Interessados em participar devem realizar as inscrições até 26 de maio


Indaiatuba
Como forma de estimular a participação de um número maior de crianças e adolescentes em todo o Brasil, a Toyota prorrogou até o dia 30 de outubro as inscrições para o concurso de arte Carro dos Sonhos. A oitava edição da competição irá premiar os desenhos mais criativos de carros, divididos em três categorias, de acordo com a faixa etária: de 4 a 7 anos, de 8 a 11 anos e de 12 a 15 anos.
Os desenhos, que estavam sendo entregues em concessionárias da Toyota, por conta da quarentena, serão aceitos em formato digital (JPEG ou PDF) no e-mail dreamcarartcontest@toyota.com.br. As imagens deverão ter boa resolução (máximo de 5MB), iluminação e todos que optarem por essa modalidade de inscrição devem guardar o desenho original, pois os nove selecionados deverão ser entregues posteriormente para a empresa. Além disso, os participantes devem informar no assunto do e-mail o número de cadastro que é gerado no momento da inscrição feita previamente pelo site: http://toyotadreamcar.com.br/.
As artes serão avaliadas por critérios de criatividade, imaginação e equilíbrio entre cores. Os participantes poderão utilizar tinta, lápis de cor, hidrocor, aquarela, guache e grafite, mas é vedado o uso de meios digitais, colagens e montagens. Os desenhos com qualidade de imagem ruins ou manchadas que impossibilitem a análise clara da arte serão desclassificados.
Entre os prêmios, estão vouchers para uma loja de brinquedos, videogames, tablets, celulares, notebooks e câmeras fotográficas. Os vencedores serão anunciados no dia 16 de novembro no site do concurso e a cerimônia de entrega ocorrerá no mês seguinte.
Para conferir o regulamento completo do concurso de arte Carro dos Sonhos, acesse http://toyotadreamcar.com.br/regulamento/.
Lugar de Criação Em Casa: Desvendando Sombras. Durante esse período de isolamento, a casa pode proporcionar muitas descobertas e bastante diversão para toda a família. Foto: divulgação.
O Centro Cultural Banco do Brasil divulgou a programação do #CCBBeducativoEmCasa – iniciativa 100% digital do Programa CCBB Educativo que estimula a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais, para incentivar as famílias a permanecerem em suas casas durante o período de pandemia com acesso à cultura, educação e entretenimento.
Uma vez que as atividades presenciais continuam temporariamente suspensas nas quatro unidades do CCBB (Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Rio de Janeiro – RJ e São Paulo – SP), a proposta é que o público experimente de dentro de suas casas e compartilhe com suas famílias as programações inéditas e recheadas com atividades digitais gratuitas, por meio do site www.ccbbeducativo.com e das redes sociais dos CCBBs.
Confira a programação semanal para os dias 15 a 21 de junho, com atividades que estarão disponíveis no site a partir d as 10h, conforme as datas indicadas a seguir.
Terça-feira (16): Que tal começar a semana estimulando a imaginação da criançada criando uma animação usando a técnica quadro a quadro? Essa é a proposta do Lugar de Criação Em Casa: Stopmotion, iniciativa que visa engajar crianças e suas famílias em processos e experiências de pesquisa e criação a partir de materiais disponíveis em casa.
Foto: divulgação.
Para participar, é muito simples: basta reunir os pequenos e pedir que eles separem materiais como massinha de modelar, brinquedos, papéis coloridos, desenhos ou quaisquer objetos. Com a ajuda de um celular e um aplicativo para stopmotion, será possível criar inúmeras animações com temas completamente originais. Depois, é só preparar a pipoca e prestigiar a exibição de vídeos dos cineastas mirins.
