos ao menos uma relativa estabilidade nas vendas, mas nos últimos anos a queda ocorre mesmo em períodos de PIB positivo, ainda que os preços estejam em patamares historicamente baixos.”

Movimentação dos subsetores 
Em 2023, o subsetor de Didáticos apresentou queda de 3% em termos reais nas vendas ao mercado. As editoras não conseguiram recuperar as perdas acumuladas desde o início da crise econômica e alcançaram o patamar mais baixo dos últimos 18 anos. As editoras de Didáticos acumulam queda de 17% desde 2020, ano da pandemia da Covid-19.

As vendas ao mercado do subsetor de Obras Gerais em 2023 tiveram desempenho em termos reais de -7%. É o recuo mais acentuado no subsetor desde 2018. No último ano, o preço médio de Obras Gerais sofreu aumento de 5,8%; por outro lado, o preço médio acumula queda real de 29% desde 2006.

O subsetor de Religiosos registrou nas vendas ao mercado em 2023 um recuo em termos reais próximo de zero, de -0,1%. O subsetor é o que apresenta menor redução em 18 anos, com queda no faturamento de editoras de 14% em termos reais. De 2006 a 2023, a queda acumulada é de 29% no preço médio real.

Por fim, o subsetor de CTP registrou em 2023 novamente queda acentuada em termos reais, com -10%. É o subsetor que apresentou o patamar mais baixo em 18 anos, com uma queda real de 61%. O CTP também encontra dificuldades para recuperar o preço dos produtos, que acumula perda real de 36%. “As editoras de CTP foram as que mais sentiram a crise econômica. De 2014 a 2023, a queda em termos reais é de 66%. Apesar disso, é importante destacar que este mercado passa por uma intensa transformação; as editoras de CTP têm apostado cada vez mais na comercialização de conteúdo digital e os resultados alcançados são bastante positivos. Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, as vendas de conteúdo digital foram capazes de segurar a queda nominal registrada com a comercialização de livros impressos. Quando somados os faturamentos, livros impressos e conteúdo digital, as editoras de CTP apresentam crescimento nominal de 3%. Ainda que isso signifique uma queda em termos reais, os resultados recentes apontam que esse mercado pode estar se estabilizando, embora essa estabilização esteja num patamar muito abaixo daquele registrado no início da série”, explica Mariana Bueno, coordenadora de pesquisas econômicas e setoriais da Nielsen BookData.

Mercado Digital do Setor Editorial 
A pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, outra parceria entre o SNEL e a CBL, com apuração da Nielsen BookData, apresenta a série histórica do desempenho real do mercado digital do setor. Na categoria À La Carte; ou seja, quando há a comercialização de uma unidade inteira de e-book ou audiobook, a evolução do faturamento das editoras apresentou um crescimento real de 78% nos últimos cinco anos. O crescimento foi registrado em função do volume vendido, dado que o preço mostra decréscimo de 27% em termos reais no mesmo período.
Já ‘Outras Categorias’ agrupa em um único segmento do levantamento as formas de comercialização Bibliotecas Virtuais, Assinaturas, Cursos Online e Plataformas Educacionais. Em 2023, ‘Outras Categorias’ mostrou crescimento de 50%, em termos reais, em relação ao ano anterior. Dentro deste guarda-chuva, a subcategoria de Bibliotecas Virtuais apresentou um crescimento real de 52%, e 240% nos últimos cinco anos.

Somando as categorias À La Carte e Outras Categorias, o crescimento real no faturamento das vendas das editoras foi de 158% nos últimos cinco anos. Em 2023, o faturamento das editoras que comercializam conteúdos digitais correspondeu a 32,7% em termos reais.

O mercado digital atualmente representa 8% do setor editorial.

(Fonte: Danthi Comunicação Integrada)

Expocine 2024, maior feira de negócios da indústria cinematográfica na América Latina, está com inscrições abertas

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Tyler Casey/Unsplash.

