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Artigo: “Epidemias: uma das maiores ameaças para a próxima década”, por Carlos Cortés

Brasil, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

Os sistemas de saúde estão sob novas pressões em todo o mundo. As vulnerabilidades resultantes da mudança de padrões sociais, ambientais, demográficos e tecnológicos ameaçam desfazer, de forma dramática, os ganhos de bem-estar e prosperidade que os sistemas de saúde têm apoiado no último século. Esta é uma das ameaças listadas pela 15ª edição do Relatório de Riscos Globais, apresentado no Fórum Econômico deste ano, em Davos, na Suíça. O documento chama atenção, explicitamente, para os impactos da crescente desigualdade, lacunas na governança de tecnologia e sistemas de saúde sob pressão.

O relatório levou em consideração cinco categorias de classificação de riscos do próximo decênio: Econômico, Ambiental, Geopolítico, Social e Tecnológico. No contexto da categoria social, o risco de epidemias foi considerado como uma das principais preocupações globais para os próximos anos em termos de impacto, devido a diversos fatores que vão desde o avanço da medicina, até questões geopolíticas.

As pandemias poderão se tornar um desafio mundial a longo prazo. No entanto, as doenças não transmissíveis, como as de origem cardiovascular e mental, substituíram as doenças infecciosas como a principal causa de morte e o aumento da longevidade e os custos econômicos e sociais do gerenciamento de doenças crônicas colocaram os sistemas de saúde sob estresse em muitos países, limitando os recursos disponíveis para atender uma emergência de saúde de escala global.

O progresso contra pandemias também está sendo prejudicado pela hesitação a vacinas e resistência a medicamentos, tornando cada vez mais difícil dar o golpe final contra alguns dos maiores assassinos da humanidade. À medida que os riscos à saúde existentes ressurgem e surgem, ainda, novos riscos, os sucessos passados da humanidade em superar os desafios à saúde não são garantia de resultados futuros.

O caso mais emblemático da atualidade é o coronavírus. Apesar da evolução considerável da ciência em controlar e mitigar doenças infectocontagiosas, como a H1N1 e a Ebola, a medicina ainda encontra dificuldades com a capacidade de mutação genética constante dos vírus, bactérias e fungos.

A explosão dos casos de coronavírus, parte dessa categoria de doenças, gerou um importante alerta à saúde em todos os países. Mais de 70 mil pessoas ao redor do mundo foram impactadas até o momento. No Brasil, são 11 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde. Nesta avaliação, casos como esse fazem parte da previsão de um de risco também no futuro próximo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também declarou emergência de saúde pública de interesse internacional – o que, oficialmente, significa a ocorrência de um “evento” extraordinário que constitui um risco à saúde pública para outros Estados, por meio da disseminação internacional de doenças e, potencialmente, exige uma resposta internacional coordenada.

Questões geopolíticas, culturais e migratórias se constituem como uma barreira para a contenção de doenças. Desta forma, a capacidade de enfrentar riscos globais críticos e compartilhados como as epidemias têm sido desafiada por embates nacionais, falta de cooperação internacional e, até mesmo, grupos sociais que resistem ao tratamento por meio de vacinas.

Quando os sistemas de saúde falham em mitigar vulnerabilidades e se adaptar aos contextos em mudança, a probabilidade de crises econômicas, instabilidade política, rupturas sociais e conflitos entre estados aumenta bastante. Porém, os sistemas de saúde que funcionam bem permitem que os países respondam e se recuperem de rupturas naturais e provocadas pelo homem mais facilmente.

Como as mudanças climáticas, os riscos à saúde representam um desafio transnacional caro e em expansão. E, realmente, em todo o mundo, os sistemas de saúde precisam examinar criticamente a adequação de suas abordagens e instituições atuais para manter o progresso do século passado e enfrentar as ameaças emergentes.

*Carlos Cortés é superintendente de engenharia de riscos da Zurich.

Galleria Shopping recebe peças teatrais “A Pequena Sereia” e “Dona Baratinha” em março

Campinas, por Kleber Patricio

“Dona Baratinha” será encenada no domingo (15). Foto: Cia. Arte & Manhas.

