Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu da Energia de São Paulo reabre suas portas com nova identidade visual e exposições permanentes

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

Uma grande notícia para os apaixonados por museus em São Paulo e em todo o Brasil. Depois de fechar temporariamente em agosto, o Museu da Energia de São Paulo abriu novamente suas portas ao público no dia 25 de outubro. O polo da capital paulista retoma com suas exposições permanentes e atividades inéditas para todas as idades. E terá uma nova identidade, uma cara nova, com a assinatura do artista Filiage, por meio do projeto Muros na Mata Atlântica. O artista mescla a tradição do muralismo com as pinceladas contemporâneas da street art e dessa forma o novo mural do museu celebra a biodiversidade da Mata Atlântica, reproduzindo espécies da flora e da fauna deste bioma que é tão importante para o Brasil.

Exposições permanentes

A exposição “São Paulo pelas lentes de Gaensly”, com o registro de Guilherme Gaensly, é uma verdadeira viagem no tempo pelas ruas da cidade. A mostra apresenta, além de objetos e documentos, uma seleção do maior acervo fotográfico conhecido do fotógrafo suíço, preservado pela Fundação Energia e Saneamento. Nos destaques da mostra, o público vai conhecer a câmera de Grande Formato 5×7, modelo similar utilizado pelo fotógrafo na época, cartas da Light para Gaensly e desenhos técnicos de iluminação pública, tais como os postes instalados no período pela empresa. Com a finalidade de fotografar as obras e patrimônio da Light, Gaensly acabou realizando uma extensa memória visual de São Paulo no período registro único da cidade que, em plena transformação urbana, deixava para trás suas características rurais.

Em “Tempos de Energia”, por meio de um rico acervo, tanto museológico quanto documental, a exposição apresenta importantes momentos da formação e expansão do setor elétrico paulista, exibindo a complexidade da implementação da energia e os seus reflexos em São Paulo, bem como os atuais desafios do setor. É também uma viagem de volta ao passado, onde o visitante verá, a partir desse acervo, o processo de formação do sistema hidrelétrico paulista e as transformações ocorridas nas residências, com a chegada de equipamentos como fogão elétrico, geladeiras, que para nós parece ser básico nos dias de hoje, mas que naqueles tempos foi uma verdadeira revolução.

Novidades a partir de novembro | Além dessa programação, o Museu da Energia de São Paulo terá uma extensa programação cultural em novembro, com a introdução de mais acessibilidade às exposições fixas, teatro para crianças, oficinas de fanzine, tintas naturais, musicalização e quadrinhos, entre outras atrações.

Serviço:

Reabertura do Museu da Energia de São Paulo

Endereço: Alameda Nothmann, 184 – Campos Elíseos, São Paulo (SP)

Informações pelos WhatsApp (11) 99169-8531 ou pelo e-mail (link).

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio

histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Empresa mantenedora da Fundação Energia e Saneamento: CESP

Patrocinador Master: CTG Brasil

Patrocinador: Comgás – Companhia de Gás de São Paulo.

(Fonte: Betini Comunicação)