Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Charutos: sommelière explica como diferenciar um premium dos comuns

Curitiba, por Kleber Patricio

A origem e a capa do produto estão entre as dicas da especialista Carolina Macedo. Fotos: Carolina Macedo.

Os charutos premium têm conquistado apreciadores ao redor do mundo por suas características distintas, que resultam em uma experiência única de degustar. No entanto, muitas vezes, identificar um verdadeiro charuto premium pode ser uma tarefa desafiadora para iniciantes e entusiastas. Carolina Macedo, cigar sommelière e sócia da Bulldog Tabacaria, sediada em Curitiba (PR), diz que, para começar, é importante entender o que é um charuto premium. “O charuto premium é aquele produzido com folhas inteiras de tabaco negro e sem nenhum aditivo químico. Estamos falando somente de folhas de tabaco e água”, explica.

Segundo ela, outro fator importante é entender que, por se tratar de um produto totalmente artesanal e de luxo, ele é, infelizmente, muito falsificado no mundo todo, em especial os cubanos. A importadora oficial de charutos cubanos no Brasil é a Emporium Cigars e somente ela tem a autorização da Habanos S. A. para importar esses produtos ao Brasil; dessa forma, uma dica importante é sempre procurar estabelecimentos parceiros dela para comprar os seus produtos.

O charuto premium tem folhas de diferentes origens – Cuba, Rep. Dominicana, Nicarágua, Honduras, Equador, Camarões, México, Brasil, Peru, Indonésia. “Todos esses países estão dentro de uma faixa no globo que garantem um microclima favorável ao seu cultivo, mas são países como Cuba, Rep. Dominicana, Nicarágua e Brasil, que hoje são reconhecidos mundialmente pelo beneficiamento do produto, ou seja, por transformar as folhas em charutos”, conta a cigar sommelière.

Carolina Macedo, cigar somelière e sócia da Bulldog Tabacaria, sediada em Curitiba (PR), diz que, para começar, é importante entender o que é um charuto premium.

Produtos premium levam ao menos 2 anos para serem produzidos e ao menos 200 pessoas trabalham ao longo do processo, do plantio da semente até que o charuto chegue à caixa. “Vão apresentar características únicas de sabor e aroma e exigem cuidados constantes de temperatura e umidade; por isso, produtos premium só encontramos em casas especializadas, onde esse controle acontece 24 por dia, todos os dias da semana”, explica Macedo.

A sócia da Bulldog Tabacaria acrescenta, “de maneira bastante simples, a diferença entre um long filler (charuto de folhas inteiras) para um medium ou short filler (folhas picadas) é o tempo de queima que é bem maior no long filler. Além da intensidade de sabor e aromas. No de folhas picadas a picância e o amargor são constantes, enquanto nas opções premium as notas de sabor e aroma são equilibradas e possuem uma evolução ao longo da queima. Degustar produtos premium garante uma experiência única e inesquecível”, comenta a cigar sommelière, que conclui com quatro dicas rápidas para não acabar adquirindo produtos cubanos falsificados:

1 – Procure casas especializadas e que possuam o selo Habanos Point;

2 – Desconfie de preços muito baixos;

3 – As caixas tem um código que você pode verificar no site da própria Habanos –  https://www.habanos.com/es/verificacion-de-autenticidad/;

4 – Todas as caixas vêm lacradas com os selos da Habanos e da Anvisa no Brasil.

(Fonte: Agência Souk)