Quinta-feira (18): O destaque do dia é o Transversalidades, curso de Técnicas de Aprendizagem para Bebês, voltado para mães, pais, professores e educadores, que nesta edição aborda o hábito da leitura a partir de reflexões feitas por Nazareth Salutto, doutora em Educação pela PUC-Rio, mestre em Educação pela UFRJ, especialista em Educação Infantil (PUC-Rio) e pedagogia (ISERJ) e atua na formação inicial e continuada de professores com ênfase nas discussões sobre infância, linguagem, bebês e crianças pequenas.
Professora Nazareth Salutto aboradará o hábito da leitura. Foto: divulgação.
Ler livros, jornais ou revistas, seja em versões impressas ou digitais, além de ser fonte de informações e exercitar o cérebro, é também uma das exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, por meio do ensino de obras literárias. No entanto, estimular esse hábito ainda é um desafio no Brasil; por isso, Salutto defende a importância de formar novos leitores desde a primeira infância e acredita que os pedagogos têm um papel fundamental nesse processo. A apresentação tem tradução em Libras.
Sábado (20): Depois de uma semana repleta de atividades escolares, é hora de colocar as crianças no clima do final de semana com uma brincadeira divertida, em mais uma edição do Lugar de Criação Em Casa: Desvendando Sombras. Durante esse período de isolamento, a casa pode proporcionar muitas descobertas e bastante diversão para toda a família.
Para participar é muito fácil: basta pegar vários objetos e, a partir da observação das diferentes formas que suas sombras fazem no chão, nas paredes e até mesmo no teto, incentivar os pequenos a transformá-las em desenhos ou contos criativos de comédias, suspenses ou aventuras, por exemplo. Depois, é só reunir a família ou amigos, pelas redes sociais ou chamadas de vídeo e agendar uma sessão para contar essas estórias.
Gustavo Gaivota. Foto: divulgação.
Domingo (21): E nada melhor do que uma contação de histórias para encerrar a programação da semana, com mais um Historietas inédito, projeto que possibilita a criação colaborativa de enredos com jogos e desenhos, por meio de atividades desenvolvidas exclusivamente para o #CCBBeducativoEmCasa. A edição será sobre a contação de dois contos do Fábulas Fabulosas, narrados pelos artistas Leo Ladeira e Gustavo Gaivota .
Em O Bicho Folharal, a onça pintada é tão linda que parece uma pintura. Mas o macaco resolveu cutucar a onça e dizer que ela tinha as pernas curtas. Por isso, a onça resolveu se vingar vigiando a única fonte da floresta e deixando o macaco em maus bocados para beber a sua preciosa água. Já O Lobo-Guará e o Urubu traz a narrativa onde o Urubu, que está com fome, desafia o Lobo-guará a cantar. Ele, como muito vaidoso, vai cantar e deixa de lado a comida, que o Urubu, bem esperto, a pega para comer. Para saber como esses contos terminam, acompanhe o Historietas.
Sobre o programa CCBB Educativo – Arte e Educação
As ações do programa CCBB Educativo – Arte e Educação, desenvolvido pelo JA.CA Centro de Arte e Tecnologia nos quatro CCBBs de 2018 a abril de 2020, estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. A programação, que dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil, destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, artistas pessoas com deficiência, famílias, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura, instituições públicas e organizações não governamentais. O #CCBBeducativoEmCasa surge como um desdobramento desse mesmo conceito e inicia uma nova abordagem que deverá ser uma referência para a atuação em arte-educação a partir de agora.
Serviço:
Centro Cultural Banco do Brasil
#CCBBeducativoEmCasa
Acesso às ações e links das atividades:
www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs www.ccbbeducativo.com
#CCBBemCasa
Acesso às ações e links das atividades:
http://www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs.
Gilberto Gil é uma das atrações do evento. Crédito da foto: Gérard Giaume.
A MTV e a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) acabam de anunciar a realização do MTV Especial #JuntosADistância, iniciativa que tem como objetivo entreter e unir as pessoas, mesmo que à distância, compartilhar mensagens de apoio e alegria através da música, homenagear profissionais de saúde e, principalmente, apoiar as ações de MSF no combate ao novo coronavírus .
Com curadoria especial da MTV, Anavitória, Anitta, Duda Beat, Emicida, Gilberto Gil, Jota Quest, Manu Gavassi, MC Rebecca, Melim, Paulo Miklos, Sofi Tukker, Tati Zaqui e Vitor Kley são nomes confirmados para apresentações inéditas, gravadas pelos próprios artistas na segurança de suas casas, onde cada um exerceu, além do papel de cantor, também o de diretor, produtor, câmera, contrarregra, figurinista e maquiador, dentre outros profissionais. Novas apresentações de artistas serão comunicadas em breve.
MTV Especial #JuntosADistância acontece, em 18 de junho (o horário será anunciado em breve) e será transmitido nos canais oficiais da MTV no Youtube e Facebook. No linear, MTV, Comedy Central e Paramount Network transmitem, simultaneamente, o especial inédito. “Estamos todos passando por um momento muito difícil e oferecer um especial dessa grandiosidade à nossa audiência mostra o compromisso que a MTV tem com o público. Além disso, a ação fica mais rica quando temos a possibilidade de sermos parceiros de Médicos Sem Fronteiras, tendo a chance de ajudar e homenagear os profissionais de saúde, tão essenciais nesses tempos difíceis”, comenta Tiago Worcman, Vice-Presidente Sênior de Música e Entretenimento da ViacomCBS América Latina.
COMO DOAR?
Jota Quest fará parte da ação em prol de MSF. Foto: divulgação.
Acessando o site, que permanecerá na tela durante toda a exibição do especial, a audiência será convidada a ajudar com doações 100% destinadas às ações realizadas em combate ao novo coronavírus por Médicos Sem Fronteiras, que está combatendo a pandemia na América Latina e em mais de 70 países ao redor do mundo. “Estamos muito felizes por fazer parte desta iniciativa. A música tem o poder de unir as pessoas e despertar a solidariedade neste momento em que é crucial que cuidemos uns dos outros”, afirmou Leanne Neale, diretora de captação de recursos de MSF-Brasil. “MSF busca exatamente esse tipo de envolvimento do público, que, por meio de suas contribuições, permite que demos continuidade ao nosso trabalho na linha de frente do combate à Covid-19”.
SOBRE A INICIATIVA GLOBAL #JUNTOSADISTÂNCIA
Em março, as marcas de música e entretenimento da ViacomCBS, MTV, Comedy Central e Paramount Network lançaram a iniciativa global #JuntosADistância com o objetivo de educar, conscientizar, transmitir mensagens positivas e unir pessoas por meio de experiências de entretenimento por toda América Latina em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus. Entre as ações, Acústico MTV em Casa, maratona das principais atrações dos canais, lives com artistas, produção remota de novos programas e a transmissão do show One World: Together at Home, que teve curadoria de Lady Gaga.
A ViacomCBS Networks Americas, unidade da ViacomCBS Inc. (NASDAQ: VIAC), é formada por muitas das marcas de entretenimento mais emblemáticas do mundo. Seu portfólio na América Latina e no Canadá inclui MTV, Nickelodeon, Nick Jr., Comedy Central, Paramount Network, Telefe e Vidcon. O portfólio também abrange a Tr3s, uma rede de cabo hispânica nos EUA. A ViacomCBS Networks Americas também contempla os estúdios Viacom International Studios, Viacom Digital Studios International e detém uma participação majoritária do coletivo Porta dos Fundos, principal criador de conteúdo de comédia no Brasil e Backdoor voltado ao público de língua espanhola. Os negócios multiplataforma da empresa incluem PlutoTV, Noggin e Paramount+; os aplicativos Nick Play, Mi Telefe e Telefe Noticias e os produtos sob demanda Nick First e My Nick Jr., além de vários sites.
Anitta se junta aos esforços da MTV em prol de MSF. Foto: divulgação.
A MTV Brasil tem como público-alvo os jovens, principalmente na faixa etária de 15 e 30 anos – quase metade da audiência do canal é formada por pessoas de 18 a 34 anos. A MTV é top of mind dos jovens brasileiros: reúne programação variada e multiconectada, assim como o perfil de seus espectadores. Só no Brasil, são mais de 15 milhões de domicílios assinantes, com potencial de impacto de aproximadamente 47 milhões de pessoas. A marca MTV está presente em várias plataformas digitais: Facebook, Instagram, Twitter, Google Plus, Spotify, Snapchat e Rede Music. Fazem parte da grade de programação do canal produções locais como o reality De Férias com o Ex Brasil, o MTV Hits que traz as novidades do mundo da música – além de reality shows, séries e animações internacionais. Produção original brasileira, o reality Adotada foi indicado ao Emmy Internacional® 2016 na categoria Programa de Entretenimento Não Roteirizado. A MTV também apresenta sucessos do portfólio da ViacomCBS International, como Geordie Shore e Just Tattoo Of Us, além do melhor do conteúdo global do canal, dublado em português e com opções legendadas. Proporcionar experiências relevantes aos jovens, trazendo para o Brasil grandes eventos que a marca faz em outros países, como o MTV MIAW, é um dos objetivos da MTV. Desde agosto de 2018, o canal MTV Live HD estreou no país com exclusividade na operadora de TV Claro, complementando o portfólio da ViacomCBS na região.
O que é MSF?
Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização internacional médico-humanitária que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. MSF é imparcial, neutra e independente, a organização oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política. Médicos Sem Fronteiras não está atrelada a poderes políticos, militares, econômicos ou religiosos e tem liberdade de ação, decidindo onde, como e quando atuar com base na sua própria avaliação do contexto e das necessidades. Essa independência de ação é garantida por sua independência financeira, já que, de todo o financiamento de MSF, 96% é proveniente de doações de indivíduos e da iniciativa privada.
MSF em emergências
Crédito da foto: Julia Rodrigues.
Médicos Sem Fronteiras é uma organização preparada para uma rápida intervenção em emergências e com a capacidade de reagir imediatamente a possíveis mudanças imprevistas nos cenários. São quase 50 anos levando cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. MSF tem uma vasta experiência no combate à epidemias. Em 2014, MSF foi uma das únicas organizações a ter capacidade para responder à epidemia de Ebola na África Ocidental, tratando aproximadamente 10.000 pacientes em suas instalações e empregando mais de 4.000 profissionais. Por esse motivo, MSF foi convidada a testemunhar no Conselho de Segurança da ONU. Em 2003, MSF agiu contra o vírus da SARS em dois hospitais na China. Décadas atrás, trabalhou com as constantes epidemias de sarampo no mundo. Em 2019 enfrentou o pior surto nos últimos dez anos na República Democrática do Congo, com quase 310 mil casos em apenas um ano. Trabalhar em emergências está no DNA de MSF, é a sua razão de existir.
MSF contra a Covid-19
A organização Médicos Sem Fronteiras trabalha 24 horas por dia para responder à pandemia de Covid-19 em mais de 70 países. Desde o início da pandemia, a resposta de MSF se concentrou em três eixos principais: apoiar as autoridades de saúde na prestação de cuidados aos pacientes com o novo coronavírus, proteger as pessoas vulneráveis e em risco e manter os serviços médicos essenciais em funcionamento. A resposta de MSF é guiada exclusivamente pela percepção das necessidades mais agudas de cada região e sua capacidade de responder às necessidades médicas em meio à pandemia, que levou ao colapso mesmo o sistema de saúde de países desenvolvidos. As atividades de MSF no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Roraima e Amazonas) são voltadas, principalmente, para pessoas em situação de rua, migrantes e refugiados, indígenas, usuários de drogas e idosos. Essa população, que já se encontrava em estado de grande vulnerabilidade mesmo antes da pandemia, enfrenta agora uma situação ainda mais grave.
