
O governador do estado de São Paulo durante a cerimônia de lançamento da Virada Cultural Paulista 2016, realizada no Palácio dos Bandeirantes.
Foto: Gilberto Marques/A2img.
Em evento realizado nesta segunda-feira, dia 11, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin anunciou as primeiras atrações e as novidades da 10ª Virada Cultural, evento que oferece ao público do interior e do litoral uma grande celebração à diversidade cultural brasileira. Indaiatuba, que participa da iniciativa pela nona vez consecutiva, recebe a programação nos dias 28 e 29 de maio, tendo como destaque os artistas Emicida e Arnaldo Antunes. Nesta edição, pela primeira vez, a Virada acontece em três finais de semana, englobando ainda 14 e 15 de maio e 21 e 22 de maio, alcançando 23 municípios. “A Virada promove a cultura, a educação, o entretenimento, a transformação”, falou na ocasião Geraldo Alckmin. “É a cultura indo ao encontro da população em todo o Estado”, concluiu o governador. Além da programação principal, como já é tradicional, os indaiatubanos contarão também com uma agenda paralela, com apresentações de artistas locais, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura.
Sobre a Virada Cultural Paulista
Criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulista, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em cidades de médio e grande porte. Desde o princípio, a Virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do País, nas mais variadas linguagens: música, dança, circo, artes cênicas e arte para crianças, entre outras. O programa ocorre em parceria com as Prefeituras: enquanto o Estado se encarrega da programação artística principal, os municípios ficam responsáveis por toda a infraestrutura do evento, como montagem de palcos externos e disponibilização de teatros municipais. As cidades também contribuem com programação local, dando espaço a artistas das próprias regiões. No ano passado, realizada em 24 cidades, a Virada teve público de 1,1 milhão de pessoas. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, co-realização das prefeituras das cidades participantes, execução da APAA, parceria com o SESC-SP e apoio de MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Instituto Pensarte, Museu do Café e Cavalera.
Programação Virada Cultural Paulista 2016
14 e 15 de maio
Araraquara – Zeca Baleiro e Projota
Botucatu – Maria Gadú e Os Mutantes
Registro – Mart’nália e Tribo de Jah
Santa Bárbara d’Oeste – Marcelo Jeneci & Tulipa Ruiz e Nação Zumbi
São João da Boa Vista – Os Mutantes e Emicida
Sorocaba – Nação Zumbi e Mart’nália
Taubaté – Cidade Negra e Toquinho
21 e 22 de maio
Araçatuba – Maria Gadú e Alceu Valença
Ilha Solteira – CPM 22 e Zélia Duncan
Limeira – Alceu Valença e Teatro Mágico
Marília – Biquini Cavadão e Velha Guarda da Mangueira
Piracicaba – Erasmo Carlos e NX Zero
Presidente Prudente – Gabriel o Pensador e Maria Gadú
Votuporanga – Teatro Mágico e Raimundos
28 e 29 de maio
Assis – Ed Motta e Tihuana
Bauru – Projota e Marcelo Jeneci
Campinas – Maria Gadú e Marcelo D2
Caraguatatuba – Otto e Dona Zaíra
Franca – Nação Zumbi e Arnaldo Antunes
Indaiatuba – Arnaldo Antunes e Emicida
Mogi das Cruzes – Banda Malta e Almir Sater
Ribeirão Preto – Marcelo Jeneci e Raimundos
Santos – Alceu Valença e Maria Gadú.