Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Encontro Musical de Indaiatuba oferece quatro dias de atrações com entrada grátis

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Felipe Gomes.

A terceira edição do Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), promovido pela Orquestra Sinfônica de Indaiatuba em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem início dia 20 de julho, com quatro apresentações que vão do repertório clássico ao jazz. Todas acontecem na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), com entrada franca e por ordem de chegada.

Para abrir oficialmente o EMIn, no dia 20, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba executa a abertura de ‘Egmont’, peça musical de Beethoven, e o ‘Concerto Duplo’, composto por Brahms. Com regência e direção artística do maestro Paulo de Paula, a apresentação recebe ainda dois solistas convidados: Cláudio Micheletti (violino) e André Micheletti (violoncelo).

Logo no dia seguinte, 21, o público poderá conferir o quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho, que vem com um repertório de obras concebidas por Torelli, Villa-Lobos, Paulinho da Viola e Sondheim, além de músicas autorais. O grupo já coleciona 30 anos de carreira, trilhados com a expertise dos músicos Sérgio Burgani (clarinete), Luca Raele (clarinete), Luis Afonso Montanha (clarinete e clarone), Daniel Oliveira (clarinete e clarone) e Tiago Garcia (clarinete).

A Orquestra Sinfônica da Unicamp se apresenta no dia 22, com regência da maestrina Cinthia Alireti e participação especial do violoncelista belga Ilia Laporev. As composições selecionadas para a ocasião são a ‘Sinfonia nº 3’, de Schubert, e ‘Concerto para violoncelo’, de Saint-Saëns. Todos os concertos acontecem a partir das 20h na Sala Acrísio de Camargo.

Oficinas

Em paralelo à programação cultural, serão realizadas 13 oficinas para quem se inscreveu previamente, envolvendo aprendizados nos instrumentos violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete e trompete.

O corpo docente é composto por profissionais reconhecidos no meio musical nacional e internacional, como Adonhiran Reis, Ana Paula Freire, André e Cláudio Micheletti, Davi Graton, Fernando Dissenha, Gabriel Marin, Ilia Laporev, Luiz Afonso Montanha e Rogério Wolf.

As aulas acontecem em três polos: Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela, Centro Cultural Wanderley Peres e Estação Musical. Informações sobre as aulas podem ser conferidas em www.orquestradeindaiatuba.org.br/EMIN.

Encerramento

Para finalizar as atividades do EMIn, no dia 23, os alunos integrarão uma das três formações orquestrais do projeto: Orquestra Acadêmica, com regência de Paulo de Paula; Orquestra de Câmara, regida por Felipe Oliveira; e Orquestra Suzuki, com o regente Ricardo Sander.

As apresentações também serão na Sala Acrísio de Camargo, a partir das 20h, e contarão com a presença dos solistas convidados Davi Graton (violino) e Rogério Wolf (flauta). Mais informações pelo telefone (19) 99937-2410 ou e-mail producao.osindaiatuba@gmail.com.

Serviço:

3º EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba

20/7 – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

21/7 – Sujeito a Guincho

22/7 – Orquestra Sinfônica da Unicamp

23/7 – Concerto de Encerramento

Horário dos concertos: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI

Endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina

Entrada gratuita e por ordem de chegada.

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)