O Galleria Shopping apresenta neste mês de março mais dois espetáculos infantis gratuitos como parte do projeto “É Dia de Teatro”.  Com adaptação da Cia. Arte & Manhas e produção caprichada, o público poderá conferir e se divertir com as aventuras de A Pequena Sereia, no dia 14, sábado e da Dona Baratinha, no dia 15, domingo.

As apresentações serão realizadas às 16h no Palco Central, no primeiro piso, em meio aos jardins do Galleria. O local será aberto às 15h e a acomodação será por ordem de chegada (sujeita à disponibilidade de espaço).

“Sucesso consagrado no Galleria, o ‘É Dia de Teatro’ leva todos os meses ao público infantil de Campinas e região divertidas peças e grandes clássicos adaptados. A cada novo encontro, o projeto promove a cultura, a interação e até a reflexão, sendo também um gostoso momento de lazer para as famílias em nosso shopping. Nesta edição não será diferente. Vale lembrar que os espetáculos são gratuitos e todos estão convidados”, diz o gerente geral Leonardo Piantino.

Confira a programação:

Projeto “É dia de Teatro,” março de 2020

Dia 14/3, sábado

Espetáculo A Pequena Sereia

Horário: 16h

Foto: Leonardo Cassano.

Sinopse: O espetáculo é inspirado no clássico conto de Hans Christian Andersen, que encanta gerações. A peça ganhou a adaptação da Cia. Arte & Manhas e conta a história de Ariel, uma sereia que vive nos oceanos, mas se apaixona por um humano. A partir desse amor platônico da pequena sereia pelo romântico príncipe surge uma arriscada aventura e uma prova de fogo com a rainha do mar, Úrsula. As peripécias da pequena sereia são acompanhadas pelos animados e atrapalhados amigos que vivem no mar, Sebastião e Linguado. “Procuramos com este espetáculo dar o fator de encantamento ao imaginário infantil, com elementos fiéis ao clássico e soluções cênicas que tornam a peça especial, como o trono móvel de Ariel, os tentáculos de Úrsula e um cenário que remete ao fundo do mar”, explica Leonardo Cassano, diretor. O espetáculo conta ainda com trilha sonora original especialmente composta para a montagem com assinatura de Rafael Pio, além de figurinos incríveis produzidos de forma artesanal.

Videoclipe: https://www.youtube.com/watch?v=UjRwBSaYiTg

Dia: 15/3, domingo

Espetáculo Dona Baratinha

Horário: 16h

Sinopse: Da tradicional fábula, esta nova versão conta a história de Cleonice, uma linda e charmosa baratinha que espera há muito tempo o seu príncipe encantado. Com o passar do tempo, ela vai juntando algumas moedas em sua caixinha para poder casar e assim oferecer de dote o dinheirinho ao candidato mais perfeito. O que ela mais quer é viver feliz para sempre com um marido para lá de especial. Mas em todos os candidatos que aparecem, Cleonice encontra ou descobre um defeito, o que deixa nossa baratinha muito triste, tanto que até passa por sua cabeça a ideia de desistir de casar. Mas tudo muda quando, de repente, aparece o mais belo, interessante e perfeito candidato.

Trilha sonora especialmente composta para a montagem, trocas rápidas de figurino e cinco personagens são alguns dos detalhes desta montagem da Cia. Arte & Manhas.

Exposição gratuita ‘Da Vinci Experience’ tem programação estendida até abril

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Daniel Valenti.

Em cartaz desde 25 de janeiro, a exposição internacional Da Vinci Experience e suas invenções terá sua programação estendida até o dia 5 de abril e, agora, os visitantes também podem conferir o espaço às terças-feiras. Além da prorrogação, é possível agendar grupos para visitação guiada.

Com entrada gratuita, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, a mostra, que celebra os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci (1452-1519), apresenta aos paulistanos e demais visitantes a trajetória de uma das mentes mais brilhantes da história de forma interativa e inovadora. Criada em 2019 especialmente para o Ano de Leonardo, a exposição é dividida em quatro núcleos – Sala das Máquinas, Área “Self”, Realidade Virtual e Sala Imersiva –, que convidam o público a mergulhar no universo criativo de Da Vinci por meio de diferentes linguagens.

