Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Ciaei recebe apresentação de arte circense

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Giuliano Miranda.

A Secretaria de Educação de Indaiatuba realiza nos dias 8 e 9 (quarta e quinta-feira) a segunda apresentação do projeto de arte circense Vidart às 19h30 no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). O projeto, que faz parte do currículo escolar da Rede Municipal, ensina para alunos do período integral e núcleo comum diversas modalidades circenses, como malabares, diabolô, trapézio e monociclo, entre outros.

O espetáculo terá o tema Quem nunca imaginou, com a participação de aproximadamente 180 alunos das EMEBs Wladimir Olivier e Sylvia Sannazzaro sob a orientação dos professores Ana Bicudo, Eduardo, Erica, João, Lucilene, Miriam e Simone com a coordenadora de Educação Física e movimentos Eliane Pismel.

Quem nunca imaginou

O mundo infantil é recheado de encantamento e imaginação. Em suas brincadeiras, a criança transforma o mundo e a realidade. Quando brinca, a criança está criando. Sua imaginação lhe permite sonhar, traduzindo o mundo real numa visão pessoal. Para isso, ela recorre às fantasias presentes em sua mente, que começaram a se formar desde o início de sua vida. Através de suas brincadeiras, a criança expressa o seu mundo imaginário, elaborando assim seus sentimentos e experiências.

O exercício pleno da imaginação e criatividade faz parte da vida infantil e é um elemento essencial para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança, que pode ser autora de suas próprias criações, experimentando o prazer da liberdade de transformar o mundo e de ver refletido, em suas produções, algo de si mesma.

O que dá vida à criação e ao brincar infantil é o mundo interno de desejos e sentimentos da criança. É esse mundo pessoal que ela encontra em seus passeios pelos caminhos da imaginação.