Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Hospitalhaços muda – e para melhor

Campinas, por Kleber Patricio

O coordenador geral da Hospitalhaços, Nelson Bovo. Foto: divulgação.

A ONG Hospitalhaços comunica que está de casa nova – agora, para comprar e doar no bazar, fazer os treinamentos, realizar as oficinas, participar das palestras e visitar a administração, basta ir a um único endereço: Avenida Engenheiro Arthur Segurado, 439, no Jardim Leonor, em Campinas. Os telefones continuam os mesmos: Administração (19) 3237-2603 e o Bazar, (19) 3234-3076. “O objetivo desta unificação é que os voluntários e colaboradores se sintam, verdadeiramente, em casa”, ressalta Nelson Bovo, coordenador geral da associação, que está no cargo desde janeiro de 2019. “Encerramos o ciclo nos endereços anteriores no dia 28 de agosto e agora estamos colocando a casa nova em ordem”, explica e anuncia: “O bazar vai abrir as portas para o público no dia 9 de setembro, segunda-feira, a partir das 9h, com tudo ainda mais organizado, renovado e repleto de produtos com qualidade e preço diferenciados”.

Além de o bazar ter, agora, uma estrutura mais adequada, com estacionamento, vitrine, balcão, espaço social para pequenos eventos, corredores mais amplos, ventilação e iluminação melhores, a área administrativa conta com uma sala totalmente dedicada para os voluntários, com computador conectado na internet, livros, vídeos e conteúdos sobre o universo da palhaçaria. O local é adequado para o acolhimento, conforto e estudo do voluntário que quer ter acesso, também, a mais informação sobre tudo que se passa na Hospitalhaços.

Bovo observa que os longos anos de existência da associação diante da sociedade possuem forças suficientes para que este tipo de mudança aconteça. “A determinação dos voluntários e a reputação da Hospitalhaços tornam possíveis fazermos essa mudança; afinal, o propósito é perpetuar a ONG e criar condições para estabelecermos um novo ciclo de crescimento. Já foram 20 anos e pode ser mais 20, no mínimo. Nós temos a obrigação de tomar atitudes e ações de progresso e essa mudança é um passo nessa direção”, defende.

Sobre a Hospitalhaços

A Hospitalhaços é uma organização não governamental fundada em 1999 que utiliza a arte do palhaço para levar sorrisos exclusivamente ao ambiente hospitalar. O desafio diário é criar uma atmosfera mais leve, alegre e descontraída para pacientes, familiares e profissionais da saúde.

Atualmente, atende 31 hospitais em 20 municípios do país: Campinas, Valinhos, Indaiatuba, Hortolândia, Sumaré, Americana, Paulínia, Jaguariúna, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, São Paulo, Salto, Tatuí, Cerquilho, Laranjal Paulista, Tietê, Francisco Morato, Porto Feliz, Rio de Janeiro e Recife, onde mantém duas brinquedotecas. Além disso, administra sete brinquedotecas ao todo e realiza 35 mil atendimentos mensais, entre pacientes, acompanhantes e corpo clínico.

Em 2019, a ONG conta com o patrocínio das empresas WestRock, CI&T, Hospital Vera Cruz, Supermercados PagueMenos, Cirúrgica Fernandes, John Deere Brasil, RUFF, Sabic, Stoller, Mentos, MasterSense, Alibra Ingredientes, Risel e Mercalf.