Foto: Daniel Valenti.

A exposição é promovida pela Enel, em parceria com a Base7 Produções Culturais, Consulado Geral da Itália e Embaixada da Itália. O patrocínio à exposição faz parte do programa de sustentabilidade Enel Compartilha Cultura, que visa apoiar iniciativas culturais, incluindo estímulo à produção audiovisual, leitura, literatura e dança.

Serviço:

Exposição Da Vinci Experience e suas invenções

Em cartaz até dia 5 de abril; terça a sexta, das 10h às 18h; sábado e domingo, das 9h às 19h.

Informações sobre os agendamentos:

O agendamento de grupos para visitação está disponível até 3/4/2020. O programa educativo oferece atendimento de terça à sexta-feira, nos seguintes horários:

Manhã: das 10h às 11h30 – 1 horário para 4 grupos de até 22 visitantes;

Tarde: das 14h às 15h30 – 1 horário para 2 grupos de até 22 visitantes;

Tarde: das 16h às 17h30 – 1 horário para 2 grupos de até 22 visitantes.

Os interessados em agendar a visita deverão encaminhar um e-mail para agendamentodavinci@base7.com.br, com as seguintes informações:

Dados da instituição (nome e endereço completo);

Dados do responsável pelo acompanhamento do grupo (nome completo, cargo, RG e CPF);

Dados do grupo (ano de ensino, número de participantes, idade);

Contato (e-mail e telefone);

Data e horário da visita;

Objetivo da visita.

Inscrições para cursos de geração de renda do Funssol acontecem neste sábado (7)

Indaiatuba, por Kleber Patricio

São 177 vagas para costura e 150 para padaria artesanal. Foto: divulgação.

O Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol) abre as inscrições para os cursos do projeto Geração de Renda no dia 7 de março de 2020. Os interessados devem comparecer ao Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela, na Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia, das 8h às 11h. Pede-se a colaboração de 1 lata de leite condensado e 1 lata de creme de leite. É necessário ter mais de 16 anos e residir no município. Os documentos necessários são comprovante de endereço, CPF, RG e para os cursos com requisito necessário, certificados de participação nos cursos de costura no Funssol , sendo obrigatório deixar cópia dos documentos.

Serão ofertadas 327 vagas: para as opções dos cursos do Tesoura Encantada (corte e costura, passo a passo, costura criativa e patchwork iniciante), serão disponibilizadas 177 vagas; para os cursos da Padaria Artesanal (pães e bolos e doces e salgados), serão 150 vagas. Cada pessoa tem direito a fazer somente uma opção por semestre e não será permitido repetir o mesmo curso. As inscrições serão por ordem de chegada e somente para moradores de Indaiatuba. Cada pessoa tem direito a fazer inscrição para um curso por semestre e as vagas são limitadas.

Cursos disponíveis sem requisito – turmas e vagas:

Doces e Salgados: capacitação em manipulação, preparo e decoração de doces, salgados, quiches, tortas doces e salgadas.

Turmas: 2ª feira das 18h às 22h, 4ª feira das 8h10 às 12h e 4ª feira das 13h10 às 17h.

Local do curso: Rua Candelária, 365 – Centro – 15 vagas por turma.

Turmas: 6ª feira das 8h10  às 12h e 6ª feira das 13h10 às 17h

Local do curso: Antiga Subprefeitura – Rua Zephiro Pucinelli, 1970 (Praça) – 15 vagas por turma.

Pães e Bolos: capacitação em manipulação, preparo e decoração de pães doces, pães salgados, roscas, bolos simples, recheados e confeitados de artesanais.

Turmas: 4ª feira das 18h às 22h, 3ª feira das 8h10 às 12h e 3ª feira das 13h10 às 17h

Local do curso: Rua Candelária, 365 – Centro – 15 vagas por turma.

Turmas: 5ª feira das 8h10 às 12h e 5ª feira das 13h10 às 17h

Local do curso: Antiga Subprefeitura – Rua Zephiro Pucinelli, 1970 (Praça) -15 vagas por turma.

