Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Pesquisadores exploram influência francesa no Brasil nos séculos XIX e XX

São Paulo, por Kleber Patricio

Capa do livro.

A imigração francesa desempenhou um papel crucial na formação do Brasil, deixando legados duradouros em diversas esferas. Em Franceses no Brasil: Séculos XIX-XX, lançamento da Editora Unesp, os organizadores Laurent Vidal e Tania Regina de Luca reúnem pesquisas que investigam a presença e a atuação de indivíduos e grupos franceses em diferentes regiões do país, revelando como transformaram paisagens urbanas e rurais. A obra oferece uma análise abrangente, abordando desde as motivações dos imigrantes até os impactos de sua presença na política, economia e cultura brasileiras.
Mais do que uma narrativa centrada no tradicional eixo Rio de Janeiro-Paris, o livro explora a circulação de franceses em diferentes regiões do Brasil. Profissionais como comerciantes, médicos, engenheiros, livreiros, artistas, modistas e colonos agrícolas são destacados, evidenciando a diversidade de suas contribuições. Além das trajetórias individuais, os autores discutem os projetos políticos e diplomáticos que impulsionaram essa migração, analisando como os imigrantes se inseriram em variados contextos sociais e econômicos.

“Um mosaico delicioso e curioso que delineia com fragmentos preciosos uma imagem fascinante e abrangente sobre a presença francesa no Brasil entre os séculos XIX e XX”, define a pesquisadora da UFMG Eliana de Freitas Dutra. “Trata-se de uma obra, em reedição ampliada, com leituras fundamentais para todos aqueles que querem conhecer a história dos franceses não apenas no Rio de Janeiro, então capital federal, mas no norte e no nordeste do país, na região sudeste e na região sul; na cidade e no campo; no sertão e no litoral. Sem descuidar das motivações, das expectativas e do perfil dos projetos individuais daqueles que imigraram e escolheram o Brasil como destino, os autores vasculham com igual ênfase os projetos políticos, diplomáticos, econômicos, comerciais, culturais e civilizatórios que subjazem aos deslocamentos dos franceses rumo ao nosso país.” 

Esta segunda edição, revista e ampliada, inclui contribuições inéditas, como a atuação de franceses em Pernambuco, a imigração francófona na segunda metade do século XIX e a história de figuras emblemáticas, como Pedro Théberge, médico francês que viveu no sertão do Ceará. Também são abordados temas como a imprensa francesa no Brasil e projetos de colonização que atraíram trabalhadores europeus para o país.

Publicada originalmente em 2009, a obra se consagrou como referência nos estudos sobre as trocas culturais entre Brasil e França. Relançada durante a Temporada Cruzada França-Brasil 2025, Franceses no Brasil reafirma sua relevância ao explorar os laços transatlânticos e as dinâmicas dessa conexão. “Da ideia inicial de preencher um ‘vazio historiográfico’, o projeto atingiu seu objetivo: consolidou um campo de pesquisa em constante evolução, alinhado a abordagens como a história transnacional”, afirmam os organizadores. “Esta é a edição definitiva de um marco historiográfico.” 

Sobre os organizadores

Laurent Vidal é historiador e professor na universidade de La Rochelle. Dirigiu (2008‐2022) o centro de pesquisa em História Internacional e Atlântica (CRHIA), é atualmente presidente da residência artística internacional Intermondes Humanités Océanes. Foi professor convidado em várias universidades brasileiras.

Tania Regina de Luca é mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. É professora titular dos cursos de graduação e pós‐graduação em História da Universidade Estadual Paulista, campus Assis, e pesquisadora do CNPq. Desenvolve pesquisas a respeito da história da imprensa.

Título: Franceses no Brasil: séculos XIX‐XX 

Organizadores: Laurent Vidal, Tania Regina de Luca

Número de páginas: 646

Formato: 16 x 23 cm

Preço: R$ 110

ISBN: 978‐65‐5711‐262‐5.

Mais informações sobre a Editora Unesp estão disponíveis no site oficial.

(Com Diego Moura/Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp)