Iniciativa acontece durante a 23ª Semana Nacional de Museus e convida o público a refletir sobre inclusão e criatividade


São Paulo
Claudia Porteiro e Bianca Porteiro promovem, nesta quinta-feira, 25, a aula inaugural do novo negócio da família de chefs: o Claudia Porteiro Gourmet, um espaço dedicado aos amantes da gastronomia – de um lado, uma charmosa loja de produtos congelados (massas, molhos e tortas), sobremesas e petit fours; do outro, um moderno estúdio gourmet com capacidade para receber até 60 alunos.
Projetado anexo à recepção da sede gastronômica do Claudia Porteiro Buffet, em Americana, o espaço é inspirado nas pâtisseries de Provença, no sul da França e o tema da aula de inauguração não poderia ser outro: On dinner à Paris. Mãe e filha irão ensinar receitas clássicas da culinária francesa com direito a degustação de queijos e vinhos típicos. No menu: croque monsieur servido com endívia frisée au vinaigrette française, salada de lentilha de puy com magret de pato ao perfume de laranja, soupe à l’oignon, boeuf bourguignon, batatas dauphinoise, linguado en croute com espinafre e éclair au chocolat.
A programação de aulas é mensal e a loja funciona de segunda à sexta, das 8 h às 18 h e, aos sábados, das 8 h às 13 h.
Não há mais vagas para esta edição, mas mais informações sobre as próximas aulas podem ser obtidas via telefone (19)3406-3024, e-mail gourmet@claudiaporteiro.com.br e website www.claudiaporteiro.com.br.
INDAIATUBA – Hoje, dia 23 de fevereiro, é dia de Cineclube Indaiatuba, com sessão única do filme Steve Jobs às 20h15.
Sinopse: O filme acompanha três momentos importantes da vida do inventor, empresário e magnata Steve Jobs: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984, da empresa NeXT, doze anos depois e do iPod, no ano de 2001.
Gênero: biografia
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Aaron Sorkin
Elenco: Adam Shapiro, Alice Aoki, Jackie Dallas, Jeff Daniels, John Ortiz, Kate Winslet, Katherine Waterston, Makenzie Moss, Michael Fassbender, Michael Stuhlbarg, Perla Haney-Jardine, Ripley Sobo, Sarah Snook, Seth Rogen e Vanessa Ross
Data: 23 de fevereiro de 2016
Horário: 20h15
Preço: para o Cineclube os ingressos tem preço único de R$10,00 para o público em geral. Maiores de 60 anos pagam ingresso promocional de R$5,00.
Local: Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá Indaiatuba – Rua 15 de Novembro, 1200 (Centro)
Gênero: Drama Biográfico Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 122 minutos Legendado.
VINHEDO –
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoverá um evento especial no último dia da 55ª Festa da Uva e 7ª Festa do Vinho: um passeio de motos pelas principais ruas da cidade.
O evento ocorre no dia 28 de fevereiro e a saída do passeio acontece na Praça Aquário, com concentração às 10 h. Logo após a chegada ao Parque Municipal “Jayme Ferragut” onde acontece a Festa da Uva, haverá apresentação da banda Killers Kiss Cover, às 13 h no Palco Principal.
O Passeio de Motos faz parte da programação da 55ª Festa da Uva e 7ª Festa do Vinho e já conta com a presença confirmada de vários motoclubes de Vinhedo e região.
INDAIATUBA – O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) enviou à Câmara Municipal projeto de Lei solicitando a autorização aos vereadores para repassar recursos financeiros à Sociedade Mantenedora da Corporação Musical Villa-Lobos. Os repasses ao longo do ano serão de R$158 mil, dividido em parcelas mensais.
O objetivo dos recursos é cobrir as despesas de manutenção da Sociedade Mantenedora, bem como para que haja apresentações periódicas, a serem agendadas pela Secretaria da Cultura. “A sociedade tem por finalidade manter uma corporação musical com músicos domiciliados na cidade e o desenvolvimento do processo artístico, bem como educativo, no que concerne à arte musical, incentivando assim os jovens e adolescentes a estudarem e a praticarem essa expressão artística”, comentou o prefeito.
O trabalho da Sociedade Villa-Lobos é realizado através de aulas individuais e ensaios coletivos, bem como por meio de exibições públicas, que, com isso, além do incentivo à arte, à música e à cultura, proporcionam momentos de lazer à população nas diversas apresentações que serão realizadas durante o ano. Conforme o texto, caberá à Secretaria da Cultura a fiscalização e acompanhamento das atividades e obrigações desenvolvidas pela associação beneficiada.
Projeto de lei pede autorização para repasse à associação mantenedora da Orquestra Jovem
O prefeito também encaminhou à Câmara Municipal projeto de Lei que pede autorização aos vereadores para repassar recursos financeiros à Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba. O valor é de R$435 mil ao ano.
O repasse destina-se a cobrir as despesas de manutenção e investimentos da Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba, que visa priorizar a inclusão de crianças e jovens através dos projetos de iniciação e aperfeiçoamento musical que acontecem em vários polos de nossa cidade. “É conhecimento que trata-se de uma entidade de prestígio junto à comunidade que, em razão de suas atividades, tem conseguido desenvolver projetos culturais, sociais e comunitários relevantes e que precisam de continuidade e apoio do poder público”, comenta o chefe do Executivo.
Se aprovado o projeto de Lei, a associação deverá prestar contas dos recursos recebidos até o 10º dia do mês subsequente ao recebimento de cada parcela, à Secretaria de Cultura, que após conferência encaminhará à Secretaria da Fazenda, que por sua vez deverá proceder ao exame contábil e financeiro dos documentos, opinando sobre a respectiva regularidade e submetendo-o, então, ao controle interno realizado pela Controladoria Geral do Município para auditoria.
INDAIATUBA – A Secretaria de Cultura informa que ainda existem vagas remanescentes para os interessados em participar como voluntários na encenação da Paixão de Cristo, programada para acontecer no dia 25 de março às 20 h no Ginásio Municipal de Esportes.
Podem participar residentes em Indaiatuba, com ou sem experiência, e para a adesão é preciso apresentar ficha de inscrição preenchida, cópia simples do comprovante de residência, cópia simples do RG ou outro documento com foto, termo de autorização dos pais e responsáveis assinado no caso de menores de idade, termo de autorização e cessão de imagem assinado e comparecer aos ensaios agendados. A distribuição dos personagens é prerrogativa da direção artística. As inscrições devem ser feitas no Centro de Convenções Aydil Bonachela (Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia) de segunda a sexta das 8 h às 12 h e das 13 h às 17 h até o término das vagas. O edital que traz as informações completas e formulários necessários à inscrição foi publicado na edição nº 919 da Imprensa Oficial, disponível no site da Prefeitura. Informações: (19) 3894-1867.
Realizada na cidade desde 1998 e custeada com recursos próprios pela administração pública municipal, a encenação da Paixão de Cristo foi prestigiada por quase três mil pessoas em 2015.