Passo a Passo – Costura Criativa: curso de iniciação a costura e manejo de máquina através de peças utilitárias e decorativas. Exemplos de peças ensinadas: chaveiro, porta guardanapo, pano de prato com aplicação, porta pano de prato, necessaire, luva, puxa saco e avental.

Turmas: 2ª feira das 13h10 às 15h, 3ª feira das 8h10 às 10h e 4ª feira das 17h40 às 19h30.

Local das aulas: Rua Candelária, 365 – Centro – 12 vagas por turma.

Passo a Passo – Corte e Costura: curso de iniciação ao Corte e Costura e manejo de máquina através de técnicas e peças de moldes prontos de roupas femininas.

Turmas: 2ª feira das 10h10 às 12h, 3ª feira das 15h10 às 17h e 5ª feira das 19h40 às 21h30.

Local das aulas: Rua Candelária, 365 – Centro – 12 vagas por turma.

Cursos disponíveis com requisito, turmas e vagas:

Corte e Costura: curso desenvolve habilidades para corte e confecção sob medida de peças de vestuário feminino. Exemplos de peças ensinadas: blusa com manga japonesa, vestido e calça com elástico.

Requisito: Ter participado do curso Passo a Passo no Funssol – levar certificado.

Turmas: 3ª feira das 18h às 21h, 4ª feira das 9h às 12h, 4ª feira das 14h às 17h e 5ª feira das 8h30 às 11h30.

Local das aulas: Rua Candelária, 365 – Centro – 15 vagas por turma.

Patchwork iniciante: curso de confecção de peças utilitárias e decorativas para o lar, utilizando-se de técnicas específicas do Patchwork de combinação de cores e tecidos.

Exemplos de peças ensinadas: fuxico, agulheiro com técnica four patch, caminho de mesa com técnica four patch e variações de blocos, pano de prato com técnica patch colagem e seminole, toalha de mesa com técnica de blocos de patch nine e variações, almofadas com técnica de blocos desconstrução, necessaire com técnica crazy, tapete com técnica cabana de toras, jogo americano, bolsa de retalhos e quilt livre.

Requisito: Ter participado do curso Passo a Passo no Funssol – levar certificado.

Turmas: 6ª feira das 10h10 às 12h.

Local das aulas: Rua Candelária, 365 – Centro – 12 vagas por turma.

Costura Criativa – Artigos decorativos para o lar: curso de confecção de peças utilitárias e decorativas para o lar que visa estimular a criatividade, produção de peças personalizadas e combinação de cores e tecidos. Exemplos de peças ensinadas: avental, touca de cozinha, jogo americano, puxa saco com aplicação, peso de porta, caderno de receitas, capa de galão, toalha de chá, porta prendedor e bate mão.

Requisito: Ter participado do curso Passo a Passo no Funssol – levar certificado.

Turmas: 2ª feira das 15h10 às 17h

Local das aulas: Rua Candelária, 365 – Centro – 12 vagas por turma.

Costura Criativa – Necessaire e porta acessórios: curso de confecção de peças utilitárias que visa estimular a criatividade, produção de peças personalizadas e combinação de cores e tecidos. Exemplos de peças ensinadas: Kit Necessaire, kit higiene, porta maquiagem, porta lingerie, porta moeda, porta celular, porta garrafa, estojo, lixeira de carro, carteira, bolsinha tiracolo.

Requisito: Ter participado do curso Passo a Passo no Funssol – levar certificado.

Turmas: 3ª feira das 10h10 às 12h e 4ª feira das 19h40 às 21h30.

Local das aulas: Rua Candelária, 365 – Centro – 12 vagas por turma.

Costura Criativa – Peças de Maternidade: curso de confecção de peças utilitárias e decorativas de maternidade e bebês que visa estimular a criatividade, produção de peças personalizadas e combinação de cores e tecidos. Exemplos de peças ensinadas: babador, fraldinha de boca , naninha, trocador de bebê, porta fraldas, frasqueira, bolsa maternidade, saquinhos para roupas e enfeite de porta.