A Expocine, considerada a maior convenção latino-americana da indústria do cinema e do audiovisual, já iniciou o credenciamento para a sua décima primeira edição. O evento, que acontece de 8 a 11 de outubro, será realizado nos dois espaços já tradicionais: o cinema Cine Marquise e o hotel Renaissance, ambos na região da Av. Paulista e separados por apenas 150 metros de distância.

Enquanto o Cine Marquise vai sediar as cerimônias de abertura e encerramento, oficinas e apresentação das distribuidoras – tudo com a tecnologia de ponta de som Dolby e Dolby Atmos, projeção Laser da Barco, tela de última geração da Harkness Screens e apoio técnico e operacional da Kelonik –, o Renaissance vai abrigar o centro de credenciamento ao visitante e a famosa feira de negócios.

O primeiro lote de credenciais de acesso já está à venda para as categorias tradicionais, Standard (acesso apenas a feira de negócios) e Premium (acesso completo a todas as atividades do evento) e também para a recém-lançada opção Fórum, uma credencial intermediária que dá acesso à feira e aos painéis, palestras e oficinas. Para conferir os valores, diferenças de acesso nas credenciais e cadastro, acesse este link.

Com o tema ‘Conectando o cinema ao futuro’, a edição deste ano vai debater a nova realidade do mercado e tem o presente como ponto de partida para conectar as discussões e demandas da indústria com o futuro.

A feira de negócios, que foi ampliada para mais um andar neste ano, já tem como confirmados Auwe Digital, Barco, Bravoluz, Centauro, Christie, Cianorte, DB Series, Equiposhop, Flavored Popcorn, Ingresso.com, Inorca, Kelonik, Macro Toy,  Máxillusion, Neugebauer, OrionPC, Osram, Preshow, Projetelas, Santa Clara, Severtson, Soluplex, Venda Bem, Warm e Prawer Chocolates.

A organização da Expocine 2024 conta com patrocínio de Barco, Big Poc, Christie, GDC, Harkness, HotSound, Ingresso.com, Kinoplex, Osram, Screen X, Sharp, Prawer Chocolates e Venda Bem.

Sobre a Tonks – produtora da Expocine | Criado em 2006 por Marcelo J. L. Lima, o Grupo Tonks nasceu como uma consultoria de tecnologia e soluções digitais para as principais redes exibidoras do país. Com o objetivo de ampliar o seu portfólio e ter maior presença no mercado, a empresa fundou também a Revista Exibidor, alimentando a indústria com novidades: a Expocine, encontro presencial anual entre os profissionais de cinema, e, recentemente, o Cine Marquise, espaço dedicado a uma programação versátil para todos os fãs de cinema com duas unidades, sendo uma no coração de São Paulo e a outra em Poços de Caldas.

(Fonte: AtomicaLab)

Orquestra do Theatro São Pedro se apresenta dia 13/7 em Jundiaí

Jundiaí, por Kleber Patricio

Foto: Divulgação.

Em continuidade à programação 2024, o Projeto Concertos Astra-Finamax levará no dia 13 de julho ao Teatro Polytheama, em Jundiaí (SP), a apresentação de uma das principais orquestras de ópera do país. Sob a regência do maestro Ira Levin, a Orquestra do Theatro de São Pedro levará um repertório que destaca a diversidade e a beleza da música clássica, abrangendo desde o período clássico até o romântico. A apresentação contará ainda com a soprano Gabriella Pace.

A Orquestra do Theatro São Pedro foi criada em 2010 por iniciativa da Secretaria de Cultura, Indústria e Economia Criativas do Estado de São Paulo. O grupo já interpretou importantes títulos do repertório, como ‘As Bodas de Fígaro’, de Mozart, e ‘Falstaff’, de Giuseppe Verdi, e tem se destacado especialmente ao explorar os novos caminhos da ópera.

