Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

TJ Klune lança releitura queer de Pinóquio no Brasil

São Paulo, por Kleber Patricio

Capa do livro.

No coração da floresta, em uma casa peculiar construída entre as árvores, vive uma família como nenhuma outra: Giovanni Lawson – um androide inventor, Ratched – robô enfermeira de humor peculiarmente sádico, Rambo – aspirador de pó carente e neurótico, além de Victor Lawson – único humano do bosque. É a partir das experiências desses quatro personagens que o escritor best-seller do New York Times TJ Klune apresenta aos leitores a narrativa de ‘A vida entre marionetes’.

Em edição capa dura, a novidade publicada no Brasil pela Editora Morro Branco, do Grupo Editorial Alta Books, é uma releitura queer de Pinóquio, que mistura elementos das histórias de fantasia, aventura e ficção científica com doses de romance MM. Enquanto no clássico de Carlo Collodi o protagonista é uma marionete, nesta ele é ‘um menino de verdade’ cercado por robôs, que fazem as vezes dos bonecos.

Quando era mais novo, perguntara-se por que não se parecia em nada com o pai.

Giovanni era um tanque, o peito largo e forte, a barriga proeminente, os dedos bruscos.

Vic não tinha a mesma presença do pai.Quando menino costumava ser magro como um sussurro,

e espichando para cima e não para os lados. Havia encorpado enquanto crescia,
mas continuava desengonçado e com os movimentos curtos.

A pele do pai era clara. A dele, bronzeada, como se tivesse nascido no sol e lá ficado.

Os olhos de seu pai eram azuis; os de Vic, castanhos, mas, dependendo da luz,
pareciam pretos. Eles não eram iguais. Nunca foram.

Mas esse homem era seu pai. Ele o criara.

Esse homem que não era homem nenhum. (A vida entre marionetes, p. 11)

A vida segura que a inusitada família levava é abalada quando o garoto encontra Hap, um androide danificado, durante uma de suas explorações no Jardim das Sucatas. Ao recuperar a memória, o androide revela um passado obscuro compartilhado com Giovanni: ambos foram caçadores de humanos. Para piorar a situação, a reativação de Hap faz com que as autoridades robóticas descubram a existência de Victor. Giovanni então é capturado e levado para a Cidade dos Sonhos Elétricos, onde pode ser reprogramado ou até desativado para sempre.

Disposto a enfrentar qualquer obstáculo para salvar o pai, o garoto parte para uma jornada perigosa em um mundo governado por engrenagens e circuitos, onde o simples fato de ser humano pode ser uma sentença de morte. Ao lado dos robôs, ele atravessa paisagens desoladas e enfrenta inimigos implacáveis, ao mesmo tempo em que precisa lidar com sentimentos conflitantes sobre Hap – aquele que, mesmo sem querer, colocou todos em perigo, mas também desperta nele emoções inéditas.

Entre aventuras eletrizantes, dilemas existenciais e diálogos repletos de humor e sensibilidade, TJ Klune convida os leitores a se perderem em um cenário futurista onde amor, empatia e identidade se entrelaçam. Nas páginas desta obra, ele explora os limites entre programação e livre-arbítrio, o que é construído e o que é sentido, além de questionamentos sobre o que realmente torna alguém humano — o sangue que corre nas veias ou as conexões desenvolvidas?

Vencedor do prêmio de Melhor Ficção Fientífica no Goodreads Choice Awards de 2023, A Vida Entre Marionetes é o quinto livro do autor publicado pela Editora Morro Branco. Assim como os outros sucessos de Klune, esta novidade contribui com a missão do escritor de dar voz a personagens queer em histórias que celebram o amor, a aceitação e o poder das conexões humanas. Afinal, não importa quão mecânico o mundo pareça, sempre haverá espaço para sentimentos genuínos.

Ficha técnica

Título: A Vida Entre Marionetes

Autor: TJ Klune

Tradutora: Rita Süssekind

Editora: Morro Branco

ISBN:  978-65-6099-027-2

Número de páginas: 480

Preço: R$ 94,90

Onde encontrar: Amazon.

Sobre o autor | TJ Klune é um escritor estadunidense que escreve desde os oito anos. Ganhador dos prêmios Lambda, Alex Award e Mythopoeic Fantasy, ele acredita na importância de representar, agora mais ainda, personagens queer de maneira positiva, uma vez que faz parte da comunidade LGBTQIA+. É também autor dos livros A casa no mar cerúleo, Além da porta sussurrante, Ravensong e Wolfsong, todos publicados pela Editora Morro Branco, do Grupo Editorial Alta Books. Redes sociais do autor: Instagram: @tjklunebooks | Site: TJ Klune Books.

 

Sobre a editora | Morro Branco é um selo do Grupo Editorial Alta Books. Com mais de 20 anos de atuação, a casa busca se reinventar e investir no que há de mais relevante e inovador no mercado literário. Consolidada como referência na publicação de obras sobre economia, finanças, informática, idiomas e empreendedorismo, o grupo expande constantemente seu catálogo e áreas de atuação distribuídas atualmente em 19 selos e segmentos editoriais, incluindo Alta Books, Alta Cult, Alta Life, Alta Novel, Alta Geek, Alaúde, Tordesilhas, Faria e Silva, HQueria, Camaleão, M.Books, Almedina Brasil, Edições 70, Actual, Minotauro, Morro Branco, Contra o vento. Redes sociais da editora: @editoramorrobranco | @Altabooks | Site.

(Com Dielin da Silva/LC Agência de Comunicação)