Serviço:
MTV Especial #JUNTOSADISTÂNCIA
Estreia: quinta-feira, 18 de junho, nos canais oficiais da MTV no Youtube e Facebook – MTV, Comedy Central e Paramount Network contarão com transmissão simultânea nos respectivos canais lineares.
Médico estará online no dia 16/6 no Facebook para discutir o tema. Foto: divulgação – Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.
Em abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta mundial sobre uma possível crise de saúde mental por conta da pandemia do novo Coronavírus. Isso porque as pessoas teriam de lidar com o isolamento, o medo, a incerteza, o caos econômico, causando, assim, sofrimento psicológico, segundo a entidade. Para o Dr. Drauzio Varella, é preciso também defender a mente em momentos de crise – mudar o foco, se distrair com assuntos de interesse, ler um livro, fazer um curso ou aulas de idiomas são algumas das formas de manter a mente saudável. Mas qual o impacto do isolamento social por conta da pandemia da Covid-19 na saúde mental da população? É o que o Dr. Drauzio Varella irá debater junto com o médico Dr. Daniel Martins de Barros, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HC) no dia 16/6, às 11h, ao vivo no Facebook.
A ação é uma iniciativa do Viva Saúde, Programa de Relacionamento do Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo), em parceira com o Dr. Drauzio Varella. O propósito é ampliar o acesso a conteúdo confiável e de qualidade sobre saúde a toda a população.
Serviço:
Live com o Dr. Drauzio Varella | Saúde Mental
Data: 16/6, às 11h
Ao vivo, no Facebook e Youtube | @drauziovarella
E nas páginas do Facebook da Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco.
Entre abril e maio deste ano, o Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE) sofreu redução de 57% e 52%, respectivamente, no número de doadores, se comparado aos mesmos meses de 2019. Atualmente, em razão da pandemia da Covid-19, o serviço opera com 25% da capacidade. Com o baixo número de bolsas de sangue disponível, o Banco de Sangue do HSPE iniciou a campanha Seu tipo sanguíneo é solidário? para impulsionar o maior número de doações neste Junho Vermelho. Para doar, não é necessário agendar horário. O serviço funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h e, aos sábados, das 8h às 16h. O acesso ao prédio é pela Rua Pedro de Toledo, 1800 – Vila Clementino – São Paulo/SP.
O Serviço de Hemoterapia do HSPE está localizado em uma área totalmente independente do restante das demais unidades hospitalares, evitando que os doadores tenham contato com pacientes portadores de outras patologias, como a Covid-19. Para realizar a doação de sangue, as equipes estão limitando o número de pessoas no setor para evitar aglomerações, com triagem para aferir a temperatura corporal, uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool gel.
Para doar sangue, é preciso atender alguns requisitos. Na chegada ao Hemocentro, os doadores deverão responder um questionário para viabilizar a doação. Veja abaixo alguns dos critérios necessários, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde:
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal para doar);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação);
– Estar descansado;
– Candidatos que estiverem no exterior não podem doar sangue por 14 dias a partir da data do retorno;
– Voluntários que tiveram contato com casos suspeitos e confirmados da Covid-19 ficam impedidos de doar sangue por 14 dias;
– Doadores que apresentaram sintomas de possível infecção pela Covid-19 (casos suspeitos) poderão doar sangue após 14 dias do desaparecimento dos sintomas;
– Aqueles que apresentaram diagnóstico positivo da Covid-19 só poderão doar sangue após 30 dias da recuperação clínica completa (sem sintomas).
Sobre o Iamspe
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes. São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo vinculado à Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão.
Serviço:
Banco de Sangue do HSPE
Rua Pedro de Toledo, 1800 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Telefone: (11) 4573-8249
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 8h às 16h.