Para a apresentação em Jundiaí, a orquestra trará no repertório obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Bedrich Smetana e Ludwing Van Beethoven. O musicólogo Daniel Motta fará uma palestra pré-concerto aberta ao público dando mais detalhes sobre a orquestra e a apresentação.

Os Concertos Astra-Finamax apresentam e promovem há 26 anos música clássica acessível para o público de Jundiaí e cidades do entorno. As vendas de ingressos dos espetáculos são revertidas 50% à Fundação Casa da Cultura e 50% ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille, ambos de Jundiaí.

Os ingressos têm o valor simbólico de R$5 e R$10 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Polytheama e na plataforma do Sympla. As apresentações contam com intérprete de libras e rampas para acesso.

Serviço:

Palestra Pré-Concerto com Daniel Motta

Data: 13/7 | Horário: 18h30

Local: Teatro Polytheama – Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro, Jundiaí (SP)

Entrada gratuita.

Concertos Astra-Finamax – Orquestra do Theatro São Pedro 

Data: 13/7 | Horário: 20h

Local: Teatro Polytheama – Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro, Jundiaí (SP)

Ingressos: R$5 e R$10 – vendidos na bilheteria do Teatro Polytheama e na plataforma Sympla.

Sobre os Concertos Astra-Finamax | O projeto musical foi criado em 1998 com o objetivo de democratizar o acesso à cultura por meio de apresentações de orquestras, grupos e músicos do cenário nacional e internacional. A produção dos espetáculos é realizada pela Atique & Atique Produções Culturais, com o patrocínio das empresas Astra e Japi e apoio da Finamax e do Instituto Oliva.

(Fonte: Máquina Cohn & Wolfe)

Artista plástico Roberto Camasmie presta homenagem aos Jogos Olímpicos de Paris com exposição ‘Paris in Gold’

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: Divulgação.

A arte festeja a Olimpíada: o artista plástico Roberto Camasmie presta a sua homenagem aos Jogos Olímpicos de Paris, com a exposição ‘Paris In Gold’. Os célebres símbolos da Cidade Luz – Torre Eiffel, Montmartre, Arco de Triunfo, Louvre – pintados com  toques de ouro servem de cenário para o vai e vem de parisienses e turistas do mundo inteiro, todos apaixonados pela Cidade Luz. ‘Paris In Gold’ será aberta ao público dia 23 de julho, às 18 horas, na Roberto Camasmie Art Gallery.

O paulistano Roberto Camasmie iniciou sua carreira retratando personalidades brasileiras da década de 60, 70, 80, 90. Seu trabalho conquistou a Europa na mesma época, surpreendendo a todos pela criatividade e originalidade de suas obras, trabalhadas em diversas técnicas.

A história do país também guarda os traços de Roberto Camasmie: ele pintou retratos de presidentes e de personalidades políticas e sociais bastante significativas.

Obra da exposição ‘Paris In Gold’.

Roberto Camasmie tem na sua trajetória de 50 anos dedicados à arte, outras figuras facilmente identificáveis, como as flores de vários tipos, os perfis femininos e delicados, algumas imagens de cidades brasileiras e releituras arrojadas de obras que marcaram os séculos XVI e XVII inspiradas nas Escolas Holandesa, Flamenga e Veneziana.

Em março deste ano, o artista reinaugurou o seu espaço – Roberto Camasmie ArtGallery – com uma retrospectiva dos últimos 30 anos de sua carreira. Foi um momento de celebrar uma transformação significativa no seu espaço, que agora também será uma excelente opção para eventos variados. Afinal, a esquina Lorena–Bela Cintra é uma das mais inspiradoras dos Jardins. É só conferir.

Informações:

@robertocamasmie | @galeriarobertocamasmie

Rua Bela Cintra, 1992 – Cerqueira Cesar – São Paulo, SP – Telefones: (11) 3062-5288 | (11) 97203-4023.

(Fonte: Galeria Roberto Camasmie)