Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Um Tributo a Tom Jobim em pleno Carnaval no Beco das Garrafas, em Copacabana, é programão para a sexta-feira

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Pascoal Meirelles e o contrabaixista Sérgio Barrozo. Fotos: Aloízio Jordão.

Na contramão dos blocos de carnaval, jazz e bossa nova são uma boa alternativa durante a folia.O instrumentista e compositor Pascoal Meirelles, ao lado do contrabaixista Sérgio Barrozo e do pianista Adaury Mothé, apresentam o show “Todos os Tons”, um tributo a Tom Jobim. Será no dia 17 de fevereiro, às 19h, no Little Club, no Beco das Garrafas, em Copacabana. No repertório: “Triste”, “Só danço o Samba” e “Brigas nunca mais”, além da autoral “Tom”, entre muitas outras composições inesquecíveis do maestro considerado um gênio da música popular brasileira.

“O Tom influenciou e me deu coragem para assumir o meu lado compositor. Aprendi com o maestro que a simplicidade das melodias são fundamentais para comunicar com o grande público. Estou radiante em relação a esse momento em que retornarei aos palcos. Pós-pandemia, no momento da retomada, quebrei o braço o que prolongou a minha estada fora dos palcos. Nesse show estarei de volta e isso me emociona”, afirma Pascoal Meirelles.

Os ingressos já estão à venda na plataforma Sympla (clique aqui) e custam R$50. Como a casa só tem 50 lugares, recomenda-se reservar com antecedência pelo telefone (21) 96800-8683.

Todos os Tons

O show “Todos os Tons” é uma homenagem a tantos amigos e lugares que fazem parte da memória emotiva do artista. Aos 16 anos, o baterista de BH e seu grupo Tempo Trio recebeu um convite para tocar no Beco das Garrafas, o palco sagrado carioca onde seus ídolos apresentavam o samba-jazz e a bossa nova. O ano era 1965. Ao longo de quase 50 anos de carreira, Meirelles participou de projetos marcantes pelo Brasil e fora dele. Essa memória remete à sua participação no LP duplo “Terra Brasilis” com Tom Jobim. Como agradecimento pelo convite, Pascoal compôs “Tom” e interpretou temas do maestro soberano em um CD dedicado a ele. O show “Todos os Tons” traz em seu repertório “Triste”, “Só danço o Samba” e “Brigas nunca mais”, além da autoral “Tom”, dentre outras.

Sobre Pascoal Meirelles

Pascoal Meirelles.

Apesar de ser mais conhecido como baterista, um dos instrumentos de que Pascoal Meirelles mais gosta para se expressar é o piano. É com ele que compõe suas canções, as quais toca já de volta às baquetas. “O piano lida com a harmonia e é um pouco percussivo também. É com ele que faço as canções”, diz o músico.

Pascoal tem background suficiente para transitar por todos esses lados. Graduou-se em música pela Berklee College of Music, em Boston. A lista de cantores e instrumentistas com os quais dividiu palco e disco após o retorno ao Brasil é enorme: Gonzaguinha, Hélio Delmiro, Maysa, Wagner Tiso, Chico Buarque, Edu Lobo, Luiz Bonfá, Elis Regina, Tom Jobim (com quem gravou o histórico disco Terra Brasilis, de 1977) e tantos mais internacionais. Em carreira solo, já produziu 18 CDs autorais. Recebeu indicações aos prêmios Sharp como melhor arranjador e o Tim como melhor disco por “Tributo a Art Blakey”. Ao mesmo tempo em que gravava seus discos solo, tramava um dos momentos de ouro da música instrumental brasileira, formando com Mauro Senise o grupo Cama de Gato, com 35 anos de carreira em plena atividade. Meirelles é presença constante seja com seu Trio, Sexteto ou com o Cama de Gato nos mais respeitados festivais de música no Brasil e fora dele. Na parte educacional, é professor convidado para lecionar não somente bateria, como MPB, nas melhores Universidades do Brasil e do Mundo. Lançou também em DVD a peça escrita por ele para três baterias denominada “Triunvirato” e ainda um livro didático pela editora Irmãos Vitale denominado “A Bateria Musical”.

Serviço:

Pascoal Meirelles Trio – Show “Todos os Tons”

Data: 17/2 (sexta-feira)

Hora: 19h

Local: Little Club – Beco das Garrafas

Endereço: Rua Duvivier, 37- Copacabana – Rio de Janeiro (RJ)

Classificação: 14 anos

Couvert: R$50,00 – Vendas antecipadas pelo Sympla

Informações: (21) 96800-8683

Capacidade da casa: 50 lugares (recomenda-se reservar com antecedência)

Vídeo: Chovendo na Roseira – Pascoal Meirelles Trio

Crédito: Instrumental SESC Brasil

Fotos: Aloizio Jordão.

(Fonte: Claudia Tisato Assessoria de Imprensa)