Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Inscreva seu e-mail e participe de nossa Newsletter para receber todas as novidades

Escolas oferecem alimentação escolar específica para patologias comprovadas

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Eliandro Figueira.

A alimentação escolar oferecida aos alunos da Rede Municipal e Estadual de Indaiatuba, incluindo as creches, mantém um cardápio diferenciado, seguindo os padrões dos demais cardápios, aos alunos com restrições alimentares por conta de patologias diagnosticadas por médicos, como diabetes, intolerância à lactose, obesidade, dislipidemia, doença celíaca, alergias a corantes e conservantes e alimentos específicos. O Cardápio para Patologias é aplicado nas escolas do município desde 2007.

De acordo com o Departamento de Alimentação Escolar (DAE), a partir do laudo médico validando a patologia, a carta do responsável pela criança e o ofício da Gestora da Unidade Escolar solicitando a dieta específica, o cardápio de patologia começa a ser servido ao estudante que necessita. Para as escolas de período parcial, é enviada uma marmita separada do hot box e, para as escolas de período integral, há orientação do preparo diferenciado para o aluno com patologia, pois nessas unidades escolares as refeições são feitas in loco.

A secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, explica o processo para esse procedimento. “Dada à aproximação do início do ano letivo, os gestores das escolas orientam os responsáveis pelos alunos que têm recomendação de dieta especial a solicitarem novo atestado ao médico responsável pelo acompanhamento do aluno, que avaliará a manutenção ou não da dieta especial. Este atestado deve ser encaminhado juntamente com a autorização da mãe e ofício da gestora da unidade escolar para a nutricionista RT do DAE tomar as devidas providências”, elucida.

O atestado seja ele de manutenção, suspensão ou alta da dieta, deve apresentar objetivamente o diagnóstico, datado com carimbo e assinatura do médico responsável. As dietas especiais são mantidas mediantes apresentação do atestado médico a cada início de ano.

“Todo esse procedimento é para garantir que a saúde do aluno seja preservada e por isso o acompanhamento médico é indispensável. A alimentação especial é um direito do aluno que possui patologia e há 11 anos esse cardápio especial é oferecido em nossas escolas públicas, proporcionando nutrição na medida certa”, ressalta a secretária.

Os cardápios são elaborados por Nutricionista Responsável Técnico obedecendo às diretrizes da Resolução nº 26 de 17/06/2013 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Atualmente, o município atende 90 alunos com algum tipo de restrição alimentar.

As refeições adaptadas, além de oferecer uma ampla opção com carnes, legumes, saladas e frutas, também adicionam alguns itens especiais. Para os intolerantes à lactose, o leite integral é substituído pelo leite de soja ou leite sem lactose; outros alimentos incluídos nesse cardápio são pão integral e margarina sem lactose. Para os alunos com obesidade e dislipidemia, há leite desnatado, iogurte light, margarina light, arroz integral, pão integral e macarrão integral. Para os diabéticos, o cardápio contém iogurte diet, macarrão integral, arroz integral e pão integral. Para os alunos com alergia a corantes e conservantes, é oferecido um cardápio in natura. Para quem possui doença celíaca, há biscoito sem glúten e não há nenhum tipo de alimentos com glúten.

Os dilemas éticos envolvidos na genética são tema de palestra na Casa-Museu Ema Klabin

São Paulo, por Kleber Patricio

O que os avanços da engenharia genética nos reservam para o futuro? A genética nos permite ter uma melhor qualidade de vida? Aonde queremos chegar com a escolha de embriões, células-tronco, testes de DNA, clonagem? No próximo dia 28 de abril, das 11h às 13h, a professora titular de genética e diretora do Centro de Pesquisas em Genoma Humano e Células-Tronco Mayana Zatz ministra a palestra GenÉTICA: Escolhas que nossos avós não faziam na Casa-Museu Ema Klabin.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site do museu: https://emaklabin.org.br/

Esse encontro faz parte do ciclo de palestras Mulher e Seus Saberes, com professores especialistas no assunto. Durante o ano, serão oferecidas onze palestras com diferentes olhares que mostram o protagonismo feminino.

Sobre Mayana Zatz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela USP (1968), doutorado em Genética pela USP (1974) e pós-doutorado em Genética Humana e Médica pela Universidade da Califórnia (1977).  É professora titular de Genética do Instituto de Biociências da USP. Foi pró-reitora de Pesquisa da USP (2005-2009). É coordenadora do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e células-tronco (CEGH-CEL) e do Instituto Nacional de Células-Tronco em Doenças Genéticas. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS) e presidente fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (Abdim). Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais. Recebeu a Ordem Nacional de Grã-Cruz de Mérito Científico do Governo Federal e do Governo de São Paulo. Entre os prêmios internacionais, destacam-se o L’Óreal/Unesco para Mulheres na Ciência (2001), Prêmio TWAS em Pesquisa Médica (2004), Prêmio México de Ciência e Tecnologia (2008) e Prêmio Conte Gaetano por trabalhos sociais 2011). É autora do livro GenÉtica: escolhas que nossos avós não faziam.

