Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Livro de Carlos Fico resgata história da intervenção militar como ruptura da legalidade constitucional no Brasil

São Paulo, por Kleber Patricio

Capa do livro.

A história da República brasileira é marcada por ameaças das Forças Armadas à democracia, desde o seu início em 1889 até os dias atuais, com o intervencionismo militar presente nos discursos vigentes, e passando pelo Golpe de 1964 que deu início a décadas de ditadura. É sobre isso que o premiado professor, pesquisador e escritor Carlos Fico fala em seu novo livro ‘Utopia autoritária brasileira’, que chega às livrarias pelo selo Crítica da Editora Planeta. Ao longo das páginas, Fico desvenda o pensamento dos militares e identifica um padrão recorrente: o desprezo pela política, a convicção de superioridade sobre os civis e a crença de que a sociedade não está preparada para se governar.

Neste livro essencial, o autor – que é a maior autoridade no estudo da ditadura militar – revela como as Forças Armadas moldaram a República brasileira, intervindo diretamente nas crises políticas que abalaram o país. Com uma análise precisa e fundamentada, Carlos Fico demonstra que todas as grandes rupturas da legalidade constitucional tiveram origem no intervencionismo militar, expondo uma fragilidade da nossa democracia que persiste até hoje. Além de reconstruir esses momentos críticos, o autor desmonta a crença equivocada de que as Forças Armadas seriam as mais qualificadas para atuar como um Poder Moderador republicano, à semelhança da prerrogativa imperial prevista na Constituição de 1824.

Utopia autoritária brasileira resgata, em ordem cronológica, mais de uma dezena de golpes e tentativas de golpes. Ao longo dos capítulos, personagens reaparecem em diferentes momentos da história – golpistas persistentes, legalistas que mudam de lado, juristas coniventes –, compondo um retrato multifacetado da política brasileira. Embora explore a ‘melancólica trajetória nacional’, como define o autor, esta obra cativante fascina a todos que se preocupam com os rumos do país.

FICHA TÉCNICA

Título: Utopia autoritária brasileira

Autor: Carlos Fico

Revisão técnica: João Roberto Martins Filho

ISBN: 978-85-422-3381-0

Páginas: 448

Preço livro físico: R$104,90

Selo Crítica, Editora Planeta.

SOBRE O AUTOR

Carlos Fico é professor titular de História do Brasil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenou a Área de História da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre 2011 e 2018. Autor de diversos livros, recebeu o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda da Biblioteca Nacional, em 2008, pela obra O grande irmão: da operação Brother Sam aos anos de chumbo, e colaborou com o livro 130 anos: em busca da República, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Ciências Sociais, em 2020. Este é seu primeiro livro pelo selo Crítica da Editora Planeta.

SOBRE O SELO CRÍTICA

Lançado na Espanha em 1976 e presente no Brasil desde 2016, o selo é referência em títulos de alta qualidade nas áreas de história, ensaios e divulgação científica. Com autores de renome internacional, como Niall Ferguson, Mary Beard e Noam Chomsky, também publica algumas das vozes mais influentes do pensamento brasileiro, incluindo Carlos Fico, Pedro Rossi, Tatiana Rossi e Marco Antonio Villa. Uma marca que combina excelência acadêmica com acessibilidade, trazendo ao público obras que informam, provocam e inspiram.

(Fonte: Editora Planeta)