Requisito: Ter conhecimento em costura intermediária; para alunos que já participaram dos cursos do Funssol Passo a Passo + Costura Criativa ou Patchwork, levar certificado.

Turmas: 5ª feira das 17h40 às 19h30.

Local das aulas: Rua Candelária, 365 – Centro – 12 vagas por turma.

O Funssol pede a colaboração de 1 lata de leite condensado e 01 lata de creme de leite por inscrição.

Para outras informações, ligar no 3885-1411.

Exposição celebra 55 anos de MACC e 20 de Facamp

Campinas, por Kleber Patricio

Fotos: Gisele Bertinato.

O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) recebe a exposição Eu Vi o Mundo…, uma mostra de José Barbosa da Silva, artista brasileiro de carreira internacional que utiliza múltiplos meios de expressão: é pintor, desenhista, entalhador, escultor, ilustrador e gravador. A abertura será no dia 5 de março, às 19 horas e o público poderá visitá-la de 6 de março até 29 de maio, com entrada gratuita. A exposição é inédita em Campinas.

A realização é da Facamp, que completa 20 anos de atividades e, como presente para Campinas, traz esta exposição para o MACC. A iniciativa também marca os 55 anos do museu municipal e conta com o apoio da Prefeitura de Campinas. A exposição tem patrocínio de Jeep Dahruj e Construtora Plaenge e apoio da AMZ, Azul, Camelo, Symetria Barbearia, Hotéis Vitória e Braspor – Gráfica e Editora.

José Barbosa da Silva tem 72 anos e já marcou a história das artes brasileiras: participou do início da Tropicália, do Cinema Novo e do movimento Nova Figuração de artes plásticas. A mostra reúne mais de 60 obras, entre esculturas, talhas e telas. José Barbosa é de Olinda, Pernambuco e aprendeu a entalhar ainda menino com seu pai, marceneiro – a pintura descobriu de fato mais tarde, quando foi viver em Paris, na década de 1970.

O artista em sua oficina em Pernambuco.

O título da exposição remete à obra do pintor pernambucano Cícero Dias Eu Vi o Mundo… Ele Começava no Recife. “A monumental tela do modernista pernambucano, realizada em 1929 e considerada como um dos marcos fundadores do Modernismo no Brasil, pertence ao mesmo universo onírico e aventuroso de Barbosa”, diz a curadora da exposição, Maria Hirszman, que escreveu o texto de apresentação. Nele, a curadora descreve como José Barbosa da Silva sabe combinar, como poucos, um profundo interesse pelo mundo à sua volta com um fascínio permanente por elementos alegóricos, carregados de potência simbólica. “Suas telas e talhas são povoadas por seres místicos que o acompanham há décadas, como o pássaro branco de asas abertas e bico perfurante, os peixes arredondados que nadam por toda a parte, as figuras femininas ao mesmo tempo sensuais e maternas ou os buquês de flores que deslumbram por suas formas e cores. São composições complexas, cuidadosamente simétricas, num equilíbrio elegante. Uma de suas qualidades é a capacidade de aventurar-se por diferentes caminhos em busca de uma expressão, ao mesmo tempo, autoral e universal. A capacidade de aliar diferentes referências, temáticas e gêneros dá liberdade à obra do artista”.

Serviço:

Exposição Eu Vi o Mundo do artista José Barbosa da Silva

Abertura: dia 5/3 às 19h

Visitação ao público: de 6/3 a 29/5

Local: MACC – Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro – Campinas/SP

Horário: terça a sexta: 9h às 17h

Sábado: 9h às 16h

Fechado segundas, domingos e feriados

Entrada gratuita.