Serviço:

Palestra GenÉTICA: Escolhas que nossos avós não faziam

Data: 28/4/18, sábado

Horário: das 11h às 13h

Vagas: 30 vagas por ordem de inscrição

Investimento: R$40,00

Inscrição: www.emaklabin.org.br

Casa-Museu Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo/SP – telefone (11) 3897-3232.

Santa Bárbara d’Oeste realiza 30ª edição da Festa Confederada

Santa Bárbara D'Oeste, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

No próximo dia 29 de abril, a partir das 10h00, em Santa Bárbara d’Oeste, acontecerá a 30ª edição da Festa Confederada, realizada para celebrar as memórias dos descendentes americanos e confraternizar com seus 2,5 mil visitantes.

O evento acontece no Cemitério do Campo – o “Cemitério dos Americanos” – e marca o final das comemorações dos 150 anos da imigração norte-americana. A organização é da Fraternidade Descendência Americana.

A entrada pode ser garantida através do site festaconfederada.com.br ou na portaria do evento, no valor de R$20 inteira e R$10 meia, com entrada gratuita para menores de 12 anos acompanhados do responsável.

A tradição vinda do século 19 é marca da Festa Confederada. A festa reúne descendentes americanos que deixaram os Estados Unidos após a Guerra da Secessão (1861-1865), além de amigos e visitantes. Além da busca por manter a cultura, o evento tem como objetivo também a manutenção do espaço do Cemitério do Campo, que tem forte ligação com todas as gerações que participam da festa.

Com autenticidade, a Festa Confederada apresenta neste ano atrações musicais e danças folclóricas, um dos momentos mais esperados do evento. O Folkdanci Group completa 25 anos de atividade, todos eles se apresentando na festa.

Presente também a culinária com forte sabor sulista, reunindo pratos típicos como o tradicional frango frito, os leves e deliciosos biscuits e o Prato Confederado, que leva pernil de porco com barbecue, arroz e vinagrete. A praça de alimentação também servirá churrasco, milho verde, hambúrguer, cachorro quente, saladas, pastel, chope, água, refrigerante, café e doces.

“O objetivo principal é angariar fundos para a manutenção do Cemitério do Campo. A festa se tornou um grande piquenique familiar, como nossos antepassados faziam após os cultos aos domingos. Queremos sempre que os visitantes e amigos conheçam nossa cultura e possam assim reunir todos aqueles que fizeram e fazem parte da história desta imigração. A intenção é que todos se divirtam”, disse o presidente da Fraternidade, João Leopoldo Padoveze.

O evento também faz parte das comemorações do bicentenário da cidade de Santa Bárbara d’Oeste e tem apoio da Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal e patrocínio do Supermercado Pague Menos.

Também fazem parte da programação a Orquestra de Violas de Santa Bárbara, a divertida Russo Jazz Band, Dan & The Honky-Tonkers e Texas Flood.

Serviço:

Festa Confederada

Dia 29/4 – 10h00 – Estrada dos Confederados, s/nº – Campo, Santa Bárbara d’Oeste/SP.

Royal Palm Hall abre vagas para contratação imediata de cem profissionais

Campinas, por Kleber Patricio

Imagem: divulgação.

O Royal Palm Hall, Centro de Convenções do grupo Royal Palm Hotels & Resorts, está com vagas abertas para diversas áreas de atuação. No momento, são cerca de 100 oportunidades de emprego para o funcionamento do empreendimento, que está com o início de suas atividades previstas para junho deste ano.

Dividida em etapas, além das cem novas contratações, o grupo também preencheu outras vagas com oportunidades internas com o objetivo de dar uma chance de crescimento e aprendizado aos colaboradores da casa. “Tivemos um aproveitamento interno de aproximadamente 70% das vagas de gestão”, comenta a diretora de Recursos Humanos do grupo, Angela Landmann. As vagas em aberto são para cozinha, manutenção, governança e, principalmente, em A&B (Alimentos e Bebidas), para início do trabalho em maio e junho deste ano. “As vagas de A&B e Ajudante de Cozinha, em sua maioria, não demandam experiência prévia. O que prezamos nesses casos é o comportamento e perfil que vão ao encontro da nossa Cultura da Excelência. Proatividade, facilidade de trabalhar em equipe e identificação com o atendimento ao público são cruciais. A vontade de aprender e crescer também é levada em consideração”, ressalta Angela.

