Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Senac Lapa Scipião recebe exposição fotográfica “Claudia Andujar e os Yanomami”

São Paulo, por Kleber Patricio

Retratar a vida na floresta e a cultura dos povos originários é o propósito da obra de Claudia Andujar, fotógrafa suíça radicada no Brasil, que está em cartaz com a exposição “Claudia Andujar e os Yanomami” na Galeria Scipião, instalada no Senac Lapa Scipião, até 26 de agosto.

Gratuita, a instalação imersiva reúne 206 imagens realizadas durante diversos momentos da carreira e estadias da artista com os Yanomami, incluindo algumas fotos da coleção particular, em projeções multimídia. As obras se destacam pelas experimentações como o uso de vaselina nas lentes da câmera, filme infravermelho, interferências gráficas, o uso de filme preto e branco e o ato de refotografar suas próprias imagens com filtros coloridos.

Além disso, vale destacar o projeto expográfico do docente da área de Design e Multimídia Renan Vieira Andrade, inspirado em uma Oca Yanomami, em que a fotógrafa conviveu com os indígenas na década de 1970. Ali, o público terá contato com desenhos e poesias dos indígenas, que traduzem o conceito que eles têm do mundo, em narração realizada por Márcia Del Mônaco, docente do curso de Dublagem do Senac Lapa Scipião.

A liberação do acervo é uma cortesia da Galeria Vermelho e tem curadoria de Sandra Tucci, professora do curso de pós-graduação em Direção de Arte Audiovisual, do Centro Universitário Senac. “O legado de Claudia Andujar é imaterial; essa exposição, além de promover a reflexão inerente ao tema, nos possibilita ampliar o repertório de nossos alunos e alunas, exercitando o aprendizado”, declara Anna Carolina Santos Martin, coordenadora do projeto e da área de Arte e Cultura do Senac Lapa Scipião.

Sobre Claudia Andujar

Claudia Andujar conviveu com o povo Yanomami na década de 1970 e teve papel importante na defesa de seus direitos. Junto a antropólogos e outros ativistas, fundou a organização não governamental Comissão Pró Yanomami (CCPY) e envolveu-se na demarcação das Terras Indígenas (TIY), em 1992. Além disso, colaborou com revistas nacionais e internacionais, como Life, Aperture, Look, Cláudia, Quatro Rodas, Setenta e Realidade. Também participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior, com destaque para a 27ª Bienal de São Paulo e para a exposição Yanomami, na Fundação Cartier de Arte Contemporânea (Paris, 2002).

Serviço:

Claudia Andujar e Os Yanomami

Onde: Galeria Scipião (Senac Lapa Scipião) Rua Scipião, 67, Lapa – São Paulo (SP)

Quando: até 26 de agosto – de segunda a sexta, das 8 às 21 horas; sábado, das 8 às 14 horas – fecha domingo

Quanto: Grátis.

(Fonte: In Press Porter Novelli)