
O prato preferido do ex-presidente e fundador de Brasília: frango grelhado acompanhado de farofa de pão refogado na manteiga com quiabo, canjiquinha com queijo Minas, quiabo grelhado e demi glace de cachaça. Ao lado e acima, a sobremesa: tartelette de crema de queijo Minas com geleia de jabuticaba. Fotos: Divulgação.
Para comemorar os 65 anos de Brasília, a tradicional padaria e bistrô La Boulangerie preparou um cardápio especial em homenagem ao fundador da capital, o presidente Juscelino Kubitschek. A casa vai oferecer, do dia 21 ao dia 30 de abril, um menu exclusivo que remete aos sabores preferidos de JK. As sugestões foram construídas a partir de conversas com Anna Christina Kubitschek, neta do ex-presidente.
O Menu do JK é composto por três etapas: de entrada, torresmo com mandioca frita; como prato principal, frango grelhado acompanhado de farofa de pão refogado na manteiga com quiabo, canjiquinha com queijo Minas, quiabo grelhado e demi glace de cachaça. Para a sobremesa, a casa serve uma tartelette de crema de queijo Minas com geleia de jabuticaba.
A proposta nasceu do desejo de unir memória, afeto e história no mês de aniversário da cidade. “Reviver as preferências gastronômicas de JK é uma forma de resgatar suas raízes e lembrar a importância de Brasília como símbolo de um Brasil moderno e visionário”, explica Guillaume Petitgas, proprietário e chef da La Boulangerie. A escolha dos pratos também reforça a conexão afetiva de Juscelino com a comida simples e brasileira, que acompanhou sua trajetória desde Diamantina até a construção da nova capital.
“Servir esses pratos é a nossa forma de prestar homenagem a esse grande homem que foi JK e à própria Brasília, que completa 65 anos com tanta história para contar”, acrescenta Petitgas. Ele destaca que o cardápio comemorativo celebra não só os sabores da infância de JK, mas também o espírito sonhador que deu origem à cidade.
O menu completo será servido por R$ 65, em referência ao aniversário da capital, na unidade da La Boulangerie, na 306 sul.
(Com Tainan Pimentel/Conexão Press)