O grupo também vai recrutar pessoas com deficiência para atuar em todas as áreas com foco nas áreas de A&B e Cozinha, que são as maiores do Hall. Essas vagas serão abertas em breve. Além disso, após a maturação do empreendimento novas vagas serão disponibilizadas na região.

Os interessados podem se candidatar por meio do programa Vem com a Gente do Royal Palm Hotels & Resorts. Todas as segundas-feiras, das 8h às 11h, o time de seleção do grupo recebe currículos pessoalmente na sala de Exposições da Casa de Campo do Royal Palm Plaza. “A dinâmica é interessante por permitir que o candidato e o time de seleção já tenham um primeiro contato. Ao receber o currículo, as responsáveis pela seleção já realizam uma pré-entrevista com o candidato e, de acordo com o seu perfil e as vagas disponíveis, um convite para um processo seletivo é realizado”, explica.

Para dar continuidade ao processo de qualidade do atendimento do grupo Royal Palm Hotels & Resorts, os selecionados passarão por períodos de Integração à Cultura e padrões Royal Palm, um dos grandes diferenciais da marca. “Os contratados passam por dois dias de Integração, nosso programa de acolhimento. Na integração, eles conhecem mais sobre a empresa, a hotelaria e sobre os nossos diferenciais de atendimento. Além disso, conhecem as áreas dos hotéis para verem com os próprios olhos como funciona a hotelaria. Na sequência, o treinamento é focado no local de trabalho, seguindo os padrões de cada departamento que são alinhados nas reuniões e treinamentos contínuos de reciclagem”.

Para Angela, a expectativa das contratações é muito positiva, tanto para o grupo Royal Palm Hotels & Resorts quanto para a região de Campinas. “É um momento muito especial para toda a nossa equipe, pois o crescimento da empresa também tem propiciado o crescimento do time. Ver isso tudo acontecendo nos enche de orgulho e de otimismo”, finaliza.

Royal Palm Hotels & Resorts

O grupo Royal Palm Hotel & Resorts, que iniciou suas operações em hotelaria em 1997, tornou-se referência em eventos, turismo para negócios e lazer. A rede é composta por quatro empreendimentos localizados em Campinas: o Royal Palm Plaza Resort Campinas, um dos melhores e mais completos resorts do Brasil; o The Palms, um 5 estrelas que une a exclusividade de um hotel boutique com toda estrutura de um resort; o Royal Palm Tower, direcionado aos executivos que buscam períodos de curta estada com o conforto do padrão luxo internacional e, ainda, o Royal Palm Residence, um hotel ideal para longas estadas.

Novo livro de Sandra Sahd dissemina a ideia das virtudes e tem Schwarzenegger como personagem

Campinas, por Kleber Patricio

Astro de cinema, campeão de bodybuilding, empresário e político que governou a Califórnia, Arnold Schwarzenegger agora é, também, personagem de livro infantil. O livro Tudo isso, Arnold!, de Sandra Sahd,  conta a história do austríaco que conquistou o mundo com uma linguagem voltada para crianças. A obra será lançada durante o Arnold Sports Festival South America, de 20 a 22 de abril (no Transamérica Expo Center) em São Paulo, e 1000 livros serão distribuídos para crianças durante o evento.

Sandra Sahd, além de escritora de livros, é fundadora da Embaixadores da Prevenção, organização social que tem como missão levar adiante a ideia das virtudes e a prática do bem entre as crianças. A temática do livro reforça esses valores por meio da história de Schwarzenegger. Fundada em 2011, a instituição atende anualmente mais de 1000 crianças em creches públicas de Campinas. “Imagine aquele encontro entre uma pessoa que quer mudar o mundo e uma outra que acredita nessa transformação? Foi assim, de maneira despretensiosa, o encontro em que eu e Ana Paula decidimos escrever sobre Arnold Schwarzenegger”, revela a autora.

Numa manhã de trabalho após uma reunião entre a escritora e a empresária, surgiu a ideia do livro e de disseminar a proposta das virtudes para as crianças no Arnold Sports Festival South America 2018, organizado por Ana Paula Graziano, diretora da Savaget & Excalibur, juntamente com o sócio Luis Felipe Bonilha, em parceria com Schwarzenegger. Segundo a escritora, quando recebeu a biografia de Arnold das mãos de Ana Paula e começou a ler sobre sua vida, não imaginava tudo o que ele já havia realizado. “A determinação, disciplina, foco e a certeza de vencer foram as características fundamentais para o sucesso desse grande personagem”, atesta a escritora.

