Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Galeria Verarte apresenta visão de artistas em fotografias por diferentes cenários e momentos

São Paulo, por Kleber Patricio

Vera Simões. Fotos: divulgação.

Referência no segmento das artes, a Galeria VerArte, sob o comando de Vera Simões, apresenta durante o mês de agosto uma série de exposições, sendo quatro delas com diferentes abordagens e temáticas na fotografia. Um convite às descobertas e experiências.

Na sede da Galeria, acontece uma coletiva chamada ‘Expressão Humana’. Obras de diferentes artistas compõem o cenário: entre eles, Dadi, Fernanda Fernandes, Gaby Alves, Silvana LaCreta Ravena, Máximo Hernandez e Zina Kossoy.

“Portais do Mundo” – Simone Crespi – Galeria VerArte.

“Sempre foi parte integrante do próprio homem tentar expressar os seus sentimentos por meio da arte. Tanto na música, como na poesia, na linguagem em prosa ou nas artes plásticas, como a arquitetura, a pintura e a escultura, o homem expressa o seu sentimento tentando comunicá-lo ao seu semelhante. A arte como expressão também diz que a emoção sentida pelo artista é intencionalmente expressa pela sua obra”, comenta Vera Simões.

Unindo arte e gastronomia, Zina Kossoy, que manifesta inteiramente sua arte na imagem fotográfica, assina para o Restaurante Così a exposição ‘Veneza’, com ângulos e cenários de uma das cidades mais famosas e lembradas como a Cidade das Águas. São 10 imagens impressas em imagens fotográficas.

Outras três exposições chegam às estações de trem e metrô da capital paulista, fomentando o acesso à arte. Sob o olhar de Simone Crespi, a exposição ‘Portais do Mundo’, na Estação Campo Belo (Linha 5–Lilás da ViaMobilidade), traz a busca por um novo olhar em 19 painéis montados com 76 imagens fotográficas. “O que existirá por trás de uma janela ou de uma porta? São olhos que espiam a vida ou a vida em busca de um olhar? Quando alguém encontra seu caminho, não se deve temer em abrir novas portas ou escancarar janelas. O medo nos oprime de ver a beleza em cada passo. Em cada porta guardam-se histórias magníficas de uma vida completa e, em muitas janelas ornadas, delicadamente detalhadas, pode se encontrar tristeza, mas também a oportunidade em recomeçar algo novo; depende como você enxerga a luz que entra pela fresta. A beleza está na maneira como se pensa e no tempo que se tem para apreciar o comum. Nesta exposição trago o novo e o antigo. A magia, o oculto e a criatividade. Trago histórias que somente cada espectador possa criar em sua imaginação. Observem com atenção cada foto e imaginem o que tem por traz de cada imagem… Apreciem portas e janelas e criem seus próprios roteiros”, revela Simone Crespi.

“Veneza” – Zina Kossoy – Galeria VerArte.

Na Estação Paulista, Linha 4–Amarela da ViaMobilidade, Malu Mesquita traz 19 impressões com montagens de duas imagens fotográficas por painel, com o tema ‘Sabores das Cores’, onde narra em imagens uma crônica paulistana sobre os símbolos da cidade. “As imagens simbólicas de São Paulo não deixam de se fazer presentes em toda sua majestade. Seguem ali, sempre imponentes. Mas, sua objetiva recorta toda a vida além-símbolo. Sua objetiva insiste na vida da urbanidade que se forma ao redor, que renova e ressignifica este redor. Um olhar insistente em humanizar estas urbanidades como reticências na pauliceia das mudanças”, afirma Malu.

E contando um pouco sobre suas experiências de viagens pelo mundo, Vera Resende apresenta a exposição “Na Austrália”, na Estação Pinheiros da Linha 4 Amarela, 19 imagens fotográficas da Austrália. “Viajar pela Austrália é uma daquelas experiências que ficam na memória dos fotógrafos viajantes, como eu. Lindas e modernas cidades, montanhas, animais, pássaros e o mar. Ahhh, quanto esplendor! Ondas e pranchas de surf por toda costa. Nesta pequena exposição, procurei trazer uma mensagem visual de contemplação partindo da Grande Barreira de Corais até os 12 Apóstolos, junto ao oceano pacífico. Aproveite para conhecer um pouco da Austrália que, como é dito no livro ‘O Pequeno Príncipe’, de Saint Exupéry, é o primeiro país a receber a luz de lampiões. Enquanto eles dormem, nós acordamos… A Austrália fica do outro lado do mundo, mas mora aqui no meu coração”, explica Vera.

Sobre a Galeria VerArte | A Galeria VerArte, fundada pela empresária cultural Vera Simões, une Arte, Design e projetos contemporâneos. Originalidade é a marca registrada da Galeria, que trabalha com um grupo seleto de 40 artistas, preservando as linguagens individuais.

“Sabores das Cores” – Malu Mesquita – Galeria VerArte.

Sobre Vera Simões | Bacharel em Comunicação Social e pós-graduada em Marketing Cultural, é curadora e marchande de projetos da Galeria VerArte, com ênfase em arte contemporânea. Criou os salões de Artes Plásticas, como o Salão Comemorativo de São Paulo e do Salão Universo Feminino, espaços com o objetivo de expor a visão do artista plástico brasileiro sobre o panorama da cidade de São Paulo e da Mulher. Entre outras experiências, foi responsável pela criação e participou da Galeria de Arte da Casa Cor São Paulo por sete anos. Participou ainda como galerista do Salão de Arte da Hebraica por cinco anos, da Feira de Arte Latino Americana, por dois anos, e coordenou a Feira de Arte da Daslu por quatro anos. Atualmente, é curadora da Galeria de Arte da Casa de Portugal. Vera tem quatro livros publicados e é proprietária da marca VerArte – selo editorial. Recentemente, expôs trabalhos exclusivos no MASP e vem trabalhando com originalidade, diferenciando seu trabalho no mercado.

Galeria VerArte

Rua Barão de Tatuí, 302 – 2° andar – Santa Cecília/São Paulo (SP)

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 17h; sábado, das 11h às 14h.

@galeriaverarte

(Fonte: DaTa Studio de Comunicação)