PERFIL

José Barbosa (Olinda 1948)

1964 – Individual de entalhes na Galeria de arte do Recife – cria com Guita Charifker, Adão Pinheiro, João Camara, Vicente do Rego Monteiro e outros artistas o Movimento de Arte da Ribeira (Olinda)

1965 – Organiza o 1º Salão de Arte Popular com Janete Costa (Natal); Individual na Galeria Goeldi (Rio de Janeiro)

1966 – Primeiro Salão de Abril da Petit Galerie – MAM (RJ); Arte Brasileira em Coleções Americanas – Galeria IBEU (RJ); Individual – Galeria IBEU – Rio de Janeiro (Itaú); Galeria Goeldi (RJ); Festival Wagner – Bayreuth – Alemanha; Exposição com Grassmann, Babinsky e Darel – H. Stern (RJ)

1967 – 1º Salão Esso de Artistas Jovens – MAM (RJ); Salão de Abril – Petite Galerie (RJ); 23º Salão de Belas Artes da Cidade de Belo Horizonte; Primitivos Actuales de América, no Instituto de Cultura Hispânica (Madrid, Espanha); 3ª Bienal Americana de Gravura, no Museo de Arte Contemporáneo – Prêmio Pablo Neruda (Santiago, Chile)

1968 – XVII Salão Nacional de Arte Moderna (RJ); II Salão Esso de Artistas Jovens, no MAM (RJ); Arte no Aterro: um mês de arte pública, no Aterro do Flamengo e Pavilhão Japonês (RJ); Salão de Belas Artes de Belo Horizonte

1969Três Aspectos del Grabado Brasileno – Mostra Itinerante para América Latina; Individual na Galeria Irlandini (RJ)

1970 – XIX Salão Nacional de Arte Moderna, MAM (RJ) – 1º prêmio em escultura

1971 – XX Salão Nacional de Arte Moderna (RJ); Brazilian Artists – Manheim Gallery (Londres, Inglaterra); Gravura Brasileira em Washington (Washington DC, EUA); 50 anos de Arte Brasileira – MAM (RJ); Individual na Galeria Irlandini (RJ)

1972La Gravure Contemporaine (Paris, França); Individual na Elvaston Gallery (Londres, Inglaterra); Individual na Anne Friebe Gallerie (Colônia, Alemanha); Arte/Brasil/Hoje: 50 anos depois, Galeria da Collectio (SP)

1973 – Biblioteca Nacional de Paris adquire uma gravura sua; L’Estampe Contemporaine  – Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris (França); Individual Gallerie Debret (Paris, França); Dix Artistes Brésiliens – Gallerie Pró-Artkasper (Suíça); 12ª Bienal Internacional de São Paulo

1974Interiorité/Naiveté – Galerie L’Oeil de Boeuf (Paris); Formes et Couleurs du Brésil (Paris e Marseille); Salon International de Beaux Arts (Paris); Brasilianischegeneralkonsulat (Munique, Alemanha)

1975 – Individual – Ibero-Klub (Bonn, Alemanha)

1976 – Atelier em Meudon, com Roseline Granet e Jean-Paul Riopelle; Formes et Couleurs du Brésil – Credit Commercial de France – (Marselha, França)

1977 – Retorna ao Brasil; Individual na Galeria Gatsby (Recife)

1978 – Artistas exclusivos no Recife – Gatsby Arte; 35º Salão Paranaense (Curitiba); Guaianazes I – Abelardo Rodrigues Galeria de Arte (Recife)

1979 – Individual Galeria Sergio Milliet – Funarte (RJ); II Mostra Anual de Gravura (Curitiba); 2º Salão Nacional de Artes Plásticas (RJ); Escultura Brasileira – Galeria Artespaço (Recife); XXXII Salão Oficial de Arte – Museu do Estado (Recife)

1980 – Individual – Galeria Artespaço (Recife); “Atelier José Barbosa” – Museu de Arte Contemporânea (Olinda); Coletiva – Galeria Lautréamont (Olinda); 33º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (Recife)

1981 – Coletiva de Inverno – Galeria Lautréamont (Olinda); 4º Salão Nacional de Artes Plásticas (RJ); Individual – Renato Magalhães Escritório de Arte (SP); 5ª Mostra de Desenho Brasileiro como artista convidado (Curitiba)

1982 – Panorâmica da Arte Atual de Pernambuco (Recife); Aquarelas – Galeria Estampa (RJ); 5º Salão Nacional de Artes Plásticas – MAM (RJ); 35º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco – (Recife); 4 Cantos de Olinda (Belo Horizonte)

1983 – Coleção Abelardo Rodrigues de Artes Plásticas – MAC (Olinda); Escultores de Pernambuco – MAC (Olinda); 36º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (Recife); VI Salão Nacional de Artes Plásticas MAM (RJ)

1984Tradição e Ruptura – Fundação Bienal de São Paulo; Esculturas, Entalhes e Pinturas – Galeria Artespaço (Recife); Bienal de Cuba (Havana, Cuba); Organiza com Madalena Arraes a mostra Dix Artistes de Recife. Centre Latino-Americain (Paris); Individual na Galeria Bonino (RJ); 37º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (Recife); A Xilogravura na História da Arte Brasileira (Rio de Janeiro e Curitiba)

1985 – Quadros Premiados do Museu do Estado do Pernambuco de 1940 a 1985 (Recife); Coletiva na Galeria Futuro 25 (Recife); Individual no Centre Latino-Americain (Paris); 38º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (Recife)

1986 – Coletiva Lautréamont (Olinda); Individual Galeria Gamela (João Pessoa); 9º Salão Nacional de Artes Plásticas (Recife); Recife 450 anos – Galeria Futuro 25 (Recife); Leilão Campanha Pró-Arraes (Recife)

1987L’Art Fantastique du Brésil (Paris); Individual Galeria Montesanti-Roesler (SP); Individual na Artespaço Galeria de Arte (Recife); 44º Salão Paranaense (Curitiba)

1988A Mão Afro Brasileira – MAM (SP); Brasiliana: o Homem e a Terra na Pinacoteca do Estado (SP)

1989 – 8ª Mostra do Desenho Brasileiro (Curitiba); Individual na Galeria Artespaço (Recife); Viva Olinda Viva (Olinda)

1990 – Arte Sobre Papel – Galeria Gamela (João Pessoa); Corpo, Luz e Cor – Prefeitura de Maringá

1991A Mulher – Mostra temática organizada pela Futuro 25 (Recife); Complexo Cultural MAC (Olinda); Arte Catarinense na OEA (Washington, EUA); Exposição Casa Cultura Caçador (SC); Galeria da Caixa Econômica – Caçador (SC); Feira do Verde – Proerb – Blumenau

1992Visões de Fernando de Noronha, MAC (Olinda); Individual Galeria Bonino (RJ)

1993 – Coletiva Galeria Tina Zappoli (Porto Alegre)

1994Um olhar Sobre os Trópicos – Projeto Cumplicidades – Museu do Teixeira (Vila Nova de Gaia, Portugal)

1995 – Individual na Artespaço Galeria de Arte (Recife)

1996 – Individual na Galeria Futuro 25 (Recife); Individual na Galeria Irlandini (RJ)

1997 – Individual no Espaço Cultural Bandepe (Recife); Individual na Galeria Candido Mendes (RJ); Os 4 Zés – Galeria Artespaço (Recife)

1998 – Individual na Reitoria da Furb (Blumenau); José Barbosa: 20 ans après, na Chez Sophie et Fred Bazin (Paris); Accrochage – Galerie L’Oeil de Boeuf (Paris)

1999 – Individual na Galeria Jaques Ardies (SP)

2003A Torre e o Tempo – 45º Salão do Estado do Pernambuco (Recife); Arquétipos da Natureza, na Galeria Jacques Ardies (SP)

2005Recife 468 anos – Galeria Ranulpho (Recife)

2007 – Novíssimos de Pernambuco – Galeria Ranulpho (Recife)

2008 – Coletiva de outono – Galeria Ranulpho (Recife); Reabertura da Galeria Lautréamont (Olinda); Oficina de Madeira – Facamp (Campinas)

2009 – Individual Galeria Jacques Ardies (SP)

2010 – Naturezas Vivas – Pinturas, Entalhes e Esculturas (Pernambuco)

2011 – Naturezas Vivas – Pinturas, Entalhes e Esculturas – Galerie Bansard (Paris)

2013Paraísos – Galeria Arte Plural (Recife)

2016 – Ateliês Pernambucanos, 1964-1982 – Museu do Estado de Pernambuco (Recife).