Foto: divulgação.

“Fiquei impressionada com a força e a dedicação desse homem. Tudo o que decidiu fazer na vida, conseguiu. Pensei então: ‘Meu Deus, as crianças precisam saber disso!’ Para atingirmos os objetivos que traçamos, transformar o que decidirmos melhorar em nossas vidas, na família ou até em nosso país, essa força das virtudes precisa existir em nós. Arnold nunca imaginou que um dia fosse deixar de vencer e realizar tudo o que sonhou. Todos nós podemos fazer o mesmo, aprendendo com ele. Foi daí que surgiu a inspiração para a escrita do livro infantil Tudo isso, Arnold!, explica a autora.

Sandra estudou e escreveu sobre Schwarzenegger, mas sabia que um livro infantil não é feito só de texto. “As ilustrações são importantíssimas para as crianças entenderem a história. De uma maneira inusitada procurei por Bill Borges, que, ao ser convidado para participar desse projeto que disseminaria a ideia das virtudes, topou imediatamente o desafio”, conta Sandra.

Após dias de trabalho, ao ver as ilustrações de Bill Borges, a autora se emocionou. “Conseguir fazer algo tão bonito que retrata exatamente a minha escrita e o que estudei sobre Arnold, me impressionou! Bill é um exímio artista e, com uma simplicidade e alegria incrível, transformou minhas ideias em um projeto ainda mais especial”, disse a escritora, que completa: “Ana Paula Graziano é uma mulher incrível. Conseguiu fazer uma ação em quatro: homenageou Arnold com o livro, apoiou a Embaixadores da Prevenção, presenteou as crianças que estarão na Arnold Classic 2018 com a ideia das virtudes e ainda me auxiliou em mais um passo rumo ao sonho de transformar o mundo em um lugar melhor”.

Ana Paula Graziano e Sandra Sahd. Foto: Rodrigo Dod/Savaget.

Sobre a autora: Sandra Sahd é apaixonada pelo ser humano e por todas as possibilidades que temos de transformar o mundo em um lugar melhor. Fundadora da Embaixadores da Prevenção, o objetivo principal de Sandra é empoderar as pessoas com as suas virtudes para que possam transformar a sociedade. Escritora de livros e palestrante, possui 12 obras literárias publicadas. Bacharel em Educação Física pela Unicamp, se especializa em Marketing Organizacional pela mesma instituição. Saiba mais em www.sandrasahd.com.

Sucesso em São Paulo

O Arnold Sports Festival South America estreou no país em 2013, no Rio de Janeiro, com o nome Arnold Classic Brasil. A Cidade Maravilhosa recebeu o evento de Schwarzenegger nos três anos seguintes: 2014, 2015 e 2016, até a mudança para a capital paulista.

Evento Global

O Arnold Sports Festival é hoje um evento de alcance mundial. Além da América do Sul e América do Norte, Schwarzenegger ampliou sua área de atuação nos demais continentes. É realizado também na Europa, Ásia, Oceania e África.

O Arnold Sports Festival South America tem patrocínio diamond de Atlhetica Nutrition, Black Skull, Integralmedica e Midway e patrocínio gold de Champion e Iridium Labs. A realização é de Savaget & Excalibur Promoções e Eventos.

Serviço:

Arnold Sports Festival South America

Data: 20 a 22 de abril de 2018

Local: Transamérica Expo Center

Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro/SP

Datas e Horários:

Sexta 20/04

10h: Abertura dos portões para o Evento

Lojistas, Proprietários de academia (credenciados) e Profissionais do setor (com ingresso e documento), acesso a Competições e Expo. Público com acesso a competições

14h: Abertura da Expo para o público

20h: Encerramento do evento

Sábado 21/04

10h: Abertura dos portões para o Evento

Lojistas, Proprietários de academia (credenciados) e Profissionais do setor (com ingresso e documento), acesso a Competições e Expo. Público com acesso a competições

14h: Abertura da Expo para o público

20h: Encerramento do evento

Domingo 22/04

10h: Abertura dos portões para o evento e todas as atrações, incluindo a Expo

18h: Encerramento do evento.

Ingressos – Os ingressos para o Arnold Sports Festival South Americ seguem a venda e a preços especiais. O terceiro lote está disponível até o dia 19 de abril. O preço da entrada é R$130,00 (a meia-entrada sai R$65,00), enquanto os combos custam R$195,00 para dois dias e R$260,00 para os três dias do evento. A partir de 20 de abril, os valores aumentam. Para comprar, é preciso acessar o site oficial do evento (arnoldsportsouthamerica.com.br) ou ir direto ao site do Ingresso Rápido pelo link  link: https://bit.ly/2qtSWjc.