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Evolução deve ser eixo central da biologia ensinada na escola, defende publicação

Rio Grande do Sul, por Kleber Patricio

Foto: Annie Sprat/Unsplash.

A perspectiva de que a evolução biológica é um eixo central da biologia é compartilhada por muitos biólogos e professores de biologia. Apesar deste reconhecimento, a realidade das práticas de ensino de biologia é diferente. Muitas vezes, os conteúdos são trabalhados de forma isolada e descontextualizada. Atentos ao problema, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançam o livro Ensino de Biologia: Uma Perspectiva Evolutiva nesta terça (12) para inspirar professores de biologia a lidarem com o tema em sala de aula.

Fruto de um financiamento coletivo, o livro propõe abordagens de ensino de biologia em que a evolução seja um eixo central. “A publicação desta obra é importante não somente para o ensino de biologia, mas também para a promoção de um pensamento ecológico-conservacionista. Uma das concepções equivocadas sobre evolução é a ideia de que a nossa espécie é o ápice da evolução. Portanto, uma melhor compreensão do pensamento evolutivo ajuda a promover a conservação do nosso planeta”, comenta Thamara Santos de Almeida, que é uma das autoras do livro.

Para atingir o objetivo de articular evolução em diferentes campos da ciência, a obra conta com pesquisadores das mais diversas áreas, que foram desafiados a apresentar uma visão evolutiva da sua disciplina/conteúdo. Os autores, em sua grande maioria, estão vinculados ao projeto de extensão Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS, que busca oferecer formação continuada para biólogos e professores desde 2014. Segundo Thamara, as discussões nestes anos do curso foram essenciais para a concepção do livro e construção dos capítulos.

O livro possui dois volumes; um dedicado a discussões interdisciplinares na evolução e outro que aborda a relação entre a teoria evolutiva e disciplinas como  bioquímica, citologia, imunologia, biologia do desenvolvimento, ecologia e fisiologia humana. Este segundo capítulo apresenta um panorama dos principais grupos de organismos em uma perspectiva filogenética, destacando as semelhanças e diferenças existentes entre as espécies na sua linha evolutiva. Discussões mais amplas sobre evolução humana e aspectos históricos do pensamento evolutivo perpassam alguns capítulos.

Para Gilberto Cavalheiro Vieira, um dos organizadores e autor do livro, “existe uma carência das vias de comunicação entre os debates e concepções do meio acadêmico, em termos mais atuais, e a necessidade de atualização e formação continuada dos professores. Logo, o livro busca, em um movimento ousado, trazer a evolução para o cerne do ensino de biologia e, ao mesmo tempo, trazer dados e conceitos mais atualizados nas diversas áreas das ciências biológicas”.

A cópia dos livros pode ser acessada nos links Ensino de Biologia – Volume 1 e Ensino de Biologia – Volume 2.