Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Um conto fantástico sobre os ciclos femininos

São Paulo, por Kleber Patricio

Capa do livro. Fotos: Divulgação.

Adelaine cresceu em um reino cinzento e enfeitiçado onde os homens eram os únicos moradores e vários saberes milenares foram proibidos. Mas quando a menina passa pela primeira menstruação, o rei percebe sua verdadeira identidade e a expulsa para uma misteriosa floresta. Perdida na natureza e com medo do futuro, ela encontra um grupo de mulheres que a acolhe. Neste novo lugar, a protagonista inicia a verdadeira jornada do livro infanto-juvenil ‘O Diário de Adelaine’, ao descobrir todas as nuances sobre o universo feminino que, por muitos anos, foram banidas.

Escrita pela fisioterapeuta pélvica e especialista em saúde da mulher Berenice V.S. Meurer, a obra dialoga com jovens sobre a menarca, a saúde menstrual e a sexualidade com objetivo de romper padrões geracionais de silêncio acerca do corpo feminino. Em uma jornada fantástica até um mundo semelhante aos de contos de fadas, as leitoras entram em contato com o poder da irmandade, da ancestralidade e do autoconhecimento.

Com ilustrações da artista plástica Tatti Simões, a autora atravessa temas informativos por meio de uma narrativa leve e repleta de aventuras. Entre os assuntos, aborda as diferenças entre as quatro fases do ciclo – menstrual, folicular, ovulação e lútea -, os sintomas mais comuns da TPM, os sinais que precisam de um acompanhamento especializado e as responsabilidades de uma relação íntima.

“Nós, mulheres, passamos por essas mudanças, por altos e baixos hormonais que geram alterações de humor, de alegria e tristeza, raiva, medo e algum desconforto físico em alguns ciclos. Assim como a natureza, também estamos em movimento interno constante. Podemos ter dias que nosso temperamento está como o ar em brisa suave ou dias de ventania.” (O Diário de Adelaine, p. 54)

Além de conteúdos educacionais, a publicação retrata a importância dos laços formados pela protagonista. Ao chegar na floresta, Adelaine faz amizade com duas garotas que se tornam suas confidentes, além de reencontrar a mãe. Entre períodos repletos de desafios emocionais e situações que demandam força interna, ela conta com o apoio das mulheres ao seu redor para confiar mais em si e respeitar os próprios limites.

Nas páginas finais, O Diário de Adelaine convida as leitoras a escreverem sobre seus sentimentos e as mudanças do corpo durante o processo de amadurecimento, no intuito de ajudar na percepção das transformações e no entendimento sobre a saúde. Assim como a protagonista fez em um diário, as jovens podem discorrer de forma livre sobre as emoções e os sintomas físicos para, anualmente, observarem as ondulações do ciclo. “O livro contribui para que as meninas iniciem seus ciclos menstruais com mais amor-próprio, consciência e conhecimento sobre o corpo, além de ser uma ferramenta para abrir conversas na família e na escola. Muitos pais e mães não sabem por onde começar a conversar com as filhas, então esta é uma forma de se aproximar do universo feminino e melhorar as relações familiares”, afirma a autora.

FICHA TÉCNICA

Título: O Diário de Adelaine

Autora: Berenice V.S. Meurer

ISBN: 978-65-5872-757-6

Páginas: 100

Preço: R$ 69,90

Onde comprar: Amazon | Site do livro.

Sobre a autora | Berenice Vieira da Silva Meurer é fisioterapeuta pélvica e professora de yoga desde 2006. Especializada em fisioterapia uroginecológica e sexualidade humana, tem foco no atendimento de mulheres em diferentes fases da vida. É idealizadora do programa Gestar Íntegro, voltado à preparação física e emocional para o parto, a amamentação e a maternidade. A partir do compromisso em promover uma relação saudável das mulheres com seus corpos e com o intuito de romper ciclos de silêncio sobre a saúde feminina, publicou o livro O Diário de Adelaine. Como escritora, ocupa a cadeira de nº4 na Academia Brasileira de Letras de Santa Catarina – seccional de Águas Mornas (ALBSC-AM) e já vendeu mais de 10 mil exemplares da obra.

Redes sociais da autora:

Instagram: @odiariodeadelainelivro | @berenice.shakti

Facebook: /berenice.meurer

Site: https://odiariodeadelaine.com/ | https://vivazsaudefeminina.com/.

(Com Maria Clara Menezes/LC Agência de Comunicação)