Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Desafio “Tampinha Legal Amigo da Paralisia Cerebral” arrecada mais de 21 toneladas de tampas plásticas

Porto Alegre, por Kleber Patricio

Adelaide Soares e Sérgio Paulo Rodrigues Duarte realizaram a entrega da entidade assistencial CEREPAL. Foto: divulgação/Instituto SustenPlast.

O desafio Tampinha Legal Amigo da Paralisia Cerebral, iniciativa do Tampinha Legal em parceria com a Nestlé Healthscience, divulgou as entidades assistenciais que mais coletaram durante o período do desafio. Com mais de seis toneladas de tampas plásticas coletadas, o Centro de Recuperação de Porto Alegre (Cerepal) foi a instituição que mais recolheu, seguido das demais ganhadoras do prêmio, APAE Canela (4.096 – 1kg), Aameep Osasco SP (3,520kg), APAE Esteio (3.008 – 7kg) e Hospital de Clinicas Radamés Nardini Mauá SP (1,930kg). Juntas com as demais participantes somaram o volume de mais de 21 toneladas de tampas plásticas coletadas.

Segundo Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlast, o ato de recolher tampas plásticas gera inúmeros benefícios na vida de pacientes com paralisia cerebral. “Além de fomentar a coleta de tampas plásticas e a economia circular do plástico, constatamos que o ato de recolher tampas plásticas significa qualidade de vida aos pacientes e seus familiares, além de dar ainda mais visibilidade a este relevante tema”, explica Simara.

O Desafio Tampinha Legal Amigo da Paralisia Cerebral teve início em janeiro de 2022 e deverá ser replicado no próximo ano. A finalidade foi a captação de recursos financeiros e, também, aumentar a visibilidade do tema. As cinco entidades assistenciais que mais coletaram tampas plásticas durante o período irão receber da Nestlé Healthscience uma doação de R$2 mil, destinados para a aquisição de cadeiras de rodas adaptadas.

Tampinha Legal

O Tampinha Legal é realização do Instituto SustenPlast com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Por meio de ações modificadoras de comportamento de massa, conscientiza sobre os resíduos plásticos e seu destino adequado e faz com que a economia circular ocorra na prática.

Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas junto ao programa, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado.

Recentemente lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal, iniciativa que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Fiergs. Além do aplicativo (Android e iOs) e site (tampinhalegal.com.br), onde podem-se localizar várias informações, tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.

(Fonte: Camejo)