Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Do sax ao fogão: aos 62 anos, ex-músico e profissional de marketing mergulha na gastronomia

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Profissional da música (por 26 anos) e, na sequência, profissional de marketing (por 20 outros), José Carlos Prandini – ou Chef Pran, para quase todo mundo – aos 62 anos resolveu ‘virar a mesa’ em sua vida e passou a se dedicar com exclusividade e em profundidade aos ofícios da cozinha profissional. Autodidata, Pran mergulhou nos livros e na web para criar sua ‘persona’ gastronômica. De seus mergulhos na gastronomia, resultaram alguns pilares: saúde – sustentabilidade – originalidade.

Com relação à saúde, Pran é inflexível quanto aos alimentos processados – “O uso de alimentos processados traçam um caminho perigoso no que diz respeito a doenças como o câncer, por exemplo. O conceito ‘industrial’ que se aplica à alimentação – nuggets, biscoitos com conservantes, corantes etc. – não tem lugar no mundo de hoje, em que se dispõe de soluções logísticas que permitem o uso de ingredientes oriundos de locais distantes e a criação de cadeias logísticas que facilitam a opção por ingredientes locais – algo muito falado e pouco usado”, diz Pran. “As próprias PANCs (plantas alimentícias não convencionais) – como ora pro nobis, taioba, capeba etc. – oferecem uma variedade de opções criativas e inusitadas”, conclui.

Salada de brotos com amêndoas e especiarias.

Quanto à sustentabilidade, o chef acredita que está diretamente ligada à responsabilidade social com o produtor local. “Quando você enxerga a gastronomia pelo viés da sustentabilidade, fica muito clara a viabilidade da utilização dos produtores locais. Por exemplo, não se usa mel em tudo; mas, se em algum momento, você utiliza o mel em lugar do açúcar, você pode privilegiar um produto que é local, de um pequeno produtor, em vez de utilizar produtos industrializados. E, de passo em passo, isso pode acabar fazendo a diferença – e aí entra a criatividade. A curiosidade quanto a ingredientes regionais e a experimentação que advém disso possibilitam novas frentes para exercer a gastronomia.”

E, por fim, quanto à originalidade, Pran diz: “O objetivo primeiro de tudo é o sabor. Não adianta utilizar ingredientes exóticos e combinações inusitadas se isso não resulta em novas experiências gustativas. A comida tem que ser deliciosa; se, além de saborosa, for agradável aos olhos, ótimo – e aí se abre um desafio muito positivo, o de associar as duas coisas com originalidade e criatividade.”

Steak Tartare com vinagrete de physalis.

Serviços | Os serviços oferecidos por Pran são, basicamente, os de um personal chef. Seus serviços incluem tanto o fornecimento de pratos prontos em sistema de delivery quanto a prestação de serviços in loco – na casa do cliente, operando a cozinha da residência e deixando-a limpa e organizada ao final.

Entre os pratos do menu fixo oferecidos por Pran estão itens como Pokes – de atum, salmão e atum com camarão –, Fettucine com ragu de pato, Peixe grelhado com risoto de alho poró, Picadinho de Angus ao vinho tinto, Pernil de vitelo assado, Arroz de frutos do mar e Pato assado com purê de maçãs e farofa. Os pratos são entregues refrigerados na casa do cliente– nunca congelados.

Chef Pran elaborou, também, um menu especial de final de ano, com pratos como Salada caprese com burrata, Salada de papaia verde com amêndoas, Bruschetta de figo, presunto de Parma, mel e balsâmico, Blanquete de vitela com arroz de cogumelos, Maminha Angus ao molho de mostarda, Pato assado com purê de maçãs e farofa, Bolo de brigadeiro branco com calda de Cambuci e Apple pie com creme de canela.

O magret de pato ao molho de cambuci acompanhado de purê de mandioquinha, pièce de résistence do menu do Chef Pran

Já para os jantares em residências, Pran apresenta opções conforme as preferências gustativas dos clientes. Os ingredientes são comprados por ele, sempre de olho na qualidade e procedência.

Sobre o que o motiva, Pran não hesita: “O brilho no olhar dos clientes é o que me encanta – é muito bom ver o prazer transparecer no olhar, quase como um sorriso”.

Serviço:

Chef Pran

@chefpran | (11) 98328-1234 | www.chefpran.com.br