Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Projeto ‘Saberes e Sabores’ apresenta segundo Jantar Sensorial

Campinas, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

O projeto Saberes e Sabores promove no próximo dia 26 de outubro (quinta-feira) seu 2º Jantar Sensorial. A proposta do jantar é estimular os sentidos dos participantes, que estarão de olhos vendados e irão experimentar um menu surpresa preparado pelo chef Marcelo Reis. Estar com os olhos vendados leva as pessoas a aguçarem os sentidos para tentar descobrir os ingredientes de cada prato. O objetivo é que os convidados sintam os aromas, texturas, temperaturas e sabores e descubram o quê estão degustando. O fator surpresa se torna ainda mais interessante pelo fato de que serão servidos pratos da culinária afro-brasileira, com ingredientes e temperos diferenciados e intensos. Na primeira edição do jantar, que aconteceu em setembro, os convidados experimentaram os pratos com as mãos para sentir de fato o que estavam comendo.

Saberes e Sabores

O projeto existe desde 2010, como um espaço de valorização e divulgação da culinária e cultura africana e afro-brasileira. Além de partir de uma base já reconhecida de pratos como caruru, xinxim de galinha, mungunzá, canjica, acaçá, xerém, vatapá e acarajé, dentre outros, realiza pesquisas e levantamentos de outros pratos, receitas e ingredientes da culinária africana e afro-brasileira, suas histórias, mitologia, mitos e lendas, além da forma adequada de se servir cada prato. A partir desse trabalho inicial, são organizados jantares, eventos, oficinas, mostras e feiras de culinária afro-brasileira.

Marcelo Reis participa com frequência de eventos culturais e gastronômicos da Região Metropolitana de Campinas com pratos diferenciados, sabores e temperos pesquisados nas tradições africanas.

Serviço:

Jantar Sensorial Saberes e Sabores

Valores: R$140,00 para o casal e R$80,00 individual. Data limite para o pagamento: 23 de outubro – Reservas pelo telefone: (19) 99543-1772

Local: Rua Garça, 43 – Vila Industrial – Campinas.