Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

“Órfãos de Amsterdã”: uma história real de luta e resistência

São Paulo, por Kleber Patricio

Capa (divulgação).

Baseado em fatos, “Órfãos de Amsterdã”, de Elle van Rijn, conta a história de uma jovem comum que arriscou tudo para salvar do nazismo inúmeras crianças que tinham como destino Auschwitz. A Editora Melhoramentos lança o livro neste mês de janeiro, marcando o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto (27/1), uma significante recordação em homenagem às vítimas do genocídio.

A creche na qual a jovem Betty Goudsmit-Oudkerk trabalhava foi transformada pelos alemães em um espaço para onde as crianças judias seriam encaminhadas – e lá aguardavam o transporte em direção aos campos de concentração. Mas ela e suas amigas, todas funcionárias da creche, se recusaram a aceitar o destino que os nazistas queriam dar a esses meninos e meninas. Elas escolhem pôr em risco as próprias vidas para salvar centenas de inocentes, enquanto nas ruas da cidade o dia a dia se torna cada vez mais assustador para os judeus.

A persistência dessas mulheres que lutaram dia e noite para salvar centenas de crianças da morte anunciada faz o leitor se emocionar e refletir sobre o doloroso período da Segunda Guerra Mundial. A escritora Elle van Rijn desenvolve a narrativa a partir do relato de Betty, que antes de falecer teve uma longa conversa com a autora, para apresentar uma obra fiel aos sentimentos vividos na época e capaz de tocar leitores de todas as gerações.

O livro traz notas históricas e da autora que contextualizam os acontecimentos retratados. Com um olhar sensível que promove uma leitura emocionante, a obra foi sucesso de vendas na Europa com mais de 30 mil exemplares vendidos apenas na Holanda.

Ficha Técnica:

Título: Órfãos de Amsterdã

Editora: Melhoramentos

Autora: Elle van Rijn

Tradução: Renata Tufano

Páginas: 304

Formato: 16 x 23

Preço sugerido: R$52,90

ISBN: 978-65-5539-519-8.

Sobre a autora | Elle van Rijn tem dez romances publicados, além de atuar como atriz e roteirista. A paixão da autora pela escrita é conduzida por histórias reais e ficcionais, sendo “Órfãos de Amsterdã” uma união extraordinária da ficção com acontecimentos marcantes baseados em fatos reais que fascinam cada leitor.

(Fonte: Jô Ribes Comunicação)