Maior capital da América Latina e cidade com mais de 150 mil bares e restaurantes, São Paulo receberá a aguardada cerimônia de lançamento do Guia MICHELIN Rio de Janeiro e São Paulo 2025. No dia 12 de maio, os apaixonados por gastronomia e por experiências inesquecíveis irão conhecer ao vivo a nova seleção de restaurantes do Guia MICHELIN para as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. O evento será realizado no icônico hotel Rosewood São Paulo e reunirá todos os chefs com os restaurantes recomendados na nova seleção.
Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia MICHELIN, comenta a escolha da cidade de São Paulo para sediar esta edição da seleção: “São Paulo é maior cidade do Brasil e um destino gastronômico de destaque por sua diversidade e criatividade. O cenário gastronômico de São Paulo é reconhecido mundialmente pela sua qualidade. Com o apoio da Prefeitura da cidade, iremos celebrar o talento, os sabores e a inovação em um evento inesquecível”.
Gwendal destaca a importância da gastronomia carioca, que também marcará presença no evento: “Com sua imensa riqueza gastronômica, o Rio de Janeiro adiciona um sabor único ao evento. A dedicação e a criatividade de seus chefs fazem com que cada prato seja uma celebração da cultura local. Estamos entusiasmados em celebrar o talento dos chefs das duas cidades e também de suas equipes, tanto da cozinha, quanto do salão, que tornam as experiências dos clientes únicas”.
No evento serão anunciadas as tradicionais Estrelas MICHELIN e a Estrela Verde MICHELIN (com foco em sustentabilidade), assim como os estabelecimentos reconhecidos com a categoria Bib Gourmand para as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
A Cerimônia de lançamento do Guia MICHELIN Rio de Janeiro e São Paulo 2025 será transmitida ao vivo pelo canal do Guia MICHELIN no YouTube. Logo após o anúncio, a nova seleção estará disponível no site e aplicativo do Guia MICHELIN, onde gourmets e viajantes encontram todos os restaurantes recomendados pelo Guia MICHELIN, no Brasil e no mundo.
Metodologia | A seleção de restaurantes é feita de forma independente pela equipe internacional de inspetores especializados e anônimos, como ocorre em todo o mundo. Esta metodologia baseia-se na avaliação coletiva da qualidade da cozinha, seguindo 5 critérios inalterados: a qualidade dos produtos, a harmonia dos sabores, o domínio das técnicas culinárias, a personalidade da cozinha e a consistência ao longo do tempo – tudo isso através do menu como um todo.
(Com Aline Gomes/Textual)