Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Casarão Pau Preto recebe mostra de filmes com produções locais e da região

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Eliandro Figueira.

Entre os dias 20 a 24 de junho, a primeira edição da Mostra de Filmes no Casarão reúne seis produções que serão exibidas na Tulha. Entre elas, duas produções locais e mais três da região, além do filme “Cidade de Deus”, que integra a programação mensal do Pontos MIS, projeto em parceria com o Museu da Imagem e do Som.

As exibições têm entrada franca e a distribuição dos 50 ingressos disponíveis para cada sessão começa uma hora antes de cada exibição. A realização é da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Nando Almeida, com produção de Bendita Maria. “A Mostra de Filmes no Casarão chega para prestigiarmos a produção audiovisual em Indaiatuba e também para fomentarmos a formação de público, com cursos e debates”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Temos grandes talentos na cidade e região, por isso, a Mostra chega para estreitarmos laços entre produtores e público”.

Ator e produtor com mais de 20 espetáculos teatrais no currículo, além de trabalhos em publicidade e cinema, Nando Almeida é um dos realizadores da Mostra. “Trabalho com cinema e teatro há bastante tempo aqui na região, por isso, conheço diversos artistas e produtoras. No início do ano, dois amigos meus, de Campinas e Paulínia, me procuraram buscando um local para exibirem seus filmes”, conta. “Eu havia acabado de finalizar a websérie ‘Bunker’ e feito um corte para transformá-la em curta-metragem. Além disso, trabalhei na produção de ‘Sonho Sertanejo’, com o Moa Almeida. Foi então que bolamos um projeto para exibição destes filmes e procurei a Secretaria Municipal de Cultura para promovermos essas exibições para o público”, finaliza.

Frame de “Cidade de Deus”.

O objetivo, segundo o ator e produtor, é exibir o trabalho dos atores e produtores locais, além de realizar bate-papos com o público, no intuito de fomentar este público e atrair novos talentos para a área. “Teremos pipoca gratuita para quem for assistir aos filmes e um bate-papo após a exibição com elenco e direção, mediado pela jornalista Fernanda Bugallo”, revela Nando.

Nando convida a população a prestigiar os filmes da Mostra. “Temos muita gente produzindo bom conteúdo em Indaiatuba e região. Por isso, todos estão convidados a prestigiar e participar deste momento”, enfatiza. “Temos drama, suspense, comédia, documentário, em um trabalho competente de cinema independente, estreitando o laço entre plateia e produtores audiovisuais”.

Confira abaixo a programação e um resumo de cada produção que integra a Mostra de Filmes. O Casarão Pau Preto está localizado na Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro. Mais informações pelo telefone (19) 3875-8383.

20 de junho – 19h30

Bunker (Suspense)

Renan, Edu e Marcelo estão há dois anos isolados dentro de um bunker em um mundo pós-pandêmico. Mas a pandemia acabou e eles ainda não tiveram coragem de abrir a porta para retomar suas vidas. Tudo que é externo provoca medo e caos psicológico. Um jogo de suspense onde viver é a única opção.

Duração: 33 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Roteiro: Chicó Ferreira e Nando Almeida

Direção: Chicó Ferreira

Produção e Pós-Produção: M7 Studios e Moa Almeida

Elenco: Nando Almeida, Chicó Ferreira e André Almeida

21 de junho – 19h30

Sonho Sertanejo (Comédia)

Zé Botina e Maria Inês trabalham numa fazenda, como caseiro e cozinheira. Apaixonados por música sertaneja, convivem com o descrédito de quem não acredita no sonho do casal de ganhar a vida com a música. Em certo dia, algo inesperado acontece: Zé é acusado de roubo. Chateado, o caboclo é obrigado a buscar outro emprego. Mas Maria Inês permanece na fazenda para investigar e desvendar o mistério.

