Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Premiado fotógrafo Mario Baptista e Fernando Mello Brum inauguram exposição na galeria samba

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

“Stop”, Mario Baptista, 2019-22.

No último sábado, 19 de novembro, foram inauguradas as exposições inéditas “Mario Baptista Street”, do premiado fotógrafo paulistano Mario Baptista, que fará sua primeira exposição no Rio, e “Primavera em Júpiter”, do artista carioca Fernando Mello Brum, na galeria samba arte contemporânea, em São Conrado.  Em comum, as exposições trazem formas diferentes de retratar a paisagem, em obras com cores fortes e vibrantes.

“Apesar de um ser pintura e o outro fotografia, a paisagem é um tema comum na pesquisa dos dois artistas. São olhares diferentes, formas diferentes de se retratar a paisagem. Fernando tem o olhar para o micro, Mario para o macro”, afirma Cali Cohen, sócia da galeria samba arte contemporânea.

Fernando Mello Brum apresenta 40 trabalhos inéditos, sendo 20 pinturas em óleo sobre tela e 20 desenhos, alguns em pastel oleoso e outros em nanquim. As obras são fruto da observação do artista sobre o cotidiano e marcam uma nova fase de maturidade pictórica em seu trabalho, com cores fortes, marcantes e vibrantes, que trazem o embate entre a paisagem real e fragmentada.

Fernando Mello Brum – “Mar”, 2022 óleo sobre tela – 53 x 43cm.

“Pego ideias, coisas que interessam ao meu olhar, sempre voltado para a paisagem e para os pequenos detalhes, que muitas vezes passam despercebidos ao olhar dos outros”, conta Fernando Mello Brum, que em suas obras amplia detalhes do que vê a sua volta, dando a elas, através de um olhar particular, um novo sentido.

As obras se aproximam mais do universo lúdico e infantil, o que se deve à convivência com o sobrinho de três anos, exaltando além das cores, as características físicas da tinta, como peso e maleabilidade, que o artista explora sobrepondo, raspando, misturando, criando volumes e deixando marcas de pinceladas aparentes, nos dando a sensação de movimento.

Já Mario Baptista apresenta 13 fotografias inéditas, produzidas entre 2018 e 2022, que retratam detalhes captados pelo olhar atento do fotógrafo em grandes metrópoles pelo mundo em imagens que quase parecem pinturas, com cores fortes e vibrantes. Para conseguir o efeito desejado, o artista usa a técnica de longa exposição e trabalha com contrastes. A exposição integra a 15ª edição do FotoRio.

Fernando Mello Brum – óleo sobre tela – 53 x 43cm.

As fotografias da exposição apresentam momentos efêmeros e detalhes que não escaparam ao clique do fotógrafo. “Para fotografar, procuro ir a lugares de grande concentração de cores, geometria, grafite, luzes, néon, coisas que chamam atenção. Eu costumo dizer que eu não tiro fotos, são elas que me tiram”, afirma Mário Baptista, que apesar de fotografar desde os 13 anos, somente há três resolveu se dedicar exclusivamente à fotografia. Autodidata, já coleciona diversos prêmios em seu currículo, como o PX3 – Prix de la Photographie Paris.

Feitas em São Paulo, Oxford, Paris e Los Angeles, as imagens são um retrato das grandes metrópoles. “O lugar geográfico é mero acaso do destino. Todos esses lugares estão dentro de mim. O meu olhar naturalmente busca referências que conversam”, conta Mário Baptista.

Serviço:

Fernando Mello Brum – Primavera em Júpiter / Mario Baptista Street

Exposição: até 11 de dezembro de 2022

samba arte contemporânea

Shopping Fashion Mall – São Conrado – Rio de Janeiro (RJ)

Estrada da Gávea 899 – 2º piso – loja 231 – Rio de Janeiro (RJ)

De segunda a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 14h às 20h

(21) 3082-0337

Entrada franca

www.sambaartecontemporanea.com.

(Fonte: Midiarte Comunicação)