Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Governo federal recria programa Pró-Catador, que visa melhorar as condições de trabalho e ampliar oportunidades de inclusão social

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Manfred Antranias Zimmer/Pixabay.

O governo federal divulgou recentemente a recriação do programa Pró-catador, que teve fim em 2020 na gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Além de realizar estudos de revisão do programa Recicla +, o projeto visa fomentar a organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, melhorar as condições de trabalho, ampliar as oportunidades de inclusão social e expandir a coleta seletiva de resíduos sólidos. A ideia é mostrar a importância dos catadores e das cooperativas por meio de políticas para que a categoria alcance sustentabilidade financeira.

Para Rafael Henrique Rodrigues, diretor de Operação do Instituto Recicleiros, contar com o trabalho dos catadores e catadoras de reciclagem no brasil, que são mais de 1 milhão de pessoas, é fundamental para que possa ter uma gestão sustentável de resíduos no que tange a recuperação de recicláveis dada as características da maior parte das cidades brasileiras. “É fundamental ter estrutura para poder recuperar no brasil todo esse material gerado e, ao mesmo tempo, alinhar com estratégia que  gere emprego e renda financeira de maneira qualificada para quem mais precisa, como é o caso do projeto Pró-catador, que, alinhado com o trabalho que o Instituto faz, tenta qualificar esses investimentos para que eles sejam bem direcionados e distribuídos de forma a capacitar catadores e catadoras de material reciclável para que se qualifiquem como empreendedores coletivos e conquistem a emancipação sustentável de seus empreendimentos”, afirma Rafael.

Sobre Rafael Henrique Rodrigues | É formado em Engenharia Elétrica, com especialização em Design para Sustentabilidade e Empreendedorismo e Novos Negócios. Fez carreira na área técnica trabalhando com projetos de automação industrial e gerenciamento de riscos patrimoniais, até iniciar sua atuação na área de impacto com empreendimento de iniciativas e negócios sociais pelos quais recebeu premiações nacionais e internacionais, como o YouthActionNet® Laureate Global Fellowship. É diretor de Operações Recicleiros, responsável pela implantação e operação dos ecossistemas de coleta seletiva nos municípios, assim como da articulação de políticas públicas feita pelo Instituto Recicleiros.

Sobre o Instituto Recicleiros | Organização da Sociedade Civil (OSP), qualificada como OSCIP, que atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, com especial foco na recuperação de embalagens pós-consumo com a inclusão de catadores e catadoras. Por meio do Programa Recicleiros Cidades, implanta nos municípios brasileiros a coleta seletiva e a reciclagem, envolvendo em um mesmo ecossistema em cadeia circular prefeituras, empresas, catadores e cidadãos.

(Fonte: DAC Comunicação)