Duração: 53 minutos

Classificação indicativa: Livre

Roteiro, Direção e Produção: Moa Almeida

Formatação e Revisão de Roteiro: Udashi (Fábio Augusto)

Produção Executiva: Bianca Melo

Pós-Produção: M7 Studios

Elenco: Moa Almeida, Bianca Melo, Chicó Ferreira, Nando Almeida, Cleber Gonçalves, Bete Bastos, Edu Mattos, André Chiaroni, Agnaldo Araújo, Cris Santos e Giulia Agg

Produção Musical: Matheus Catelani e Giulia Agg

22 de junho – 19h30

Assassinatos na Rua do Porto (Drama)

Uma série de assassinatos de mulheres em um parque público assusta uma comunidade, mas o administrador do espaço procura convencer o detetive Riedo que nada acontece no lugar. Mas uma moradora de rua pode mudar essa história. Quais mistérios envolvem os assassinatos na Rua do Porto?

Duração: 75 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Roteiro e Direção: Nic Nilson

Produção: Cine On Digital, TFilms e Teatro de Pano

Elenco: Ton Crivelaro, Tânia Guinatti e Tadeu Menezes

23 de junho – 19h

Pontos MIS – Cidade de Deus (Mostra Cinema Brasileiro)

Filme que marcou época na história do cinema brasileiro, baseado no romance de Paulo Lins, é uma saga urbana que acompanha o crescimento do conjunto habitacional de Cidade de Deus, entre o fim dos anos 60 e o começo dos anos 80, pelo olhar de dois jovens que moram na comunidade: Buscapé, que sonha se tornar fotógrafo, e Dadinho, que se torna um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro.

Nos anos 70, Dadinho muda o nome para Zé Pequeno e passa a controlar o tráfico de drogas. Nos anos 80, encontra um rival: Mané Galinha, que quer vingança. Estoura a guerra na Cidade de Deus. Nesse meio tempo, Buscapé, que sempre sonhou ser fotógrafo, consegue sua primeira câmera profissional. Registrar esta guerra será a grande chance de sua vida.

Duração: 130 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund

Direção de fotografia: César Charlone

Direção de arte: Tulé Peake

Montagem: Daniel Resende

Elenco: Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Douglas Silva, Phellipe Haagensen, Jonathan Haagensen, Matheus Nachtergaele, Seu Jorge e Alice Braga

24 de junho – 19h30

A Última Transmissão (Drama)

Curta ambientando na Campinas dos anos 90, conta a história do último dia de vida do folclórico jornalista esportivo Brasil de Oliveira (1950-1996), que marcou a história do jornalismo e do rádio esportivo no interior do Estado e explora aspectos de sua vida pública e privada, em uma homenagem ao personagem e ao futebol do interior paulista.

Duração: 15 minutos

Classificação indicativa: Livre

Direção: Helen Quintans

Roteiro, Edição e Colorização: Flávio Carnielli

Assistente de Direção: Duda Wilhelm

Assistente de Produção: Renato Magalhães

Imagens Aéreas: Sylvio Zanetti

Direção de Fotografia, Artes e Figurinos: Helen Quintans

Câmera: Elnio Junior

Caracterização: Jaqueline Ramirez

Som e Música Original: Guga Lourenço

Maquiagem: Júlia Nogueira

Arte Gráfica: Beto de Vuono

Produção: Flávio Carnielli e Hamilton Rosa Jr.

Produção Executiva: Reginaldo Menegazzo

Elenco: Wander Moliani, Caio Magalhães, Wagner Kampýnas, Nando Almeida, Gustavo Fraccaro, Sebastião Polaco e Pedro Pauleey

Participação Especial: Carlos Batista

Vozes: Alberto César Iralah e José Arnaldo

24 de junho – 19h50

O Entalhe do Sertão: A Arte de J. Borges (Documentário)

Documentário aborda o trabalho em xilogravura do artista J. Borges. A xilogravura é uma das principais manifestações da cultura popular do Nordeste brasileiro. O curta apresenta ainda poemas do cordelista Samuel de Monteiro, declamados pelo poeta Chico Pedrosa.

Duração: 16 minutos

Classificação indicativa: Livre

Roteiro e Direção: Helen Quintans

Texto: Samuel de Monteiro

Locução: Chico Pedrosa

Trilha Sonora Original: Asa Branca do Ceará

Direção de Fotografia: Asley Ravel

Edição: Flávio Carnielli

Mixagem: Paulo Evans.

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)